Jardins da Lua

Resenhas - Os Jardins da Lua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felipe 20/08/2023

Esquecível
O livro começa de forma difícil, mas ao passar dos capítulos você consegue se posicionar na trama. Infelizmente a resolução dela deixa a desejar, com varias de suas "promessas" sendo jogadas ao vento.
A muito tempo tenho este livro, da primeira vez que tentei lê-lo, abandonei antes com uns 20%.
Agora na segunda, quase fiz o mesmo. Mas me forcei a continuar, e não demorou muito para começar a investir na leitura. Diria que por volta da pagina 200, foi onde comecei a me posicionar na trama, quando as peças começam a ser melhor jogadas e os personagens serem mais trabalhados, assim como suas tramas. Eu realmente estava com expectativas para aonde as coisas podiam ir. O que esses personagens humanos fariam nesse jogo de deuses e entidades milenares poderosas?
Infelizmente, não se cumpriu.
Nada realmente importa, as tramas humanas são jogadas pela janela ou encerradas de forma sem importância. Decepcionante, seria a melhor forma de dizer.
Planejo dar continuidade, principalmente porque parece unanime que o segundo livro é muito melhor que o primeiro. Mas foi um inicio bem meia boca!

Vinicius.Miranda 11/02/2023

Divertido
O livro é como dizem, começa difícil de entender, muitos personagens pra se ambientar. Não me adaptei tão fácil ao ritmo da leitura como comentam. Mas, superado essa dificuldade, a história flui melhor.
Não consegui entender direito o papel dos deuses na história, temidos e fracos... Também não entendi o arco de alguns personagens, pareciam entrar e sair sem acrescer nada à história. Monstros e demônios insuperávelmente fortes morrem com muita facilidade, tanto que a gente se a gente se pergunta qual papel dele na história real

No geral, poucas queixas, gostei do livro. Fico curioso pra sequência.

Leandro.Augusto 17/07/2022

O livro começa muito bem, mas lá pela metade quando o cerco vai se fechando em torno de certa cidade, aquilo que me incomodava mais na escrita do autor se acentuou: a falta de elaboração do suspense. Do que adianta surgirem criaturas fantásticas se elas surgem do nada e somem do nada? Algumas cenas de luta são finalizadas de modo pífio, como uma pedrada na cabeça de um personagem que só está coincidentemente passando pelo local da briga para ir a outro local.

E em determinado ponto, aparecem personagens para discutir política e eu percebi na hora que eram apenas personagens plantados para serem usados em uma continuação. Muitos personagens se encontram do nada, numa sucessão de coincidências.

O final me pareceu apressado, o autor deveria estar mais interessado em escrever a continuação do que terminar esse livro.

Tem alguns ótimos personagens como o Kruppe (pra mim o mais interessante), o Crokus é carismático (me lembrou o Aladin, rs), o conceito da Apsalar é incrível (apesar de ter uma reviravolta que demorei a entender as razões para ter acontecido). Alguns personagens tem seu fim e, depois de você investir toda a sua atenção para decorar determinadas características do personagem e tentar ligar esse personagem a outro, ele morre e é praticamente esquecido na história.

O livro começa muito bem e se mantém muito bom e interessante por uma boa parte. É uma história de guerreiros com superpoderoso, cada uma mais ameaçador que o outro e você realmente fica curioso para conhecer as novas divindades.

Tem ideias incríveis, como as da interação entre os deuses e seus adoradores ou adversários. O mecanismo envolvendo os labirintos é interessantíssimo.

Vale a pena ler? Bom, eu me diverti muito em boa parte, mas foi como se a expectativa do que seria a segunda parte do livro prejudicasse a leitura.
Acho apenas que, não é porque é um livro de fantasia, que você não deve ter o mesmo cuidado com a linguagem, com ritmo, do que qualquer outro autor tem com seus livros.

É muito curioso, não nego. O universo desse livro promete.

Leandro.Augusto 17/07/2022minha estante
Espero que minha resenha não tenha desmotivado ninguém. Detesto a ideia de desmotivar a leitura de qualquer um.

Lily 12/07/2022

Steven Erikson sabe enfeitiçar o leitor
Uma escrita sem igual, Steven Erikson não subestima o leitor e de página em página monta uma história magnifica revelando todas as partes e usando seus personagens para explicar tudo de maneira orgânica e concisa; excelente leitura e recomendo a todos que estejam a procura de uma história inteligente que sabe pra onde vai a cada passo.

Erick D. Reis 12/02/2022

Livro incrível, depois de muito tempo lendo fantasia em que o autor te pega pela mão e te mostra tin tin por tin tin, não é ruim, mas enjoa facilmente.
Quando me deparei com Jardins da Lua e o autor te joga em uma batalhar épica de magos (que aliás têm um sistema de magia interessante)contra um ser ascendente, um deus, mesmo sem eu não entender nada, achei incrível.
Erickson te joga nesse universo, e com o tempo, desenvolve os personagens e vai soltando alguns detalhes pra você juntar o quebra cabeça e montar o enorme e incrível mosaico.

Ju_Marques 19/01/2022

Excelente!
Narrativa fantástica, com um universo cheio de batalhas e alta magia.
No início a história é um pouco difícil de acompanhar pois apresenta muitas informações de modo sutil, a perspectiva da narrativa muda sem você esperar e inúmeros personagens surgem sem quaisquer explicações de quem são ou de seus propósitos. Mas, a partir de certo ponto, você não consegue largar mais a leitura e se vê angustiada sem saber para quem torcer, pois muitos dos personagens são ótimos, embora não pareçam estar lutando pelas mesmas causas.
Ansiosa pela continuação.

eeama_ 08/11/2021

um cristal da fantasia
Quis esperar um tempo pra não dar a opinião com os sentimentos muito aflorados, o que não adiantou nada, visto que a minha opinião continua a mesma kkkkk. esse livro é o suprassumo da literatura fantástica! um dos melhores, senão o melhor, livro que eu li esse ano. apenas leiam, gente.

Eclipsenamadrugada 03/10/2021

Quem ganhou a guerra.
Um livro longo com 608 páginas, logo de início o autor disse que o livro fará você amá-lo ou odiá-lo, pois a quantidade de personagens é imensa, e com certeza é, ficou muito confuso não dá pra saber quem é quem, a que grupo de guerreiros pertencem, existiu espadachins super habilidosos mais a qual grupo pertenciam? Fiquei sabendo quando a história terminou mais e aí? quem ganhou a guerra? Falando a mais pura verdade? Não recomendo não.

Paulo 14/09/2021

Fantástico, mas...
A obra como um todo já assusta pelo tamanho e esse livro por si só já é um calhamaço. Os Jardins da Lua é uma livro pra quem adora alta fantasia, mas parece que ele veio fadado a ser mediano. Digo isso pq o autor não parece se importar em explicar o mundo à volta. Muitas das cenas épicas perdem o impacto justamente por ser um recurso bastante recorrente. Além disso, mesmo a escrita é bem simples não há uma preocupação com metáforas ou uma linguagem mais artística. A impressão que tenho é que o autor gravou alguma aventura de RPG e transcreveu em livro.
No fim, fica a recomendação!

Rod 16/07/2021

Interessante mas bem confuso
Até gostei do livro tem várias reviravoltas e tals. Porém o problema é que tem muitos personagens, alguns com apelidos o que torna tudo bem confuso pois as estória se desenrola em várias visões.

Diego 12/07/2021

Início parado mas leitura sensacional
Já tinha ouvido sobre jardins da lua e o império malazano, porém não tinha lido. Ao me deparar com essa obra, confesso que foi sem muitas espectativa, mas, não consegui para a leitura um segundo que fosse, vários detalhes, tramas, magias, e tudo mais que uma fantasia pode ter.

Trajano 11/07/2021

Épico, porém esquecível
Não sei o que houve, mas esse livro não funcionou muito pra mim. Estava ansioso demais pra conhecer a história, porém a leitura tornou-se um pouco cansativa. Não que a história não tenha uma boa trama, por que tem sim. Não que a história não tenha muita ação, personagens interessantes e grande imprevisibilidade, por que tem também... entretanto eu me perdi no número exorbitante de personagens e não consegui em momento algum me apegar a algum deles, tanto fazia pra mim quando um ou outro morria.

O número exorbitante de raças, povos, lugares também me embaralhou a cabeça, mesmo eu assumindo que isso pode ter sido um problema meu, mas senti que muitas vezes alguns desses fatores eram mal apresentados ou simplesmente jogados na história e era missão do leitor ir até glossário (um glossário beeem meia boca) para entende-los, o que no final das contas era um pouco incômodo.

Quase desisti no meio do livro, porém acho que foi bom ter continuado e a curiosidade foi trabalhada bem pelo autor, em relação ao tirano que estava pra ser despertado e destruir a cidade. Nas cenas finais muita coisa aconteceu, muita ação e mortes e acho que fez valer um pouco a pena.

Nevital 19/04/2021

Leitura super empolgante
Livro indicado apenas para leitores que já é acostumado com livros de fantasias, pois pode existir algumas referências que só um leitor de fantasia pode entender. Apesar de ser um pouco confuso exatamente por conter elementos muito fortes do tema fantasia, o livro me surpreendeu positivamente. Adorei a leitura. O livro traz uma gama bastante vasta de personagens, muitos deles cativantes!!

Jessyca 15/04/2021

Então...
Que que é isso minha gente....esse livro é muito louco...muito movimentado...cheio de ação, contras....o autor joga a gente emum mundo louco, cheio de nomes que a gente não sabe se é de pessoas ou lugares...dá pra ficar perdido nos primeiros 20% do livro...mas depois desenvolve muito bem.vale a pena...boa leitura.
renata 22/07/2021minha estante
amg tem romance? msm se não for o foco,ou é 100% só fantasia?

Jessyca 22/07/2021minha estante
Oiii....então, o romance é muito raso, é mais focado nas tramas políticas, muita fantasia. E o livro só começa a fazer sentido depois de umas 200 pgns.
Ele é bem confuso no começo, pq o nome dos personagens, cidades, países e raças são estranhos e nem sempre ele explica sobre o que está falando, aí só descobre o q é capítulos a frente.
O livro é muito bom, mas vais ter que superar isso tudo primeiro para conseguires apreciar ele.
Quase desisti diversas vezes, como sou teimosa fui adiante.Para vc saber, a sequência não foi traduzida, só os dois primeiros livros.
Espero que tenha ajudado.

renata 22/07/2021minha estante
ahh sim,obrigada! eu realmente vi bastante gente falando que é meio confuso no começo,mas como gosto de fantasia algum dia vou ler msm assim. isso de só ter os 2 primeiros livros traduzidos me desanimou um pouco,pq se eu gostar vou ficar sem ler o resto da saga ?

mais uma pergunta: tem um protagonista ou são vários? eles têm povs?

Jessyca 22/07/2021minha estante
Então....são vários protagonistas, mas só se sabe qual deles é pelo contexto.

Jessyca 22/07/2021minha estante
Acho que so tem pov em algumas partes, faz tempo que li,não lembro direito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6