Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas -

Phelipe Guilherme Maciel 30/03/2017

Para educar CRIANÇAS Feministas. De verdade.
Apesar de se posicionar contra o que chama de Feminismo Leve, Chimamanda se demonstra uma feminista centrada neste manifesto, como já se mostrou também na palestra Sejamos Todos Feministas.
Este manifesto é não apenas para criar meninas independentes e dinâmicas, e poderosas e autênticas. Os conselhos dados neste pequeno livro devem servir de norte para qualquer pai ou mãe que queira criar seus filhos como iguais. Gênero não define nada. Privilégios de gênero são tão ruins como privilégios de cor ou posição social.
Para um mundo mais justo, devemos libertar nossas meninas dos ferrolhos do machismo. Nada melhor que estrangular o machismo criando homens feministas, que sabem que eles e as mulheres ao seu redor possuem os mesmos direitos, os mesmos deveres, e devem andar juntos, em uma boa comunhão.
Jocélia 30/03/2017minha estante
Perfeito! Parabéns pela resenha...pelo pensamento...
Não é a mulher que tem que sofrer mudanças ou buscar por elas, mas é ao homem que compete olhá-la e respeitá-la pelo que é e pela importância que tem na construção do humano e da humanidade.

Guga 30/03/2017minha estante
Adorei

Phelipe Guilherme Maciel 03/04/2017minha estante
Guga, eu também adorei o livro, muito legal. Jocélia, realmente a mulher precisa ser vista como fundamental para a construção do homem e da humanidade. Desestigmatizar tudo aquilo que é pré concebido por séculos, e trabalhar pela igualdade de gêneros. :D

Fernanda1943 08/07/2017minha estante
Adorei!

Phelipe Guilherme Maciel 13/07/2017minha estante
Moon L. obrigado pelo comentário :D

Wilderlane Oliveira 24/10/2019minha estante
Excelente perspectiva. Um livro curtinho, mas de muito conteúdo. Precisamos versar nosso olhar para as questões que estão naturalizada em nossa sociedade e que, no entanto, são formas de perpetuação e manutenção de um desequilíbrio entre os gêneros.

Heloisa.Agibert 16/12/2021minha estante
Fantástico, uma história que nos faz bem e como é bom vermos que educamos bem nossos filhos por esse caminho.

Caroline 11/09/2022minha estante
Por isso, os pais devem educar os filhos com uma mentalidade mas inclusiva, mostrando para eles que as mulheres têm os mesmos direitos do que os homens , evitando demostrar aos pequenos, comportamentos que sejam machistas.Afinal, o exemplo é tudo!

Mylla 11/06/2020

Fruto da sociedade!
O livro abre muito a nossa mente, e percebemos que há um peso maior, como criamos as nossas crianças, a 'criação' é o que nós tornamos como PESSOA.

"Diga a Chizalum que as mulheres, na verdade, não precisam ser defendidas e referenciadas; só precisam ser tratadas como seres humanos iguais."

Eu recomendo o livro é muito bom, gostei muito.

Juliete Marçal 25/06/2020

"Porque quando há igualdade não há ressentimento."
"Para educar crianças feministas" surgiu a partir de uma carta que a autora escreveu em resposta a amiga que lhe perguntou 'o que deveria fazer para criar uma filha como feminista', essa carta se tornou um manifesto no formato desse livrinho poderoso!

Nesse manifesto, Chimamanda inclui 15 sugestões que ela mesma se diz seguir depois que se tornou mãe. Ela compartilha com sua amiga e claro, com o leitor, seja mulher ou homem, mãe ou pai, orientações que considera fundamentais não só para educar meninas, mas também importantes para a criação de meninas e meninos.

Aqui são debatidos assuntos importantes na nossa sociedade e que surgem durante o crescimento e desenvolvimento de uma criança, durante a infância, a adolescência e que se refletem futuramente na fase adulta e moldam um ser e uma sociedade. Com isso, Chimamanda elenca questões como criação e educação dos filhos, formação igualitária para todas as crianças, feminismo, papéis e igualdade de gênero, racismo, identidade, padrão de beleza, diferenças, casamento, independência financeira e de escolha, liberdade, etc.

"Ensine a ela que papéis de gênero são totalmente absurdos. Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa 'porque você é menina'. 'Porque você é menina' nunca é razão para nada. Jamais."

Muitas vezes dizemos ou reproduzimos falas sem nos dar conta da sua gravidade, afinal, na maioria das vezes ou nunca paramos para analisar essas atitudes e não percebemos que além de prejudiciais elas interferem na luta de igualdade em um mundo tão desigual. E essas orientações da autora abre a mente do leitor para a realidade de diversas situações que são tão próximas. Uma das questões que ela destaca diz respeito a importância de nunca dizer a uma criança o que ela deve ou não deve, pode ou não pode fazer, pelo simples fato de ser MENINA. É importante dar escolhas para meninas e para meninos, para que eles se tornem quem eles quiserem ser, desenvolvendo todas as capacidades que têm. E para que isso aconteça de uma forma completa, é necessário que nos libertemos das amarras sociais e também do que nos foi ensinado e enraizado nas nossas mentes e do modo de viver desde a criação, estabelecidos por uma sociedade desde sempre estruturada por hábitos patriarcais e misóginos.

"Os estereótipos de gênero são tão profundamente encutidos em nós que é comum os seguirmos mesmo quando são contra nossos verdadeiros desejos, nossas necessidades, nossa felicidade."

Acho difícil ler esse livro e não questionar que nós precisamos rever as nossas posições, - seja como mulher, homem, mãe, pai, tio, tia, como sociedade em geral -, para ajudar a construir um mundo mais justo e equânime em relação às questões de igualdade de gênero. São palavras que nos fazem aprender e refletir. Sugestões completas, educativas e muito bem organizadas e explicadas.

"Se não empregarmos a camisa de força do gênero nas crianças pequenas, daremos a elas espaço para alcançar todo o seu potencial."

^^

Juliane Raquel 23/04/2021

Maravilhoso!
Um livro tão pequeno no tamanho, mas enorme em seu conteúdo. Eu só queria que todo mundo pudesse ler, mas sei também que esse livro não é pra todo mundo...

Vou reler esse livro muitas vezes pra poder relembrar cada ensinamento!

Thauany 12/01/2023

Os pensamentos da Chimamanda >>>>
?O que desejo a Chizalum é que ela seja cheia de opiniões e que suas opiniões provenham de uma base bem informada, humana e de uma mente aberta?

Uma carta destinada a uma querida amiga que se tornou um pequeno livro cheio de conhecimentos interessadíssimos ligados ao feminismo, ler esta autora é sempre uma aula.

Alessandra 17/03/2021

Excelente
Mais uma vez a autora desconstruindo diversos padrões impostos à nós. Para educar crianças feministas e também para nos desconstruir e nos tornarmos pessoas melhores também a cada dia que passa.

?Nossa premissa feminista é: eu tenho valor. Eu tenho igualmente valor. Não ?se?. Não ?enquanto.? Eu tenho igualmente valor.? - p. 4

Naine 31/07/2021

Amei, dá sugestão de como criar uma criança para crescer com suas próprias opiniões, mente aberta, informada e humana. Fez refletir muito na minha vida se algumas sugestões tive sido aplicada teria crescido com os outros pensamentos recomendo para os pais mas para todo mundo que tem convívio com criança. Já quero reler

Lucas G. 10/07/2020

Releitura certa
Um livro para ler e reler, ler e reler, reler e ler, e ler novamente, e consultar sempre que possível!

13marcioricardo 19/05/2022

Raso
Livro trata sobre o tema de educar meninas, então acredito que deveria ter outro título..
Traz um conjunto de 15 regras que a autora acredita serem as melhores pra educar e formar crianças do sexo feminino. Algumas justas e sensatas, outras nem tanto.

Chimamanda mostra ao longo do livro ser uma pessoa desiquilibrada . Tudo é motivo pra se comparar ao homem, ou as meninas aos meninos, e tudo o que não lhe agrada é culpa da sociedade machista e do patriarcado. Pior que isso, fica caçando motivos pra se vitimizar, em autênticas narrativas quixotescas, pensando que faz grande obra ao enfrentar gigantes quando na verdade está lutando com moinhos de vento. Nada de novo debaixo do sol feminista.

Já fiz uma resenha em outro livro da autora hoje, por isso não me queria alongar muito nesta, mas algumas coisas não posso deixar de falar.. Sra Chimamanda, ser antifeminista não é sinônimo de ser antimulher, ao contrário do que vc diz. Amo mulheres e desprezo feminismo.. Quando vc diz que tem raiva de sexismo, devia saber que ninguém é mais sexista que as feministas. Vc é um exemplo disso.

Não, não são apenas as mulheres que amam e fazem sacrifícios pelos homens. O contrário também é verdadeiro. Só mesmo uma feminista pra dizer uma barbaridade dessas. A biologia é importante quer vc queira quer não, vivemos num físico, caso não tenha reparado.. Devia ser mais cuidadosa ao afirmar que mulheres não devem se casar, vc é casada e se diz feliz.

Essas e outras mentiras que inventam e acreditam nelas, depois não sabem porque andam todos os dias a falar que precisam fazer terapia. Seria muito mais fácil e teriam muito mais apoio se fossem justas e honestas, mas isso não se verifica. Este livro é só mais um exemplo de um monte de lorotas e meias verdades.
Vi 19/05/2022minha estante
Excelente resenha! ??

13marcioricardo 19/05/2022minha estante
Obrigado Vi!

anacecilean 06/07/2021

Ótimo
O livro é fácil de ler, passa muito bem pro leitor a ideia dele. É um real manual de instruções, bem detalhado com bons exemplos, se você for leigo quanto ao feminismo ele é ótimo e tbm ótimo caso vc já seja experiente no assunto, Chimamanda não decepcionou em nenhum momento.

Ministério da educação adverte: Como Educar Crianças Feministas é leitura obrigatória para todos.

Leitora Baixa Renda 21/07/2022

Respeito
Nesse livro a chimamanda vai escrever uma carta com 15 sugestões para sua amiga que acabou de ter uma filha e quer saber como cria-la de uma maneira feminista.

É basicamente sobre respeito, sobre respeitar as diferenças, respeitar quem se é e aos outros.

Recomendo pra todos que tenham filhos, irmãos ou afilhados ou simplesmente queiram aprender mais sobre respeito.

"Porque a diferença é a realidade do nosso mundo. E, ao lhe ensinar sobre a diferença, você a prepara para sobreviver num mundo diversificado."

Rafa Roseno 04/09/2020

Essencial
Acho que é um livro que deve ser lido por todas as mulheres, mesmo aquelas que não têm vontade de ser mãe.

Isis.Miguel 17/06/2020

Apenas leiam!
Embora eu ainda não tenha filhos, tenho certeza que aprendi muito com a leitura. É um livro simples, direto e com conselhos que todos deveriam ler. A autora faz com que nos voltemos à nossa criação e nos faz refletir sobre como pequenas atitudes ensinadas às crianças desde cedo fazem uma grande diferença! Chimamanda, sua maravilhosa!

Renan 30/05/2021

Leitura rápida e fácil, linguagem acessível a qualquer tipo de pessoa, enriquecedora do ponto de vista sobre criar uma criança é sobre nós reeducarmos

Seven 17/08/2020

Um Livro Necessário
Esse livro me fez pensar muito a respeito da foma em que eu e as mulheres de minha família fomos criadas. E como seria mais simples lidar com inseguranças, medos e receios em relação a diversos assuntos. Aprendi também bastante sobre a naturalização de muitas coisas que não deveriam ser naturalizadas. Somos mulheres, e isso não nos faz pior nem melhor que ninguém. Vou levar os ensinamentos desse livro para a educação de minha irmãzinha. É uma leitura necessária para todos.