Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Lelet1303 16/04/2024

Ensinamentos feministas
Bom, eu gostei do livro porque ele aborda o feminismo como a igualdade de gênero e não como uma supremacia feminina.

Além de tudo ele aborda temos super importantes, que deveriam ser contados a ?pequenas? mulheres.

Eu achei meio ?óbvio? porém, acredito que o problema seja mais eu mesmo. Porque fui criada muito mente aberta, desde pequena com diversas ideias feministas. Não doou credito total a minha mãe, não me lembro de como essas ideias pararam na minha cabeça.

Acredito que o público alvo, DEVERIA ser pessoas conservadoras, pois ajudaria a elas terem uma visão melhor do livro. Mas como me disseram, muito provavelmente, essas pessoas não gostariam do livro pois tem a mente fechada.

Pode parecer óbvio, mas realmente o público alvo acreditam que sejam as mães com a mente levemente aberta, que procuram expandir mais suas visões sobre o feminismo.

Um livro muito bom, que além do feminismo trata de assuntos raciais e principalmente sobre a pressão social nas mulheres.

Um livro que certamente mostrarei a minha mãe e a minha avó.

mthssch 13/04/2024

Gente, que livro incrível!!
Eu não tinha o hábito de ler e achava super desnecessário a leitura. Uma amiga me recomendou o livro, falei "vou ler né, já que ela tá recomendando".
No início eu li mais por ler mesmo, do meio pro final fiquei cativado pelo livro!!
É um livro curtinho, que vai tratar sobre questões de gênero, desigualdade de gênero, desigualdade social, o tradicionalismo presente na nossa sociedade.
O livro fala sobre uma amiga escrevendo uma carta para a outra falando como educar uma criança para ela ser feminista.
Ótimo para a introdução no mundo da leitura!

Léo 12/04/2024

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória! Uma série de dicas importantes sobre o feminismo. Ler, reler e transmitir para as nossas crianças

Beatriz 04/04/2024

?Concede a ti mesma espaço para falhares.?
Um livro tão curto e simples de ler.
A autora explica como criar uma filha no mundo de hoje, não só em relação ao feminismo mas a tudo o resto.
Super recomendo

Kenny 31/03/2024

Para educar crianças feministas, um manifesto.
Eu conheci o trabalho de Chimamanda quando ingressei na universidade há uns 6 anos atrás e me encantei pela forma dela explicar e expor as coisas. Este livro, este ensaio, só chegou em minhas mãos semana passada, mas o grande pivô do início da minha leitura foi um post do Instagram. Nele, um homem explicava que feminismo não é o contrário do machismo. Que o movimento feminista não está lá para subjulgar os homens. Até então, tudo bem.
Tive a infeliz ideia de abrir os comentários e perceber a quantidade de pessoas que não sabiam o que estavam falando. Mulheres criticando outras, homens discordando que o feminismo é de fato necessário para a sociedade, dezenas de pessoas se doendo por algo que nem sequer se dão ao trabalho de entender.
Como eu sei disso? Pela forma singular, curta e acusatória do discurso deles. Ora, pra mim o feminismo sempre foi uma janela que se abre grande o suficiente para ser ver um horizonte gigantesco e Chimamanda prova isso neste curto ensaio.

Ela traz pontos e questionamentos sobre cultura, religião, sexualidade, linguagem, etc. A linha de pensamento trazida para a autoria é aquela que me ajudou a entender muitas questões pessoais e relações que tive ao longo da vida. É um texto introdutório perfeito para aqueles que enchem a boca para falarem de feminismo sem realmente conhecer.

O feminismo é tão amplo e ao mesmo tempo tão específico, é algo de ontem e de hoje e, provavelmente, de amanhã também. São tantos nomes, tantos feminismos e tantas mulheres, que causa um pouco de espanto e tristeza ao mesmo tempo por ser algo tão conversado mas que profundamente explorado apenas em grupos acadêmicos ou entre pessoas que realmente estão dispostas a escutar, entender e debater (que são poucas ainda)

Enfim, deixo aqui a minha singela gratidão ao post do Instagram que me deixou puta da vida na noite de páscoa mas que me direcionou ao livro em cima da minha escrivaninha.

Naty276 25/03/2024

Um manifesto de verdade
Um livro que abrange, muitos assuntos de forma direta e bem explicada, para não aver mais dúvidas.
É uma leitura cativa pois nela você reflete como ainda as mulheres são criadas para seguir o "padrão" de como uma mulher tem que ser, se vestir, falar e agir e como as mulheres desde pequenas são influêncidas por uma criação machista e reprimida.

wellpiinheiro 24/03/2024

Igual a uma conversa
A Chimamanda não busca fazer um tratado sobre feminismo para crianças. Ainda bem, ou a controvérsia seria grande.

Ela simplesmente fala de coisas que gostaria de ter aprendido e de coisas que gostaria que fossem ensinadas pelos pais às crianças.

Acredito que o texto, apesar de ter sido originalmente uma carta para uma amiga, guarda uma universalidade que torna bem vinda a sua publicação e o tornar-se público do conteúdo.

Tenho uma sobrinha de 06 anos atualmente e posso dizer que alguns conselhos daqui vou aplicar no crescimento e educação dela.

Acho que por isso o livro alcançou seu objetivo :)

larissa 23/03/2024

Feminismo Quântico
A verdade é que existem algumas considerações a serem feitas antes de uma resenha efetiva: 1) reconheço que o livro é, antes de tudo, uma carta de um tom predominantemente pessoal; 2) igualmente reconheço que a autora não se propôs ? porque não era de seu interesse, já que acredita não ser uma especialista no tema ? propiciar, ao caráter do livro, uma carga acadêmica e, por último, 3) é de se assumir que o livro não só foi escrito para ser sucinto e introdutório, como também não foi feito com a pretensão de ser um caderno de regras.

Depois de estipuladas as considerações, devo dizer que, quanto a minha intenção com a leitura, iniciei o audiobook com o objetivo de me distrair com uma reflexão durante afazeres pessoais. Para isso, serviu e foi ótimo. No entanto, o questionamento que me restou, ao final da leitura, foi: como seria se eu, enquanto mãe, escolhesse este livro para não só me entreter, mas me educar política e maternalmente?

É questionável que, ao se introduzir o feminismo para crianças, foquemos em questões tão diminutas como o cuidado que devemos ter ao elogiar quando um homem cozinha; ou, também, sobre como a menina deve pegar o próprio brinquedo de volta em uma situação de ?desvio?, porque, se assim feito, ela aprenderia sobre consentimento. Pergunto-me, portanto, será que esses seriam os melhores exemplos para introduzir uma educação politicamente feminista às crianças?

Expresso, mais uma vez, o que escrevi no meu histórico de leitura desse livro. Algo nesse feminismo (o qual apelidei carinhosamente de ?feminismo quântico?) que agasalha situações minúsculas com um casaco de ?pauta grandiosa? é, mesmo que inocentemente, uma condição que nos distancia do debate central. Além de tudo, um feminismo que só se preocupa única e exclusivamente com os papéis de gênero ? que negligencia a interferência de fatores socioeconômicos na interpretação desses mesmos papéis ? não desempenha integralmente sua função política.

A finalizar, defendo que não ignoro a relevância deste livro enquanto debate inicial para a formação de crianças feministas. Discussões importantes foram, sim, retomadas ao passo da leitura; no entanto, a partir de vieses rasos e socialmente limitados.

(20/03/2024)

Fe_m 17/03/2024

Livro rápido, um pequeno guia para se tornar uma pessoa menos machista, excluindo falas e posturas que estão impostas em nossa cultura desde sempre.

Marina.Ortolani 12/03/2024

Leiam!
Uma leitura extremamente importante! Tenha você filhos ou não. Acredito que essa é a visão sobre a qual a sociedade deve refletir em relação à igualdade de gênero.

lidoporluana 10/03/2024

23ª leitura de 2024
Definitivamente esse é o meu livro favorito da Chimamanda.

É a segunda vez que leio esse livro e é a segunda vez que fico encantada com ele.

A autora aproveita o pedido de uma amiga de "Como educar crianças feministas?" e cria sugestões riquíssimas para isso.

Eu amei e acredito que todos deveriam ler esse livro, não só mães, pais e/ou responsáveis, mas sim toda a sociedade.

palomaeghrari 24/02/2024

Perfeito!
Esse livro é maravilhoso demais!

As pessoas devem ler tendo filhas, tendo filhos ou nunca sendo pais, porque é um livro muito universal!

Se está na dúvida se vai ler ou não, a leitura só vai te acrescentar!
Já virou meu novo padrão de presentes pra quem cruzar meu caminho! ?

Beatriz2029 24/02/2024

Lindo, perfeito, amei a diva! Leria facilmente milhares de páginas dela falando sobre como ser feminista

Karine.Squilter 06/02/2024

Sempre me tira o fôlego
Achei necessário reler essa obra nessa fase da minha vida, parecia que eu tinha esquecido de alguns conceitos muito importantes.
Não tenho filhos e não pretendo ter por enquanto, mas sempre leio, percebo o que tô eu adulta preciso saber de conceitos que alguém deveria ter me ensinado na infância.

Que bom encontrar esse livro e por ler e aprender tanto. E acredito que esse é o tipo de livro para se ler e fases diferentes da vida, você sempre vai aprender algo novo.

Yasmin 23/01/2024

Unindo o útil ao agradável, realizei a leitura do livro para o desafio "Um livro de autoria não branca" da Maratona Literário de Verão #MLV2024 organizada pelo @aquelegf.

Minha leitura foi rápida e proveitosa. Cheguei a conclusão de que o livro é curco demais para criar de fato uma discussão potente, porém, em suas exposições cria margem para inúmeros debates atuais e necessários.

Para além da temática de educar crianças feministas, o livro trouxe um diálogo importantíssimo sobre a igualdade de gênero (entre outras cruciais pautas), de maneira didática e de fácil compreensão.