Eu Sei Onde Você Está

Eu Sei Onde Você Está Claire Kendal

Resenhas - O Livro Sobre Você

Marlonbsan 26/04/2022

Eu Sei Onde Você Está
Alerta para possíveis gatilhos.

Por onde quer que Clarissa vá, Rafe estará lá. Por mais que ela tente de todas as formas se livrar dele, ele ainda permanece rondando por perto. Mas qual caminho Clarissa deverá seguir para tirar Rafe de sua vida?

O livro é narrado, na maior parte, em primeira pessoa, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável, além de um formato de diário/monólogo que não me agrada.

O tema abordado no livro é de extrema importância e Claire consegue criar situações bem angustiantes e o personagem Rafe é totalmente desprezível, causa repulsa suas ações, suas falas e sua visão distorcida sobre o mundo e todas as situações que envolvem ele. Infelizmente existem pessoas que são assim e é importante a discussão sobre o assunto, sem contar as formas obtenção de provas que pode ajudar quem está passando por uma situação parecida. Mas um recurso muito simples não foi usado no livro e isso me incomodou também.

O problema maior desse livro, para mim, foi a escrita, alguns diálogos são bem mecânicos, há repetição de termos para criar ênfase que, entendo ser algo proposital, mas não é algo que me agrada. E o ponto principal, foi a forma geral do livro, esse diálogo que Clarissa faz com Rafe, não fez me conectar com a história já que é, basicamente, ela falando com ele. E há a repetição da palavra Você 1514 vezes e o nome Clarissa aparece 516 vezes e isso me incomodou muito durante a leitura.

Quanto a história, ela tem várias camadas em relação à vida de Clarissa, a parte dela sozinha, quando ela faz parte do júri, quando está acompanhada de outras pessoas e as suas relações. A dinâmica do livro é boa depois que a gente se situa, mas no começo causou estranheza. Há várias partes angustiantes e isso é um mérito da autora.

No geral, não foi uma experiência agradável como leitor, pois o principal, que é a escrita, não me pegou, mas só lendo para saber né?

OBS. Achei alguns erros de digitação.
Déia 09/07/2023minha estante
Também encontrei erros de digitação.
Obrigada pela crítica sem spoiler. ?

Marlonbsan 10/07/2023minha estante
Ah pois é haha e por nada, sempre sem spoiler pra não atrapalhar haha

Vanessa.Issa 26/06/2017

Esse livro é bem perturbador. Não é uma leitura indicada para quem está buscando relaxar ou se divertir. Porém, é um ótimo objeto de estudo sobre o comportamento humano. A personagem principal, Clarissa, sofre diariamente tentando evitar um colega que a persegue por todos os cantos. Ele a procura até quando não vai trabalhar. Ele rouba o lixo dela. Ele é completamente obcecado! A pior parte é que, aos olhos dos outros, ele é um ótimo rapaz, extremamente gentil e amigável. Quando Clarissa pede ajuda, não a consideram uma vítima, pois afinal "ainda não aconteceu nada" e a saúde dela não está em risco. Nem mesmo amigos em comum acreditam nas coisas que ela conta sobre se sentir incomodada por ele. Ao mesmo tempo, Clarissa está interessada por um outro rapaz, Robert, e tem dificuldade de administrar essa situação. Particularmente, foi uma leitura que me deixou bem nervosa. Mas, não posso dar uma classificação ruim, pois o livro é realmente um ótimo alerta para a sociedade.
Ana Lucia F. Silva 24/07/2021minha estante
É um livro bem assustador, porque não é uma coisa tão distante assim da gente. E mostra, que as vezes, mesmo a pessoa, num primeiro momento, se enganar com alguém, precisa ser levada a sério.

Vanessa.Issa 26/07/2021minha estante
Exatamente Ana Lucia!!

Ellen628 12/03/2021

Acredito que seja um livro essencial para nós mulheres. Quantas Clarissa existi? Ou pior.. Quantos rafe existi nesse mundo? A falta de proteção e sinceridade da polícia com os fatos, é absurdo.

Acompanhamos em 304 páginas o quão uma mulher forte, pode virar a página da sua vida, se reerguer independente das pancadas ou das mentiras que é submetida. Sempre tem um jeito, não da forma que queremos, mas que é necessário para seguir em frente, disposta a ver a verdade e fazer sacrifícios.

É um livro bom. Bem perturbador e foi decepcionante o personagem Robert, posso dizer que fui enganada por tamanha falta de consideração.

A escrita da autora super viciante.. Enfim. Sua saúde mental, sua vida, é a coisa mais preciosa! Denuncie, não aceite nada que há deixe desconfortável, é uma luta que devemos travar todos os dias.

Guilherme.Ribeiro 25/07/2020

Decepcionante
A única razão de eu dar duas estrelas para este livro é por certos capítulos da perseguição de Rafe para com Clarissa serem instigantes e cheios de apreensão, porém,quando a autora começa a repetir, e repetir, e repetir, se torna uma chatice de tantos pensamentos da nossa personagem principal, que são sempre iguais. O final? A parte que mais me decepcionou, certamente; confuso, pareceu que foi escrito às pressas para uma saída fácil, como se a própria autora estivesse cansada do que fez. De qualquer forma, não me vejo lendo um próximo livro de Claire Kendal
Aline.Rodrigues 27/11/2020minha estante
Talvez você não tenha gostado porque não é uma mulher e jamais entenderá como uma mulher se sente.

Guilherme.Ribeiro 28/11/2020minha estante
Ou talvez só seja um livro decepcionante mesmo. Emprestei para mulheres da minha família, e só uma curtiu. Então né, vai de opinião.

Déia 01/09/2023

A simples decisão de jantar ou não com alguém pode determinar se uma mulher viverá ou morrerá.
Neste livro, Clarissa esteve uma única vez com Rafe e esse encontro foi suficiente para ele se sentir proprietário dela e, a partir de então, passa a persegui-la.
Ponto positivo para a autora que mostra o quanto as mulheres ficam vulneráveis e sem respaldo das autoridades diante de uma situação assim.
Estranhei bastante o fato de os jurados não ficarem confinados, mas como cada país tem suas leis, tentei superar isto.
No mais, a história flui de forma muito "arrastada" e o final foi, para mim, insatisfatório.
Ainda assim, não é um livro ruim.

Aline.Rodrigues 27/11/2020

Acho que foi o melhor livro que li no ano até agora
Nesse livro temos a verdadeira definição do que é ser perseguida por um stalker.Temos a história de Clarissa,uma secretária de 38 anos.Certo dia ela sai pra beber com as amigas e acaba ficando com o seu colega de trabalho Rafe Solmes,e aí começa o seu verdadeiro inferno na terra.
Rafe é um cara que não aceita um não de uma mulher ( como tantos caras que vemos por aí) e começa a perseguir Clarissa,a segui - lá por toda parte,a lhe mandar presentes,a invadir sua casa pra tirar fotos íntimas de Clarissa e depois a enviá-las como forma de intimidação.
Uma situação verdadeiramente assustadora pra Clarissa,que pensa em procurar a polícia,porém muda de ideia quando se torna júri de um caso.
Ela decide ficar 7 semanas como o júri em um caso de estupro,e então ela vê como os advogados de defesa tratam uma vítima de estupro.E teme denunciar Rafe e ser julgada como se ela quisesse tudo o que lhe aconteceu.
O livro tem cenas pesadas,de estupro,Rafe a a estuprou pelo menos duas vezes,e na primeira vez ela não se lembra do que aconteceu porque ele lhe drogou e ela nem se dar conta disso.
Eu gostei do livro,porém não gostei do final.
Mas eu sempre gosto de livros em que os autores toquem nas feridas da nossa sociedade.Temas como estupro, relacionamentos abusivos são importantes vdd serem retardados na literatura sim.
No mais eu gostei muito da história,porém o final ficou a desejar.

Ketty 09/08/2022

Um livro muito difícil...
Com certeza não é uma leitura fácil para quem é mulher. Em vários momentos senti meu peito apertado com os relatos de Clarissa. Porém todo perigo é maior quando se é desconhecido. Acredito que esse tipo de tema tem que ser abordado, para que cada vez menos mulheres passem por isso.

Jessica 27/04/2020

Pesado
Tive muita dificuldade em terminar essa leitura, comecei em 2017 e parei 2 vezes. Estava abandonado há 2 anos então. A escrita me confundiu um pouco, ela pula muito os acontecimentos. Sobre a resolução, ficou faltando algumas informações que achei necessárias e me deixou curiosa. Também achei que acelerou muito nos últimos capítulos, talvez por isso foi difícil continuar no início, pois a leitura é um pouco lenta e muito maçante.

Vick 08/07/2020

Impactante....
*O livro possui temas sensíveis como estupro, sequestro e etc...*

Nessa leitura acompanhamos Clarissa em diversos momentos após seu "relacionamento" com um colega de trabalho e as consequências que isso acarretou em sua vida.

Uma leitura extremamente visceral, impactante, onde nos perdemos nós pensamentos e temores de nossa protagonista e a forma em que ela pode recomeçar sua vida.

Não recomendo a todos os públicos por se tratar de uma história com assuntos sensíveis e quem podem deixar alguns leitores muito desconfortáveis, e eu quero deixar bem claro que o comportamento do Rafe não é normal e sim extremamente doentio e não deve ser romantizado.

Se após a leitura você indentificar algum comportamento desses em seu relacionamento, não fique calada, denuncie!

manuella.rosasilva 16/04/2020

Magnífico, inebriante... Controlador
Embora eu já tenha terminado esse livro há dois dias, levei um certo tempo para designar nota e me sentir apta a escrever essa resenha.
Sabe aquele livro que você dá graças a Deus por ter terminado? Pois então, foi eu com este... O grande X da questão não é o alívio por ter me livrado de uma história ruim, muito pelo contrário, Kendal narra tão bem os medos e o desespero de Clarissa, que você, leitor, se sente sob o poderio e obsessão de Rafe. O livro traz cenas e diálogos que dão medo e nojo e pavor.
A sacada da autora em mesclar primeira pessoa enquanto Clarissa escreve o diário e a terceira pra narrar outras situações, faz com que a narrativa de Clarissa seja mais livre, fluida e real e ainda mais apavorante. O nome original do livro (The Book of You) exprime mais a história, mas o do PT/BR foi bem escolhido.
Indico para todos que ESTEJAM preparados e para quem gostou de "Você", da Caroline Kepnes (e para quem adora o Joe, você vai passar a teme-lo)!!!

Minha Velha Estante 10/03/2021

Clarisse é uma mulher sozinha, que acabou um casamento a pouco tempo e que, apenas por ter ido ao lançamento do livro de Rafe e terminar a noite na cama dele, se arrependeria por muito tempo.

Rafe alimenta um sentimento doentio e perseguidor por Clarisse após essa noite entendendo que esse assumiram um relacionamento. Ele a vigia em seu apartamento, revira sua lixeira para reconstruir o seu dia-a- dia, a chama de namorada, envia presentes, vai buscá-la em casa para levá-la ao trabalho, liga incessantemente para a sua casa e para o seu celular e se irrita com a indiferença dela em relação a ele.

Assustador??? Sim! E muito! mas por mais que eu detalhe para você as atitudes de Rafe, tenho certeza de que não chega nem perto da maneira aterrorizante como a autora o faz. Claire Kendal consegue transmitir fielmente ao leitor a alternância de sentimentos de Clarisse, que perpassam pelo medo de Rafa e de que ninguém acredite nela, raiva, negação, indiferença, até o completo desespero.

Enquanto isso, Clarisse é convocada para fazer parte do júri do caso de uma mulher vítima de um estrupo coletivo, onde ela precisa provar que não contribuiu para que o estupro acontecesse e nem participou de forma consensual. Clarisse se vê numa situação parecida, por achar que as pessoas não vão acreditar na sua versão da história, já que seria mais fácil acreditar que Rafe é apenas um homem muito apaixonado.

Eu sei onde você está é um thriller psicológico que ultrapassa as páginas. Afinal, qualquer mulher pode estar agora na mesma situação que Clarisse e você nem imagina. O seu relato é, em muitos momentos, sufocante, e leva o leitor a se questionar porque ela não denuncia Rafe.

E esse é outro ponto alto da história. Claire mostra como as autoridades policiais não estão preparadas para lidar com esse tipo de caso, seja por machismo ou por pura falta de conhecimento e empatia com a vítima.

Clarisse é uma protagonista incrível e é impossível não ter empatia, ela consegue mexer com o leitor e fazer com que a gente queira que tudo dê certo.

Uma história intensa que merece ter toda a visibilidade possível para servir de alerta para mulheres que possam se tornar vítimas e para todos os amigos, vizinhos, colegas de trabalho e parentes que possam estar próximos a ela para saber como ajudar. Merece virar filme.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/09/eu-sei-onde-voce-esta-claire-kendal.html?m=1

Fanny 12/04/2020

Fazia muito tempo que eu não torcia tanto por um caso de amor, por uma personagem ou sentia tanto medo por alguém. Clarissa é frágil, mas ao mesmo tempo encantadora e de uma coragem gigantesca, ela é intensa, passa o sofrimento em cada palavra que escreve no seu diário, mas acima de tudo ela é uma mulher, como muitas outras que existem fora das páginas de ficção. Eu sei onde voce está é um livro bem feminino, mas que todos os homens deveriam ler para ter a real noção de como suas atitudes machistas e abusivas podem afetar intensamente qualquer outra pessoa.
É também um livro que toda mulher deveria ler, seja para saber como uma pessoa perseguida se sente, seja para ver que existem outras pessoas que também foram perseguidas e compartilham dos mesmos medos. É um grande livro, uma obra intensa, que nos deixa sem chão em diversos momentos. Essa obra precisa de uma visibilidade imensa, precisa ser propagada, para que todos vejam como um problema enorme pode despertar no nosso dia a dia e sinta na pele o que ele pode causar.

Marcia @belaspaginas 03/05/2021

Sufocante :(
- Não quero que você se aproxime de mim. Não quero ver você. Não quero ter nada a ver com você. nenhum tipo de contato. Nada de presentes. Nada de telefonemas. Nada de visitas. Não venha novamente à minha casa.?

Mesmo sendo a última coisa que Clarissa deseja, ela vai reencontrar Rafe em todos os lugares, cercando sua casa, seu trabalho e até seus amigos, uma noite com ele foi o suficiente pra sua vida se tornar um pesadelo real e doentio. O livro mostra claramente o que as vítimas de homens
obsessivos, possessivos, agressivos são capazes de fazer e o impacto dessas ações.

?- Está me dizendo que ele tem de me machucar antes de vocês me ajudarem??

Esse livro foi tenso para mim, eu senti toda a angústia de Clarissa, o medo, a impotência de se sentir abusada, perseguida e não conseguir nada, ela não tinha para onde fugir do seu Stalker, eu adoraria dizer que é tudo ficção mas existe uma realidade dura por detrás dessas páginas. Quantos "Rafes" existem por aí???
Ela não tinha para onde fugir dos sentimentos, jurada em um julgamento onde a vítima sofre abusos, e vivendo isso no seu dia a dia...sufocante.
O final desse livro foi destruidor, ele pisou no meu coração de jeito. Só lendo para vocês entenderem o que esse livro trás.

Daiane 29/04/2020

Tenso
Um livro extremamente necessário. Ao mesmo tempo ele é muito forte, a concessão de uma pessoa, o que parece ser lindo mas na verdade é feio, é imposto. O livro tinha muito para ser o meu favorito mesmo sendo tão pesado. Mas o final, esse me decepcionou muito.

Carol Cardozo 24/09/2020minha estante
Nossa, vc conseguiu descrever tudo o que eu senti lendo esse livro

motinhadokaneda 28/09/2020minha estante
foi um dos piores livros que li na vida, meu deus