O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Talita 09/12/2010

Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras de deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras de deitam.

“A estrada em frente vai seguindo
Deixando a porta onde começa.
Agora longe já vai indo,
Devo seguir nada me impeça;

Em seu encalço vão meus pés,
Até a junção com a grande estrada,
De muitas sendas através.
Que vem depois? Não sei mais nada.”

“Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados.”

"Nossos caminhos de cruzam raramente, por acaso ou de propósito. Neste nosso encontro pode haver algo mais que o acaso; (...)”.

"Nem tudo que é ouro fulgura
Nem todo vagante é vadio;
O velho que é forte perdura
Raiz funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há devir,
Das sombras a luz vai jorrar,
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar.”

"Levo o tempo que precisar com o meu pensamento"

É sempre assim o curso dos fatos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão voltados para outros lugares"

"É sábio reconhecer a necessidade, quando todas as outras soluções já foram ponderadas, embora possa parecer tolice para aqueless que tem falsas esperanças"

Frodo é um hobbit muito esperto, que vê sua vida mudar quando se torna guardião de um poderoso anel “o precioso”, o anel que governa a todos os outros anéis e que traz muito poder a quem o possui. A aventura então se torna grandiosa e ele tem que manter o anel a salvo do Lord do Mal ou Senhor do Escuro e tentar destruí-lo sem usá-lo, para não sucumbir à ganância de ser o todo poderoso. Nessa jornada ele conta com a ajuda de seus dois amigos hobbits e outros tantos guerreiros.
É um livro muito bom, mas como li os três juntos (a edição era assim, são mais de 1000 páginas hihihihih), achei que não ia acabar nunca. Bem escrito e cheio de suspense e aventuras, para quem gosta de sentir a história surgir e participar dela é uma boa pedida.
Recomendo que leiam, mas peguem volume por volume daí cansa menos.

Mas eu ainda sua mais fã do Harry Potter...

Herick 27/01/2021

Sempre tive grandes expectativas para os livros pelo tamanho da fama que a tempos se mantém em alta, na parte de trás do livro está escrito "O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Senhor dos Anéis e aqueles que não leram ainda" e ler isso só me fez esperar mais da leitura.
E ao final ver que toda fama é merecida foi incrível. O volume único ficou pequeno para tudo que a história e o universo de O Senhor dos Anéis trás. Dar só 5 estrelas é pouco para o que merece.

P.S Sam é o melhor personagem e só minha opinião importa.

Cookinhu 02/03/2011

Ótimo livro, mas MUITO detalhista a ponto de cansar.

lleo_rmg 19/01/2021

Realmente Tolkien
O mundo está dividido entre aqueles que leram o hobbit e senhor dos anéis e aqueles que ainda não leram.Enquanto eu lia minha mente tava tipo quase explodindo...E que final bonito ?

Thiago 18/08/2021

Palavras não fazem jus
Pouco mais há para ser dito acerca dessa história de quase oitenta anos que é fonte de uma indústria de filmes, jogos, enfeites, brinquedos e, até mesmo, memes; além de ter praticamente inspirado todo um gênero literário.
O Senhor dos Anéis é um livro tão rico em detalhes, cor, vida e poesia que todas as páginas têm a capacidade de emocionar. Durante seu processo de "sub-criação" (em suas próprias palavras), Tolkien se preocupou com aspectos da natureza, fauna e flora, condições meteorológicas, fases da lua e calendário, mesmo que a maior parte desses detalhes nem seja mencionado durante a leitura.
Seus personagens representam arquétipos da humanidade e a saga apresenta-se como uma luta pela verdade e superação do Mal. Mesmo que, no final, a derrota seja certa (como no Ragnarok), não cabendo ao Homem vencer por si próprio (pois ele depende de poderes superiores), há que continuar com a cabeça erguida e buscar ser melhor.
Os valores tratados na história são aqueles atemporais, como justiça, compaixão, amizade, desprendimento, inveja, corrupção e sede de poder.
Um livro que deveria ser lido por todos, pois tem uma capacidade sem paralelo de ensinar, entreter e emocionar, completamente magistral.

Laura 13/10/2021

Perfeito!
Não sei por qual motivo demorei tanto para ler O Senhor dos Anéis!
É uma leitura incrível, experiência única. Você se sente na história! Consegue sentir todas as emoções envolvidas entre as personagens e o ambiente em que estão.

Amo Tolkien, amo os hobbits ?

Taise 06/01/2022

Não há como um livro de ficção ser tão bom quanto uma história de Tolkien.
Apesar de longa a leitura, você fica tão imerso no universo de Tolkien, que acaba desejando viver aquila história

Léo 15/11/2021

Perfeito!
Uma história magistralmente construída, desde a trama, passando pelos personagens e até a elaboração da mitologia desse universo. Uma leitura imperdível.

Luciano 04/10/2023

Um clássico é um clássico.

Ler O Senhor dos Anéis é uma experiência única. Este universo criado por Tolkien é de um talento sem igual. A grandiosidade desse mundo é algo que deslumbra com tantos detalhes pensados.
O leitor acaba se vendo na jornada de Frodo até Mordor, com tantas dificuldades e superando todas elas. A mensagem que fica é 'nunca se menospreze'. Cada um de nós somos capazes de coisas que nunca imaginaríamos. Basta querer, basta se por a disposição para enfrentar o desafio.
É tudo muito lindo e mágico.

Tiro meia estrela apenas pela prolixidade e o excesso de detalhes. Em alguns momentos sentia um certo desânimo em continuar mas o encantamento que aquela história causou em mim me fez continuar. E que delícia poder chegar ao fim dessa linda saga.

sabren 26/06/2020

quando li essa obra composta pela trilogia de senhor dos anéis, pude entender a razão dessa história se manter tão viva até os dias atuais. um livro de fantasia, rico em detalhes e com uma história única. surpreendente.

João Vitor Gallo 28/08/2014

Enfim, lido
Poderia escrever textos imensos, teses, sobre o livro, mas como as minhas palavras não fariam jus a obra, humildemente só vou fazer breves comentários e recomendá-lo a aqueles que ainda não se convenceram a deixarem-se levar para dentro da Terra-média.

Apesar de, por vezes, a leitura parecer um pouco arrastada (sim, estou me referindo principalmente as partes do Frodo e Sam) ela por ser muito descritiva tem a capacidade de fazer o leitor realmente mergulhar na leitura, vivenciar e experimentar estar de fato na Terra-média, o que acontece durante todo o livro, e talvez seja essa a grande qualidade encontrada em todo a obra de Tolkien. Percebe-se que ele se empenhou mais em escrever sobre a própria Terra-média do que se aprofundar nos personagens, sendo a história uma maneira de dar vida a ela, e de fato ele conseguiu fazê-lo com perfeição.

Fala-se muito de referências as grandes guerras mundiais nos livros, já que ele lutou na Primeira Guerra Mundial e acontecia a Segunda Guerra Mundial enquanto escrevia O Senhor dos Anéis, dá pra notar alguma coisa no livro, sendo isso posto lá de forma intencional ou não, mas dá pra se traçar um paralelo em diversos momentos do livro com essa época turbulenta que o mundo viveu, como por exemplo, o que acontece no Condado nos capítulos finais com o que aconteceu em alguns lugares na Europa na época, mas não vou me aprofundar nisso, pois não conseguiria sem dar spoilers, mas é perceptível pra quem conhece a História desse período e não tem como não lembrar ao ler essa parte em específico, embora o próprio Tolkien tenha dito que não há nenhuma mensagem oculta no livro ou mesmo que a guerra o tenha inspirado de alguma maneira, e que o livro tem aplicabilidade, o que é fato, mas não é alegórico. Creio que qualquer autor coloca muito de si mesmo e de que como se sente na época que escreve para o livro, e pode ser esse o caso, ou só é mesmo a grande aplicabilidade que uma obra dessas oferece.

Não é um livro para se ler rápido, ele demanda tempo para absorver a aventura, compreender a história e também exige um pouco de paciência para tantos nomes e línguas diferentes, o que ele novamente faz muito bem, afinal essa uma das paixões de Tolkien. Enfim, é um livro para se ler com tempo aproveitando a leitura para entrar no mundo criado por Tolkien.

Hilsa Camargo 07/09/2022

É apenas incrível Tolkien ter criado um mundo de ficção com raças, culturas, línguas e tantas coisas tão ricas

Ler Senhor dos Anéis é como mergulhar num universo de magia e mistério que te surpreende a cada página

Só leia...

Erica 09/09/2022

Gostei
Muito boa a história, detalhada ( às vezes até demais), mas gostei de ler o livro.
Não li os apêndices pq né... ninguém merece... hahahaha... mas é bom ter pra o dia q surgir alguma curiosidade.
Recomendo, apesar de ser meio tedioso em algumas partes.
Conhecendomundos 10/09/2022minha estante
Tô querendo ler, mas tantas pessoas dizem q é uma leitura maçante. Valeu a pena para vc?

Erica 17/09/2022minha estante
Valeu a pena, principalmente os livros 1 e 2... o último que é mais arrastado, mas muitas coisas do livro que ficaram fora do filme são interessantes. Se vc gosta do universo de Senhor dos Aneis vale a pena sim.