Silêncio

Silêncio Shusaku Endo

Resenhas - Silêncio

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Silêncio, de Shusaku Endo – Nota 9/10
Publicado em 1966 e vencedor do Prêmio Tanizaki (um dos principais prêmios literários do Japão), “Silêncio” é uma ficção histórica envolvente e que conseguiu me transportar para um período da História pouco conhecido, mas extremamente interessante: a ida de jesuítas europeus, principalmente portugueses, para tentar levar a fé cristã à população japonesa.

O enredo tem enfoque na vida de Sebastião Rodrigues, um missionário português que é enviado ao Japão para fortalecer a atuação da igreja no país. Nos últimos anos, a religião cristã estava sendo alvo de uma batalha do governo japonês contra o avanço das ideologias ocidentais, promovendo perseguições contra japoneses que haviam se convertido para o catolicismo e contra os próprios jesuítas missionários. Rodrigues também vai com a função de investigar a história de Ferreira, um padre jesuíta que supostamente teria cometido apostasia, isto é, renunciado à sua fé por conta da repressão japonesa. A igreja não conseguia acreditar nessa informação: um cristão deveria resistir a todo tipo de pressão e tortura e nunca abrir mão de sua fé.

Com a chegada de Rodrigues em território japonês, os missionários encontram populações de cristãos servos e pobres, que precisam se esconder para poder praticar sua fé. Quem é encontrado pelo governo é preso, torturado e, caso não aceite renunciar a fé, é até mesmo morto.

A partir disso, nos deparamos com um contraste fascinante entre ocidente e oriente, não só no que se refere a costumes e tradições, mas, principalmente, a crenças e à própria forma de enxergar uma religião. Assim, além de uma excelente ficção histórica, que às vezes pode conter passagens mais lentas, o livro traz questionamentos muito interessantes sobre o verdadeiro significado da fé e da crença.

Também achei legal saber que o autor tem uma forte relação com a temática da obra: Shusaku Endo é um japonês católico – como cerca de 1% da sociedade japonesa – que foi para o ocidente quando jovem para continuar seus estudos. Ou seja, o próprio autor vivenciou esses contrastes e soube transmitir isso para o seu leitor de forma notável!

site: https://www.instagram.com/book.ster/

EvaA 19/03/2021

Muito melhor que o filme
Vi o filme e fiquei muito inquieta com o final. Decidi ler o livro para ver se o final era o mesmo.
O livro é muito melhor que o filme.

Carlos Nunes 24/01/2023

Até onde vai o alcance da nossa fé?
SILÊNCIO conta a história de um padre português, que em 1630 foi com outro companheiro para o Japão, à procura de um antigo professor, de quem chegaram notícias de que havia apostatado, ou renegado a fé. Após um longo período em que o Cristianismo floresceu naquele país, agora os cristãos estavam sendo barbaramente perseguidos e exterminados. Animados pela fé e pela crença de que estão seguindo os passos de tantos outros missionários anteriores que levaram os ensinamentos de Jesus a terras distantes, e guiados por uma figura bem esquisita e ambígua, o japonês Kichijiro, os padres encontrarão uma realidade bem diferente do que imaginaram: aldeões vivendo em condições de miséria quase absoluta, perseguição, torturas, cristãos que não negaram a fé sendo mortos de maneiras bastante brutais, e não demora para questionarem como aquelas pessoas podem viver naquela situação e ainda assim perseverarem na fé cristã e por que Deus não se manifesta diante de tantas atrocidades.
E apesar do tema e de ter como personagem principal um padre, SILÊNCIO é um livro que funciona muito bem para quem não é católico ou mesmo que não professe nenhuma religião. Qualquer pessoa pode tirar desse livro várias lições e reflexões sobre o que e como é realmente acreditar em algo que você não pode ver mas que está enraizado no seu coração, que faz todo sentido para você e como essa crença pode impulsionar o ser humano a limites inacreditáveis. Não é um livro que oferece respostas mas que provoca um mergulho em nossas próprias crenças e que nos leva a pensar sobre qual caminho escolheríamos caso estivéssemos no lugar daqueles padres ou japoneses cristãos.
E apesar de ter uma escrita fácil e envolvente, é também um livro bem introspectivo, com muitos momentos difíceis e angustiantes, em que às vezes é necessária uma pausa, que impressiona pelo sofrimento e pela solidão dos personagens. Muito interessantes também são os diálogos travados entre o padre Rodrigues e o oficial japonês responsável pelas prisões, o Inoue. Nesses diálogos, é traçado um paralelo entre o Budismo e o Cirstianismo, entre a realidade do Japão e a da Europa, das motivações e formas diferentes de exercer a religião. Talvez no fundo o Cristianismo que aqueles japoneses dizem praticar e acreditar não seja o mesmo Cristianismo que os padres acham que eles praticam. O Japão é colocado como um pântano onde nenhuma planta estrangeira poderia fincar raízes, pois elas apodreceriam. Por fim, mesmo não sendo exatamente um romance histórico, mesmo assim traz muitos esclarecimentos e conhecimento sobre a história tanto do Catolicismo quanto do Japão, sobre esse tema do qual nunca ou muito pouco ouvimos falar.

Vitorito 15/01/2022

Confrontador, assertivo, real.
O livro nos conta a história de uma missão, onde fé e sofrimento se atrelam incapazes de não serem uma coisa só, onde certo e errado se confundem e o dever entra em conflito com o clamor. Quantas dúvidas o silêncio faz ecoar, principalmente quando ele vem da voz que tem todas as respostas, e pode fazer todas as outras calar. Uma terra distante e uma vida inteira pra alcançar, silêncio nos mostra o caminho e o sacrifício necessário pra o conquistar, só basta descobrir o quanto um homem está disposto a abrir mão, e do quanto ele pode suportar.

Tharlley 11/05/2020

Bem complexo
Dois mundos se encontrando com todos as singularidades que o encontro permite, vale a pena.

pukas26 16/05/2021

Sua fé é inabalável?
Livro bem interessante que relata quando o cristianismo/catolicismo estava sendo perseguido no Japão. Porém, a mensagem mais interessante é quanto vale a sua fé. Vi algumas críticas negativas, mas me pergunto: quantos cristãos de hoje conseguiriam suportar as torturas ou morreriam como mártires?

Beto 25/03/2021

Uma obra devastadora
Magistral. Precisa. Dolorosa. Avassaladora.

É difícil definir o que Shusaku Endo é capaz de transmitir em sua obra prima "Silêncio". Mais do que um retrato histórico da perseguição imposta ao catolicismo no Japão, o livro lhe coloca na pele de Sebastião Rodrigues: sentido suas dores, aflições, dúvidas e, principalmente, sua relação com o sagrado.

Endo é capaz de gerar uma reflexão individual sobre qual seria a sua reação se você estivesse no lugar dos nipônicos perseguidos. Fingiria que abandou a fé? Resistiria ao martírio? Desejaria o martírio para se sentir bem? Cada um possui sua resposta e, ao longo do livro, o desenrolar faz com que entendamos o que leva a cada decisão dos personagens - até mesmo com Kichijiro e sua personalidade dúbia tornam-se compreensíveis.

Isso não quer dizer, contudo, que o autor esteja relativizando o que ele mesmo pensa sobre a fé. Ao longo do livro, é possível perceber quem realmente está seguindo os passos de Jesus, como cada um lida com seu sofrimento interno e - agora vem o principal - como lidam com o silêncio de Deus. O silêncio mais amedrontador do mundo. O silêncio que leva a crer que tudo foi em vão e que sua vida não vale mais a pena. O silêncio de Deus é mortal e perturbador, colocando à prova as crenças e a própria razão de viver.

Endo apresenta todas essas questões no livro com maestria ímpar, o que torna "Silêncio" uma obra tão especial e primordial. Já se tornou um dos meus parceiros de cabeceira e um dos meus livros favoritos, tocando na alma de um católico que percebeu que ainda há muito a ser aprendido - e que se perguntou muito o que faria na mesma situação que o Padre Rodrigues.

Ryllder 28/03/2021

Absurdo da fé
Novela que se passa em inícios do século XVII, num Japão ainda dominado por um tipo de feudalismo.A Igreja Católica envia sacerdotes para converter seus habitantes à fé cristã. Livro com um tom contemplativo. Acredito que a mensagem que o romance tenta transmitir seja recebida de forma distinta por um crente na fé ou um agnóstico/ateu, que é meu caso. Vi mais lógica no pensamento dos japoneses, mais praticidade. Essa fé inabalável sob os mais diversos tipos de torturas, físicas e psicológicas, não faz sentido para os japoneses não-cristãos. Meu sentimento de absurdo saiu mais reforçado ao término da leitura.O autor tem um escrita muito elegante.

RAGGI0 27/03/2020

Emocionante e Perturbador
Sinceramente, apesar da leitura ser um pouco cansativa até o meio, é, de longe, o melhor livro que li em 2019. Ele mostra outro aspecto da religião de uma forma que a igreja nunca costuma pensar e, também, define o verdadeiro caráter que um religioso deveria ter, mas nunca tem. SENSACIONAL ESSE LIVRO. Indico a todos!

João 11/06/2022

Onde está Deus?
Shusaku Endo nos presenteia com uma ficção histórica baseada em fatos que se passa no Japão da primeira metade de 1600.

O livro conta a história de dois padres portugueses que decidem embarcar em uma viagem para o arquipélago japonês, desafiando a proibição ao cristianismo que lá imperava para auxiliar os cristãos que estavam sendo perseguidos.

O ponto forte do livro está no personagem principal, padre Sebastião Rodrigues, que, em face de tanta perseguição, tortura e morte, começa a questionar sua própria fé e o silêncio de Deus.

É um livro que sem dúvida vale muito a pena ser lido com calma para captar a mensagem que o autor constrói através de detalhes.

Gabriel 25/01/2021

Combatendo uma religião de mártires
Silêncio retrata a perseguição do cristianismo "naquele grande charco que é o Japão". O que me chamou a atenção foi a posição do autor, Shusaku Endo, que apesar de compartilhar a crença católica, não se mostrou condescendente demais com os padres católicos, em especial o protagonista da história, que muitas vezes se mostra arrocante e vaidoso. Apesar da barbárie praticada pela nobreza japonesa nessa perseguição, há o levantamento crítico, muito bem colocado narrativamente por parte dessa nobreza, acerca da conduta evangelizadora do cristianismo, e de um ponto de vista que transcende a obra em si, de todas a religiões. Eu adorei o livro. Só não dou 5 estrelas por conta de um erro narrativo: a narração por cartas em primeira pessoa deveria ter se interrompido quando eles estão em Macau. Porém continua por um longo tempo já dentro do Japão, e isso não faz sentido. Mas é um erro bobo que não tira o brilhantismo desse livro, de jeito nenhum.

Beto | @beto_anderson 13/05/2020

Boas reflexões
O livro traz boas reflexões sobre as crenças religiosas, sobre aceitar ou questionar o diferente. Em sua obra, Shusaku Endo mostra como o Cristianismo era vista no Japão em um período de grande conflitos na região. O texto é tranquilo, apesar de algumas passagens mais reflexivas.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Mourão 11/05/2020

A fé...
Em 1614, o cristianismo foi proibido no Japão e iniciou-se uma grande perseguição aos praticantes de tal religião. Utilizando torturas e assassinatos o governo Japonês foi diminuindo a pratica do cristianismo no país.
Havia focos de resistência nas ilhas e congregações missionárias enviavam padres para o Japão na tentativa e reconquistar os fiéis e manter viva a pratica religiosa. Acompanhamos a historia com três missionarios enviados para realizar esse serviço secreto de manter a religião cristã de pé, mas as torturas e massacres são tão presentes que os proprios missionarios questionam seus ensinamentos e crenças.