Ciclo EARA Fernando Mesquita

Resenhas - Ciclo EARA

1 | 2 | 3 | 4

Danyelle22 15/05/2023

Ciclo EARA...
Li o livro e gostei demais! Recomendo!
O Ciclo EARA é uma metodologia de estudo, mas ela é pautada na adaptação aos métodos com melhores resultados para cada estudante.
Não tem "receitinha de bolo"! ?
O autor não sai do pressuposto de que "se deu certo para mim, também dará para você". Ele apresenta uma "metodologia mais aberta" em que temos uma série de opções para implementar cada etapa do método: somos seres diferentes e temos formas diferentes de absorver e manter o conhecimento. Adorei o respeito pelos indivíduos e as diferentes formas de pensar.
Vale a leitura pela mudança de paradigma e mudança de visão sobre a forma de dar manutenção no que foi aprendido.?

filipefxavier 06/06/2021

Excelente!
Livro simples e objetivo ao apresentar cada fase do famoso Ciclo EARA. Abordando os pontos principais do ciclo sob a luz de pesquisas científicas, o autor desmistifica uma série de ?achismos? que são propagados no mundo dos estudos.

Lara 10/01/2018

Rápido, acessível e eficiente
Gostei bastante da apresentação e da forma de escrita do livro, que trás partes de motivação típicas de livros voltados para métodos de estudo, sem exagerar na dose. O livro realmente apresenta um método e não é só um monte de discurso raso de "pense positivo" e "não desista". As técnicas propostas são aplicáveis imediatamente e sem necessidade de curso ou qualquer outro material além daquele que você já usa pra estudar. Gostei demais de proposta e pretendo adotar tando os ciclos curtos de estudo como a utilização de mapas mentais na minha preparação.

Ingrid 02/04/2023

"Não fui até o fim" ...Desabafo...
Nas palavras do próprio autor "O Ciclo EARA nasceu como resposta à necessidade de estrutura para os estudos, uma tentativa de responder algumas questões que nos incomodam. Aqui, tentei explorar um pouco os caminhos que podemos tomar para tornar os estudos mais eficazes." É um livro que procura a intencionalidade em cada etapa do ato de estudar para que alcemos a tão sonhada aprovação no concurso público e que para isso quer nos orientar em cada fase dos estudos.

Eu gostei muito do livro. Muito embora vivi um dilema com ele, tipo, chegou em um ponto que comecei a me sentir culpada por estar lendo um livro sobre "como estudar para concurso público" em vez de estar estudando para o concurso. Então parei de lê-lo. Eu prestei 4 provas de concurso (hoje sou funcionária pública, tenho um trabalho temporário, mesmo assim precisei fazer um processo seletivo e aqui no DF é superconcorrido), das 3 provas uma está para sair a homologação e a outra já saiu ( fui classificada, mas eliminada no número de vagas que são irrisórias, sabe? Selecionaram 11 vagas e ocupo a 30...). Enfim, meus resultados não são tão bons. A gente sempre fica naquela "deveria ter estudado mais", blá,blá,blá. " Apenas você é capaz de perseguir seus objetivos. Ninguém vai fazer isso por você" ,eu fiz o melhor que pude, sério! E não apliquei o tal ciclo, estudei do meu jeito, usei algumas técnicas, como, fazer muitas questões, ter o caderno de erros, fazer mapas mentais, porém sempre pequei nas revisões.

"Nenhuma informação é válida sem a ação correspondente", então foi meu erro, o livro é muito categórico quanto à importância das revisões, tanto que as divide em 3 tipos e eu não revisei adequadamente... "aplique as informações aqui vistas, adapte-as à sua vida e busque incansavelmente seus objetivos (...) Muitos adquiriram o livro acreditando que a simples aquisição dele faria alguma diferença", confesso que fui assim, eu me sentia segura, se tivesse algum B.O nos estudos era só procurar a solução no livro, eu pensava. Eu queria ter a técnica sem precisar sofrer, sabe?
Espero usar mais adequadamente o método EARA nas próximas provas de concurso.
" Todo o sucesso do mundo, eu desejo a você" Fernando Mesquita (eu ouvi um amém, Igreja?! rsrsrs).

Camyla 16/09/2022

É basicamente tudo que alguém que está começando a estudar pra concurso precisa saber. Mas recomendo a leitura a todos, pq sempre tem algo que a gente não sabe

Layara7 06/07/2022

Livro excelente!
De forma bem direta e clara o autor ensina a como estudar de forma efetiva. Mostrando como estudamos errado ao ignorarmos as revisões e simulados.

Val Donato 24/07/2020

Excelente.
O livro é muito didático e Fernando Mesquita deu uma linguagem simples e clara. O ciclo EARA é adaptável e muito prático tem me ajudo muito nós estudos sinto que agora rende.

Anne.Caroline 12/05/2021

Prático e objetivo
Fernando tem uma escrita muito fluida e acessível. Traz técnicas aplicáveis e que não vão despender em gastos. Embora me considerasse um pouco experiente nos estudos, percebi quanto detalhe importante eu não dava a devida importância.
Acho só que ela pesa um pouco na quantidade de notas de rodapé. Mas acredito que tenha sido intencional, já que o livro é suporte pra pessoas que já estudam de maneira organizada pessoas que vão começar agora.

Ju 31/12/2021

Gostei bastante
Achei muito bacana a metodologia sugerida pelo autor, tanto que apliquei em minha rotina de estudos. Mas assim como outras obras que nos dão muitas vezes um "norte", vale a pena sempre ser relida em sua totalidade ou algumas partes.

Leitura que vale a pena para todos que têm uma vida de estudos.

JurúMontalvao 25/08/2021

Aprendendo a aprender!
"Estudar, aplicar, revisar e adaptar-se não são conceitos novos. Mas ainda assim, temos dificuldade em conectar esses pontos e buscar significado em informações esparsas.

Este livro foi pensado para reduzir essa dificuldade e apresentar algum tipo de ordem na busca de seus objetivos."
(Fernando Mesquita)

A leitura rendeu muitos insights, mesmo já acompanhando conteúdos do autor há tempos.

A escrita é leve e traz muitos dados científicos sobre como aprender mais e melhor.

O método EARA é ótimo não só para provas de concursos públicos, mas realmente para estudar melhor.

Lorena17 20/04/2020

Ciclo EARA
Maravilhoso. Explica várias coisas sobre métodos de estudo e aprendizagem, da um norte aos concurseiros em organização dos estudos.

Rafael 12/01/2023

Ciclo EARA
Uma leitura mt boa pra quem quer modificar o modo de estudar e alcançar um outro nível de encarar as sessões de estudo. Dá pra usar literalmente pra tudo na vida, desde faculdade ou leituras.
Fernando só usa mt exemplo e estica demais nas explicações (talvez pros que tem certa dificuldade entender né?).
De forma geral, é bem positivo no sentido de organização e táticas, não promete nada de forma ilusória como mais de 90% de materiais similares prometem. Cumpriu o que me prometeu.

Karina Ayres 25/07/2020

Bom livro
O livro traz algumas técnicas de estudo e aprendizado, uma linguagem acessível e leitura fluída, gostei bastante.

Roberto.Azevedo 17/09/2022

Abriu minha mente sobre como estudar de forma mais eficiente
Apesar de bons resultados nos estudos, com aprovação em concursos públicos, sempre senti que meus objetivos nessa área sempre foram alcançados mais na base da “raça” e da “força bruta”, sem muita técnica e planejamento. Eis que, pesquisando sobre estudos e como otimizar o tempo quando se trabalha, me deparei com a obra de Fernando Mesquita.
O método proposto por ele, que coleciona inúmeras aprovações em concursos dos mais concorridos do país, consiste em quatro etapas: Estudo, Aplicação, Revisão e Adequação. Todas ocorrendo concomitantemente em cada Sessão de Estudo.
O livro me abriu os olhos para diversas técnicas de organização e planejamento, como Ciclos ou Cronogramas, Sessões cronometradas e Registro das Atividades. A adoção dessas ferramentas demonstram resultados muito mais efetivos que apenas a leitura de livros, lei secas ou materiais digitais.
Em resumo, o autor defende que em cada Sessão, de aproximadamente 1 hora, o estudante deve realizar as quatro atividades, com 45 minutos de estudos ativos com a elaboração concomitante, 10 de resolução de questões, 5 minutos de revisão pelo mapa do que foi realizado e o posterior registro das atividades para adequação futura quanto aos pontos fortes e fracos do aluno e identificação de platôs para que seu desempenho melhore.
Outro ponto bastante abordado pelo professor Mesquita é a importância das revisões periódicas dos assuntos. Costumeiramente deixada de lado por quem se dedica a concursos e vestibulares na ânsia por vencer mais assuntos e terminar as disciplinas do edital, as revisões são fundamentais para aplacar os efeitos da curva de esquecimento no cérebro humano e massificar o máximo de conteúdos possíveis, melhorando sensivelmente o desempenho.
Deveria ser leitura obrigatória para todo estudante que tenha provas para enfrentar, seja Enem, Residências Médicas, Concursos ou Exames de Ordem. Meus índices de acertos em questões e simulados vêm melhorando consistentemente e espero colher mais aprovações em breve. O mais triste de tudo é perceber quanto tempo perdemos estudando de modo errado e sem atingir os resultados desejados.

Maristtk 22/10/2020

Rápido e eficaz
Metodologia que auxilia o concursando a desenvolver os estudos. Leitura fluida, rápida e super eficaz!!!!

1 | 2 | 3 | 4