Despertar de um Sonho

Despertar de um Sonho Melissa de Sá

Resenhas - Despertar de um Sonho

Papeando Livros 08/08/2017

Despertar de um Sonho.
Despertar de um Sonho é um conto do primeiro livro da serie Metrópole (Despertar - livro 1), onde podemos conhecer um pouco mais sobre: Ilio, um jovem psíquico, que está intrigado por sonhar a noite com a mesma jovem misteriosa...será estes sonhos revelações sobre o futuro? O que será que liga ele a tal garota e qual a importância disso tudo para ambos? Isto só lendo para tentar encaixar as peças deste quebra-cabeças.

O conto é curto, fluido e te envolve tão bem que nos deixa querendo mais e mesmo apos o termino da leitura ficamos pensando no que acontecerá depois e se existirá um depois (tem que existir!) . Toda a trama é narrada por Ilio que expõe sempre de forma cara seu ponto de vista, anseios e o que pensa de todo esta realidade a qual está vivendo. A autora tem uma escrita muito boa e consegue nos prender bem a leitura de uma forma natural e rápida,despertando nossa curiosidade e nos fazendo procurar o próximo livros com a mesma rapidez que acabamos a história.

site: http://papeandolivros.blogspot.com.br/

Estante da Raposa 08/06/2017

O despertar de um sonho - Melissa de Sá

Ilio vive em um mundo pós apocalíptico, onde tudo é deserto, e as pessoas são obrigadas a morar em cidades subterrâneas. Ele mora em uma dessas bases, a Água do ninho.
Ele é diferente das outras pessoas, tem um dom, ou maldição, ainda não estava decidido sobre isso. É um telepata, não desses que adivinhas coisas ou levanta peso com a mente, bem a do peso ele nunca tentou, mas a parte dele é conseguir navegar em sonhos, sentir os sentimentos das pessoas, e vez ou outra conseguir ler a mente de alguém.
Mas ter o mesmo sonho 3 dias seguidos é demais até para um telepata. Seria um presságio? Ou só o sonho aleatório de alguém pelo mundo?
Despertar de um sonho, é um conto que faz parte da saga Metrópole. De narrativa gostosa e envolvente, te da uma introdução disso tudo e de alguns personagens que devem ser vistos na saga. Vemos as coisas pelo olhar de Ilio, um garoto que tenta a todo custo ser normal, mesmo sem conseguir.
Fiquei com muita vontade de ler esses livros. Adoro distopias e essa parece ser muito promissora. Ilio parece ser um personagem incrível com muito a ser explorado.

Natália Cunha

site: https://www.instagram.com/estantedaraposa/

Lucas Furlan - Valeu, Gutenberg! 31/05/2017

O conto se passa no futuro após uma guerra nuclear e acompanha Ilio, um adolescente com poderes psíquicos ainda pouco conhecidos, que vive num abrigo subterrâneo. Nos últimos tempos ele vem tendo sonhos recorrentes com uma jovem que nunca viu, mas com quem sente que tem uma forte ligação.

"Despertar de um sonho" faz parte da saga "Metrópole", que engloba outros contos e romances, e não funciona tão bem individualmente, pelo menos para quem não está familiarizado com o restante da trama. Quando a história parece que vai decolar, ela acaba… Fica a impressão que não se trata de um conto “fechado”, com início, meio e fim, mas de uma simples amostra de uma história maior, que não está acessível imediatamente para o leitor.

Por outro lado, ele é bem escrito e pode atiçar sua curiosidade para conhecer os outros trabalhos do universo criado por Melissa de Sá.

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

nathynha 23/05/2017

O despertar de um sonho
Melissa Sá

Laís Helena 12/05/2017

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
Despertar de um sonho é um spin-off de Despertar, primeiro volume da série Metrópole, de Melissa de Sá. É narrado sob o ponto de vista de Ilio, um personagem secundário de Despertar, que tem um dom que parece uma mistura de telepatia e vidência, que os cientistas de seu mundo não compreendem muito bem. Por causa desse dom, teve o mesmo sonho três vezes, com a mesma garota — alguém que ainda não conheceu.

Como o conto não explora a fundo o worldbuilding, não recomendo como introdução ao universo de Melissa de Sá. Mas para quem conhece o mundo e os personagens, o conto é interessante; tem um enredo simples, mas, ainda assim, instigante. A narrativa me envolveu, ainda que tenha tropeçado aqui e ali e tenha se alongado um pouco demais na introdução.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2017/05/resenha-contos-do-dragao.html

Thállyta 08/05/2017

No início do conto conhecemos Ilio, que acaba de acordar, preocupado em ter sonhado três vezes o mesmo sonho, com ele mesmo e uma garota, a qual nunca viu.
Ilio vive em uma base no subterrâneo, após o mundo ter sido devastado. Ele pode ler os pensamentos das pessoas e tem uma única amiga, Sara.

"A noite, embalada no sono, era o grande alívio do mundo. O momento em que se pode esquecer que se mora numa base nojenta, com pessoas doentes, comida racionada e uma porcaria de deserto estéril metros acima."

"Sonhos trazem esperança, alento e renovação das energias para mais um maldito dia. Sonhos são mundos novos para escapar do real.
Não para ele."

Despertar de um sonho é um conto bem curtinho e de fácil leitura. É um conto da série Metrópole, que ocorre logo após o primeiro livro, porém, quem ainda não leu a série, como eu, não irá sentir dificuldade em entender a história.
Fiquei curiosa quanto à história e a série está em minha lista de próximas leituras. Espero descobrir mais sobre a garota do sonho de Ilio, ainda mais pelo final que o conto teve.
Por fim, recomendo a leitura!

site: Resenha em: https://www.instagram.com/p/BTNCO_yA8Zh

Andrizy 30/04/2017

Eu li há pouco Despertar de um Sonho da promissora Melissa Sá que, na verdade, trata-se de um fragmento de uma vindoura distopia assinada por ela, Metrópole. A história se passa em um futuro devastado pós-Guerra Nuclear e os personagens vivem em uma base militar subterrânea. Nesta passagem da trama, acompanhamos um pouco da trajetória de Ilio, uma pessoa especial que, aparentemente, possui poderes telepáticos e telecinéticos, podendo manipular a realidade ao seu redor. Ele vem sendo atormentado por um constante sonho com uma garota desconhecida que insiste em invadir sua mente noite após noite.

Com uma linguagem fluida e um enredo envolvente, Despertar de um Sonho é um aperitivo que te convida a ler Metrópole assim que você finda a leitura do conto. A narrativa é tão cativante que, ao avançar pelas linhas, você se sente cada vez mais instigado a mergulhar naquele universo e curioso pelo desenrolar da história. Sem delongas e floreios, Despertar de um Sonho vai direto ao ponto; sendo um conto objetivo e bem estruturado que traz um breve panorama do estilo de texto da autora e do talento em compor fantasias distópicas.

site: http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/2017/04/cafe-com-paginas-contos-do-dragao.html

Vanessa 30/04/2017

Um pouco de Metrópole
Com um enredo que dá para chamar de complexo para um conto, história é muito bem contada em poucas páginas. Tornando-se uma apresentação ao mundo criado por Melissa de Sá, deixando um gosto de quero mais.

Amanda 23/04/2017

Despertar de um Sonho
"A noite, embalada no sono, era o grande alívio do mundo. O momento em que se pode esquecer que se mora numa base nojenta, com pessoas doentes, comida racionada e uma porcaria de deserto estéril metros acima. Sonhos trazem esperança, alento e renovação das energias para mais um maldito dia. Sonhos são mundos novos para escapar do real.
Não para ele."

Ilio é um personagem amargurado, portador de um dom especial e problemático - sonhos e visões sobre o futuro de outras pessoas, e até de si mesmo. O conto é narrado em terceira pessoa, o que nos permite entender melhor a personalidade do protagonista e o contexto, que se passa em um cenário distópico e meio pós-apocalíptico.

O conto faz parte da série Metrópole e é muito bem construído, rápido. Apesar do clima de apreensão, há também uma euforia no contagiante no personagem, sobretudo próximo ao final da narrativa.

Despertar de um Sonho foi mais uma grata surpresa para mim.

site: http://www.metamorphya.com.br/2017/04/contos-do-dragao-parte-um.html

RUDY 21/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
Bem fã de ficção, claro que não poderia me furtar de apreciar a leitura desse conto bem escrito. O conto é direto e se grande profundidade, ainda assim, traz entendimento sobre o que se passa: pessoas com poderes, sitiadas em uma base fechada para estudos...

Ao contrário de outros contos esse tem mais personagens, embora não sejam em excesso e cada um tem sua função bem definida, o que facilita muito o entendimento da situação geral e da importância de cada um deles.

A autora soube criar uma realidade crível, onde a mente do leitor vaga para desvendar o mistério de tudo aquilo e como faz parte de uma série, possivelmente algumas respostas virão apenas no próximo exemplar.

Para aqueles que gostam de ficção do gênero a leitura é mais que recomendada.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/04/resenha-24-despertar-de-um-sonho.html

Jéssica 17/04/2017

Despertar de um Sonho - Melissa de Sá
Ilio tem um dom peculiar, nos seus sonhos ele tem visões sobre outras pessoas, mas a três dias algo incomum vem acontecendo ele esta sonhando com ele mesmo e uma garota e ele nunca sonha com ele mesmo. Essa sua pequena visão do seu futuro promete mexer com sua realidade isolada. Por causa do seu dom as pessoas da sua base o evitam, porque um toque pode fazer ele tem visão sobre algum fato do seu passado.

O conto e a série a qual ele pertence se passa em um futuro onde o mundo foi devastado e as pessoas vivem em bases e pelo menos por esse pequeno trecho da série eu fiquei empolgada, ela já entrou para minha listinha de desejados 😍 Então se quer ter um gostinho do que a autora promete com a série Metrópole este conto é uma ótima dica.

site: http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/2017/03/renovacao-da-parceria-com-editora-draco.html

Joana Masen 17/04/2017

blog Coisas que eu sei que eu sei
Esse conto é quase um spin-off da série Metrópole, então, quando comecei a ler fiquei um pouco perdida. Foi como cair de paraquedas em algo que já estava em andamento, mas aos poucos a leitura vai envolvendo e a coisa começa a clarear. Os personagens estão vivendo num mundo pós-guerra, embaixo da terra, pelo que demonstra a descrição do lugar, e todos trabalham numa sociedade organizada por habilidades. Por exemplo, a amiga de Ilio, Sara, tem facilidade para cuidar de pessoas, por isso, é aprendiz de curandeira. Mas Ilio parece um tanto divergente, e não emprega seu dom no trabalho: ele é telepata, mas prefere atuar na limpeza. Sua telepatia mostra, sempre no mesmo sonho, uma garota que ele não conhece, e que, de repente aparece no lugar. O problema é que ela parece não conhecê-lo, enquanto ele acredita que ela é especial.

A história é curta, porém, complexa, com Sara meio atrapalhada e Ilio cheio de conflitos internos e externos. Ele tem um rival chamado Hector, que o humilha em certo momento do conto, deixando claro que não no deseja ali, talvez por inveja de seus poderes psíquicos. Isso mostra a habilidade da autora, já quem em poucas páginas conseguiu criar um conflito entre os personagens e lançar no leitor a curiosidade sobre quem é a menina misteriosa dos sonhos de Ilio e se eles vão ser importantes um para o outro. Acredito que isso se deva resolver em Metrópole.

site: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/2017/04/despertar-de-um-sonho-resenha.html

Leandro Zapata 13/04/2017

Tipo :O
Confesso que não sou fã de distopias – nunca me interessei por Jogos Vorazes ou Divergente –, mas a história deste conto chamou minha atenção. Ele é muito bem escrito e descrito, mas tive a sensação que ele é mais um prólogo de uma história do que um conto de fato. Quero muito – muito – saber o que acontece em seguida.

site: www.umdiafrio.com

Marisa Oliveira 12/04/2017

Envolvente
Despertar de um sonho é um conto que integra a coleção #ContosdoDragão, publicado pela editora Draco.
Melissa de Sá nos apresenta dentro de 13 páginas o universo de Ilio, um garoto de 15 anos que vive em uma base subterrânea e possui um dom peculiar: a manipulação da realidade com o pensamento. Por conta dessa qualidade incomum, Ilio é rejeitado pelos demais habitantes da base, pois todos sabem que sua privacidade é ameaçada caso ele esteja por perto. Apenas Sara e seu sarcasmo fazem companhia ao garoto que questiona constantemente o real tamanho de seu "poder psíquico".
Mas isso está longe de ser o principal motivo de sua preocupação: ultimamente Ilio vem tendo o mesmo sonho em que ele e uma garota estranha estão em apuros. Ilio sabe que os fatos exibidos em seus sonhos são reais, inclusive o sentimento quase palpável pela garota desconhecida, que o deixa muito confuso. Como poderia se apaixonar por alguém que sequer conhecia? O garoto sabe que tudo acontecerá em breve deixando a leitura empolgante e o leitor ávido por respostas.O conto introduz a série Metrópole e no início me deixou com muitos questionamentos que são parcialmente respondidos no decorrer do conto e outros que só serão sanados com a leitura dos demais livros da série. A escrita é desenvolta e por ser curtinho pode ser lido dentro de alguns minutos.
Para quem gosta de distopia e uma boa dose de mistério, Despertar de um sonho é uma boa recomendação e está disponível gratuitamente nas loja da Amazon e Kobo.
Leiam e se surpreendam!

site: http://www.inaniaverba.com.br/

Luuh Tompson 12/04/2017

Resenha
O conto começa com Ilio, um rapaz misterioso de 15 anos que possui poderes psíquico, que faz ele viver em dois mundos em sua mente, o real e os sonhos/visões.

?Sonhos são mundos novos para escapar do real.?

Na base ele só se da bem com Sara sua melhor amiga, que é uma aprendiz de Curandeira na base.
Eles estão em uma base embaixo da terra chamado Água do Ninho comandado por Hector (Ilie e ele não se dão muito bem).

?- Ou se o mundo não tivesse sido destruido por guerra nuclear em primeiro lugar."

O ponto central é quando Ilio se cansa de sonhar Três dias seguidos o mesmo sonho, consigo mesmo e com uma garota, que ele sentia que a amava, mais ele não a conhecia, até ele saber que ela acabou de chegar na base.

Confesso que fiquei meio perdida no começo, não sei se é porque nunca havia lido um contro da Autora, ou pelo motivo de nunca ter lido uma distopia, mais depois fui me situando e estou muito ansiosa para ler a continuação da Série.

Gostei muito do conto, e da escrita da Autora, ela deixa vários pontos em abertos, que deixa agente mais curiosa ainda pra saber mais e ler a continuação da série.

Super indico!!!