Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo

Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo Iain Reid

Resenhas - Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo

Lais544 07/10/2020

Transformou uma ideia simples em algo perturbador. O livro tem uma pegada psicológica fora do normal,fiquei reparando em cada frase ao longo da trama para juntar tudo no final para ver algum sentido.
O mais esquisito é que eu me senti meio claustrofóbica lendo o livro, a cada página eu esperava algo acontecer.Assim como a namorada do Jake, eu sempre sentia que tinha algo errado acontecendo, principalmente porque entre alguns capítulos, nós temos uma ou duas páginas de uma conversa aleatória de duas pessoas e meu cérebro já estava ali trabalhando para associar as duas histórias, o que só me deu mais medo kkk nem de longe eu esperava o que iria acontecer no final.
Cristian 07/10/2020minha estante
adorei sua resenha! fiquei com vontade de ler.

Helôdodo 05/12/2020minha estante
simm, é exatamente assim que fui associando tudo durante à leitura.

finchsmylove 28/12/2020minha estante
eu não entendi o final

Camilla 10/09/2020

Inquietante e perturbador
Eu não pretendia ler esse: a partir de outras reviews, não parecia um livro do qual eu iria gostar. Quando eu vi o trailer do filme, decidi dar uma chance.

Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo é um terror psicológico, uma história que você não vai conseguir largar enquanto não terminar a leitura. A maior parte da narrativa acontece dentro de um carro, no qual a protagonista encontra-se com o namorado em uma visita à família dele.

Se você não gosta de narradores cujo fluxo de consciência toma conta, esse não é o livro para você. A narrativa muda de direção o tempo todo, de acordo com os pensamentos e diálogos da protagonista. Essa é a real beleza do livro: tudo está ali por um motivo bem específico, mas você é mantido no escuro, tentando adivinhar o que tudo aquilo quer dizer. E é exatamente aí que eu vi um problema: ao terminar o livro, eu não entendi nada. Eu precisei ver um vídeo explicando o final, e então tudo fez sentido. Para mim, isso não é demérito meu como leitora, mas sim uma escolha pobre do autor ao escrever os capítulos finais. Eu acho que ele deveria sim ter deixado mais claro, pois essa é uma história complexa com um desfecho mais complexo ainda.

Fico muito feliz por ter lido, é uma história da qual não vou me esquecer tão cedo.
Maria 10/09/2020minha estante
Sua resenha conseguiu despertar minha curiosidade. Obrigada!

Camilla 10/09/2020minha estante
Oi Maria, que bom, adoro quando eu consigo inspirar leitores ?? Espero que goste!

Ju Andrade 10/09/2020minha estante
Li esse livro há um bom tempo e achei que tinha entendido. Reli em uma sentada após ver o filme e aí sim tudo fez sentido. É realmente uma história muito complexa e, talvez por isso mesmo, muito marcante. Adorei sua resenha!

Camilla 10/09/2020minha estante
Ei Ju, fico feliz que tenha gostado da resenha!
Eu vi esse vídeo aqui explicando o final, é em inglês, mas caso você tenha interesse, achei sensacional: https://youtu.be/BvIiNmyLeUY

NathyBean 17/10/2020minha estante
Eu tive que assistir 3 vezes para entender. Na ultima vez eu chorei.

Regis 12/01/2024

Uma história rápida que surpreendeu bastante
Estou pensando em Acabar com Tudo foi lançado em 2016 e é o primeiro romance do autor canadense Iain Reid, antes ele havia escrito apenas livros de não ficção.

"Você sentirá medo. Mas não saberá dizer porquê...". Esta frase foi tirada da sinopse do livro e retrata exatamente o que sentimos durante a leitura dessa história.
Iniciei o livro achando que era sobre um romance, mas não poderia estar mais enganda.
Durante a narrativa seguimos Jacke e sua namorada em uma viagem de carro, entre a cidade e o interior, para a casa dos pais do rapaz. O clima tenso e pesado durante o trajeto não nos prepara para o suspense e medo que a chegada na fazenda nos reserva.

O autor tem uma escrita simples e imersiva, ele sabe criar um bom clima de suspense e terror.
A narrativa principal é intercalada por outra que se intromete em determinados momentos, falando sobre algo bem ruim que aconteceu, e isso nos deixa imaginando o que poderia ter sido, será que foi algo com o casal? Não saberemos até que chegue o final e o autor subverta todas as nossas expectativas e especulações feitas durante a leitura.

Gostei do livro, entretanto, tiveram um ou dois pontos que achei que poderiam ser diferentes, mas, mesmo assim, aproveitei muito a jornada.
Essa foi uma leitura rápida imersiva e que, com certeza, aterroriza. Recomendo para todos.

Obs:. Seria bom iniciar a leitura sem muitos spoilers; eu achava que era um romance e acabei aproveitando bastante o clima de mistério e suspense que a leitura desperta.
Lucas1429 12/01/2024minha estante
Leu tão rápido que acabou com tudo que tinha no livro

Regis 12/01/2024minha estante
Exatamente! ?????

B.norte 13/01/2024minha estante
Eita... eu assisti um filme com esse nome, agora estou pensando se eu prestei atenção no filme ? não lembro mais de nada!

Japa20 14/01/2024minha estante
Me deu curiosidade de ler pela sua resenha

Regis 14/01/2024minha estante
Se for ler, Uandrew, eu espero que goste. ?

Regis 14/01/2024minha estante
Não sabia que tinha filme, B. Norte, vou dar uma pesquisada. ?

Núbia Cortinhas 18/01/2024minha estante
Resenha maravilhosa, Régis! Eu li do autor Intruso, e a minha cabeça faz bumm só de lembrar kkk, que escrita tem esse autor!! ? ? ?

Regis 18/01/2024minha estante
Obrigada, Núbia. Vou anotar esse para ler depois. ??

Fabio 18/01/2024minha estante
Adorei a resenha, Regis!
Parabéns pela escrita!???

B.norte 18/01/2024minha estante
O filme tem na Netflix, eu lembro que não terminei de assistir porquê não consegui entender nada ?

Regis 19/01/2024minha estante
Obrigada, Fábio. ? ?

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Acabei de achar minha próxima leitura. Obrigada por sempre ter ótimas resenhas que me deixam louco para ler tudo que você lê, Régis. ??

Regis 21/01/2024minha estante
Eu que agradeço por sempre me indicar ótimos livros, Leandro. ??

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Como diria o Andrew: "Estou aqui para isso."
Disponha, minha linda.

emysants 30/08/2023

Que final foi esse?
Confesso que fui pega de surpresa. Esse livro me deixou um pouco perturbada, eu ainda estou tentando processar esse final.

De início, eu achei a história bem interessante, mas arrastada. Chega um momento, em que os diálogos do Jake com a namorada dentro do carro se tornam extremamente chatos. Mas quando eles chegam na casa dos pais do Jake, a história toma um rumo totalmente diferente. E a partir daí, eu não consegui mais parar de ler.

Depois eu comecei a sentir um certo medinho. Pois imaginar certas cenas fez a minha ansiedade atacar ainda mais. E quando foi chegando no final do livro, eu fiquei muito, mas MUITO confusa mesmo. Quando a protagonista começou a falar "nós" eu já imaginei que ela estivesse possuída ou algo do tipo. Mas depois voltei e reli o final 3× e quando entendi, fiquei simplesmente chocada e atormentada.

Fui surpreendida, realmente não esperava. Porque o livro caminhou para um lado mais sombrio e triste. Não irei entrar em mais detalhes para não correr o risco de soltar spoilers. Mas essa é uma leitura que eu super recomendo, vale muito a pena pelas sensações que o livro passa. Além de trazer mensagens reflexivas sobre coisas que nos cercam no dia a dia.
Lua 30/08/2023minha estante
Por favor, como faço para registrar comentários referentes aos meus livros?

__Matheus__ 30/08/2023minha estante
Até hj não entendi esse livro?

emysants 30/08/2023minha estante
@Lua você clica em cima do livro que você está lendo e do lado tem um nome "histórico", daí você aperta lá e pode escrever algum comentário sobre o livro

emysants 30/08/2023minha estante
@Matheus (SPOILER) quando eu terminei, eu não entendi de cara. Mas lendo o final de novo, eu entendi que a namorada do Jack e tudo o que aconteceu no começo do livro, era tudo imaginação do próprio Jack. E no final, aquele zelador que aparece na escola é o Jack, e depois ele se m@t@. O livro é basicamente contando sobre o que teria acontecido se ele tivesse entregado o número dele pra garota lá do bar, mas ele não entregou. Então ele imaginou tudo... é bem confuso, eu não sei explicar direito, mas acho que é isso.?

__Matheus__ 30/08/2023minha estante
Olhando por esse ponto faz sentido, queria ter entendido antes, dei duas estrelas por burrice. Fico grato por explicar, obrigado.

emysants 30/08/2023minha estante
de nada ? o livro é bem confuso mesmo, tive que ler umas 3× o final pra entender kkkkk.

__Matheus__ 30/08/2023minha estante
Me indicaria algo, nessa msm vide de terror psicológico?

emysants 30/08/2023minha estante
já leu Psicose de Robert Bloch? Esse é ótimo!

Li, gostei muito não?

Já leu Dias Perfeitos?

emysants 30/08/2023minha estante
eita ? já leu Sem Saída de Taylor Adams?

emysants 30/08/2023minha estante
Dias Perfeitos eu não li ainda, é bom?

__Matheus__ 30/08/2023minha estante
Esse Sem Saída eu desconheço, cê gostou?

emysants 30/08/2023minha estante
gostei bastante dele, recomendo muito

Lua 31/08/2023minha estante
Obrigada ??

__Matheus__ 31/08/2023minha estante
Bom, vou dar uma olhada, respondendo sua pergunta, gostei bastante do dias perfeitos, não sei pq minha internet de padaria não mandou

@Lua de nada ?

emysants 31/08/2023minha estante
@Matheus ah bom, vou dar uma olhada nesse que você me falou também

NothingIsHere 31/08/2023minha estante
Eu gostei desse livro, mas achei que a escrita poderia ser melhor. O final me deixou com uma cara de 'Perâ, é isso que eu entendi mesmo?'

NothingIsHere 31/08/2023minha estante
@Matheus já leu A última casa da rua Needless?

NothingIsHere 31/08/2023minha estante
Eu gosto muito do Raphael Montes, mesmo que ele aborde certos temas de uma forma que não gosto.

Vênus_Alice 31/08/2023minha estante
Adorei a resenha, vou add á lista ?

__Matheus__ 31/08/2023minha estante
A qual cê se refere quando diz "a escrita poderia ser melhor"? Não sei se fosse sobre o que eu falei ou foi sobre o que a Emy recomendou.?

__Matheus__ 31/08/2023minha estante
Respondendo a sua pergunta, não li não, mas vou dar uma olhada na resenha, valeu pela dica??

emysants 31/08/2023minha estante
@Stellianne o final realmente faz a gente de bobo kkkk demorei um tempão pra entender o que tinha acontecido

emysants 31/08/2023minha estante
@Vênus_Alice aaa que bom, espero que goste do livro ?

Marlonbsan 02/02/2021

Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo
Jake está levando sua namorada para conhecer seus pais. Durante a longa viagem até a fazenda, eles passam por caminhos desertos, entre diálogos e momentos introspectivos vamos conhecendo os dois e a história de como se conheceram e chegaram até ali.

O livro é narrado em primeira pessoa pela namorada de Jake, e tem uma linguagem simples, mas é carregada pela forma de escrita, com frases curtas que expõe sentimentos, ações ou descrições dos ambientes.

Com certeza a experiência da leitura é diferente, com uma angústia ou aflição de que algo vai acontecer a qualquer minuto. Os personagens são estranhos em suas próprias concepções e há muitas conversas que expõem isso, pois elas são peculiares por si sós.

A leitura flui bem na primeira metade do livro, em que há maior parte dos diálogos, depois passa para uma narrativa mais introspectiva, em que as ações ficam como foco principal e acaba deixando a leitura bem arrastada. Mas sempre deixando aquele sentimento carregado, deixando latente a estranheza de todos os personagens que aparecem.

O final do livro é igual ao início, confuso, mas ao mesmo tempo explica determinados fatos ou pelo menos dá para tirar algumas conclusões, já outros acontecimentos, nem tanto. Com certeza é daqueles livros que dividem opinião, já que se perde em sua profundeza e narrativa, não deixando claro determinados fatos, mas que traz aquele ar misterioso e que gera mais perguntas sobre o que realmente aconteceu ali. Eu, particularmente, gosto de livros assim, mas a narrativa não agradou tanto

Segue meu IG literário @marlonbsan

Wes 07/01/2022

Bom...?
Já de início, quero reconhecer a maestria do autor em ter conseguido escrever um livro no qual quase 75% da história se passa em uma viagem de carro sem em nenhum momento fazer com que ficasse desinteressante, parado ou monótono. Pelo contrário, a leitura é fluida, intrigante e tão incitante que você pode terminar bem rápido, se você tiver tempo.

Poucas coisas me incomodaram nesse livro. Algo negativo que acho digno de ressaltar é que algumas coisas foram repetitivas demais, pelo menos na minha percepção. Sei que a repetição é um recurso para dar uma certa ênfase e emoção, mas aqui pareceu-me que realmente, em algumas partes, o autor não sabia muito o que escrever e repetia as frases escritas há umas 2 páginas antes. Sem contar aquela aberração do "O que você está esperando" se repetindo numa página inteira.

Porém, mesmo com esse ponto negativo, a escrita ainda assim é muito intrigante e causa emoções indescritíveis. Você se sente totalmente imerso nas situações descritas. Em alguns momentos, me senti tão constrangido, que gostaria de cavar um buraco e me esconder de tanto embaraçamento (por exemplo, o jantar na casa dos pais do Jake). É uma escrita que te faz sentir, não apenas ler. E sentir bastante.

Em conclusão, posso dizer que gostei do livro, apesar de não ser o tipo que eu escolheria por conta própria para ler (li para um clube de leitura). O final é surpreendente e impactante (e odioso, caso você se ofenda quando um autor te tem por idiota), mas não tenho tanta certeza se o plot final se sustenta se for analisar mais cuidadosamente o restante do livro. Só uma relida para chegarmos a um veredicto quanto a isso, que não vai acontecer, pois não desejo reler esse livro. É um bom livro, mas não vejo nada demais para que tenha uma nota acima de 3.
Wes 07/01/2022minha estante
Talvez "75% da história" possa ser exagero, mas com certeza mais da metade se passa em uma viagem de carro sim kkkkk

RobertaToussaint 19/05/2021

So desgraça!! Uma desgraça filosófica.
O título provoca uma série de questões inquietantes antes mesmo de você começa a ler. Acabar com o que exatamente? Um relacionamento? Uma situação insatisfatória? Uma vida? Portanto, os meus nervos já estavam à flor da pele desde o início. Que caralhos aconteceria nessa viagem?

Se eu soubesse que ia sofrer tanto...

A narradora, que permanece sem nome o tempo todo, me fez ficar neurótica. Ela embarcou em uma jornada com seu namorado, Jake, que a está levando para conhecer seus pais ? embora seja intrigante, porque ela quer terminar com ele, mas, ainda sim, embarca nessa viagem.

Suas conversas são calorosas, espirituosas e normais, mas há uma pilha de coisas acontecendo em sua cabeça que faz soar o alarme. Alguns de seus maneirismos, claramente, me irritam e eu comecei a pensar que, talvez, o Jake levando um fora não seria uma coisa ruim.

Enquanto os quilômetros passavam, os dois embarcaram em uma grande discussão filosófica. "E se a inteligência levar mais à solidão do que à satisfação"; "Vivemos em uma época triste, por que isso?" A amabilidade de suas conversas é intercalada com arrepiantes relatos fora da cena entre dois vizinhos bastante idosos, que estão discutindo seu horror diante de um evento não especificado, mas, totalmente desagradável ?Ouvi dizer que encontraram uma máscara de gás perto do corpo?.  Eu supus que isso teria alguma influência sobre o casal e em sua viagem, mas, como eu tinha começado a gostar deles, esperava sinceramente que não.

A história e a jornada tornam-se cada vez mais sinistras. São João e Maria sobre rodas. Não há outros carros na estrada, todas as casas estão em ruínas ou queimadas e a paisagem é de um abandono assustador. Quando o casal finalmente chega à casa dos pais de Jake, está no escuro, com apenas um cheiro de fumaça no ar.

Até agora, houve tantos sinais de que algo inelutavelmente desagradável está à frente, que não há nenhuma explicação lógica para essas duas pessoas inteligentes estarem em meio a um panorama tão ameaçador.

Eu so queria grita "Corram, corram por suas vidas." Eu entrei em pânico tantas vezes, tinha que ler em voz alta e caminhado pela casa, ouvindo meu irmão gritando pra eu calar a boca rsrs.

No final eu chorei de tristeza. Fiquei com medo. Medo do futuro.
Gente, eu amo a solidão, mas ela nunca me pareceu tão assustadora. Esse livro me fez teme-la.
Ruiz 19/05/2021minha estante
Muito sofrimento.?

RobertaToussaint 19/05/2021minha estante
Né? Mas vale a pena.

Mell.Angelis 20/05/2021minha estante
ler esse livro é assustadoramente desconfortável

RobertaToussaint 20/05/2021minha estante
Verdade, muito desconfortável, eu tive que ler fazendo pausas.

Anita 20/05/2021minha estante
Ai nossa depois de eu ter lido essa resenha incrível e inquietante, esse livrinho aqui vai para a minha lista de leitura agora mesmo

RobertaToussaint 20/05/2021minha estante
Meninaa, depois do teu comentário, eu me lembrei de editar a resenha. Que bom que você gostou?

Macabeu 20/05/2021minha estante
Amei... me deu vontade de ler!

mari 04/06/2023minha estante
Me deu até vontade de ler, amo livros que trazem a solidão como tema

Murilo sibim 30/03/2021

A primeira metade do livro confesso que foi bem devagar, quase nada acontecia, apenas o casal andando no carro e discutindo sobre temas mais filosóficos.
Porém, a partir do momento que eles chegam na casa dos pais do rapaz as coisas começam a acontecer realmente, coisas estranhas e sem sentido, que não entendemos o que está acontecendo, apenas vamos aceitando e vemos no que vai dar.
Mas no final desse livro tudo se encaixa, cada parte estranha que vc leu até aquele momento se encaixa perfeitamente, é um final de explodir a cabeça, vou ficar pensando no final desse livro por um bom tempo, tenho certeza disso!

Kemuel.Joo 14/07/2020

Bizarro, Um Suspense psicológico com vestígios de horror SURPREENDENTE
Eu Estou Pensando em Acabar Com Tudo vai ser narrado em primeira pessoa pela namorada do Jack( não sabemos seu nome), e vai narrar o dia em que ela vai conhecer os pais dele. Um fato importante é que antes de aceitar o pedido do Jake para conhecê-los, ela já estava pensando em acabar com “tudo”.
Além disso, existe o chamado. Uma ligação, que ela recebe de alguém, aparentemente um homem, que fala coisas incompreensíveis para ela. O mais estranho disso tudo é que a ligação é realizada do seu próprio numero.
É um livro difícil de descrever, e que não vai agradar todos os leitores. Mas foi uma das melhores experiências que eu já tive na vida, com um plot twist já até ultrapassado, mas vestiu direitinho na narrativa . Se eu tivesse que comparar essa obra a algo eu diria que é uma mistura do livro/filme clube da luta (Fight Club) com o filme corra (Get Out).
E o melhor de tudo é que tem adaptação chegando.

Nati Morgan 29/08/2020

Gostei do desenrolar da história, mas não gostei do final.
Eu suspeitava que fosse parecido com um filme que vi em 2003, e de certa forma o plot twist tem seus 30% parecido mesmo, masssssss... foi um ok rs.
O livro você pega nos nuances, no meio da história eu já tinha sacado. Pra quem curte e é devorador de thrillers talvez não goste do livro, mas pra quem está iniciando na temática, pode ir sem medo que você vai adorar.
isadoraS2 29/08/2020minha estante
oie, tudo joia?
qual o nome do filme?

Gilberto Alves 29/08/2020minha estante
Esse é o tipo de resenha que eu queria ver mais, não aqueles resumos enormes do livro kkkk
Muito bom! :)

Nati Morgan 29/08/2020minha estante
Não sei se o que faço é resenha kkkk, tá mais pra uma opinião mesmo ?
Obg :)

mari 01/09/2020minha estante
tu se lembra do nome do filme?? fiquei bem interessada

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei o enredo em si não tem nada a vê real, é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro, o que realmente é parecido é o plot twist, que é o que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse filme. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei o enredo em si não tem nada a vê real com o enredo do livro, é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro. O que realmente é parecido é o plot twist, que é o mesmo que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse filme. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei, o enredo em si não tem nada a vê real com o enredo do livro, é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro. O que realmente é parecido é o plot twist, que é o mesmo que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse filme. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei o enredo em si não tem nada a vê real, é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro, o que realmente é parecido é o plot twist, que é o que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse livro. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei, o enredo em si não tem nada a vê real, é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro. O que realmente é parecido é o plot twist, que é o que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse filme. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D

Nati Morgan 01/09/2020minha estante
Claro que lembro rs, mas só explicando para que não aja mal entendido, o filme que citei, o enredo em si não tem nada a vê, o filme é um suspense com varias mortes e tals, diferente deste livro. O que realmente é parecido é o plot twist que é o que explica o desenrolar do filme, e também o que explica o desenrolar desse livro. Enfim... O filme se chama Identidade, é de 2003, e é com o John Cusack e a Amanda Peet :D
(acho que agora o skoob deixou eu postar o comentário, desculpa o spam se apareceu ai pra você rs.)

madrugueilendo 24/08/2021

quanto mais você pensa na história, melhor fica
fazia tempo que um livro não me fazia pensar tanto na história e sair correndo atrás de uma resenha pra comparar todas as minhas opniões e pensamentos.

eu amo livros mais metafóricos, que ficam mais pra imaginação de quem lê mesmo, sabe? e em ?Estou Pensando em Acabar Com Tudo? recebi um prato cheio disso.
muitas perguntas, mas que fazem a história ter sentido e ser tão única. bizarra e genial.

terminei o livro agorinha, mas já penso na releitura, que acredito que vai ser tão bom ou até melhor do que essa leitura.

que livro GENIAL.

Nadia 07/04/2024

Surpreendida!
Iniciei a leitura pensando se tratar de um romance com drama adolescente, mas fui surpreendida com mistério, suspense e até mesmo um toque de terror. Esse livro foi sem dúvidas uma grata surpresa.

Tati lima 01/10/2021

"Talvez o fim estivesse escrito desde o início."
Não sei o que falar desse livro, li faz 1h e ainda tô tentando processar, a narrativa é muito bem construída para te deixar completamente aflito e sem saber exatamente pq está sentido isso. Na maioria das cenas você tem aquela sensação de estranheza e pensa: "tem algo errado aqui, mas não consigo identificar o que exatamente".

Ao longo do livro o autor vai jogando algumas pistas sobre o que está acontecendo e em cada uma dessas minha cabeça dava um nó e surgia mais 20 teorias. No fim percebi que foquei minhas teorias certas nas coisas erradas.

O final foi angustiante e esclarecedor, mas com ele vinheram inúmeras perguntas que só consegui sanar após refletir sobre tudo que li e ver a conclusões de outras pessoas. Sem falar que minha cabeça explodiu ao lembrar de algumas cenas do livro e perceber como elas fazem sentido depois que você descobre tudo.

Não é um livro que recomendo para todo mundo, acredito que a nota baixa dele seja pelas pessoas que leram e não conseguiram entender sobre o que ele de fato é (o que é uma pena), mas se você gosta de livros com finais abertos onde você mesmo pode interpretar e teorizar algumas questões esse livro é ótimo.
Marianna.Calazans 02/10/2021minha estante
Sou louca pra ler

Chris Calixto 02/10/2021minha estante
Eu adorei quando li, fiquei chocada

ellenwarner 02/10/2021minha estante
MUITO BOM! o final é realmente muito confuso, tive que ler várias resenhas para entender, mas é maravilhoso!!! tudo pensado

Ingrid 02/10/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler

Cinara... 12/02/2021

"To passada... chocada" dizia a mulher que viu o buraco ?
"Acho que muito do que aprendemos sobre os outros não é o que eles nos contam. É o que observamos. "

Olha ?...Na maioria das vezes começo um livro esperando não saber o que irá acontecer
no final... Às vezes eu acerto no primeiro capítulo . Mas esse aqui ? Definitivamente não tinha como saber! O desconforto é do ínicio ao fim! Um desconforto que não te faz parar de ler até ver o que está acontecendo! Tanto que li em horas 221 páginas ?

Tem filme na Netflix, mas recomendo ver só depois da leitura! Mas prefiro muito mais o livro!

( A parte que o Sméagol toma conta é doidera ???? Entendedores entenderão!)
Heli Cabral 13/02/2021minha estante
Senti a mesma coisa...

Cinara... 14/02/2021minha estante
Doidera esse livro né Heli? o filme acho que saiu muito do livro am algumas partes vc assistiu?

Heli Cabral 15/02/2021minha estante
Não assisti, normalmente opto por um dos dois, como li o livro prefiro não ver o filme para não estragar...
achei bem diferente e gostei do jeito que foi apresentado.

Cinara... 15/02/2021minha estante
Heli aconselho a não ver mesmo então ?

Heli Cabral 16/02/2021minha estante
Valeu por reforçar ?.
Você já leu Menina boa, menina má? É de Ali Land, fiquei um pouco surpresa tb... dá uma olhada.

Cinara... 16/02/2021minha estante
Heli não li não mas já vou colocar na minha wish list? obrigada pela indicação ?

Heli Cabral 16/02/2021minha estante
Depois me conte... se tiver alguma dica tô por aqui

Cinara... 16/02/2021minha estante
Pode deixar ?

Rocky Noboa 14/11/2021

F*DA!
Simplesmente genial.
Vontade de reler o livro agora com a visão de quem sabe o que está acontecendo depois de entender tudo kkk
Sério, que livro perturbador... Foi uma experiência bastante atípica pra mim. Fiquei muito tenso, aflito, nervoso e até amendrotado em alguns momentos, confesso. ^^
O livro também aborda algumas questões que me fizeram refletir bastante.
Para quem for ler, sugiro que leia com calma e absorvendo bastante do que é dito e discutido pelos protagonistas. Se isso não lhe der uma pista do que está acontecendo, pelo menos vai te fazer refletir um cado kkk. Foi o que aconteceu comigo. Pelo menos a segunda opção.
O livro não tem uma média de nota tão alta e li também muitas resenhas negativas. Claro que nenhum livro é unânime e ninguém é obrigado a gostar. Mas acredito que grande parte das pessoas terminou o livro sem entender muito bem do que se tratava e achou bem confuso (minha visão a respeito de algumas resenhas negativas que li após concluir a leitura). O que é compreensível.
Para mim, felizmente, foi uma experiência incrível que poucos livros me trouxeram até hoje.
Agora quero conferir a adaptação cinematográfica.
5 estrelas e favoritado, claro.
Guxta 08/01/2022minha estante
Assisti o filme ontem. É exatamente a mesma sensação. Genial e vontade de assistir de novo.