O Navio Negreiro

Resenhas - O Navio Negreiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pr.Thiago 28/03/2022

NAVIO NEGREIRO
Primeiro livro de poesia da Antofágica, O navio negreiro e outros poemas conta com ilustrações do artista Mulambö em diálogo com o projeto gráfico de Oga Mendonça, além de posfácio da atriz e poeta Elisa Lucinda.?O navio negreiro? é mais que a narrativa poética de uma tragédia no mar: é a denúncia da escravidão. Com uma sensibilidade ímpar para a sua época, Castro Alves sabia que os tumbeiros vinham carregados de saberes ancestrais, carregados por povos que não eram sequer livres para morrer. Esta edição, que começa com o célebre "O navio negreiro", inclui uma seleção dos poemas que tornaram Castro Alves o poeta dos escravizados ? ou, como ele queria, o poeta da Liberdade. Em sua condição de homem branco, Castro Alves volta-se contra a branquitude escravocrata e toma para si uma luta que ainda ecoa nos dias de hoje. .Além de ilustrações de Mulambö e apresentação de Pétala e Isa Souza, do canal Afrofuturas, a edição tem posfácios do doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada Luiz Henrique Oliveira (Cefet-MG), da atriz e poeta Elisa Lucinda, do escritor e jornalista Tom Farias e da historiadora e especialista na diáspora africana Mônica Lima e Souza (UFRJ). EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Luiz Henrique Oliveira, doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG.

Naiana 24/03/2022

Edição maravilhosa da Antofágica
A Antofágica tem feito publicações excelentes e não foi diferente com O Navio Negreiro e outros poemas. Além de selecionar poemas maravilhosos de Castro Alves, daqueles que incomodam bastante, mas que traz verdades necessárias para todos tentarem compreender ao menos um pouco o que foi o período em que negros eram trazidos a força ao Brasil e obrigados a trabalhar, às vezes até a morte, sob a lei do açoite.

Os poemas selecionados para esta publicação foram:
- O Navio Negreiro, com ilustração de Mulambo, maravilhosa e com perfeita conexão com o texto, fazendo com que o texto salte e se torne muito mais visível e palpável;
- América;
- O sol e o povo;
- Saudação a Palmares;
- Tragédia no lar;
- Vozes d'África.

Apresentação escrita por Pétala e Isa Souza traz a reflexão do porque estudamos tão pouco Castro Alves, ele cuja a importância para a história e literatura brasileira fora tão grande, malmente é citado no período escolar. E temos 4 posfácios que trazem a história de Castro Alves, tanto pessoal, como escritor e no contexto histórico em que ele nasceu e estava inserido; suas amizades, amor, família, perdas e sua própria more, tão precoce em tantos sentidos. Se o autor já foi grande tendo tão pouco tempo de vida, imagina o que poderia ter feito se pudesse ter mais tempo...
As referências contidas no texto nos traz a possibilidade de conhecer ainda mais de Castro Alves e desse período histórico, tanto no Brasil, quanto na África e no mundo.

Amei o livro, fácil ganhou a posição de favorito, por tudo o que ele traz em si, tanto como livro, quanto como manifesto.

Liaaaaaakskddnfibrje 18/03/2022

Li pq é um clássico e citam ele em um monte de coisa
nsei se entendi td certin, mas foi uma boa experiência

Nara 16/03/2022

Os poemas de Castro Alves são todos maravilhosos, mas não tem jeito, é O Navio Negreiro que me dá um nó na garganta toda vez que ouço ou leio. E demore tenho vontade de reler.
Parabéns para a editora Antofágica porque a edição está belíssima. As notas de rodapé são super necessárias e a biografia e os textos complementares estão sensacionais.
Todo mundo deveria ler, principalmente nós da branquitude.

Juliana 15/03/2022

Todos deveriam ler!
"E ri-se Satanás!...
[...]
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!"

Carol Bazanini 13/03/2022

Eu definitivamente não imaginava que iria gostar tanto desse livro.

Acho que foi a melhor coletânea de poesia que já li, sendo com certeza a mais potente. Preciso e extremamente certeiro, retrata a indigitação do poeta com a escravidão e a forma degradante com a qual os escravizados eram tratados.

Não conheci o autor e fiquei muito curiosa para saber mais sobre sua vida, pois um homem branco privilegiado que entendeu e se empenhou ferrenhamente na luta abolicionista merece respeito e admiração.

Livro poluente e que ainda hoje faz-se necessário, tanto como registro histórico de um tempo como para nos lembrar de que, por mais que a escravidão tenha sigo ilegalizada, existem outras formas de exclusão de seus descendentes, como a miséria e o racismo.

Livros e Chocolate Quente 25/02/2022

Achei bem fraco
Eu já vi muitas pessoas falando desse poema, mas realmente não funcionou para mim, algumas coisas me incomodaram.

Evy 21/01/2022

Não e meu tipo de leitura
Cheguei a certeza que poema não e meu tipo de leitura, a escrita e boa, não esqueça que e um clássico então o linguajar e antigo. Quem gosta de poemas vai adorar

Sarah.Meneses 21/01/2022

Curto e pesado
Apesar do seu tamanho pequeno, o encargo e dor é presente desde o início. O retrato de como a vida dessas pessoas mudou drasticamente pela ambição de outros que nada tinha conhecimento e respeito sobre elas. A situação que foram e são tratados, na captura e viagem. A humanidade retirada.

Joao366 27/12/2021

Incrível
Toda a genialidade de Castro alves torna fácil a ele transformar sofrimento em poesia e retratar questões de grande relevancia em versos simples.

Paty 26/12/2021

Asssim é um livro muito bom qur fala da escravidao e tals so que ele tem uma escrita muito dificil e complexa por ele ser um livro muito antigo, então por isso nao gostei tanto dele

paixAo24 06/12/2021

Por meio de um poema épico dramático, Castro Alves retrata a situação dos navios negreiros. E aos poucos ao decorrer da obra ele vai denunciando as precárias condições dos escravos, por meio de uma linguagem vibrante e choques de realidade sobre como eram as vidas antes de serem capturados com a do navio.
Por mais que com a linguagem antiga, a leitura foi leve. Indicaria para td fã de literatura/história e também acho q é necessário todos refletirem o racismo científico em nosso país.

Helen288 23/11/2021

Eu conheci essa obra por conta do meu professor de português, e esse poema representa bem o sofrimento e a angústia de um navio negreiro e fala de um jeito tão cru das brutalidades que ocorriam.
Tenho que admitir a compreensão em certas parte não eram favoráveis e atrasava a leitura

Rohchang 20/11/2021

Leitura necessária
Tive que ler esse poema por conta de uma avaliação que terei sobre e gostei mais do que eu imaginava.
Recomendo conferirem o poema falado no youtube que é mais lindo e emocionante ainda!

?Existe um povo que a bandeira empresta
P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impuro de bacante fria!...
Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta, Que impudente na gávea tripudia??

andyflower 16/10/2021

Considerado um dos mais belos poemas brasileiros, Castro Alves é responsável pela introdução do negro na literatura, através destas palavras de recordação, antiga felicidade, dor e sofrimento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5