Mestre das Chamas

Mestre das Chamas Joe Hill

Resenhas - /////

Isah Conti 11/02/2021

Chega a ser assustador ser tão parecido com a realidade...
Em universo pré-apocalíptico vamos acompanhar uma pandemia que está levando a população a entrar em combustão, marcas como escama de dragão surge na pele e conforme o tempo leva a pessoa a literalmente queimar viva. A enfermeira Harper durante seu trabalho no hospital acaba sendo infectada e quando descobre a doença fica sabendo também que está grávida.

Seu marido não aceita essa informação, quer que ela tire a própria vida e não tenha essa criança, mas Harper resolve fugir e tentar levar a gravidez a frente, já que estudos dizem que a criança pode nascer sem consequências da doença. Durante a fuga, ela encontra um homem conhecido como bombeiro e para ajuda-la a leva para um acampamento onde existem outras pessoas com o mesmo problema.

Quando chega Harper tem uma grande surpresa, as pessoas desse lugar conseguem controlar o fogo, mas acreditam fielmente que tudo é por conta de sua fé. Como não tem para onde ir resolve ficar lá, já que na cidade existem grupos de extermínio determinados a matar todos os infectados, mas sua estadia ali não será nada fácil.

- Esse é o meu primeiro contato com o autor e fiquei surpresa com sua escrita, pontos sobre o egoísmo do ser humano, de como colocar o seu desejo acima de tudo e todos e principalmente, de como essa situação afeta a cabeça das pessoas torna o livro extremamente real pela situação que estamos vivendo. O livro traz o lado bom e ruim do ser humano e de como o poder pode corrompe-los.

- Tive alguns problemas com essa história, em alguns momentos senti que o autor prolongava muito à narrativa e diálogos em cenas que não eram tão interessantes assim, tornando chato acompanhar e deixando a leitura lenta. Fora isso gostei da construção dos personagens e de como as histórias de suas vidas vão se entrelaçando ao final. Para quem não sabe, o autor é filho do Stephen King, então se já gosta de um, indico que conheça o outro, pois ambos têm a escrita parecida.

Jaqueline Felix 31/07/2020

Um grande epidemia cuja origem é desconhecida, mas que se acredita ser originária da Ásia, e que causa medo e mortes no mundo todo. E não estou falando do Covid-19.
Na verdade, é o plot desse livro muito bom.

Nele acompanhamos a saga da enfermeira Harper, que não me cativou muito, mas que amadurece ao longo da história. E do Bombeiro, uma personagem enigmático, lindo e com um ego exacerbado.
Tem todos os elementos de uma boa distopia: governo autoritário e tirano, fundamentalismo religioso, opressão contra os diferentes, tentativa de inferiorização das mulheres, confrontos violentos e fugas desesperadas, mas com a sinalização de um novo futuro possível.
Tudo isso embrulhado por um enredo bem construído e com um fundo pós-apolíptico.

É um terror que intriga. Não causa medo, mas sim revolta.

E traz muitas referências a clássicos, como Mary Poppins, Harry Potter e Ray Bradbury. Além de músicas e bandas de rock, como Beatles e AC/DC.

Sara 10/08/2020

Achei a história muito boa, bem diferente do que costumo ler. Porém, creio que não precisava ser um livro tão extenso, poderia ter menos páginas e ainda assim não afetaria o enredo. O autor é extremamente detalhista nas descrições de tudo e isso fez com que a leitura se arrastasse muito, se tornando um pouco maçante. Quanto aos personagens, amei a Harper e como não morrer de amores pelo Nick? Fiquei chateada que o John passou praticamente o livro inteiro de cama, machucado (poderia ter sido muito mais explorado, afinal ele tem uma história bem interessante).

triz 05/11/2020

Longo demais
Achei a ideia do livro muito boa, mas esperava bem mais dele. Não achei o jeito que o autor abordou a pandemia dos melhores, poderia ter sido muito mais interessante. Sem contar que o livro é longo demais e tem partes extremamente cansativas e sem importância, dá vontade de pular e ir logo pro que importa.

gusta 30/11/2020

É muito bom, merecia 4 estrelas, se não fosse tão longo.
O inicio é bem médio, as primeiras 50 páginas tem alguns diálogos ruins, mas depois disso melhora MUITO, os personagens são bons e a história é muito boa, os pontos negativos são a quantidade de páginas (nem de longe precisava disso tudo) e as primeiras 50. Só que, fora isso, a premissa é boa, o desenvolvimento é bom, tem horas que você quase endoida lendo, tem bons plots. Valeu a leitura

Bela 22/12/2020

?Mestre das chamas?
Esse é um daqueles livros que te prendem de jeito e você fica querendo saber o tempo todo o que vai acontecer em seguida.

A história gira em torno da enfermeira Harper, que vê o mundo inteiro ser contaminado por uma bactéria fatal, popularmente chamada ?Escada de Dragão?. Isso porque as pessoas que contraem a bactéria ficam com manchas pretas com pontos dourados por todo o corpo e podem entrar em combustão a qualquer momento, morrendo queimadas.

Assim, além de o tema bem diferente já chamar atenção, o livro também é bem construído em relação às partes, contando a história de uma forma progressiva e direta, sem ficar recorrendo a elementos exaustivos para o leitor (flashbacks excessivos, descrições longas, muitos períodos sem qualquer ação relevante... felizmente, nada disso!). Até mesmo narrando a vida comunitária na Colônia Whyndam, onde um grupo de pessoas contaminadas - incluindo Harper - se refugiam, a narrativa continua seguindo um ritmo perfeito, sem se demorar em coisas desnecessárias nem simplesmente deixando de lado partes importantes.

Dito isso, achei alguns pontos fracos que me incomodaram um pouco, principalmente porque dizem respeito à construção dos personagens. O Joe Hill tem uma escrita muito semelhante a do pai, Stephen King, e elabora personagens que, embora sejam muito carismáticos, seguem um padrão já muito conhecido. Como isso já rende um comentário enorme, gostaria de resumir dizendo apenas que, apesar de ter me apegado a alguns personagens, não senti que foram aprofundados, o que não seria um problema (o objetivo principal do livro parece ser realmente a sobrevivência durante a pandemia, não utilizá-la como pano de fundo para trabalhar o desenvolvimento subjetivo dos personagens). O que achei problemático nisso é que algumas partes, principalmente àquelas em que deveria haver maior suspense, foram enfraquecidas porque eram previsíveis. Por isso as melhores cenas de suspense, que prendem totalmente a atenção, são justamente aquelas em que os personagens interagem com o contexto vivido por eles, onde o que vai acontecer é mais importante do que o que o personagem vai pensar sobre aquilo.

Enfim, é um livro realmente muito bom e uma leitura leve, mas instigante.

Muninn - IG @corvosdeodin 23/12/2020

Joe Hill nos leva em uma verdadeira montanha-russa de emoções ao longo das páginas de Mestre das Chamas, somos bombardeados com os dramas dos personagens e fica difícil não relacionar com o cenário atual que estamos vivendo. Vale destacar que o autor recheou o livro de referências a outras obras, músicas e filmes, o que nos deixa instigados a buscar sobre todas elas posteriormente.

site: https://www.instagram.com/p/CHLvi2SjnaM/

Danizio0 18/01/2021

Assustadoramente atual
O mundo está tomado por pessoas infectadas por um vírus mortal, que é conhecido como escama de dragão, que faz com que o infectado entre em combustão espontânea, o mundo está um verdadeiro caos, com incêndios espalhados por diversos lugares, não se sabe mais onde existe sobreviventes ou não, é nesse cenário apocalíptico que se passa a nossa história.

Harper era uma enfermeira, até também ser infectada pela escama do dragão, após esse terrível acontecimento, a sua vida muda cada vez mais para pior, ela acaba perdendo o que julgava ser o amor da sua vida, que após ela ser infectada, se mostra ser um tremendo de um babaca, e um dos personagens masculinos que eu mais odiei em toda essa minha vida de leitor, agora Harper tem que fugir do seu antigo companheiro psicopata, e de grupos de fanáticos armados que caçam, e matam infectados sumariamente, ao tentar fugir de casa para salvar a sua própria vida, ela acaba conhecendo o misterioso bombeiro, um homem capaz de controlar o fogo que a leva pra uma colônia onde ela possivelmente estará segura.

Mais a colônia pode ser mais perigosa do que o mundo lá fora, com todos os seus segredos e tramas, será que Harper vai conseguir sobreviver a todos os perigos que a rodeiam???

Mestre das chamas é um livro que combina muito bem com esse momento de pandemia que a gente está vivendo, e mostra como a humanidade agiria se o nosso momento fosse tão grave quanto é no livro, e as coisas absurdas que algumas pessoas seriam capazes de fazer para salvarem a se mesmas.

Esse livro é aquele tipo de livro que vai sempre te surpreender, sempre te chocar, e em vários momentos te fazer pensar no que você mesmo seria capaz de fazer se estivesse no lugar dos personagens aqui presentes.

No fim é um livro muito bom, pra quem gosta de muito suspense, não se incomoda com grandes doses de violência, é não espera mais nada de bom da humanidade.

Fran @paginasdafran 23/08/2017

Mestre das Chamas
Há quem diga que o mundo terminará em chamas, mas esqueça qualquer bola de fogo, meteoros ou seja lá o que for que você tenha imaginado, a Escama de Dragão é algo que ninguém poderia esperar.

Manchas pretas e douradas marcam a pele dos infectados e manter-se longe é essencial, já que a qualquer momento eles podem entrar em combustão e transformar tudo - e todos - ao seu redor, em chamas.

Ninguém descobriu a cura e as formas de contágio são desconhecidas. Para "evitar o pior", esquadrões de cremação aparecem para eliminar qualquer um que seja suspeito de carregar o vírus.

"Se pudesse, mataria todo mundo na colônia. E depois disso sentiria que teve um bom dia de trabalho. Na sua cabeça, ele é aquele cara de chapéu de caubói de The Walking Dead exterminando os zumbis." Pg 264.

Enquanto o mundo vira um caos, Harper Grayson descobre estar grávida pouco antes de também perceber as marcas da Escama em seu corpo. Agora, antes que seu marido cumpra a promessa que fizeram caso se infectassem, ela precisa de um lugar seguro para ter seu bebê.

Quando o clima em casa começa a ficar tenso, Harper é levada por John, um bombeiro que aprendeu a controlar as chamas em seu corpo, para o que pode ser um abrigo seguro.

Na Colônia, todos são infectados, mas de alguma forma, aprenderam que a Escama pode os fazer entrar no "brilho", um estado de êxtase coletivo que os faz entrar em harmonia.
E é aqui que o terror começa: quando a fé se torna algo doentio e sem limites para o que é certo e o que é errado.

Os dias na Colônia passam de pacíficos a tensos e não é apenas dos esquadrões de cremação que Harper e seus amigos precisam fugir.

Vilões? sob qual ponto de vista? infectados ou não, as pessoas aqui são guiadas por coisas em comum como sobrevivência, fé e esperança.

Com um cenário ricamente detalhado, Mestre das Chamas é imperdível para os fãs de um bom thriller de terror psicológico que mostra até onde e o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviver.

Sidney.Cardoso 24/08/2017

NÃO É POSSÍVEL QUE NENHUM ESTÚDIO AINDA NÃO COMEÇOU A FAZER ESSE FILME?
Sabem aquele livro que a gente já acredita ser bom ao ler o resumo e depois que começa a leitura tem certeza que fez a melhor escolha? Isso é o que você pode esperar de Mestre das Chamas! A narrativa consistente de Joe mostra, já nos capítulos iniciais, que ele? não está para brincadeira e que o que podemos esperar do livro é uma trama forte e bem estruturada.

E ele escreve para leitores que não gostam de jogo demorado! Logo no início do livro já nos surpreendemos com fatos que dão boas pinceladas do mistério e da ação, deixando a história ainda mais interessante. Afinal, o que esperar do desfecho quando o início já é impactante? Nas primeiras páginas já vamos dar de cara com a obscura escama do dragão e com o cenário apocalíptico que ela provoca - o que nos deixa frenéticos por ler mais e mais.

Em meio a isso nos deparamos com a protagonista mais legal da temporada, a doce e impetuosa enfermeira Harper, que vai entrar num conflito interno sobre a enfermidade que acomete o mundo e, passando por vários perrengues, mostra aquele paradigma humano do "certo e errado" e põe em xeque o valor que as boas amizades e o desejo de ajudar o próximo têm. Pode até parecer clichê, mas, em meio a essa ótima narrativa, não será!

São tantos os personagens, e tão bem descritos, que é inevitável não imaginá-los em ação, através de tudo aquilo que está dito no livro. Também impossível não sonhar com um filme surgindo a partir dele.

site: www.instagram.com/oqueassistirhoje

C. Aguiar 29/10/2017

Uma estranha doença está tomando conta do mundo e isso está tornando-se um verdadeiro caos. Um belo dia você está bem e no outro seu corpo está com marcas pretas e douradas, depois disso é apenas questão de tempo até seu corpo irromper em chamas.
Nos Estados Unidos as autoridades não sabem o que fazer e uma a uma as cidades começam a ser infectadas, então a única solução é eliminar aqueles que tem o vírus, pois não se sabe a forma de contagio e nem se um dia existirá a cura para essa doença mortal. Eles precisam evitar o pior e matar o portador do vírus é a única opção.

Enquanto o mundo cai em desgraça Harper Grayson se vê grávida e abandonada pelo marido que após descobrir que ela estava infectada mudou completamente seu comportamento perto da esposa. Ela se vê em um grande problema, pois o marido deseja por um fim a vida dela, mas Harper precisa achar um lugar seguro para ter seu filho.
Quando as coisas parecem não ter solução é que Harper encontra novamente o bombeiro John. Ele leva a jovem enfermeira para um local seguro, mas a vida de Harper nunca mais será a mesma.

O livro tem uma premissa interessante e cheia de suspense, mas infelizmente não consegui me conectar com a história, afinal eu nem consegui terminar a leitura.
Eu realmente me esforcei muito para ler o livro até o final, mas a narrativa do autor estava muito enfadonha e a trama poderia ter sido resolvida em uma quantidade menor de páginas. O autor escreveu quase 600 páginas de algo que poderia ter sido resolvido em 300 e com certeza poderia ser abordado de forma eficaz, simples e direta.
Talvez tenha faltado um pouco de dosagem na hora de escrever o livro, então caso se aventura na leitura tenha bastante calma e vá lendo aos poucos.

Não tenho tanto para falar da premissa devido ao abandono, mas a edição física está ótima. A editora fez um excelente trabalho e apesar de todo o problema que acabei tendo com a trama a nota ainda foi mediana até a parte que eu li.
Já li outro livro do autor e gostei bastante, porém esse definitivamente não me convenceu.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Kelly 05/12/2017

Sabe
aquele livro que você lê e fica sem chão? Sem atitude? Sem saber como classificar? Pois é, foi assim que Mestre das Chamas me deixou, e mesmo agora dois meses depois da leitura, ainda me sinto incapaz de falar ou avaliar o bendito livro, mas vou fazer meu melhor.

“Como é possível viver quando todo dia é 11 de Setembro?”

Em Mestre das Chamas, Joe Hill nos apresentará um mundo onde um vírus desconhecido está matando pessoas, ninguém sabe de onde veio, mas sabe-se que depois de infectada, a hospedeira desenvolverá marcas pretas e douradas pelo corpo, e que com o passar do tempo o corpo entrará em combustão queimando até não sobrar mais nada. Sinistro né.

Nesse cenário aterrorizador vamos acompanhar a vida da enfermeira Harper Grayson, ela trabalhava como enfermeira em um colégio, mas quando as aulas foram canceladas e a epidemia começou a tomar proporções épicas, Harper se vê na obrigação de ajudar outras pessoas e começa a trabalhar como enfermeira no hospital de verdade, mas aí sua vida afunda miseravelmente.

Harper tinha um acordo com seu marido Jacob ( o babaca ) de que, se um dos dois adquirisse o vírus, eles se matariam, e quando Harper descobre que está contaminada, a notícia vem junto com a revelação de que ela está grávida. Existe uma remota possibilidade de que seu filho não nasça com a doença, mas Jacob está surtado e tudo que ele quer é matá-la, sendo assim ela não tem outra alternativa a não ser fugir e se esconder.

E assim Harper acaba sendo acolhida em um acampamento onde todos estão infectados, mas acreditam que a música e a fé podem manter a doença controlada e assim se manterem vivos. E apesar de parecer seguro, este seria o pior lugar onde ela poderia estar.

“- Vocês venceram a escama? - perguntou Harper.⁃ Melhor do que isso - respondeu Pai Storey - Ficamos amigos dela.”

Sendo filho de quem é, Joe não poderia ter criado um mundo mais pitoresco, com pessoas morrendo contaminadas por um vírus sem cura, o mundo vira um caos, e nesse momento são colocadas em discussão as atitudes que um ser humano pode ter quando coagido ou com medo, em uma luta frenética para se manterem vivos, as pessoas não infectadas começam a ter atitudes grotescas, todas com o subterfúgio de bem maior, pessoas não infectadas caçam e matam outras com a desculpa de purificar o mundo, isso te lembra algo?

Como personagem mais cativante na história temos o Bombeiro, um homem que perdeu pessoas que amava e que aprendeu a controlar suas escamas do dragão ( nome dado para a doença) e a utiliza como arma para salvar e proteger seus amigos. Harper é uma personagem extremamente carente e influenciável, e isso faz com que ela se meta em uma enrascada maior que a outra, além do povo do acampamento que são fanáticos religiosos capazes de qualquer coisa para manter a paz.

No decorrer do enredo vários mistérios são inseridos, e conforme a história se desenrola, vamos descobrindo aos poucos os segredos e vamos desvendando os segredos dos personagens.

O livro é pesado, e se levarmos a cabo as críticas impostas nele, podemos perceber o quanto o ser humano tem medo daquilo que lhe é desconhecido, colocando a prova o que as pessoas são capazes de fazer no momento de medo e loucura.

“Os responsáveis por tomar as decisões sempre conseguem justificar atos terríveis em nome do bem maior. Um massacre aqui, uma pequena tortura ali. Torna-se moral fazer coisas que seriam imorais se fossem atos de um indivíduo normal.”

A escrita do autor é parecida com a do pai, mas apesar de ser bem descritiva não chega a ser cansativa, maluca talvez, mas ainda sim, conforme você vai se apegando aos personagens ou não, fica impossível não querer saber como tudo terminará.

Com uma capa linda e uma diagramação e revisão impecáveis, Joe Hill irá lhe mostrar o pior do ser humano num contexto sombrio e assustador.

Um livro que mexeu comigo ao ponto de me puxar o tapete e me deixar sem palavras, uma história forte e repleta de críticas sociais e humanas que podem ser alocadas no nosso cotidiano em outros temas, uma leitura que vale a pena arriscar.

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Jessica599 13/12/2017

"Como é possível viver quando todo dia é 11 de Setembro?"
Todo mundo ouviu dizer que o mundo já se acabou em água, e que o próximo fim de tudo será com fogo. Pois bem, é partindo dessa premissa que Joe Hill escreve - com maestria - sobre uma doença que está dizimando a humanidade. A Escama de Dragão faz com que os infectados peguem fogo - literalmente! - e a cada dia que passa, mais pessoas aparecem com os sintomas, enquanto não há o menor sinal de cura. Sim, as pessoas explodem! Pegam fogo, brilham, queimam e explodem como bombas. Agora imagine isso acontecendo no meio da rua, dentro dos hospitais e em campos de quarentena que mais parecem o retrato do inferno... É perturbador!

"Uma pessoa pegou fogo, depois outra, depois uma terceira, feito uma sequência de fogos de artifício, e um dos seguranças entrou em pânico e travou a porta para impedir qualquer um de sair."

Uma vez que o mundo entra em caos, as pessoas perdem o controle de absolutamente tudo. Não existe lei, nem segurança e a única coisa que resta é a fé - um gatilho para os fanáticos, uma corda no pescoço para os céticos. A página do Google não existe mais. Já se imaginou nessa situação? O açúcar acabou e há quem mate para sentir um doce sabor na língua. O mundo enlouqueceu. Enquanto tudo isso acontece, o livro foca em um grupo de pessoas que consegue "controlar" a doença numa colônia no meio da mata. Nos primeiros dias é tudo muito lindo, mas é lá que mora o horror. O ser humano e a necessidade de poder é o verdadeiro vírus do mundo.

"Todo mundo vai morrer. Esta é a última geração. Acho que a gente sempre soube isso. Mesmo antes da Escama do Dragão. A gente sabia que ia sufocar com a nossa própria poluição, e que ia faltar comida, ar e todo o resto."

A escrita visual de Joe Hill me colocou dentro da colônia e me fez uma de suas moradoras. Eu sentia o cheiro de fumaça e carne queimada. Eu sentia o medo, o pavor, o desespero e o vislumbre. Além da abordagem - sensacional! - da natureza humana, Hill me fez voltar os olhos para mim mesma em vários momentos. E eu deixo aqui uma pergunta para vocês: diante de uma doença que ameaça a sobrevivência da humanidade, de que lado vocês ficariam? Dos saudáveis ou dos infectados? Uma vez que os meios de comunicação entraram em pane, no que acreditar? No que ter fé?

Quanto aos personagens, afirmo com absoluta certeza que todos são construídos com camadas e mais camadas críveis e profundas, do jeito que só um escritor de qualidade sabe fazer. Com Mestre das Chamas, Joe Hill entrou para a minha lista de "quero ler tudo desse autor". Eu amei o livro do início ao fim e recomendo para todo mundo que procura uma leitura intensa e incômoda - no sentido positivo da palavra.

"Não existem atos que não sejam egoístas. Quando as pessoas fazem coisas para os outros, é sempre por causa dos seus próprios motivos psicológicos e pessoais."

site: www.instagram.com/cjessferreira

LAPLACE 18/12/2017

Mundo em Chamas
Nunca li uma distopia tão inovadora no pontapé inicial de sua história quanto essa, achei a ideia de um esporo que incendeia as pessoas fantástica e original. É interessante acompanharmos todo o processo do início do surgimento da Escama de Dragão até algum tempo depois, ao invés de avançarmos no tempo e não sabermos as medidas que foram usadas para tentar conter a epidemia.

O livro é meio arrastado em alguns momentos, é como se o Joe o tivesse escrito já mirando uma adaptação cinematográfica ou televisa, e por isso temos alguns momentos mais lentos e cenas que, a meu ver, estão ali só para aumentar o número de páginas, e o comportamento e falas de alguns personagens às vezes soam como vemos nas séries de TV, algo meio irreal para determinadas situações. Outra coisa que me incomodou um pouco foi o tanto de referências à cultura nerd e pop utilizadas pelo autor, é como se ele estivesse empurrando a leitura forçadamente para um determinado público.

O livro possui revelações e reviravoltas inesperadas, a narrativa nos momentos de tensão me agradou bastante, assim como o final, que a meu ver foi tão inovador como o início da trama.