O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Maris 30/03/2010

Poucos autores de livros de fantasia sabem escrever histórias simultaneamente interessantes e convincentes como Tolkien (até agora só conheço ele). Quase sempre são obcecados pela parte "interessante" e acabam criando universos toscos e excessivamente idealizados, como C. S. Lewis e sua Nárnia colorida e cristã e Stephenie Meyer e seus vampiros bonzinhos que brilham no sol. Devo dizer, contudo, que a complexidade do universo de Tolkien é tão grande que beira a chatice... Por beirar a complexidade do mundo real, especialmente nos aspectos históricos e geográficos, e isso tem consequências boas e ruins... As ruins são relativas ao possível tédio causado por tamanho detalhamento, e as boas, mais numerosas, são relativas ao realismo e a uma sensação de que o autor de fato se empenhou ao construir essa realidade, o que instiga o leitor a mergulhar de cabeça junto com ele. Não é a toa que Tolkien é considerado por muitos o maior (e mais imitado) autor de livros de fantasia de todos os tempos... Ele criou um mundo, ele é um deus, e este volume do Senhor dos Anéis é sua Bíblia. Confesso que achei "O Hobbit" mais cativante e divertido, mas este livro é que é realmente revolucionário na forma de contar uma história fantástica, e mostrou o gênio que Tolkien é.
Evelyn 29/01/2016minha estante
Disse tudo! A descrição profunda demais e a chuva de informações me deixou fascinada! Sim, é uma leitura lenta e cansativa, mas não menos incrível.

Eduardo 08/12/2017minha estante
Cara, achei tua resenha muito boa, porém tenho que apontar algo. O próprio Tolkien tinha intrigas com Lewis por motivos religiosos, tanto que, na biografia do Tolkien são citadas essas intrigas que abalaram a amizade dos dois, em grande parte, por Tolkien ser um cristão conservador(Religião que se tornou adepto, pois sua mãe sofreu bloqueio financeiro da família e teve todas suas relações "cortadas", por todos os familiares serem protestantes). Enfim, Lewis não se "achava" no âmbito espiritual, se sentia perdido e se declarava ateu, algo que Tolkien abominava. As críticas sobre "As Crônicas de Nárnia" serem uma história alegórica e tudo mais são completamente válidas, porém, inúmeras coisas contribuem para que não seja, o que faz essa conclusão ser quase que completamente definida pela opinião e perspectiva, e, até mesmo LoTR foi classificada como uma história com um fundo cristão por diversos críticos literários na época em que foi publicada. Apesar de não ser algo "Explícito", o cristianismo influencia um pouco a obra de Tolkien, principalmente por ele ser extremamente religioso e devoto.

Fabiano 01/04/2018minha estante
Como disse o amigo Eduardo, Tolkien também foi influenciado pela sua fé cristã, só que isso é expresso em OSdA de forma muito mais subliminar do que em Cron. de Nárnia, Tolkien não usou as alegorias descaras de Lewis, até porque ele dizia detestar alegorias, mas toda história da Terra Média e a tipologia por trás dos personagens é profundamente cristã - e isso não é uma percepção minha, o próprio Tolkien fala disso abertamente em suas cartas, que foram reunidas e deram origem ao livro As Cartas de JRR Tolkien (tem pra baixar por aí). Ele chega inclusive a referir-se à Galadriel como Maria e em uma carta (a n° 182 do livro), em que explica a fundamentação cristã de sua obra:

"O Senhor
dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão. E por isso que não introduzi, ou suprimi, praticamente todas as referências a qualquer coisa como ?religião?, a cultos ou práticas, no mundo imaginário. Pois o elemento religioso é absorvido na história e no simbolismo. Contudo, está expresso de modo muito desajeitado e soa mais presunçoso do que percebo. Pois, na realidade, planejei muito pouco conscientemente; e devo mormente ser grato por ter sido criado (desde que eu tinha oito anos) em uma Fé que me nutriu e ensinou todo o pouco que sei; e isso devo à minha mãe, que se apegou à sua religião e morreu jovem, em grande parte devido às dificuldades da pobreza resultante de tal ato."

Lenicio 01/03/2020minha estante
O livro é maravilhoso. Rico em detalhes e pródigo em fantasia. Dentre tantas reflexões despertadas, a história mostra que não devemos subestimar os aparentemente frágeis. Todos, com boa dose de esforço, têm o poder de transformar a realidade, superando as expectativas, e contribuir para um mundo melhor.

Alex Matheus 17/03/2020minha estante
Top

Ana 15/05/2020minha estante
Não concordo. Apesar de o próprio autor dizer que não gosta de alegorias óbvias, comparar Nárnia com crepúsculo é no mínimo injusto

Josiastds 05/06/2021minha estante
KING e GRRM vendo a resenha: ?
A comparação de Crepúsculo e Nárnia é infeliz, simplesmente uma obra brilhante contra outra que teve muito hype com o público adolescente. Hobbit é o melhor livro dele!!!

CloudStrife 03/03/2022minha estante
Porque não pode ler essa obra prima agora?

Lari 28/07/2023minha estante
A resenha tava ótima até comparar com outros livros. Por que ficar comparando histórias e autores?

m.cIara 25/01/2024

Auge absoluto da alta fantasia.
O Senhor dos Anéis é uma das maiores fantasias de todos os tempos. Demorar para escrever este livro foi revolucionário. Aqueles que argumentam que o livro é chato e excessivamente descritivo precisam lê-lo novamente, sabendo que este livro não deveria ser um thriller incrível e cheio de ação, onde alguém morre a cada poucos segundos. Este livro foi escrito como um livro de história, explica a jornada e explica a Terra Média com tantos detalhes que você fica imerso na história. Este livro, no entanto, é um tanto superado porque a estrutura e a gramática do livro não estão de acordo com os padrões modernos, mas ainda assim a imersão do livro compensa o pequeno problema. Esta é a fantasia clássica que continuará a ser popular nos próximos anos.

Pedro 12/06/2023minha estante
Excelente resenha!

JoAo366 29/12/2023

A escrita de Tolkien é fantástica... Muito rica em detalhes.
Lendo o livro,me deparei com tanta coisa que não tem nos filmes, tanta curiosidade legal...Às vezes torna-se um pouco enfadonho sim,mas nada que tire o mérito desse clássico de fantasia, atemporal...Tolkien criou um universo inteiro...Quero ler mais dele...Comecei pelo "O Hobbit",passei pelo "Senhor dos Anéis" e agora quero começar "O Silmarilion"...Essa edição tá linda demaisss...Com ilustrações de Alan Lee,capa com uma textura macia,bem gostosinha de pegar,folhas amareladas,e dois fitilhos... Recomendo sem ressalvas.
Hugo399 14/03/2024minha estante
Sim, João. Concordo. Eu li a obra antes de sair o filme. Se perceber, não há núcleo romântico no livro, já no filme surge. É um livro magnífico no seu gênero e há uma rotatividade enorme de personagens e cenário. Se você está gostando do Tolkien, irá gostar também do Robert Jordan

JoAo366 15/03/2024minha estante
Obrigado pela recomendação,Hugo.?

Alex 29/07/2022

A suprema obra de fantasia
O Senhor dos Anéis é, sem dúvidas, o maior romance de alta fantasia já escrito. Com seu estilo detalhista mas convincente te leva a uma aventura que dura quase dois anos, mas que remonta uma mitologia de outros 9 mil anos.

Em cada recanto, em cada túmulo, em cada nome, Tolkien cria uma referência ao restante de sua obra, gerando um universo profundo. Com origens, deuses, guerras, amizades, lutas e glórias.

Ao contrário de outros livros de fantasia, a riqueza está mais na sua complexidade do que em suas pirotecnias. É uma fantasia que te faz viajar, mas não te tira do mundo real. Todos os conflitos são conflito humanos, todas as dúvidas, são dúvidas que qualquer um de nós poderia ter.

Se eu recomendo? Muito mais que isso, não há como gostar de fantasia moderna e não ter bebido um pouco de Tolkien. Então sente, prepare o cachimbo, e aproveite a aventura.
Núbia Cortinhas 06/08/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha! ?? ?? ?? ?? ??

D'Ant 07/03/2023minha estante
A melhor obra ficcional de cunho cristão que eu já vi em toda minha vida também. Tolkien, como grande influente católico criou esse universo incrível afim de ensinar valores profundos de amor, família, amizade e sacrifício por uma missão de salvar toda a humanidade, trabalhando fortemente o imaginário de um mundo pós segunda guerra mundial, e tomado de uma contra-cultura onde os escritos mais aclamados eram dos fabianos H.G Wells e Bernard Shaw. Em sua história há muitos paralelos com ensinos bíblicos, em especial as jornadas de Aragorn II (Passo-Largo), Frodo, e Gandalf, representando as três vocações de Cristo como Rei, Sacerdote e Profeta. É uma leitura completa e fascinante!

Alex 07/03/2023minha estante
É inegável a influência religiosa na obra de Tolkien, porém ele odiava essas associações. Por mais biografias e cartas que leio dele, ainda não entendo essa negação tão veemente.

Núbia Cortinhas 08/03/2023minha estante
D'Ant, que maravilha! Assim que eu tiver oportunidade vou investir nessas obras, fui conquistada após ler o teu comentário. ? ??

D'Ant 08/03/2023minha estante
Eu pude acompanhar algumas de suas biografias também. E são muito boas. Mas que ele pareceu odiar não foi as associações de suas obras com assuntos religiosos, mas utilizar de sua fé para explicar coisas sobre sua obra, como a morte e a ressurreição de Gandalf, por exemplo, isso sim considerava detestável. Por que ele deu uma explicação que ñ se baseava na religião. Diferente de C.S. Lewis, que transforma Aslan em uma figura de Cristo. E para Tolkien, isso era se valer de algo muito acima de seus escritos. E não se considerava digno. Sendo um católico muito devoto ele coloca elementos bem sutis de sua crença, mas como se seguindo um trilha de pequenas pegadas até encontrar o sobrenatural.

iamdudis 26/07/2021

Perfeição!
A saga Senhor dos Anéis é uma jornada esplêndida com personagens memoráveis e um universo escrito com muito detalhe e beleza. Você vai se emocionar, chorar e se divertir. Todos deveriam ler um vez que seja na vida! Tolkien você é o mestre!
Ray of Light 28/05/2022minha estante
O maiorr

Felipe 13/12/2009minha estante
Excelente resenha! Eu tenho os 3 livros do Senhor dos Anéis, meu irmão comprou junto com Harry Potter =D Mas ainda não lí o Senhor dos Anéis, só O Hobbit. Mas, por ler o Hobbit, e achar fantástico, tenho quase que certeza que o livro será excelente, tanto como o filme, ou, bem provável, melhor! Adoro esse mundo criado por ele, e com certeza irei ler o livro para ter todos os detalhes dessa magia fantástica desse escritor gênio ^^

Matos 23/06/2011minha estante
PO CARA flaoooo tudu
é uma leitura bem cheia mesmo
mas concerteza é a melhor q já fiz
ótima resenha

Karen margui 10/12/2014minha estante
Ótimo! Já tinha vontade de ler...agora vou com certeza!!!

Josimar18 03/10/2023

As Aventuras de Frodo
A Sociedade do Anel é a pior parte, leitura com muitos detalhes chegando ficar chato. As Duas Torres melhorou bastante a leitura, fluiu mais. O Retorno do Rei sem dúvida é a melhor parte não somente por ser o desfecho. Tinha menos enrolação mais fantasia e um final muito bom.

Marcelo 05/08/2022

Mais uma obra mestre.
Li esse em 3 dias, me vi tão vidrado nessa obra, que quase fui atropelado uma vez, e ignorei meus amigos pelos dias que se sucederam sua leitura. Uma obra no mínimo fantástico, tão fantástica quanto a palavra fantástica pode mensurar.

Alek 22/01/2022

A máxima da fantasia
O Senhor dos Anéis é, indubitávelmente, a maior obra de fantasia já imaginada e escrita. Tudo que permeia o universo da Terra-Média é magistral, e não poderia ser diferente com o livro que é o cerne dessa mitologia. Embora o tamanho possa ser intimidante, e por vezes a quantidade assustadora de detalhes que o autor coloca nas páginas venha a confundir o leitor, este livro é uma leitura não só prazerosa mas indispensável. A todos que leram ou venham a ler esse livro, recomendo que leiam o capítulo referente à entrada em Moria (Khazad-dûm pra os mais nerdolas) com um carinho e atenção especiais, pois se trata do capítulo mais envolvente e mais bem escrito que já li em minha vida. As formas imaginadas e as palavras usadas pelo autor tomavam vida em minha frente, e mesmo isso acontecendo em todo o livro, nesse capítulo ocorreu de forma ainda mais intensa. Ler esse livro é viajar para um universo completamente diferente, e ser imerso num mundo novo de sensações, imagens e sentimentos. É de fato o maior expoente do gênero fantástico de todos os tempos e divido opinião com boa parte dos leitores quando digo que nunca uma história vai se igualar à magnificência da história de Tolkien.

Jorge Luiz da Silva 07/02/2024

Uma ótima criação
Muitas palmas para o escritor britânico J. R. R. Tolkien pela ideia e criação do livro O Senhor dos Anéis. Demorei de ler, mas valeu demais.

Clair 25/09/2020

Clássico da Alta Fantasia
Bem, como começar a falar sobre o pai da fantasia e sua obra magnífica? Apesar de ser uma leitura pesada e cansativa, é rica em detalhes, contando a principal história da Terceira Era do grande e complexo universo de Tolkien. É divida em 3 livros, Sociedade do Anel, Duas Torres e Retorno do Rei, sendo todos divididos em 2 livros/partes, ou seja, 3 livros com 2 partes cada.

Sociedade do Anel introduz os personagens e a complicada tarefa de levar o anel para Mordor, mostrando os diferentes lugares e contrastes dos vários povos da Terra-Média. Tolkien realmente revolucionou ao criar raças com seus costumes, jeitos e princípios, como os Orcs. Confesso que o início foi meio parado, principalmente pelas longas descrições de florestas e as várias refeições dos hobbits, porém, na medida que a segunda parte ia progredindo, se tornou uma aventura intrigante, não tardando para colocar conflitos tensos e angustiantes.

Duas Torres já tem uma diferença notável nos capítulos, algo que deixou a história mais interessante e dava mais vontade de saber o que aconteceu e o que vai acontecer. Vai mostrando cada vez mais os vários lados dos personagens, e a medida que o perigo fica mais perto, é perceptível a evolução deles. A narrativa é excepcional, aqui é uma prova de o quão bem foi escrito os finais das partes. O que não falta nesse livro é batalhas, servindo de uma certa forma de um preparatório para o final, com trechos surpreendentes e desesperadores.

Retorno do Rei é o final dessa longa e impressionante aventura, o conflito final entre o bem e o mal, e onde infelizmente, teremos que chegar ao fim. Os ares ficam cada vez mais tensos e sombrios, e com todos os personagens devidamente apresentados e familiarizados, nos pegamos apreensivos com o que pode acontecer com eles. A batalha final é colocada de uma maneira incrível e escrita com maestria, é o momento que tanto esperávamos e não poderia ter sido entregue de maneira melhor. Apesar dessa emocionante parte, o final de jeito nenhum deixou a desejar, e sim mostrou que as mais de 1000 páginas valeram a pena.

É uma saga sobre lealdade, perdas, conflitos, aventuras e principalmente a amizade, algo que se provou muito importante várias vezes durante a narrativa. Após a leitura entendi a frase "O mundo está dividido entre aquele que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram".
Lais 25/09/2020minha estante
Para sempre o melhor livro

Matheus 25/09/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro volume e já estou indo para o segundo, é tudo que a fama diz e muito mais!

Ste 25/09/2020minha estante
Gostei muito da resenha! :)
Estou lendo As Duas Torres.

Noerbeck 26/06/2021

Um clássico
Para quem viu a trilogia no cinema, o livro responde a diversas questões. Apesar das mais de 1.400 páginas, o livro é cativante e difícil de largar. A forma de Tolkien narrar e detalhar cada ponto da história, nos leva a uma imersão no texto. Simplesmente fantástico.

Bruno 17/06/2023

Uma obra de fantasia épica em todos os sentidos.
O que falar do Senhor Dos Aneis? Me lembro como hoje, que eu era um guri e acabei me apaixonando pelo os filmes, por aquele universo, depois de muitos anos, consegui comprar o volume único e o li, me encantando mais por esse mundo e relendo novamente me faz ver o porque de me apaixonar por o universo que Tolkien criou.