O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Bheatriz.Leonel 05/04/2022

Livro muito bom para passar o tempo, essa história é simplesmente incrível me fez aprender muita coisas que eu não sabia sober os personagens, mesmo com a minha dificuldade de ler livros grandes esse até que foi tranquilo e suave de ler .

Nil 01/08/2009

Perfeito!
Tinha muita vontade de ler esse livro e ele correspondeu plenamente as minhas expectativas. Um livro emocionante, grandioso, envolvente e fácil de ler. Uma obra prima!

Alice1720 21/01/2023

"Raízes profundas não são tocadas pela geada"
Se houvesse algo que pudesse dizer, que descrevendo a obra fizesse justiça a sua natureza...
A escrita requer uma leitura tranquila de quem se detém a apreciar uma paisagem e se satisfaz com a simples admiração dela. A beleza da amizade, a magnitude dos ambientes, a elegância da escrita, o valor dos grandes objetivos e motivações dos personagens; tudo vale a pena.

Wanderlei 18/02/2010

É surpreendente a maneira como ele cativa o leitor a continuar lendo cada vez mais, se embrenhando nas tramas do livro. Na verdade é incrível como tanta coisa pode ter saído da mente de uma só pessoa, afinal não é só uma história, há também toda uma geografia, uma fauna, uma flora, costumes, línguas e povos.Tolkien não criou uma história, mas uma mitologia e quando nos damos por conta, já fazemos parte disso tudo! Você lê e é guiado para um mundo novo, maravilhosamente descrito em mínimos detalhes. Você não apenas lê, você penetra na obra e a vive. Só posso confirmar que cada hora de leitura, seja você fã ou não, vale a pena.

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguem a morte. Pois mesmo os muito sabios não conseguem ver os dois lados."

" Uma estrela brilha sobre a hora do nosso encontro ."

Carolina Sá 30/10/2009

Contradição
Não que eu não goste do livro, mas sinceramente, o volume único assusta de verdade. Acho que Tolkien é genial, ele criou um mundo só seu, com línguas, lendas, e todos os detalhes dignos de outra dimensão. Eu simplesmente tenho preguiça de engolir todos esses detalhes e ao mesmo tempo queria estudar o livro, as terras, os mapas e viajar nas terras dos Hobbits e na viagem de Frodo. Um dia eu consigo!

Drope 06/10/2010

Classico dos classicos
Sem palavras para descrever esta obra.

Eu fico intrigado querendo saber como uma pessoa consegue ter uma imaginação e um dom para a escrita tão absurda assim.

Um livro desses é um pedra preciosa, uma história totalmente inovadora, um mundo totalmente criado, linguas, cenário, personagens tudo criado, uma escrita profundamente decritiva que deixa a leitura um pouco cansativa, mas totalmente necessária para nos teletransportar para um mundo totalmente novo e desconhecido!

Tenho uma profunda admiração por esse escritor e esse livro!

Com certeza entraria para a minha lista de livros que devem ser lidos antes de morrer!

Mãe Maria 27/06/2010

Ótimo \o/
Tolkien conseguiu criar um universo totalmente novo, sem deixar o livro enjoativo...

anabnas 21/08/2011

Tolkien

O pai da fantasia medieval. Não este livro, mas toda a mitologia criada por Tolkien, que se envereda desde O Silmarillion até este, além de outros adendos por ele escritos.

Sinceramente? Não há como não ser transportado para as maravilhas descritas por Tolkien. Sou suspeita por adorar esse gênero medieval, mas em minha opinião, as descrições em momento algum são cansativas; pelo contrário, apenas me instigaram a querer devorar mais rápido o livro.

Enredo e desenvolvimento incríveis, um livro indispensável em sua estante, um clássico.

Sem mais.

Celia 10/06/2012

O Senhor dos Anéis
Quando se diz que o mundo se divide entre quem leu e quem não leu O Senhor dos Anéis, isso significa mais do que um lugar-comum. Quem não leu esse livro está perdendo não apenas a maior aventura da história da literatura, está perdendo um momento único de enriquecimento, a criação competente de línguas que não existem, personagens tão bem elaborados que quase se pode tocar, um panorama da natureza humana. Tolkien foi um grande escritor, um contador de histórias de primeira. Esse livro é uma das maiores obras literárias de todos os tempos e merece uma leitura cuidadosa e uma releitura só para divertir.
Acho sensacional a maneira como ele torna reais suas criações, quase posso ver hobbits andando na terra e não apenas na Terra Média. É uma viagem inesquecível por um mundo povoado de seres extraordinários, aventuras mágicas e locais de sonho.
Maniqueísta e, por isso mesmo, empolgante, mostrando nossa natureza, acendendo a imaginação, fascinando.
Sou mais do que suspeita para falar desse livro, considero uma obra-prima maravilhosa e poderia usar milhares de adjetivos para falar desse livro.
(Não tenho a pretensão de fazer resenhas, apenas falo o que sinto em relação a alguma obra que me marca.)

Daniel 01/05/2022

Sem dúvida uma das melhores histórias já escrita na história, um mundo vívido e com um ar de real, seja de tempos passados, seja de outras correntes temporais.

Mari 06/09/2022

Simplesmente perfeito
Sem palavras para a grandiosidade desta história. Cada detalhe, cada acontecimento muito bem amarrado até o final. Mal terminei e já estou com vontade de reler. Incrível demais.

Cervethion 16/04/2012

A magistral obra de Tolkien, que conquistou fãs por todo o mundo (e, aqui no Brasil, em especial com o lançamento da trilogia no cinema).

Apesar do volume único apresentar mais de 1000 páginas, os personagens são riquíssimos e a leitura envolve até o final!

Sua leitura é melhor saboreada se feita depois de "O Hobbit" e se acompanhada de obras como "O Silmarillion" e "Contos Inacabados".

Pedro A. 10/06/2012

Sda é perfeito, épico, difícil de ler, mas fácil de se apaixonar. Sda foi feito para leitores perfectionistas, sonhadores e de visão diferenciada.

Definitivamente uma obra para se ler com calma saboreando cada detalhe da descrição perfeita. Muitos acham o livro cansativo por ser muito descritivo, no meu caso, foi o que estimulou minha leitura, enquanto eu lia, me sentia na terra média, entendia cultura do povo que ali vivia, seus pensamentos, tudo, entrei no livro na época.

É um clássico que deve ser lido. Tolkien não criou apenas umas história, ele criou idiomas, mapas, criaturas e principalmente personalidades, cada personagem tem um ideal, sentimentos, quer honrar a sua raça. Uma verdadeira lição de convivência. Sabendo que apenas essa obra não poderia descrever tudo que aconteceu em um mundo totalmente novo(ou muito velho) escreveu o Silmarillion, uma leitura absolutamente mais complexa, mas que vale a pena pra que deseja entender um pouco mais da magia da terra média, trás histórias lindas.

Ygor 03/07/2012

O mito
A maior e melhor trilogia épica que existe. Em O Senhor do Anéis o leitor é levado ao um mundo onde o impossível não existe, onde as forças do bem e do mal se enfrentam a todo momento, em batalhas fantásticas. A história por trás do Um Anel é simplesmente sensacional. Vale cada segundo, minutos e horas despendidas para ser este que é de fato um marco na história da Literatura Moderna.

Carine.Bohn 13/01/2023

Adorável mas criticável
Antes de avaliar, devo dizer que não vi os filmes ainda (sempre esperei por um momento oportuno na vida para fazer a leitura e em seguida assisti-los). O livro é um volume único e contém A Sociedade do Anel, As Duras Torres e O Retorno do Rei.

É uma história sensacional, os personagens são cativantes e a trajetória é empolgante; mas eu não dou cinco estrelas. Já tinha ouvido falar que a escrita era "exacerbadamente descritiva"; achei que isso seria um problema porque eu gosto desse tipo de narrativa, e realmente não foi (talvez porque eu peguei o livro preparada pra isso).
O problema pra mim é que a escrita é exageradamente longa e desnecessária, não é uma história sucinta e poderia ter sido. No fim do primeiro volume teve vários relatos com muitas informações "jogadas" (e que não afetaram EM NADA na história, parecia uma pessoa enchendo linguiça em questão de prova). Eu sei que há mais livros, e talvez esse gap desnecessário seja preenchido nesses outros volumes, mas não tenho muito conhecimento sobre eles pra ter essa expectativa.

Não me leve a mal, eu adorei todo o enredo e me apaixonei por personagens específicos, o que não achava que aconteceria. É um hype? Com certeza. Se tu quer ler e ficou atazanado com o meu ponto de vista, a minha dica é: ler preparado pra uma leitura demorada e cheia de detalhes na história de todos os reinos (o que cansa e não agrega). Vale a pena.