O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Kamila.Rodrigues 11/09/2023

Uma grande obra
LOTR é fantástico, sem comentários para a obra da vida do Tolkien. A riqueza nos detalhes é a característica marcante do autor, na minha opinião. Isso é ótimo pra criar o imaginário e eu me sinto como se estivesse dentro da cena, é incrível. Confesso que, antes de conhecer o autor, eu achava muito massante e algumas partes "paradas" demais. Mas depois de conhecer a biografia, as chaves de leitura e tudo mais, a obra fez mais sentido pra mim, e agora eu sou apaixonada pelo legendário. Vejo que ler vai muito mais além da obra em si. Aprendi muito e recomendo.

Marquim 16/08/2023

O Senhor dos Anéis
Sinceramente, Tolkien me ganhou mais uma vez. Demorei bastante para concluir a leitura e, por muitas vezes, achei quase impossível concluir a leitura deste calhamaço, mas enfim: a aventura valeu a pena!

Recomendo demais da conta!

Vamos ler, galera!

Lithien 08/08/2023

Esse eu acho que vou escrever muito a respeito
Esse livro, assim como o Hobbit, faz parte da minha infância e alfabetização. Li o primeiro livro logo após ter lido o Hobbit, aos 10/11 anos (anos 80/90) quando encontrei na biblioteca pública do Paraná uma edição também em português de Portugal, com nomes traduzidos de maneira muito diferente do que as edições posteriores, quando os livros fizeram sucesso devido aos filmes. Eu nunca encontrava o livro dois disponível, apesar de constar no catálogo, acredito que tenha se perdido, e nunca li o terceiro livro pois faltava o meio da história. Só aos 16/17 anos um amigo me emprestou os livros que ele tinha e pude ler a história completa. Foi magnífico e não esqueço. Se você ainda não leu, ou quer uma experiência nova, leia esse livro ouvindo Enya (da época de Orinoco Flows), sentado num parque ou algum lugar com barulho de natureza. Vai ser uma experiência única. Esse livro já li 27 vezes (sim, eu contei). Adoro fantasia. Amo Tolkien.

David Premaor 24/07/2023

Bom demais: detalhes demais
Não há mais muito o que dizer, além do que já foi dito sobre esta magnífica obra de Tolkien. Só digo que gostei e recomendo a leitura para quem tiver tempo e coragem. Para o meu gosto há uma descrição exagerada de quase tudo, mas para outros é o que torna esse universo fascinante. Somente dedicando uma vida inteira para escrever algo assim...para mim Tolkien não era humano...

Sarah 20/07/2023

Salvou minha vida várias vezes.
Tolkien, com suas obras, salvou essa que escreve várias vezes. Uma infância e adolescência cheia de turbulências, mas que ganhava esperança e vida, página após página lida...um outro mundo, onde eu pude viver, quando não acreditava mais neste nosso mundo.

Carlos770 17/07/2023

A vaca pula pra lua e eu pulo todas as músicas
Um clássico e um de meus livros preferidos. É sempre bom revisitar o fantástico mundo criado por Tolkien, um dos OGs da 'alta fantasia'.

Peterrsm 15/07/2023

Uma história que não fica velha
Tomo uma frase que já ouvi antes para iniciar essa resenha: "é um livro que melhora muito após finalizar a leitura e lembrar do que acabou de ler, pois a leitura é penosa em muitos momentos".

Apesar de algumas inconsistências, que são respondidas em outros livros, segundo meus amigos, a história é muito legal.

ZolraK 14/07/2023

Detalhes
Não foi o primeiro livro q li dele, comecei pelo "O Hobbit" que eu gostei bastante, e fui direto para essa que é a mais famosa dele. Dividindo-o em 3 partes temos a "Sociedade do Anel" como sendo a primeira, e que foi mais fácil de ler, a segunda parte sendo "As Duas Torres" que foi onde achei o livro mais massivo e a ultima parte, "O Retorno do Rei", que concluiu muito bem a história.
A escrita do Tolkien é muito detalhista e em partes isso é muito bom pra você conseguir ver a Terra Média exatamente da forma que ele imaginou, mas em outras você se vê lendo varias páginas em que ele esta descrevendo florestas, montanhas e cavernas. Fora os capítulos onde os personagens estão só andando, o que me desanimou muito na segunda parte. Já li livros de tamanho semelhante mas graças a segunda parte, esse foi sem duvida o livro que mais demorei pra terminar. Outra critica é alguns personagens importantes em que senti que poderia ter sido melhor trabalhado como o próprio Sauron ou o Boromir.
Apesar das críticas o conjunto foi bem positivo, não tem como dar menos de 4 estrelas pra esse livro, o final foi ótimo e personagens como Pippin, Merry, Éowyn e Faramir (ao contrario do seu irmão) se tornaram meus favoritos e foram muito bem trabalhados.

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Senhor dos Anéis" é uma obra-prima da literatura fantástica escrita pelo renomado autor britânico J.R.R. Tolkien. Publicado originalmente em três volumes, este exemplar combina a trilogia completa em um único livro, proporcionando aos leitores uma experiência imersiva e inesquecível no mundo de Tolkien.

A história se passa na Terra-média, um mundo fictício povoado por uma rica diversidade de raças, como hobbits, elfos, anões, magos e humanos. O livro narra a jornada épica de um grupo de personagens, liderado pelo jovem hobbit Frodo Bolseiro, em sua missão de destruir um poderoso anel que tem o potencial de corromper e escravizar toda a Terra-média.

Tolkien cria um universo vasto e detalhado, repleto de mitologia, lendas e idiomas próprios. Sua escrita é rica em detalhes descritivos, o que torna o mundo imaginário do autor incrivelmente real e palpável. A narrativa é envolvente e cheia de reviravoltas, mantendo o leitor constantemente interessado e ávido por mais.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e cativantes. Desde o corajoso Frodo, até o sábio mago Gandalf, passando pelos valentes guerreiros Aragorn e Legolas, todos têm suas próprias motivações, medos e ambições, o que torna suas jornadas pessoais e seus relacionamentos intrigantes e emocionantes.

Além disso, "O Senhor dos Anéis" aborda temas profundos e atemporais, como amizade, coragem, sacrifício, poder e redenção. Tolkien explora a luta entre o bem e o mal de forma magistral, apresentando personagens complexos e confrontando-os com escolhas difíceis que definirão o destino da Terra-média.

A construção do mundo de Tolkien é notável. Ele criou idiomas completos, sistemas políticos e sociais, além de uma vasta geografia que faz com que os leitores se sintam imersos nesse universo. A descrição das paisagens e dos cenários é tão detalhada que é possível visualizar cada local que os personagens exploram.

"O Senhor dos Anéis" é uma obra que transcende gêneros literários e conquista leitores de todas as idades. Sua influência na literatura fantástica é inegável, tendo inspirado gerações de escritores e estabelecido os padrões para o gênero. A obra de Tolkien é um testemunho do poder da imaginação e da capacidade de criar mundos inteiros através das palavras.

Em resumo, "O Senhor dos Anéis" é um livro obrigatório para qualquer amante da fantasia. Com sua riqueza de detalhes, personagens memoráveis ​​e narrativa envolvente, ele transporta os leitores para um mundo mágico cheio de perigos e aventuras. A trilogia de Tolkien é um clássico atemporal que continuará encantando e inspirando leitores por gerações.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Dario.Albuquerque 14/07/2023minha estante
Estou lendo senhor dos anéis agora. Já conhecia os filmes, porém pense em um livro gostoso de se ler

Roberto.Vasconcelos 01/07/2023

A piedade de Bilbo governou o destino de todos!
A obra é fantástica e de uma complexidade absurda.
Tudo parece ter uma história por trás , cada floresta , caverna , armas ... Os personagens são cativantes e inspiradores e especialmente os Hobbits que foram meus personagens favoritos, em especial o Sam.
Sam foi o personagem que trouxe os melhores momentos e o que mais me apeguei. A parte da jornada dele e de Frodo foi mas a que mais me interessou.
Mas tudo aqui é grandioso e nunca senti tanta vontade de apreciar o conforto do meu lar e a paz que reina.
Uma leitura gostosa , inspiradora e gratificante.

Fabricio.Campelo 27/06/2023

Um volume essencial
A Trilogia do senhor dos anéis é maravilhosa, independente da forma que está impressa.

Esse volume é maravilhoso pra levar pra qualquer lugar. Eu levei pro trabalho e não precisei me preocupar em esquecer a continuação até terminar tudo hahaha

Chorei de novo, sorri, e fiquei encantado com as ilustrações.

É pesado, a maior parte foi lendo com algum apoio e tive que abrir em mais de 90 graus, coisa que nunca faço pra não estragar, rs.

Mas amei. Mas uma vez

Lice_Macedo 18/06/2023

Demorei 3 meses pra ler Senhor dos Anéis, não me arrependo, mas admito que não é um livro que pretendo reler, tem partes muito boas e outras muito cansativas, fazia um tempo que eu não lia algo que me saturasse tanto!
No mais o livro é muito bom e acredito que todo leitor deve ler Senhor dos Anéis pelo menos uma vez na vida