O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Katy 02/05/2020

Foram mais de mil páginas contemplando a grandeza e beleza do mundo criado pelo grande mestre Tolkien, senhor de todas as coisas, pai da fantasia. Foi épico, maravilhoso e emocionante acompanhar a jornada do pequeno Frodo e seus companheiros, além de poder contemplar o caminho do meu amado Aragorn. Finalizo aqui essa obra prima digna de todos os elogios que ela carrega e desperta por onde passa. Foi incrível!
amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Foi uma leitura dificil? Arrastada?

Katy 02/05/2020minha estante
Em algumas parte foi confesso, mas valeu a pena passar por elas.

amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Demorou quanto tempo?

Katy 02/05/2020minha estante
Na verdade, a primeira vez que comecei a ler foi a quase um ano. Tive alguns imprevistos e pelo tamanho do livro acabei deixando a leitura de lado por um tempo. Retomei da metade de A Sociedade do Anel para frente e terminei em um mês.

Iago.Armani 26/03/2022

Intrinsecamente o melhor!
O que Tolkien criou desde o silmarilion até o fim da terceira era em o Senhor dos anéis é simplesmente a junção de toda a imaginação fantástica e maravilhosa que um ser humano poderia criar. Uma jornada que se inicia numa descrição de vida e simplicidade dos hobbits, e vai se estendendo até um fim maravilhoso misturando o trágico com um novo clarear e que durante todo esse processo o Tolkien nos trás assuntos filosóficos, perseguições, batalhas épicas e descrições maravilhosas sobre todo esse vasto mundo. A saga senhor dos anéis é simplesmente toda a nossa imaginação e fuga da realidade, e que todo mundo que ainda guarda em si uma parcela de esperança deveria ler

Carla.Ligia 06/05/2023

Terminei, o que farei da minha vida?
Gente, quinta releitura e foi como se fosse a primeira vez. Acho que porque fazia mais de 10 anos que não relia, ou então porque minha bagagem litarária é muito melhor aos 39 anos do que aos 17, quando fiz minha primeira leitura.
Seja como for é uma obra épica e genial. Tem seus problemas (misogenia, um quê de racismo, colonialismo...), pois é também uma obra de sua época. Porém a mensagem de esperança, de amor, de companheirismo e de justiça continua forte.
Recomendo muito. Uma de minhas obras favoritas.

Elisangela Muniz 15/07/2022

Uau.
Eu demorei muito pra ler esse livro. Tive dificuldade de conseguir ler continuamente. Acabou que li um livro por ano. E adorei a experiência.
Por já ter visto os filmes diversas vezes achei que a leitura não seria muito proveitosa, mas não podia estar mais errada.
Existem muitas diferenças entre os filmes e os livros. E em algumas coisas em prefiro um ou outro.
A escrita do Tolkien as vezes é bem cansativa, mas a obra num geral é muito boa.
Realizei um sonho terminando de ler.
Fiquei triste pelo Sam, mas o final foi bom.
Só queria saber se ainda existiam algumas entesposas em algum lugar hahahaha

leuu_lima 11/06/2020

Épico!
Maior representante da literatura fantástica, O Senhor dos Anéis é mitológico, político e encantador. Além de um verdadeiro banquete para os amantes dos detalhes.

Marina 30/03/2009

Cansativo
O livro é bom. Dou todos os méritos ao escritor. Sim, ele é criativo, escreve bem, criou todo um mundo de fantasia nos mínimos detalhes e merece os créditos por isso. O problema é que os mínimos detalhes ultrapassam o limite da paciência. Por diversos momentos fiquei entediada e pensei em desistir.
Eu não me arrependo de ter lido, apesar de ter sido o primeiro e último livro que li do autor. Mas como falei acima, não deixa de ter suas qualidades, portanto, é uma opinião pessoal de quem não gosta de coisas excessivamente descritivas.

Roberto Laaf 28/04/2009minha estante
Olá Mahana!

Eu estava lendo suas resenhas e achei interessante sua avaliação final sobre essa obra do Tolkien. Da mesma forma que você, achei a obra cansativa e até enfadonha, mas apenas em alguns trechos. Talvez por ter lido a partir de 3 volumes separados, não tenha sentido tanto quanto você.

Mas, o que me deixou curioso mesmo, a ponto de comentar sua resenha, foi o fato de ter colocado um ponto final sobre Tolkien dizendo que não lerá mais nenhum livro dele. Achei curioso porque justamente os livros “O Silmarillion” e “Contos Inacabados”, em minha opinião, são bem melhores do que a trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Às vezes tem disso, quando ficamos frustrados com determinada obra de um autor, ainda mais se for a primeira que pegamos para ler, acabamos desconfiados em ler outra obra dele.

Saudações literárias!

Sacripanta 24/12/2009minha estante
Eu acho que você pegou leve, Mahana. Eu diria que o Tolkien é criativo sim, tem boas ideias sim, mas não é um bom escritor. Como escritor, Tolkien é passável, mediano, e só. Tanto que o livro que ele não escreve, o Silmarillion, é excelente. Se você gostou do universo que ele criou, leia esse.

Leitora Viciada 18/07/2009

FANTÁSTICO!
Como o autor conseguiu criar com tanta veracidade e criatividade um mundo próprio e diferente de tudo o que já havia sido criado? Espécies, lugares, linguas, história.... é completo, é mágico, é fabuloso, chocante ter um mente assim.

A luta do bem e do mal surge com muita fantasia e aventura. E o melhor: para qualquer idade sem perder a qualidade. O filme é pouco comparando-se a obra em si.

Só senti MUITA falta das personagens femininas se bem que Éowin é demais!

Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Triste por ter acabado
O final do livro não é triste. Triste é não ter mais material do Tolkien para ler, pois li em ordem cronológica. Realmente é uma escrita envolvente e um universo muito completo. Não deixa questionamentos nem dúvidas.

Sobre a leitura em ordem cronológica eu recomendo muito, pois existem referências que ao olho "leigo" parecem encheção de linguiça, como as diversas citações a Beren, Luthién, Thúrin. Ou a nomes pouco comentados, como dos Valar ou Maiar, que esse mesmo leitor pode perguntar 'quem é esse?'.

Único estranhamento desse ciclo cronológico de leitura é a flutuação de peso das histórias, quando se tem um 'O Hobbit' para um público infanto juvenil e uma primeira era extremamente pesada.

Voltando a'O Senhor dos Anéis, não há o que falar de como é bela a saga. Valfenda, Moria, Ents, Roham, é tudo lindo, bem descrito, com alegrias e tristezas. Alguns pontos que me incomodam um pouco, são os momentos iniciais, principalmente até depois de Tom Bombadil, que parece meio travado, não sei se por excesso de percalços e eventos ou pela figura do próprio Tom, que é bem chatinha, rsrs. E o outro ponto é que a viagem de Frodo próximo já a Mordor é muito melancólica, é justificável, óbvio, o peso do Um Anel, a fome, a desconfiança. Mas como tem um contraste tão grande com os acontecimentos paralelos, esses trechos parecem mais devagar. Mesmo eu acreditando que este último sentimento seja proposital na obra, fica aquele pensamento de 'lá vem o discurso do Sad Naruto'.

Quanto aos filmes, até desejo rever. Pois o pouco que me lembro, em comparação com outros, é uma bela adaptação, tem lá seus erros hollywoodianos ou omissões, mas num geral eu ia lendo e visualizando tudo através da memória do filme.

Ses 08/05/2020

Senhor dos Aneis
eu amo esse livro, eu amo o filme, eu amo os personagens, a historia é divertida, tensa, bonita, ela se desenvolve e o final, mesmo ja sabendo qual era, é lindo

Livros de Cabeceiras 31/08/2021

Voltando para a Terra Média depois de alguns anos
Neste livro nós teremos Frodo Bolseiro, sobrinho de Bilbo Bolseiro, personagem principal de O Hobbit. Aqui nosso improvável herói, Frodo é um Hobbit infatilizado e despretencioso, mas o destino lhe reserva grandes realizações. Uma união entre Hobbits, anões, homens, magos, elfos, se juntam para uma jornada visando destruir o anel mágico que Bilbo havia encontrado em O Hobbit.
Esse anel é representado nos livros como ele contendo em si a essência de todo o mal da Terra Média, e se cair nas mãos de seu mestre Sauron, ele teria o poder de subjulgar todas as criaturas vivas da Terra Média.
Esse livro é a jornada do hérois, durante todo o percurso para destruir o Um Anel, temos uma série de desventuras, alguns membros morrem, a sociedade é desfeita. Parte da sociedade parte para um lado enquanto outra segue outro. Quando só resta Frodo e seu fiel aliado Sam seguem na sua missão acompanhados por Gollum, uma criatura que durante anos sucumbiu ao poder do anel.
Essa história fala de poder, ganância, inocência e transformação, descreve a batalha eterna do bem contra o mal, a confiança e a suspeita, a fraternidade e o desejo de poder individual.
Gollum é um personagem que simboliza o desejo de redenção, mostrado pelo autor como um lado “bom” e um “ruim” no mesmo personagem.
A mensagem da obra está na futilidade da guerra em busca de poder em um mundo onde a fraternidade é invencível.

site: https://www.instagram.com/p/CSc0kgXr65a/?utm_source=ig_web_copy_link

Liiiups 28/06/2021

Simplesmente GENIAL!
Acho impressionante como pode existir uma mente tão rica a ponto de criar um universo que possui uma existência tão forte!

Durante a leitura, eu realmente acreditava que o universo de Senhor dos Anéis existia, e isso fez com que eu me sentisse realmente dentro daquele mundo, observando e aprendendo toda a história daquele lugar maravilhoso.

Cada detalhe existente nessa obra deixa tudo ainda mais genial, não só o nível de perfeição que cada local tem, como também nos personagens, que mesmo sendo tão diversos e existindo espécies cada vez mais diferentes umas das outras, se mostram humanos e, ao mesmo tempo, imensamente cativantes com o decorrer da jornada.

Toda a aventura é repleta de acontecimentos marcantes que me emocionaram a cada página. Cada vez mais eu sentia a necessidade de ler e torcer pelos personagens que são incrivelmente bem desenvolvidos, e continuar a jornada até o fim com cada um. A jornada que cada personagem tem nesse livro é simplesmente impecável e foi cada uma dessas jornadas que deixaram eles mais amadurecidos e também colocou o livro num nível bastante frenético, principalmente a partir do Duas Torres.

A maturidade que a Terra Média possui é algo que deixa a fantasia ainda mais impressionante, pois é por meio das guerras, mentiras, traições, mortes, etc, etc, que vemos que esse universo é, ao mesmo tempo, diferente e igual ao nosso.

Eu com certeza devo ver mais histórias do Tolkien sobre a Terra Média e irei ver, mas de uma coisa eu tenho certeza: Senhor dos anéis sempre terá um lugar na minha vida, pois, para mim, foi um dos melhores livros que eu já li em toda a minha humilde carreira de leitor!

renovato.sue 05/09/2021

O universo mais completo!
Eu simplesmente amo o universo que o Tolkien criou. É tão completo e perfeito que você sente que ele realmente existe. Que em um lugar bem distante, existem mesmo criaturas pequenas de pés peludos, seres graciosos de orelhas pontudas e outras raças mais (algumas boas, outras más). Simplesmente o universo mais completo e cheio de coisas para explorarmos, de um jeito que quando mais você lê, mais você se sente dentro dele.

Diogo Andrade 13/07/2009

Tolkien simplesmente fez o que qualquer, não apenas escritor, mas qualquer ser humano sonha em fazer um dia: Estabelecer um paradigma. Seu mundo e personagens são referência e inspiram a muitos. Pensar em como ele conseguia vislumbrar tantos detalhes minuciosos em sua mente é fantástico. Genial. Senhor dos Anéis dispensa qualquer tipo de comentário ou elogio de minha parte - está acima de tudo isso.

Espalhemos para que os que não sabem passem a saber e os que nunca leram, leiam.