All Systems Red

All Systems Red Martha Wells

Resenhas - All Systems Red

Ricardo Santos 11/06/2017

Tenso e divertido
Um murderbot, uma I.A. com um corpo humanoide, é responsável pela segurança de um grupo de pesquisadores de uma empresa num planeta desconhecido. Que leitura deliciosa! O murderbot é o narrador do livro. Na verdade, ela/ele não tem gênero. Sua narração é irônica e cheia de personalidade. Ela/ele faz muito bem seu trabalho, mas não se interessa pelo contato com humanos. O que adora mesmo é assistir séries de TV. Mas as coisas se complicam. A equipe corre risco de vida. O murderbot tem que tomar decisões difíceis. E, aos poucos, descobrimos mais sobre o passado complicado dela/dele. A grande atração do livro é a voz do murderbot. Os outros personagens cumprem bem seus papéis de coadjuvantes, com destaque para a Dra. Mensah, a chefe da equipe. O texto é fluido, o mistério é envolvente e o ritmo é ágil, sem ser apressado. Quer dizer, no final, tudo é resolvido bem rapidinho. Ficou a sensação de peças faltando. Mas as últimas páginas fecharam muito bem o livro. Deu gostinho de quero mais. Esta é uma série que merece ser acompanhada.

CisoS 20/06/2018

História simples, bom personagem
Uma IA com ironia e bom-humor, o MurderBot é um bom personagem. A história é simples e usa bem o personagem.
Algumas partes do texto são pouco claras, algumas partes da trama meio soltas, mas, de maneira geral, uma boa ficção cientifica.

Clio0 13/05/2020

Um robô assassino preso em meio a uma conspiração. Premissa interessante, né? Infelizmente, a ideia não colou.

A história em si é bem escrita, e muito do estilo da autora faz lembrar clássicos do gênero como Neuromancer.

Mas a trama, que é contada pelo ponto de vista do robô, é estranha. Na verdade, os pensamentos do robô é que são estranhos. Ele pensa como um humano. Francamente, se tivessem colocado um assassino qualquer no lugar, em nada diminuiria a história.

Para mim, foi decepcionante.

julia 15/06/2020

Resenha: All Systems Red
O Murderbot me representa.

Eu gostei taanto de All Systems Red, mas tenho que admitir que fiquei meio confusa no início com todos os termos sobre viagens espaciais e coisas assim. Demorei um pouco para me acostumar com tudo e realmente me envolver com a história.

O enrendo foi bem escrito e o ritmo todo é mega acelerado. Tem muita tensão espalhada pelo livro e bastante perigo jogado em cima disso. No meio disso tudo, a estrela mais brilhante de All Systems Red é o Murderbot.

Melhor personagem, melhor narrador, melhor assassino. Eu não aceito argumentos.

Mirella | @readingmirella 23/07/2020

me diverti;
me diverti bastante com o livro, gostei da ia e tudo mais, mas no começo não estava entendo NADA, talvez seja porque sou burra ou pode ser problema do livro, também gostaria de ter visto mais desenvolvimento dos personagens, ainda sim quero ler os outros.

Andre 01/02/2021

Bom scifi, é uma série de livros curtos, vou continuar lendo.

Nathália 17/05/2021

Eu adoreii!!! A forma como o robô se sente perto das pessoas e conversando com elas é bem engraçado hahaha
Talvez era óbvio mas eu não esperava por esse final ? ansiosa para os próximos

Giovana | Blog Dei um Jeito 31/12/2021

Robô noveleiro é o melhor conceito possível
O livro segue a jornada de um robô assassino & noveleiro e se não bastasse o meliante ainda é tímido! É sobre isso. All Systems Red me fez rir fininho demais, e pretendo maratonar essa série de livros em 2022.

Resenha completa no blog: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/12/review-all-systems-red-martha-wells.html

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2021/12/review-all-systems-red-martha-wells.html

Amanda 02/01/2022

Já ouvi tantas coisas boas dessa novella (porém muito menos do resto da série) que estava genuinamente com medo de não atingir as expectativas, provavelmente o motivo de ter levado tanto tempo para pegar ela e ler.
Acredito que a primeira vez que ouvi falar sobre essa novella foi em 2018 e desde então ela está na minha lista, porém por mais que eu soubesse que seria uma leitura rápida e que tinha de tudo pra que eu gostasse fiquei adiando essa leitura por tanto tempo por puro medo de ser uma grande decepção.
No entanto, estou muito feliz que peguei esse livro agora, foi uma excelente segunda leitura para 2022, também foi ótimo ir para um sci-fi tão divertido e cheio de ação logo depois de terminar a releitura de O Último Desejo.
Muderbot (ou a melhor SecUnit que existe) é uma narradora maravilhosa, engraçada, sarcástica e odeia humanos (outro excelente ponto para ter sido uma ótima leitura depois de The witcher porque em vários pontos ela me lembra muito do jeito do Geralt) que só quer ter todo o tempo livre para consumir entretenimento, ou seja, uma personagem supre fácil de se relacionar.
A "aventura" é bem construída e as cenas de ação são envolventes, pretendo ler o próximo volume da série logo e espero com muito esperança que seja tão envolvente quanto esse, dito isso adoraria consumir essa história em outra mídia também, como uma HQ por exemplo.

Mari 23/03/2022

[second reading - january 2023] Alright, so... I might have a problem and I'm VERY aware of it. I gave the book 3 stars on the first reading through and the max rating on the second one. The reason? Emotional attachment :)

I'm a very character-driven person and, even though I loved Murderbot at first sight, I didn't fell a deep conection with it the previous reading. This time around when it cracked a joke or said something sarcastic, I found myself thinking "it's just like it to say that kind of thing".

It was just so good to come back to this universe and more importantly, these characters. Felt just like home. And that's the main idea I seek in a book.

Also, the decision at the end that I didn't like at first? I totatally understand it now. It still hurts, but i get it.

[first reading - march 2021] Murderbot is a captivating character to read. It's sarcastic, pessimistic, empathetic and would do anything to protect its humans.

The characters find themselves caught in the middle of a conspiracy while on an uninhabited planet doing research. But for me the important thing about this story is not the plot itself, but Murderbot. A half human, half robot assassin who has hacked into its own systems to able to make its own decisions and not be controlled.

Murderbot is an easy character to love. This is the story of how it no longer has to follow instructions, but continues to protect the people it cares about. Who is sweet, has its own sense of humor and spends hours watching TV serials.

The 3 stars rate (which is a good rating) was simply because I didn't completely fall in love with the book ? and because of a decision made at the end ?, but I did enjoy it a lot and intend to continue the series.

Ronan 07/05/2022

Que história mais fluída e divertida de ler, esse é o meu primeiro contato com a Martha Wells e eu amei demais a escrita dela.
Os personagens são ótimos e eu amei o Murderbot, que protagonista excelente, estou muito animado pra continuar lendo essa série...

Lune 17/05/2022

Murderbot
Uma novella curta bem desenvolvido e com um personagem incrível, Murderbot, que muitas vezes você vai se identificar com ele

Andre.Pithon 18/09/2022

Bingo de Fantasia/Sci-fi do Reddit 2022
2.3 Clube do Livro Reddit

The Murderbot Diaries é uma série que coleciona Hugos e Nebulas, e cujo primeiro romance roubou o prêmio de Harrow ano passado, e preciso registrar aqui minha profunda revolta. Esse não é o romance, mas uma novela menor, a grande introdução do universo. "Universo". Introdução do personagem, que é tudo que existe aqui. O universo são uns termos jogados, uns conceitos superficiais, qualquer coisa que sirva o propósito de introduzir o tão bem falado Murderbot.

O conceito disso é um robô de segurança feito pra matar gente por aí, se hackeia para retirar tais comandos, e percebe que prefere só ficar vendo televisão mesmo. E esse é o livro. O carisma dele deveria carregar a obra, a timidez de interagir com os humanos presos na mesma instalação que ele deveria ser bonitinho, a voz narrativa em primeira pessoa deveria permitir uma conexão fácil com o robô.

Mas tudo é muito vazio.
A prosa é sem graça.
O mundo é inexistente.
A trama é uma desculpa genérica para ter uma trama.
Os outros personagens são pedaços vazios de cartolina colocados ali pro protagonista interagir.
O humor mal funciona.

Não é ofensivo, não é ruim, só é vazio, sem graça, e uma obra que deveria se carregar por carisma e humor não serve para nada se o carisma e o humor fracassam, vazios.

Harrow merecia o Hugo do ano passado.

gabrisingr 20/09/2022

eu tbm só queria ficar vendo novela
o universo não é muito aprofundado, nem os personagens secundários
mas é possível entender e se relacionar com o protagonista da mesma forma, a trama é bem bacana e eu imediatamente quis começar a ler o segundo
eu acho importante a gente saber ler sci fi que não fica trazendo info dump o tempo todo, aqui a gente vê se as coisas pela perspectiva de Murderbot que não vai ficar explicando o que ele já assume que sabemos, tem muito potencial pra crescer mais a narrativa nos próximos livros