Mamãe e o sentido da vida

Mamãe e o sentido da vida Irvin D. Yalom

Resenhas - Mamãe e o Sentido da Vida

Josie.Derossi 04/07/2020

Me senti no divã! Várias vezes abaixei o livro e comecei a olhar para o nada refletindo. É uma leitura intensa e difícil pois te faz pensar na morte e no luto. No entanto, te faz pensar também na vida! É um livro bem interessante! E apesar de eu achar que não era a leitura para o momento pandémico, também acredito que os livros te encontram na hora certa, quando você está pronto para eles.

kassya 30/04/2009

Interessante
Interessante, mas eu nao gosto de livros que sejam de varias historinhas.

Damiris 06/02/2022

Muito bem escrito
O livro aborda questões sobre a morte, o luto, o sentido da vida, a aceitação, o modo como lidamos com os problemas. A abordagem é envolvente, íntima, reflexiva. Apesar de lê-lo por inteiro, é um livro que vou reler, revisitar pois eu sinto que não terminei a leitura, deixei passar aspectos importantes.

O autor, Irving D. Yalon é un ótimo escritor, além de ser um ótimo psiquiatra. O livro contém seis narrativas muito ricas nas quais ele mescla situações reais à narrativa ficcional de forma magnífica.

Consolo Sulista é uma narrativa que gostei de mais, porém todas são muito boas.

Achei o último capítulo confuso, sem nexo. Não entendi muito bem, embora o diálogo sobre a morte seja bom.

1. Não deixe de ler o posfácio
2. Não leia o posfácio antes de ler o livro.
3. Sem pressa, leia ensaios história de cada vez, reflita antes de partir para a próxima história.

Alice 29/12/2020

Muito bom!
Sabe aquele livro que a gente não quer que termine. Este é um deles! Muito interessante!

Adele 25/01/2023

Amostra do kildle
Comecei a ler esse livro pela amostra do kindle, adoro o escritor, o que eu não sabia é que era um livro de contos, o que não me atrai muito.
Me surpreendeu muito positivamente, cada conto profundo, nos faz refletir sobre nossa própria vida.
Recomendo a leitura!
Biah 25/01/2023minha estante
Também gosto muito desse autor... Adoro "Quando Nietzsche chorou"!

Biah 25/01/2023minha estante
Bom saber... Vou deixar na minha listinha aqui para conferir.

Adele 25/01/2023minha estante
Mentiras no divã também é MUITO bom!!!!

Biah 25/01/2023minha estante
Ainda não li "Mentiras no Divã"... Valeu pela dica!

NayB 29/10/2009

Yalon narra casos clínicos de uma forma excelente, e este livro prova muito bem isso. A sua sinceridade para com os pacientes e a sua interação durante todo o processo clínico é intrigante. O livro é muito gostoso de ler, as histórias, reais ou não, empolgam qualquer terapeuta!

Cleberson 29/02/2020

Levei 10 anos para lê-lo
Comprei esse livro há uns 10 anos. Já tinha lido "Quando Nietzsche chorou" e quis ler outros títulos do autor. Tentei lê-lo assim que ele chegou, mas não passei das primeiras páginas. E assim ficou guardado por todos esses anos na estante.

O título dessa vez não poderia ser mais chamativo, dada minha história particular de vida dos últimos anos. Se eu o tivesse lido antes, poucas coisas realmente me tocariam. Agora que eu o concluí, tenho a certeza que esse era o meu momento certo para ele.

O livro é ótimo, traz 6 histórias diferentes, onde ficção e não-ficção se misturam e abordam a vida, a perda, o perdão, dentre outros assuntos relevantes para nossas vidas. Mas isso é tudo que vou falar sobre ele, para não cair no pecado de criar uma expectativa em quem ainda não o leu. Pois esse livro teve um sentido especial para a pessoa que eu sou hoje.

E é essa a mensagem que pretendo deixar; algumas coisas que antes eram ordinárias, podem com o tempo se tornarem extraordinárias. Isso se aplica também aos livros. Só precisamos estar atentos e dar as devidas oportunidades nos momentos que sentimos serem os certos.

Márcia Andréa 02/07/2009

Inteligência
Histórias de psicoterapia reais e criadas pelo autor. Mais uma vez ele me impressionou com sua inteligência e criatividade.

Sara 08/09/2009minha estante
Estou lendo esse livro *-* A cada pagina me fascina!

Alessandra 05/04/2012

Sinopse - Mamãe e o Sentido da Vida - Irvin D. Yalom
Autor de diversos best-sellers — entre eles Quando Nietzsche chorou e O carrasco do amor — e psiquiatra há mais de trinta anos, Irvin D. Yalom possui indiscutível habilidade em contar boas histórias. Mamãe e o sentido da vida é uma reunião de seis narrativas inspiradas em situações e casos clínicos vividos ou criados pelo autor, numa mescla de

não-ficção e ficção.

Em seu livro mais autobiográfico, a própria mãe lhe aparece em sonho num parque de diversões para um acerto de contas com o passado. As demais histórias trazem relatos sobre as difi culdades de enfrentar um câncer terminal, a depressão do luto, alucinações, psicoses e outras enfermidades do corpo e da alma, e colocam em foco a relação paciente-terapeuta,

com seus envolvimentos, desentendimentos e fantasias.

Todas as narrativas giram em torno de questões fundamentais da psicoterapia e da vida: traumas de infância, o relacionamento com os pais, a perda de um parente próximo, a solidão dos dias atuais e o medo da morte. No entanto, a empatia imediata entre leitores e personagens não se deve apenas à universalidade dos temas, mas à maneira como se superam graves problemas. Encarando o próprio sofrimento e o dos outros, Yalom transforma o cotidiano da prática analítica de frio registro clínico em lição de vida

Gabriela 23/01/2013

Comprei pela experiência positiva que tive com "O Carrasco do Amor", livro do mesmo autor, mas não me apaixonei/identifiquei tanto com as histórias.

Maitê 29/06/2014

Para terapeutas!
Excelente livro de Yalom com um misto de experiências pessoais, casos complexos e contos que nos ajudam a ampliar nossas percepções. Foi o segundo livro de Yalom que li, mas foi a primeira vez que me deparei com seu trabalho fictício e após essa introdução a esse lado do Yalom, espero em breve poder ler um dos seus famosos livros de ficção.
Nesse livro pude conhecer o terapeuta protagonista de um dos seus livros, O Mentiras no Divã, e apesar de não conhecer esse personagem não tive dificuldades em ler as historias, acredito então que elas possam ser lidas como standalones.

Ana Beatriz.Alcantara 23/02/2018

Leitura que acrescenta!
Fundamental a todo psicanalista e psicoterapeuta. Uma leitura mágica por envolver ficções e não ficções com temáticas instigantes e inerentes à existência do ser humano: luto, morte, finitude. Um modelo de escrita de fácil compreensão que proporciona uma viagem dinâmica, instigante, e que alimenta os questionamentos do leitor proporcionando uma análise e visão modificada de tudo que se acredita.
Considerei fascinante a visão e a escrita do autor. Meu primeiro livro de Irvin D. Yalom e com certeza não o último.

Adriano Schiessl 13/10/2018

Muito bom...
Misturar realidade e ficção, aliando seus conhecimentos profissionais e de escritor é uma das especialidades de Yalom que aborda de forma sutil e despretensiosa muitos dos preceitos psicanalíticos em seus relatos. Super recomendado!

Stella F.. 01/07/2019

Sempre um aprendizado
Agradável mas não espetacular como os muito bons Quando Nietzsche chorou e A Cura de Schopenhauer. Já li outros dele, mas esses dois primeiros me marcaram.
Nesse livro gostei de apenas alguns relatos, mas ele sempre escreve de maneira fácil e simples. Fala muito de morte, finitude, seus problemas com a mãe quando em vida e a volta em sonhos e relatos de algo que poderia ter sido resolvido, mas não deu tempo. Muito interessante seu trabalho com pacientes terminais, e sempre apontando para o que cada paciente traz. Não se deve padronizar, cada terapia é única e não existe uma fórmula. E ficou claro também sua insatisfação com os programas de saúde, ditando o que deve ser feito e em quanto tempo. Não há tempo para grandes elaborações. Os planos de saúde precisam de respostas imediatas, o que é quase impossível em poucas sessões. Ele fala em contratransferência, o que caracteriza um determinado tipo de psicanálise, mas não a freudiana ou lacaniana, que admiro mais, e que estudei um pouco. Gostei das histórias: Mamãe e o sentido da vida, Consolo Sulista e a Maldição do gato húngaro, por sua imaginação, mas não concordo com o personagem tentar resolver a questão do paciente, que passa a ser a dele, mas é interessante do ponto de vista do diálogo com o gato sobre a finitude. Mas, ler Yalom sempre vale à pena!

Rafael 17/12/2019

Gotas de psicoterapia
O mais interessante das obras de Yalom é que, embora tenham um viés educativo, voltado para a disseminação de assuntos e técnicas relacionados à psicoterapia, elas são plenamente acessíveis para o leitor leigo. É essa abrangência que, talvez, tenha feito o autor se tornar um best-seller. Em "Mamãe e o sentido da vida" isso não é diferente. Malgrado misture ficção e realidade em suas narrativas, Yalom nos dá um elegante panorama sobre os conflitos internos que nos afligem em função da nossa condição humana. Medo da morte, como lidar com o luto e as perdas da vida e o sentido dessa são algumas das nuances abordadas no livro. Tudo de forma leve, mas não menos profunda. É um livro para ser saboreado com parcimônia e que, certamente, vai ficar ecoando por um bom tempo nos pensamentos do leitor.