O Diário de Anne Frank

Mirella Spinelli

Resenhas -

Dude 10/07/2021

Anne em quadrinhos
Excelente opção para quem ainda não leu ou até para quem já leu. A HQ é uma forma diferente de acompanhar a rotina de Anne num dos mais horripilantes momentos da humanidade.
Quel 14/08/2022minha estante
Vey, como eu faço pra ler?

Biialou 17/05/2017

O álbum mostra a história, já conhecida, utilizando uma linguagem e formato mais jovem. O roteiro é focado na vida dentro do anexo, deixando a guerra em segundo plano.

Vemos Anne como a criança que precisou amadurecer rapidamente e como isso foi difícil para ela. A HQ mantém seu foco nos pensamentos, medos e dificuldades da protagonista, além disso somos apresentados a visão que a garota tinha sobre os outros 7 moradores do anexo. Dessa forma compreendemos o desgaste das relações conforme o passar do tempo.

A história é cativante pois Anne, mesmo diante de tantas dificuldades, se manteve otimista, doce e sonhadora. Também é fascinante ver como os adultos fizeram o possível para manter a rotina e equilíbrio dentro do anexo secreto.

(A resenha completa pode ser conferida no link abaixo)

site: http://biialou.com/hq-o-diario-de-anne-frank/

Vanessa França 06/07/2017

Quase sete décadas após sua morte, Anne Frank continua a ensinar ao mundo sobre os caminhos da humanidade. Ironicamente, antes que toda essa dignidade humana fosse lentamente removida, Frank iluminou as pequenas coisas que definem uma vida jovem: tornar-se uma mulher, lutar com sua mãe, ter seu primeiro beijo e sonhar com o futuro reserva. Ela sonhava com uma vida de escritora. Infelizmente, ela morreria antes de atingir a feminilidade. Mas seu legado duraria para sempre.

Este graphic novel é uma biografia notavelmente minuciosa e tênue escrita, é a história de sua vida contada através de pesquisa diligente e incorporando citações do diário. Recebemos uma descrição completa do passado de Frank, começando com uma árvore genealógica de ambos os pais e continuando ao longo dos anos à medida que os ventos de guerra começam a varrer a Europa.

Anne Frank é um livro de história maravilhoso perfeito para todas as idades. Seria um ótimo acompanhamento para uma leitura do diário de Frank, ou sozinho para contar a história completa da vida de Frank.

Vale 3/5

@gataleitora 06/08/2017

relato sensível
Resenha
Quem leu “A Culpa é da Estrelas “ sabe do momento mágico que aconteceu na casa de Anne Frank e mesmo que você não tenha tido a curiosidade em pesquisar sobre esta garota, tenho certeza que você percebeu em que o que ela viveu. Em O Diário de Anne Frank Hq, nós vamos conhecer um pouco dessa realidade.
Anne Frank era uma adolescente normal , cheia de energia e alegria que em seu aniversário de treze anos ,entre outros presentes, ganhou um diário e a partir daí começou a relatar seu dia- a –dia. Sua festa de aniversário, seus sonhos, sentimentos, suas amizades são apresentados numa linguagem simples e repleta de emoções. Até ai nada demais, seria mais uma em um milhão, não fosse o fato que ela era judia e viveu em plena Segunda Guerra Mundial.
“Quero que este diário seja minha melhor amiga, por isso vou chama- lo de Kitty !’’
Pouco tempo depois de começar a escrever em seu diário , ela precisou se esconder com toda a família pois a Holanda, país onde ela morava, fora ocupada pelos alemães. Ao fugir, ela não podia levar muitos pertences apenas os mais essenciais e graças a ela considerar o diário algo essencial hoje podemos conhecer um pouco de sua vida.
“Para mim as lembranças são mais importantes que vestidos.”
Começa ai toda a angústia e sofrimento de duas famílias que tiveram suas vidas alteradas pela perseguição desta guerra. Com traços adultos e bem próximos das fotos das pessoas envolvidas, Mirella Spinelli coloca em imagens fortes e marcantes como era a dinâmica de vida de Anne que tentava seguir com sua vida e seus sonhos mesmo confinada num espaço com mais sete pessoas.
“Quero ter algo mais que um marido e filhos. Desejo alguma coisa a que eu possa me devotar. Sou grata a Deus por ter me dado esta possibilidade de expressar tudo que está dentro de mim. Quero continuar vivendo após a minha morte.”
E ela conseguiu......
Assisti ao filme em preto e branco ainda jovem e foi algo que me marcou muito afinal eu conseguia me identificar com a parte relatada relacionada com as confusões , a falta de entendimentos dos adultos, os conflitos familiares normais desta fase . Desta forma foi muito simples e rápido acabar me colocando no lugar dela e sofrendo muito com tudo que era apresentado. Assim como no filme a HQ da Nemo é muito fiel ao texto original do diário e acredito que deveria ser leitura obrigatória para todos afim de não deixar esquecer as atrocidades vividas por tantas pessoas naquela guerra e também rezar por todas aquelas que ainda hoje experimentam os horrores de uma guerra ou mesmo temem a violência das grandes cidades.
No final , a escritora apresenta o que aconteceu com cada um dos personagens reais da história depois do dia que o diário foi violentamente interrompido .
5/5 estrelas
Beijos,Myl

Monique Neves 24/08/2017

Esse foi um dos livros que ganhei no encontro da Aliança de Blogueiros do Rio de Janeiro teve com a editora Autêntica-Nemo que ocorreu em Maio ( Encontro sobre HQ com Autêntica-Nemo ).
Muita gente ainda desconhece, mas os HQs não são só de histórias divertidas como os que fizeram parte da infância de muitos de nós, e de alguns adultos até hoje. Os HQs, principalmente os europeus, publicam muitas histórias interessantes. De grandes obras a temas atuais. Nesse encontro ficamos mais inteirados sobre essas publicações, principalmente as feitas pelos franceses (veja o link acima).
O legal é que li O Diário de Anne Frank (livro) na adolescência e foi bom reler esse relato dramático dos horrores da 2ª Guerra Mundial pelos olhos de uma judia, só que agora em um novo formato. Os quadrinhos.

Saiba mais no blog...

site: https://alfarrabiosliterarios.blogspot.com.br/2017/08/hq-o-diario-de-anne-frank-mirella.html

Julio Martinez 04/04/2018

Emocionante
Essa obra expressa através dos quadrinhos as histórias contadas por Anne em seu diário durante o período da ditadura nazista. Anne e seus pais foram obrigados a se esconder dos alemães em um anexo. São dias de terror, isolamento e fome que Anne relata em seu diário. É mais um retrato dos horrores da guerra que massacrou o povo judeu. Um relato que emociona e nos faz refletir sobre problemáticas no período do nazismo .

Gabi 23/07/2019

Um livro perfeito
O livro " O diário de Anne Frank " versão em quadrinhos relata a história de uma jovem como qualquer outra, com sua vida pessoal, seus relacionamentos, sua família, seus planos e expectativas para o futuro. Anne, no entanto, tem um ponto que a diferencia de ' qualquer outra garota ',o contexto em que ela vai viver. Essa é uma parte muito marcante no livro,pois ela vive normalmente, até ter que ir para o anexo.
Na minha opinião, essa versão em quadrinhos é excelente , pois resume bem o livro original. Ela procura os pontos principais da história e coloca nos quadrinhos. Também adorei as técnicas de desenho do livro, pois assim podemos ter uma visão maior do que passa na mente de Anne. Minha técnica favorita é quando ela usa cores frias e escuras nos momentos deprimentes e tristes e cores quentes e claras nos momentos mais felizes.
Eu me senti bem ao ler o livro , pois sempre que eu via os sofrimentos de Anne,ficava feliz pela vida que tenho, eu via que os meus 'problemas' não são nada perto dos que ela passava. Então esse livro traz de certa forma um alívio para a nossa vida.
Eu recomendo esse livro principalmente para crianças e adolescentes ,por ser uma leitura que traz vários trechos do diário original,mas não é cansativa. Resumindo...eu amei esse livro!!!

Gabrielle 25/07/2019

????
A história do livro, muitos já conhecem: Anne, uma menina judia, para tentar sobreviver durante a 2° guerra se esconde em um Anexo Secreto e durante a clausura, escreve em seu diário.
Ao ler a versão em quadrinhos, encontrei pontos fortes e pontos fracos. As ilustrações são ótimas, inclusive representando emoções e opiniões da Anne. Só acho que esta versão foi bastante resumida. Não temos acesso a muitas informações sobre relacionamento de Anne com sua mãe, por exemplo. O livro em si é bom, mas se quiser uma história completa, indico o original.
O Diário de Anne Frank em quadrinhos é muito bom pela forma como nos apresenta um pouco da história de Anne Frank e as ilustrações nos ajudam a entender melhor.

Morgana Gomes 14/02/2020

Um diário em quadrinhos
"Quero continuar vivendo após a minha morte!" é uma das frases marcantes do diário de Anne Frank. Nessa obra em específico, Mirella Spinelli transformou palavras em imagens marcantes. Sua maneira de traduzir as palavras de Anne reflete bem o sofrimento, a dor, a angústia e o medo dos moradores do Anexo.

Oito pessoas que se viram obrigadas a se esconder para tentar sobreviver à Guerra e ao Holocausto. Dos oito, apenas um sobreviveu, o pai de Anne. Otto Frank tornou-se, então, o mensageiro de sua filha ao propagar o seu diário nos quatro cantos do mundo. Anne Frank continua vivendo mesmo após a sua morte... Suas palavras foram eternizadas em um pequeno diário e na vida daquelas que leram a sua história.

(...)

Cris 15/05/2021

Anne Frank em quadrinhos
Obra adaptada em quadrinhos que relata os anos das oito pessoas que viveram escondidas das atrocidades da Segunda Guerra.
Anne sonhava com a liberdade e não a alcançou, porém sua história ainda vive para ser contada de todas as formas.

Karen 30/06/2021

Por que falar de sexo é mais chocante do que o Holocausto?
Essa não é a história em quadrinhos do Diário de Anne Frank que foi recentemente censurada em algumas escolas privadas no Brasil por, supostamente, envolver "conteúdo erótico". No entanto, quando vi a avaliação desta outra HQ na Amazon, me deparei com o aviso de um leitor para que os pais tomem cuidado com a obra pois, "esta contém partes em que tratam explicitamente do órgão reprodutor feminino".

O conteúdo em si é uma crítica da própria Anne aos adultos que nada explicam aos filhos sobre sexo e os seus próprios corpos. Além disso, relata que certa vez ela e os seus pais conversaram sobre menstruação, mas não explicaram por qual motivo ocorria e nem por onde o sangue fluía. É chocante que tantos anos depois, a discussão em torno da educação sexual ou da sua ausência seja a mesma.

Para quem conhece a história de Anne Frank, é sabido que ela não sobreviveu ao último ano da guerra e que o seu diário revela uma personalidade que tinha muito a contribuir com o mundo. Chocante, não basta para descrever a repulsa pelas pessoas que não se sensibilizam pela sua morte. Mas, causam tanto transtorno por uma simples explicação biológica sobre a reprodução humana.