Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Carla Rosa 29/12/2022

Uma leitura necessária
Eu acho que todos deveriam ler esse manifesto tendo filhos ou não.

Sendo mulher ou não é necessário e faz pensar em como olhamos para o mundo ao nosso redor e como tratamos as crianças.

Amanda 27/12/2022

Um livro extremamente necessário sobre os diversos aspectos da nossa sociedade que precisam ser revistos para que possamos construir um ambiente mais igualitário para todos, tendo por base os preceitos do feminismo. Mais explicativa que essa leitura, impossível. Chimamanda segue sendo genial!

Keyty 25/12/2022

"O amor é ser grandemente valorizado por outro ser humano e dar grande valor a outro ser humano" - Adichie, Chimamanda Ngozi.
"Para educar crianças feministas" inicialmente era uma carta que a autora escreveu em resposta a amiga que lhe perguntou "como deveria agir para criar uma filha como feminista", tal diálogo se transforma neste livro incrível.
Nesse manifesto, Chimamanda inclui sugestões, que compartilha com sua amiga e com o leitor, seja mãe ou pai, homem ou mulher, passando orientações fundamentais para a educação não só de meninas, mas também de meninos.
Trazendo questões para a criação de maneira igualitária, sobre papéis na sociedade, padrões de beleza, etc.

Marina 21/12/2022

Bastante bom, algumas coisas parecem ser mais do mesmo se você se informa sobre as questões, mas são coisas que precisam ser faladas, rediscutidas sempre.

Ana Lee 20/12/2022

Li outros livros dela que achei mais interessantes... Esse tem bons conselhos mas algumas vezes parece meio raivoso. É como uma carta para uma amiga sobre pontos importantes na criação de sua filha, concordo com bastante coisa, outras nem tanto.

readbyisblla 18/12/2022

Esse livro é como ter um conversa e todos que um dia pensam em ter um filho deveriam ler. A autora é incrível e aborda as temáticas de maternidade e feminismo muito bem.

Isa Godoi 14/12/2022

Muito bom, e extremamente importante, o livro trás vários pontos que são realmente importantes para o feminismo.

Sel 14/12/2022

Abre o olho
Um livro que cumpre mais do que seu título promete. Encontrei lições que me surpreenderam, não só para educar crianças, mas para autoeducação.

Luísa 12/12/2022

A culpa foi minha
Esse livro foi sem dúvida tão bom quanto o primeiro, mas acabei dando quatro estrelas para ele enquanto para o outro eu deu cinco.
Acho que a culpa foi minha porque eu não estava na vibe...
Depois de ler esse livro uma coisa é fato para mim: Toda mãe deveria ler esse livro (acho que inclusive as mães de meninos), porque acho que as coisas ficam muito mais simples quando o feminismo é inserido cedo na vida das pessoas.
Tive a leve impressão de a autora aprofundou um pouco mais suas ideias nesse livro do que no primeiro.
Mas mesmo assim continuamos com uma premissa bem simples é naquela vibe do básico do básico (o que aparentemente grande parte das pessoas não precisam entender)
Gostei muito de como ela mostrou que criar uma criança feministas na verdade é uma idéia bastante simples. Gosto demais de como a autora desmistifica a palavra feminismo como algo ruim...
Uma obra de arte sem dúvida.
Comecei até a seguir essa lenda no Instagram
Maravilhosa demais!!!

Mayara Mendes 07/12/2022

Inteligente e educador. Vc fica com a sensação que ta fazendo as coisas erradas e que precisa mudar. E isso q acho incrível no livro, abrir sua cabeça pra pequenas coisas e atitudes.

Nat 16/11/2022

Essas são as 15 sugestões de Chimamanda para educar uma criança feminista: não seja definida pela maternidade; divida a criação dos filhos com o pai; não diga que uma menina não pode fazer algo porquê é uma menina; ensine a criança a tomar cuidado com o feminismo condicional; ensine a criança a ler; ensine a questionar a linguagem e decida o que dirá ou não a criança; não fale do casamento como uma realização; ensine a não se preocupar em agradar; dê a criança um senso de identidade; fique atenta às atividades e à aparência dela; ensine-a a questionar o uso seletivo da biologia como “razão” para normas sociais em nossa cultura; converse com ela sobre sexo; apoie o romance que irá existir (porque irá existir); ensine sobre opressão e não faça dos oprimidos santos; e finalmente ensine sobre a diferença e a torne normal.

"Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa “porque você é menina”. “Porque você é menina” nunca é razão para nada. Jamais."

Esse foi mais um livro que eu fiquei desejando que fosse maior, bem maior. Apesar da autora conseguir falar tudo a que se propõe me pouco mais de noventa páginas, quando se lê sobre um assunto com o qual você tem afinidade, a vontade é que o livro não acabe mais. A cada tópico, a cada sugestão, eu poderia acrescentar muitos mais exemplos que iriam trazer mais exemplos e mais ramificações do assunto. Não acho que levei mais de uma hora para ler esse livro e adorei.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/11/para-educar-criancas-feministas.html?m=1

Bianca2282 13/11/2022

Lucidez necessária
Que texto lúcido! Leitura clara, propositiva e necessária. Recomendo para mães de meninas, mães de meninos, pais, avós, não-mães, não-pais? Sobre as sutilezas do Feminismo Leve e do patriarcado que sempre incomodaram a minha alma. Cada vez mais encantada pela Chimamanda.

Débora Diogo 13/11/2022

Necessário e Essencial
Mais uma leitura que considero obrigatória. Um ensinamento essencial para qualquer um.

Depois que li sejamos todos feministas, fiquei ainda mais animada para conhecer os outros livros da autora, e pretendo ler mais das suas obras em breve.

Frenanda 09/11/2022

?nossa premissa feminista é: eu tenho valor?
procrastinei muito pra começar essa leitura (achei que seria maçante pq tô acostumada a ler ficção) e confesso que me arrependo kkkk a leitura é super leve e fácil, me senti lendo uma carta mesmo e me senti muito próxima da autora. gostei bastante, grifei muita coisa, concordo com muita coisa, já refleti antes sobre alguns pontos mencionados e deixou abertura pra refletir sobre alguns que não tinha pensado sobre. leitura rápida, tirando 1h consegue terminar. com certeza vou reler muitas outras vezes

Karen 04/11/2022

Eu amei demais o livro. A autora nos mostra que a construção do feminismo está nos pequenos detalhes da criação. Leitura obrigatória para qualquer um que tenha contato com crianças .