O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

gelz 30/08/2012

de alfa a Mordor.
Em uma primeira leitura a história parece apenas um épico de busca por objetivos, como a destruição do um anel.
Mas Tolkien, após releituras da história, foi muito além do condado, e revela que para grandes feitios é necessário transgredir tradições, costumes, comportamentos e até mesmo barreiras físicas, como "the shire". O criador do senhor dos anéis esculpiu, em centenas de páginas, a forma do sacrifício do ego em prol de um benefício coletivo de uma forma inesperada: com um herói cuja a força não está nos músculos, mas na determinação, na ética, na moral, no dever, que está no coração.
Sem dúvida, alegar que J.R.R Tolkien criara uma ficção que deu origens à RPGs e novos mundos imaginários e produtos da indústria cultural é uma forma injusta de omitir que captara a essência do ato heróico, de que todo humano, por mais frágil que seja, possa realizar grandes atos, que vislumbrara uma das faces da alma humana.
Tudo isso em uma alegoria onde Hobbits são as almas humanas, o condado as tradições, a saída do condado a libertação, a sociedade do anel a amizade, Moria os maiores obstáculos, o abismo de Helm a união, a cidade branca a esperança, e Mordor o fim.

dudu28 11/09/2012

maravilhoso, um dos poucos livros que eu li mais de uma vez.

ReLepage 24/10/2012

O filme é melhor que o livro...
Um livro com um tema interessante e personagens complexos. Mas muito confuso. Desisti porque chega um ponto do livro que o mesmo personagem tem vários nomes ou apelidos e eu já não saboa mais dequem eles estavam falando :( Adorei o filme!

rodrigoferreira 17/12/2018

Vamos ver quanto tempo vai levar
Estou começando a reler esse "tarugo" e quero ver quanto tempo vai levar. Vou ler sem compromisso, apenas quando der tempo e vontade. Leio, em média, 33 páginas por hora, logo, teoricamente, levaria 37 horas.

Vany 13/01/2019

Só metade do livro é boa
Então... Assim... Sei que é um clássico e tudo, leitura obrigatória, mas a verdade é que se a gente pudesse ler só as partes que não tem o Frodo, seria um livro fantástico. Adoro de coração o rei de Rohan e o Aragorn. Mas, sinceramente, esse Frodo mais o Sam ninguém aguenta! Demorei um ano para ler esse livro, por causa das partes chatérrimas do Frodo. Juro que eu queria muito que ele tivesse morrido naquela parte da aranha, ou no fim, ou em qualquer parte do livro. Sorry Frodo!
Loulou Almeida 13/01/2019minha estante
Nunca consegui sair do Condado!!

Lucas Poliseli 16/01/2019minha estante
Ainda não terminei o livro mas concordo que as partes do Frodo eu demoro muitooooo pra ler!

Tiago 19/12/2019minha estante
Eu tbm tinha dificuldade com ele. Mas acabei percebendo que, na verdade, eu odiava era o Frodo do filme. Não gostava daquela vara de sofrido dele. Quando fui ler eu sempre via aquele ator na cabeça. Ajudou um pouco quando desvencilhei essa imagem. Mas teve passagens ótimas como os Ents e na escadaria com Laracna.

Galli1 26/01/2019

Inacreditável
Acredito que depois de meio século de sua publicação e três filmes incríveis a história do livro não é mais segredo para ninguém (apesar de a piadinha sobre o Frodo queimar o anel nunca ficar velha).
Acho que nada do que eu pudesse escrever aqui seria algo diferente do que já foi dito, uma obra incrível dentro de um universo inacreditavelmente complexo criado por Tolkien.
Apesar disso, como também é sabido por muitos, a leitura fica bastante arrastada em alguns momentos, com uma narrativa cheia de detalhes sobre tudo e que ao mesmo tempo que ajuda a formar a imagem da cena inteira na sua cabeça durante a leitura, também acaba ficando enfadonho.
Mesmo com esse detalhe, essa é uma daquelas histórias que após você terminar você dificilmente irá pensar nessas partes "chatas" pela qual teve que passar e você se lembrará com todo amor sobre a incrível aventura pela qual passou junto com a sociedade do anel.
O engraçado é que a história é tão grandiosa (em todos os sentidos) que ao final da história quando tudo acaba você realmente tem a sensação de que um grande tempo se passou e consegue realmente ver a evolução dos personagens e como agora todos os problemas que eles podem enfrentar serão pequenos ante sua evolução por causa dessa aventura.
Um livro simplesmente incrível e indispensável para qualquer um que ame leituras sobre aventuras.

Rodrigo Bazzi Araujo 21/03/2019

Absoluto
Não leia essa resenha. Nada que eu escrever aqui será algo inédito sobre esse filme. Simplesmente o livro mais influente da cultura pop. Contudo, não é um livro para todos. Tem partes maçantes, a maioria dos poemas não é boa, nem faz muito sentido na língua portuguesa. Sério, pode pular os poemas. Mas rapaz, a história... é sem dúvida uma das melhores já escrita. E se você for um fã dos filmes, leia pra você descobrir que o Peter Jackson é um elf lover que deixou muita coisa boa de lado pra fazer os elfos parecerem muito mais do que realmente são.

Samuel F. (Sansão) 17/08/2019

Maravilhoso
É grande, mas vale muiito a pena. Leitura divertida, curiosa e extremamente aconchegante. Uma história de amizade, fidelidade e dever pelo bem do próximo, com um bônus de ficção e muiita criatividade ??

Carvalho 24/09/2019

" O mundo está dividido entre aqueles que leram o Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram" Essa frase ilustra muito bem todo o esplendor do livro. É simplesmente fantástico . Uma história envolvente cheia de ação e com personagens muito marcantes, O Senhor dos Anéis é um dos maiores livros do gênero de aventura já feitos.

Lismar 16/10/2019

Épico.
O Senhor dos Anéis.

Depois de 18 anos após assistir ao SdA nos Cinemas, decidi, apenas agora, me aventurar no Livro de Tolkie. Pelo fato de ter adorado os filmes, tinha achado desnecessário ler o lendário calhamaço. Contudo, resolvi prestigiá-lo somente agora, o volume único da obra do tão idolatrado escritor. E, terminado, vi como o filme é só a ponta do Iceberg de sua totalidade. Nossa, a imersão é absurda. Para início de conversa, Tolkien era um puta escritor, sua escrita envolve o leitor de tal forma que se torna impossível largar o livro. Uma leitura gostosa, prazerosa, a impressão que dá é que você é uma testemunha dos eventos da Terra Média. Li com gosto, pois apesar de sua riqueza de detalhes, a obra não cansa. Ora, quem não ficou agoniado com a descrição da Colina dos túmulos?! Intrigado com Tom Bombandil?! Empolgado com as canções que narran a história das eras passadas?! Aterrorizado com Mordor e do avanço do Senhor do Escuro?! Quem não sofreu junto com Frodo e seu fardo?!
E tenho que dizer, apesar de toda essa riqueza, o autor sempre deixa claro a questão de urgência presente na fantasia. O último livro então, possui um ritmo alucinante, com o avanço dos exércitos e a expectativa sobre a grande batalha por vir.
Sem falar que no Livro há o destino de Saruman, algo ignorado nos filmes. Não assisti às versões estendidas, então não posso opinar sobre. Além deste fato, ainda sabemos do destino de Gandalf, Elrond, Galadriel, e outros personagens inesquecíveis.
Um livro imponente, que não é a toa que até hoje é material de inspiração para diversos autores. Merece toda a fama e prestígio que possui.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Este livro reúne em um único volume as três partes da trilogia O Senhor dos Anéis, que já vendeu milhões de cópias em todo o mundo e continua encantando pessoas de todas as idades. A Sociedade do Anel, As duas torres, O retorno do rei, respectivamente primeiro, segundo e terceiro volume em dose única para os aficionados por Tolkien, ou simplesmente para os que mergulham pela primeira vez num emaranhado de acontecimentos improváveis, mas absolutamente convincente em seus detalhes.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8533615167

Michelle 11/06/2020

Um dos livros da minha vida. Falo um por ter lido em volume único.

Enzo 06/07/2020

Livraço
Nada mais que uma história épica, que fez várias outras histórias, sobretudo de fantasia acontecerem. Todos deveriam ler, quer gostem desse gênero ou não. Mas leia Hobbit antes, pois é mais leve e explica muitas coisas sobre essa obra fenomenal.

Laís Schwarz 26/07/2020

Sinto que nunca mais lerei algo tão genial e maravilhoso quanto essa obra! Simplesmente incrível. Não tenho nem palavras para explicar.