A Estrada Para São Paulo

A Estrada Para São Paulo Mariana Chazanas

Resenhas - A Estrada Para São Paulo

Aline 13/08/2023

Recomendadíssimo!
Um livro que indico a todos os brasileiros. Se eu fosse professora de ensino fundamental, indicaria a leitura deste livro. É importante compreender nossa história, não esquecê-la, aprender com os nossos erros. E este livro, além de trabalhar esta parte da história brasileira com maestria, aborda aspectos não tão trabalhados em livros de história (algo como um tipo de Síndrome de Estocolmo, talvez?!).

"Era melhor assim. Mais simples, mais fácil. Ele arrumava suas roupas e limpava seus sapatos, cuidava do quarto e obedecia sempre e respondia muito pouco. Era só não pensar nisso. Não pensar em como sua vida devia ter sido. Ou não pensar em nada."

E este é apenas um dos aspectos abordados; as reflexões são inúmeras.

Enfim, fica a recomendação.

Michelle.Leonhardt 23/11/2022

Boa leitura
O livro conta a história de Adeze e Onyema, irmãos africanos trazidos como escravos ao Brasil. Acompanhamos a jornada de ambos, suas crenças, seus medos, seus desejos e sua transformação.

Um bom livro. Achei que a história se desenvolve lenta, quase como um romance de formação. Porém, é uma história marcante. Gostei.

Carol 22/07/2022

Chocada
A primeira coisa que me chocou é que esse não é um livro Hypado, mas deveria ser. Todo brasileiro deveria ler esse livro. A gente ama romance histórico gringo, né? Mas os brasileiros não deixam nadinha a desejar.
Meu segundo choque foi ver as coisas tão de perto (ou ler). Claro que a gente estuda história na escola e sabe dos absurdos do período de escravidão (período que ainda existe né rs), mas ver assim em um livro, sabendo nome de personagem, é muito diferente.
Meu terceiro choque foi a escrita de autora ser tão boa. Não conhecia e já quero ler tudo. Nem via o tempo passar.
Livro muito triste, cheio de gatilhos.
5 estrelas pela divulgação, a gente precisa ler coisas assim. Não dá pra ignorar.
5 estrelas pela forma que é contado. É uma pena que é baseado em fatos reais.

Jana Diglio 11/10/2021

Por Deus! Que livro potente, que livro forte, que livro senhores... QUE LIVRO!!
Conheceremos a vida e a história de Adeze e Onyema, irmãos africanos que foram roubados do seu país, da sua aldeia, da sua família, da sua casa, sua vida para servir outros.
Eles nunca pediram isso, eles não quiseram... não lhe faltavam coisas, eles tinham a vida, a família e felicidade!

O livro conta anos e anos da vida desses irmãos, separados assim que desembarcaram no Brasil, mas que nunca se esqueceram.
Eles prometeram se reencontrar, se cuidar e se salvar! Mas como será possível diante daquela realidade escravocrata e aprisionadora? Eles cresceram aprendendo a servir, a não lutar pelos seus direitos e desejos.
E quando a liberdade chega, o que fazer com ela? Não sabem ser livres, não sabem decidir por si, não sabem mais...

Uma realidade escrita de forma nua, crua, angustiante e forte!
Não tem outra palavra para definir a não ser um livro POTENTE! Esse livro é potente, é forte...

Teve momentos que eu comecei a gostar e me senti mal por gostar!
Não espere uma passada de pano, não espere por bondade, não espere por um romance...
É um livro pesado, cheio de gatilhos... difícil de digerir... mas é um livro extremamente importante!!!

Conheça um pouco mais dessa época através desse livro!
E se você achar que está tudo bem, releia... não está tudo bem!
Não estava naquela época e ainda não está hoje!

Suzana 31/03/2021

Muito tocante e bem escrito
Imagina a felicidade da pessoa formada em História que encontra um romance histórico que se passa no Brasil!!! Infelizmente, temos poucos autores que decidem se aventurar por esse gênero, então quando acho um livro do tipo ele imediatamente entra na minha wish list.

A Estrada Para São Paulo me foi muito bem recomendado e, depois de ler, eu confirmo a recomendação: é um livro muito bem escrito, com uma linguagem muito sensível e que realmente transporta o leitor para a São Paulo do século XIX, não só pelas descrições, mas também pela fala dos personagens.

Me senti angustiada com a angústia deles; me senti feliz com a felicidade deles. Não foi fácil ler os momentos em que crueldades são narradas, nem suportar certas pessoas do livro com seus preconceitos (Isabela merecia uma surra, sério). Triste é imaginar que esse era o pensamento da época e que muitos ainda o reproduzem na atualidade.

Torci muito para que essa história tivesse um final feliz, em nome não só de Adeze e seu irmão, mas em nome de todos aqueles que foram arrancados da África à força e vieram parar nas Américas, sendo maltratados e, recorrentemente, separados de suas famílias, como se não tivessem sentimento nenhum.

A única coisa que em deixou um pouco confusa na narrativa se relacionou à passagem do tempo. Não é especificado com clareza a idade que os protagonistas tinham, mas isso é normal, pois nem eles mesmos sabiam com exatidão. Contudo, conforme a história se desenvolve, o tempo passa e isso não é sempre reforçado de alguma forma. Você pensa que se passaram apenas alguns meses e, quando vai perceber, passaram-se anos. Assim, eu continuei imaginando os personagens como crianças durante vários capítulos, sendo que, depois de certo momento, eles já eram adolescentes.

Mas fora esse detalhe (que talvez passe até despercebido para alguns), é uma trama muito envolvente. Recomendo!

Aione 09/03/2021

A Estrada Para São Paulo é o romance histórico de Mariana Chazanas, publicado de maneira independente na plataforma KDP da Amazon.

Adeze e Onyema foram brutalmente trazidos para o Brasil quando crianças, a fim de serem escravizados. Após testemunharem a morte de seus pais e chegarem em uma terra desconhecida, são separados para servirem em lugares diferentes. Com o passar do tempo, a memória da vida anterior — e de quem eles próprios eram — vai se tornando cada vez mais um borrão distante.

Se um romance de formação é aquele no qual a trajetória de um personagem é acompanhada de sua infância à vida adulta, na qual compreendemos seu processo de transformação e amadurecimento a partir dos eventos a que é submetido, A Estrada Para São Paulo poderia se enquadrar nessa classificação, já que apresenta os anos de crescimento de ambos protagonistas. Porém, “romance de formação” não dá conta de tudo que o livro entrega, especialmente pela obra ser, também, um retrato doloroso — e necessário — do período de escravidão no Brasil, que impacta as dinâmicas sócio-culturais e econômicas do país até os dias de hoje. Compreender a escravidão com toda violência intrínseca a ela é fundamental para não se permitir que ela seja esquecida ou que seja descrita como mero “episódio histórico”.

Por isso, a leitura é brutal do início ao fim, sem tempo para alívio. Adeze e Onyema vivem em um período violento, e Mariana Chazanas não poupa o leitor, sendo fiel às crueldades que eles sentem na pele — sejam elas físicas, sejam emocionais. Parte da angústia está em observar a naturalização do horror e a desumanização dos personagens, postos como meros objetos em inúmeras situações. E se muito do que é dito a eles é absurdo, se a eles não é permitido sentir, apenas obedecer e servir, o absurdo é ainda maior quando se percebe semelhanças entre a época narrada e a nossa atual. Houve um momento em especial, em um diálogo entre Adeze e Júlia, que me remeteu às personagens de Na Corda Bamba, um romance contemporâneo, no que se refere à inconsciente expectativa de pessoas brancas por gratidão quando, em sua concepção, agem em prol de pessoas negras. É triste observar o quanto muita coisa ainda permanece igual, assim como é doloroso acompanhar as complexidades emocionais de cada personagem. As consequências de uma vida de abusos gera desdobramentos psicológicos profundos, nos quais a necessidade de afeto é muitas vezes suprida justamente pelos responsáveis pelas feridas. Dessa maneira, as relações de Adeze e Onyema com seus senhores são intensas e complicadas, nas quais violência e carinho estão embrenhadas de tal maneira que se torna impossível separar um do outro — o que torna tudo ainda mais cruel. Pelo mesmo motivo, as compreensões que os personagens às vezes têm de si, ainda mais quando contrapostas às perspectivas de outros negros, escravizados ou livres, são nebulosas, nem sempre percebendo a exploração vivida ou então concordando com os papeis a eles atribuídos.

Se a leitura em si é dolorosa, não se pode dizer o mesmo da escrita de Mariana Chazanas, pela qual fiquei apaixonada. Há sensibilidade em seu jeito de narrar e a literariedade é expressa em cada linha. Nada é posto de maneira óbvia, há um trabalho em se dizer as coisas de um jeito diferente e extremamente preciso, além de belo. Se eu sofria pelo conteúdo da narrativa, também me encantava por sua forma. Ainda, a escrita em terceira pessoa muitas vezes assume as vozes dos diferentes personagens, seja por ritmo de palavras, seja pela escolha de vocabulário. Há diversos momentos que retratam os processos mentais, como o esquecimento, por exemplo, assim como o uso dos nomes de Adeze e Onyema contrapostos ao que receberam de seus senhores — Mical e Benjamin — indica as questões de identidade por eles sentidas.

A Estrada Para São Paulo é certamente um dos melhores livros que li nos últimos tempos, tendo me tocado fundo por todos os seus aspectos. Apesar do sofrimento que a história proporciona, fiquei maravilhada com o trabalho literário da autora, assim como me deliciei com o cenário onde a trama é ambientada: foi uma experiência única caminhar, mentalmente, pelas ruas da cidade de São Paulo em outro século, imaginando os cenários tão conhecidos por mim hoje em dia a partir das descrições de como eram à época. Reforço que livros como esse são obras importantes para que os horrores da escravidão não sejam jamais esquecidos ou relativizados, mas fica o aviso de que a leitura pode ser ainda mais dolorosa para pessoas negras, no sentido de tocar em feridas que, para elas, são um lembrete constante da injustiça histórica que viveram nas mãos de pessoas brancas.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/03/09/resenha-a-estrada-para-sao-paulo-mariana-chazanas/
gabriella.malta 10/03/2021minha estante
Eu amei esse livro! A história é incrível e os personagens são ótimos, só acho que falta um trabalho editorial pq tem algumas cenas confusas e umas partes que poderiam ser editadas. Torcendo para que ela consiga contrato com alguma editora.

@lerpracrer 29/12/2020

Mergulho na história brasileira
Tantos livros, novelas e obras que mostram uma das piores coisas que aconteceram no nosso país: a escravidão. Em ?A estrada para São Paulo?, a autora nos leva a refletir sobre a vida de Adeze e Oneyema. Sua triste realidade como escravos, seus sentimentos contraditórios e para os leitores as vezes absurdo, de gratidão e resignação para com os seus donos. Amadurecemos com eles em sua trajetória.

Uma bela oportunidade de ver a história de quem não teve e ainda hoje luta por voz no nosso país.

Acsa Micaela 04/12/2020

Obra de arte
Essa história é uma obra de arte brasileira!
Melhor livro nacional do ano sem dúvida.

Chorei e torci demais por esses dois irmãos, foi incrível acompanhá-los.

Kelly Dias 27/09/2020

Não é um livro fácil
Esse livro não é fácil de ler. Machuca conhecer a nossa História, dói fundo no coração ver as raízes e cicatrizes da nossa nação e o quão medonho foi esse período, mas a autora constrói a narrativa tão poética e honestamente que também é impossível parar. E com a misericórdia de contar uma história que por mais difícil que seja é uma história de força, de redenção, de encontrar em si o próprio valor ainda que o mundo lhe diga que é tão pouco que pode ser comprado.
Algumas personagens odiei com todas as forças, outras sinto um amor e admiração impossíveis de expressar. Mas todas são tão bem construídas que posso vê-las com total clareza, como se fosse eu que tivesse vivido uma vida com cada uma. Espero por mais livros da autora.
Esse livro precisa estar nas escolas, é triste pensar que não temos muita literatura sobre a escravidão, mesmo de forma ficcional. Quantos Onyema e Adeze se perderam nesse Brasil nessa época, e não tiveram um fim como dos personagens?

Camila 23/09/2020

Sensível, inesquecível e profunda
Uma história maravilhosa, emocionante e muito bem escrita. Nos mostra um pouco do foi a escravidão no Brasil e como os negros eram tratados pior que animais, os castigos físicos e os abusos psicológicos que sofriam. Enredo envolvente e personagens muito bem construídos. Diversas passagens me deixaram angustiadas e triste com tamanha brutalidade das pessoas da época. Uma leitura que nos faz refletir sobre o nosso papel diante do racismo presente em nossa sociedade nos dias de hoje.
Um livro para não esquecermos da crueldade da escravidão no Brasil.

Edla 10/09/2020

Profundo
Real, emocionante e cruel. Dois irmãos que se amam e lutam para se reencontrar. A triste história da escravidão no Brasil. Um retrato da nossa história que gostaríamos que nunca tivesse acontecido.

Gabi 21/08/2020

incrível, emocionante e muito bem escrito. um dos melhores nacionais que já li!! tô muito feliz por ter encontrado essa história

Suelen 10/08/2020

Maravilhoso
Livro maravilhoso,vai relatar a questão dos escravos, a forma com que eles eram tratados a pressão psicológica em relação a liberdade,e vários outros fatores,super indico obra incrível.

Tha 01/08/2020

Uma vida de dor e amor
Esse livro está perfeitamente equilibrado entre a dureza fria e a emoção mais delicada. Borbulha realidade, mas com aquele toque exato de esperança - não o suficiente para tornar a história fantasiosa, a dose fica bem ali no limite. É lindo, envolvente, com personagens tridimensionais. A história é muito rica é muito bem escrita. Li rápido porque não conseguia largar. E entre lágrimas e sorrisos, avancei, muito apegada aos irmãos, só rezando para que pudessem finalmente ficar juntos no final.

Sendo muito muito mesquinha, eu diria que tem um pingadinho de errinhos que poderiam ser corrigidos com mais um pente fino de um editor. Mas eu estou realmente sendo bem chata - o livro beira a perfeição.

A verdade é que este foi um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Não perde nada para grandes clássicos! Fico triste por não ter uma versão impressa, pois gostaria de comprar dois exemplares e doar um deles para a Biblioteca Municipal da minha cidade.

Cintia 14/05/2020

A estrada para Sao Paulo conta a história de Adeze e Onyema dois irmãos, que foram sequestrados do seu pais para serem vendidos e escravisados aqui no Brasil.Ao chegarem aqui no Brasil foram separados Adeze foi vendida para duas irmãs para fazer a limpeza da
casa elas também ensinaram a ler, tocar piano. Onyema foi dado de presente para uma menino que tinha a mesma idade que ele. Mesmo não vivendo como os outros escravos eles tambem sofrem muitas outras coisas é vão descobrir como sobreviver nesse novo mundo.