Política & Púlpito

Política & Púlpito Jeffery J. Ventrella

Resenhas - Política & Púlpito

Gabriel Dayan 14/08/2017

Anos atrás, um grande pastor de Curitiba emitiu um alerta de púlpito sobre os perigos de uma ideologia explicitamente anti-cristã que promove uma agenda assassina, que inverte os padrões morais que construíram a nossa sociedade e por fim, possui no seu âmago o ódio (de classes) e a perversidade como ponto de partida. Essa questão causou uma polêmica que até hoje não se encontra muito bem resolvida: Como os púlpitos devem abordar as questões políticas? Citar candidatos, planos de governo, se posicionar criticamente ou à favor? O que a Bíblia nos ensina sobre a relação do discurso público do Pastor e do Político?

O pequeno livreto do Dr. Ventrella, procura clarear a discussão, abordando o assunto com a percepção de um jurista, pois o autor é doutor em Direito e atua também como advogado na Suprema Corte americana. Jeffery luta contra a ideologia de gênero, o feminismo a dialética hegeliana de forma técnica, jurídica e comprometida com o Reino de Deus. Como bom cristão reformado, sua análise compreende a junção dos exemplos bíblicos que permeiam o tema, uma defesa prévia dos possíveis contra argumentos que suas ideias possam gerar de uma forma semelhante à linguagem jurídica de alguma corte superior.

O livro falha terrivelmente no prefácio. Os irmãos da Editora Monergismo são benção por traduzir obras maravilhosas do contexto reformado para nós, mas caem direto na tentação de expor seu orgulho separatista em que tudo o que não for calvinista-supralapsariano-republicano-capitalista-criacionista-da-terra-jovem. Isso é sério, pois retira o brilho do texto de Ventrella que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que destila carisma, bom humor, evangelicalismo com genuína preocupação com a santidade pessoal e pública. O prefácio retira a disposição de ler o resto do livro, pois fecha o coração de qualquer um que busque o tema com preocupação genuína.

Porém o livro ajuda a entender que o pastor é responsável pelo que diz e pelo que não diz no púlpito. Alerta que muitos dos desmandos que ocorrem na política e até mesmo na Igreja são frutos de uma Igreja ignorante de assuntos políticos ou públicos. Mostra que talvez foi de forma acertada o discurso que se revelou profético do pastor de Curitiba. É uma boa bibliografia para pastores que buscam lidar de forma sábia sobre política em seus púlpitos.