Mamãe e o sentido da vida

Mamãe e o sentido da vida Irvin D. Yalom

Resenhas - Mamãe e o Sentido da Vida

Sarah.Yasmin 24/05/2023

Amei esse livro. Com certeza um dos meus preferidos do Yalom. Parece que ele estava numa onda gigante de inspiração, encontrei aqui alguns dos melhores textos que li esse ano. Os capítulos são um pouquinho longos, o que demanda um pouquinho mais de concentração às vezes. Amei o toque mais fantástico do último texto, amei as lições, amei as tiradas. Quero essa inspiração também kkk. Recomendo!

Adele 25/01/2023

Amostra do kildle
Comecei a ler esse livro pela amostra do kindle, adoro o escritor, o que eu não sabia é que era um livro de contos, o que não me atrai muito.
Me surpreendeu muito positivamente, cada conto profundo, nos faz refletir sobre nossa própria vida.
Recomendo a leitura!
Biah 25/01/2023minha estante
Também gosto muito desse autor... Adoro "Quando Nietzsche chorou"!

Biah 25/01/2023minha estante
Bom saber... Vou deixar na minha listinha aqui para conferir.

Adele 25/01/2023minha estante
Mentiras no divã também é MUITO bom!!!!

Biah 25/01/2023minha estante
Ainda não li "Mentiras no Divã"... Valeu pela dica!

Esther 30/06/2022

Livro muito interessante
Comecei a pouco tempo uma nova tentativa de fazer terapia e, com esse livro, pude entender um pouco o que talvez se passe na cabeça da/do terapeuta.
Gostei bastante da leitura e o último conto/capítulo me surpreendeu. Será que aconteceu isso mesmo? Coisa de outro mundo.

Damiris 06/02/2022

Muito bem escrito
O livro aborda questões sobre a morte, o luto, o sentido da vida, a aceitação, o modo como lidamos com os problemas. A abordagem é envolvente, íntima, reflexiva. Apesar de lê-lo por inteiro, é um livro que vou reler, revisitar pois eu sinto que não terminei a leitura, deixei passar aspectos importantes.

O autor, Irving D. Yalon é un ótimo escritor, além de ser um ótimo psiquiatra. O livro contém seis narrativas muito ricas nas quais ele mescla situações reais à narrativa ficcional de forma magnífica.

Consolo Sulista é uma narrativa que gostei de mais, porém todas são muito boas.

Achei o último capítulo confuso, sem nexo. Não entendi muito bem, embora o diálogo sobre a morte seja bom.

1. Não deixe de ler o posfácio
2. Não leia o posfácio antes de ler o livro.
3. Sem pressa, leia ensaios história de cada vez, reflita antes de partir para a próxima história.

Lilian 27/01/2022

Psicoterapia
Livro bastante intrigante para interessados em psicologia, por desvendar alguns segredos da mente humana

Alice 29/12/2020

Muito bom!
Sabe aquele livro que a gente não quer que termine. Este é um deles! Muito interessante!

Josie.Derossi 04/07/2020

Me senti no divã! Várias vezes abaixei o livro e comecei a olhar para o nada refletindo. É uma leitura intensa e difícil pois te faz pensar na morte e no luto. No entanto, te faz pensar também na vida! É um livro bem interessante! E apesar de eu achar que não era a leitura para o momento pandémico, também acredito que os livros te encontram na hora certa, quando você está pronto para eles.

Cleberson 29/02/2020

Levei 10 anos para lê-lo
Comprei esse livro há uns 10 anos. Já tinha lido "Quando Nietzsche chorou" e quis ler outros títulos do autor. Tentei lê-lo assim que ele chegou, mas não passei das primeiras páginas. E assim ficou guardado por todos esses anos na estante.

O título dessa vez não poderia ser mais chamativo, dada minha história particular de vida dos últimos anos. Se eu o tivesse lido antes, poucas coisas realmente me tocariam. Agora que eu o concluí, tenho a certeza que esse era o meu momento certo para ele.

O livro é ótimo, traz 6 histórias diferentes, onde ficção e não-ficção se misturam e abordam a vida, a perda, o perdão, dentre outros assuntos relevantes para nossas vidas. Mas isso é tudo que vou falar sobre ele, para não cair no pecado de criar uma expectativa em quem ainda não o leu. Pois esse livro teve um sentido especial para a pessoa que eu sou hoje.

E é essa a mensagem que pretendo deixar; algumas coisas que antes eram ordinárias, podem com o tempo se tornarem extraordinárias. Isso se aplica também aos livros. Só precisamos estar atentos e dar as devidas oportunidades nos momentos que sentimos serem os certos.

Rafael 17/12/2019

Gotas de psicoterapia
O mais interessante das obras de Yalom é que, embora tenham um viés educativo, voltado para a disseminação de assuntos e técnicas relacionados à psicoterapia, elas são plenamente acessíveis para o leitor leigo. É essa abrangência que, talvez, tenha feito o autor se tornar um best-seller. Em "Mamãe e o sentido da vida" isso não é diferente. Malgrado misture ficção e realidade em suas narrativas, Yalom nos dá um elegante panorama sobre os conflitos internos que nos afligem em função da nossa condição humana. Medo da morte, como lidar com o luto e as perdas da vida e o sentido dessa são algumas das nuances abordadas no livro. Tudo de forma leve, mas não menos profunda. É um livro para ser saboreado com parcimônia e que, certamente, vai ficar ecoando por um bom tempo nos pensamentos do leitor.

Stella F.. 01/07/2019

Sempre um aprendizado
Agradável mas não espetacular como os muito bons Quando Nietzsche chorou e A Cura de Schopenhauer. Já li outros dele, mas esses dois primeiros me marcaram.
Nesse livro gostei de apenas alguns relatos, mas ele sempre escreve de maneira fácil e simples. Fala muito de morte, finitude, seus problemas com a mãe quando em vida e a volta em sonhos e relatos de algo que poderia ter sido resolvido, mas não deu tempo. Muito interessante seu trabalho com pacientes terminais, e sempre apontando para o que cada paciente traz. Não se deve padronizar, cada terapia é única e não existe uma fórmula. E ficou claro também sua insatisfação com os programas de saúde, ditando o que deve ser feito e em quanto tempo. Não há tempo para grandes elaborações. Os planos de saúde precisam de respostas imediatas, o que é quase impossível em poucas sessões. Ele fala em contratransferência, o que caracteriza um determinado tipo de psicanálise, mas não a freudiana ou lacaniana, que admiro mais, e que estudei um pouco. Gostei das histórias: Mamãe e o sentido da vida, Consolo Sulista e a Maldição do gato húngaro, por sua imaginação, mas não concordo com o personagem tentar resolver a questão do paciente, que passa a ser a dele, mas é interessante do ponto de vista do diálogo com o gato sobre a finitude. Mas, ler Yalom sempre vale à pena!

Adriano Schiessl 13/10/2018

Muito bom...
Misturar realidade e ficção, aliando seus conhecimentos profissionais e de escritor é uma das especialidades de Yalom que aborda de forma sutil e despretensiosa muitos dos preceitos psicanalíticos em seus relatos. Super recomendado!

Ana Beatriz.Alcantara 23/02/2018

Leitura que acrescenta!
Fundamental a todo psicanalista e psicoterapeuta. Uma leitura mágica por envolver ficções e não ficções com temáticas instigantes e inerentes à existência do ser humano: luto, morte, finitude. Um modelo de escrita de fácil compreensão que proporciona uma viagem dinâmica, instigante, e que alimenta os questionamentos do leitor proporcionando uma análise e visão modificada de tudo que se acredita.
Considerei fascinante a visão e a escrita do autor. Meu primeiro livro de Irvin D. Yalom e com certeza não o último.

Maitê 29/06/2014

Para terapeutas!
Excelente livro de Yalom com um misto de experiências pessoais, casos complexos e contos que nos ajudam a ampliar nossas percepções. Foi o segundo livro de Yalom que li, mas foi a primeira vez que me deparei com seu trabalho fictício e após essa introdução a esse lado do Yalom, espero em breve poder ler um dos seus famosos livros de ficção.
Nesse livro pude conhecer o terapeuta protagonista de um dos seus livros, O Mentiras no Divã, e apesar de não conhecer esse personagem não tive dificuldades em ler as historias, acredito então que elas possam ser lidas como standalones.

Gabriela 23/01/2013

Comprei pela experiência positiva que tive com "O Carrasco do Amor", livro do mesmo autor, mas não me apaixonei/identifiquei tanto com as histórias.

Alessandra 05/04/2012

Sinopse - Mamãe e o Sentido da Vida - Irvin D. Yalom
Autor de diversos best-sellers — entre eles Quando Nietzsche chorou e O carrasco do amor — e psiquiatra há mais de trinta anos, Irvin D. Yalom possui indiscutível habilidade em contar boas histórias. Mamãe e o sentido da vida é uma reunião de seis narrativas inspiradas em situações e casos clínicos vividos ou criados pelo autor, numa mescla de

não-ficção e ficção.

Em seu livro mais autobiográfico, a própria mãe lhe aparece em sonho num parque de diversões para um acerto de contas com o passado. As demais histórias trazem relatos sobre as difi culdades de enfrentar um câncer terminal, a depressão do luto, alucinações, psicoses e outras enfermidades do corpo e da alma, e colocam em foco a relação paciente-terapeuta,

com seus envolvimentos, desentendimentos e fantasias.

Todas as narrativas giram em torno de questões fundamentais da psicoterapia e da vida: traumas de infância, o relacionamento com os pais, a perda de um parente próximo, a solidão dos dias atuais e o medo da morte. No entanto, a empatia imediata entre leitores e personagens não se deve apenas à universalidade dos temas, mas à maneira como se superam graves problemas. Encarando o próprio sofrimento e o dos outros, Yalom transforma o cotidiano da prática analítica de frio registro clínico em lição de vida