Eu Sei Onde Você Está

Eu Sei Onde Você Está Claire Kendal

Resenhas - O Livro Sobre Você

Luciana.Paiva 11/04/2021

Tenso... assustador
Se alguém quer ter ideia da angústia que passa aquele que esta em um relacionamento abusivo por perseguição, precisa ler esse libro. Clarice vivencia a todo momento o terror de um stalker e a cada instante relembra esse terror nos instantes diários de sua atuação como jurado de um julgamento de sequestro e estupro! Uma narrativa densa e realista!

Laura Brand 15/08/2017

Nostalgia Cinza
Eu sei onde você está é um livro eletrizante desde o começo. Já na primeira página me vi presa junto à Clarissa em um pesadelo sem saída. A realidade de uma mulher perseguida por um louco compulsivo é de arrepiar, ainda mais pela forma extremamente verossímil com que a autora narra o livro.
Para os fãs de suspense é uma leitura obrigatória! Para aqueles que estão começando a se aventurar por esse gênero literário é uma excelente pedida.

Eu sei onde você está é um livro para ficar marcado na cabeça, tanto pela temática de perseguição quanto pela narrativa dinâmica e muito bem trabalhada. Cheguei até mesmo a pesquisar se já existia uma adaptação para os cinemas porque daria um filme sensacional.
A forma como a autora intercala os relatos de Clarissa em seu caderninho com as narrações em terceira pessoa faz com que a leitura seja dinâmica, mais envolvente e nunca fique monótona. É uma maneira de fazer com que o leitor tenha vontade de continuar lendo o livro e toda vez que a narrativa parece se acomodar a autora quebra o ritmo de leitura introduzindo os relatos, a narrativa em terceira pessoa e o tribunal em que Clarissa compõe o júri.

É um livro que não se preocupa em amaciar as coisas, ele não perde para o cuidado com a vítima. É um relato extremamente real sobre a vida de uma mulher perseguida por um louco. Seus anseios são reais, suas atitudes são extremamente críveis e o desenrolar da história mostra como essa é uma realidade que, infelizmente, afeta várias mulheres e como elas são negligenciadas nesses casos. É arrepiante se colocar no lugar de Clarissa e pensar que, mesmo ela fazendo tudo absolutamente certo, ainda não consegue escapar desse pesadelo diário. Mostra a realidade de uma mulher perseguida que tem sua vida virada de cabeça para baixo, tem todos os aspectos normais da sua vida alterados e ainda é culpada por isso no imaginário de várias pessoas.
São poucos os personagens na narrativa e apenas Clarissa e Rafe são explorados um pouco mais a fundo, mas isso não interfere na história porque é justamente esse o propósito do livro: mostrar como a protagonista tem sua vida tirada aos poucos, como ela é impedida de se aproximar de qualquer pessoa sem que ele interfira nesse relacionamento também. A superficialidade dos personagens coadjuvantes é um reflexo da limitação da própria protagonista em se aproximar de outras pessoas. Só ao final é que começamos a ver outro personagem se mostrando mais.
A diagramação do livro também contribui para que a leitura seja muito prazerosa. A capa em soft touch já dá o tom sombrio do livro e a forma como os relatos e a narração foram formatados faz com que o leitor entenda na hora quando a narrativa mudou.
O ponto alta da narrativa estava sempre no caderninho de Clarissa porque eram palavras mais cruas, sentimentos fiéis ao que a personagem realmente estava pensando e sentindo, em contraste com a narrativa onisciente mais controlada e equilibrada. Claire Kendal não poupa detalhes, mesmo nas cenas mais tensas. Como Clarissa precisa documentar tudo o que vê, sente e lembra, os relatos são bem explícitos, tanto dos presentes que Rafe envia a ela quanto dos momentos horríveis que passou com ele.

Apesar de gostar de livros de suspense tenho me aventurado pouco nesse gênero literário e Eu sei onde você esta me fez questionar isso. Claire Kendal mostra como se escreve um bom thriller a cada parágrafo e me fez ficar nervosa em diversos momentos. É como se o inverno do livro tornasse a história ainda mais arrepiante. Além disso, tem um final que fugiu um pouco dos clichês. Não foi nada inovador ou revolucionário, mas não era o que eu estava esperando e achei isso incrível.
Eu sei onde você está é um livro muito bem escrito, sem muita enrolação, que vai direto ao ponto e faz o leitor devorar as páginas. Não conseguia parar de ler mesmo ao final dos capítulos porque sempre surgia um gancho para a próxima página. É um suspense muito interessante, completamente diferente dos últimos livros que li. Eu sei onde você está vai ficar marcado na minha mente por um bom tempo e deveria ser leitura obrigatória para fãs de um bom suspense.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2017/08/resenha-eu-sei-onde-voce-esta.html

K.G | @kennedy guedes 19/10/2017

Cumpre o que promete!
ENTAO EU LI EU SEI ONDE VOCE ESTÁ, E PARCEIRAS VOCES VIRAM A CLARISSA? CLARISSA! CLARISSA...... CLARISSAAA ... C-L-A-R-I-S-S-A

bom nesse livro a gente conhece a Clarissa, ( Nome que e repetido muitas e MUITAS e muitas vezes, e ate viciante kk) uma mulher que trabalha em uma universidade. Certo dia ela vai ao lançamento do livro de um colega de trabalho, E ALI QUE O INFERNO NA SUA VIDA COMEÇA.
Ela acaba conhecendo o Rafe que é um professor da universidade, os dois acabam bebendo, e passando uma noite juntos, ele acaba ficando OBCECADO PELA CLARISSA, de uma forma absolutamente bizarra. ELE PERSEGUE ELA, VIGIA A CASA DELA, SABE DE CADA PASSO QUE ELA DA, até o peidinho que ela solta no apartamento ele sabe, ELE MEXE NO LIXO DELA, USA OS AMIGOS DELA PRA CHEGAR ATÉ ELA.
ela busca ajuda policial mas não consegue, PORQUE ELA NÃO TEM PROVAS, então ela começa a juntar essas provas, a guardar os presentes bizarros, as cartas, os recados na secretaria eletrônica, e começa a escrever em um livro todas as situações que ela passa. Ela chama de " o livro sobre você" que é o nome desse livro la fora ( EU SEI ONDE VOCE ESTA? EU NÃO SEI É DA ONDE ELES TIRARAM ESSA TRADUÇÃO.), ao mesmo tempo que ela busca entender o POR QUE ELE E TAO OBCECADO POR ELA???

A forma com que ele persegue a clarissa é MUITO ANGUSTIANTE, e ela é aconselhada a nao falar com ele, a não retribuir, então gente É UMA AFLIÇÃO.

A clarissa também faz parte de um juri, sobre um caso de violência contra a mulher, e nesse juri ela conhece o Jack, que é o seu interesse romântico no livro ( MAS BEM SEM GRAÇA.) Então uma historia paralela e contada a respeito desse julgamento.

A escrita da autora é MUITO BOA, as vezes parece que a clarissa conversa DIRETAMENTE COM A GENTE, e outras vezes parece que estamos espiando ela, assistindo de longe.

O romance que existe no livro é bem meia boca, não convence, em nenhum momento da vontade de torcer por esse casal.

As vezes eu sentia muita raiva da clarissa porque ELA É MUITO SONSA, POXA GAROTA! RODA A SUA BAIANA! existem milhares de coisas que ela poderia ter feito e nao fez. AAAH MAS SE FOSSE COMIGO!

O Desfecho eu achei BEM SATISFATÓRIO, apesar de previsível,e um pouco " Novela mexicana" a autora guarda algumas revelações pro final, QUE NAO É FELIZ, mas achei bacana.

Recomendo pra quem gostaria de uma narrativa fora do convencional. Um suspense que cumpre o que propõe.

Michele 11/05/2023

Bem detalhado
O livro e o enredo te prende. Você fica naquela expectativa do que será que vai acontecer? O como vai ser o final. O problema é que a autora detalha muitas coisas e isso acaba sendo cansativo e irrelevante para a história, tmb deixa algumas pontas soltas. O modo como ela detalha o modo psicótico de Rafe e o amendrotamento de Clarissa é bem rico em detalhes. Mas o que foi aquele final corrido? O que foi aquele final? O livro tinha tudo pra acabar legal e a autora começa a correr no final. Confesso que me decepcionei nas últimas 10 páginas.

Lovett (@bloglariteratura) 30/01/2018

Desconfortavelmente Necessário
Sabe aquele friozinho na barriga que você sente quando tá andando numa rua meio deserta e tem algum homem logo atrás de você? Então, é exatamente esse sentimento que você vai ter durante toda a leitura deste livro.

Eu sei, eu sei. Por que alguém seria louco de ler algo que causasse essa sensação horrível, né? Vou te explicar agora. Você realmente deveria ler “Eu sei onde você está”, de Claire Kendal. Principalmente se você for mulher.
O livro fala sobre como um caso de “avanço indesejado” de um cara pode se tornar algo muito perigoso, já que a polícia tende a não tomar nenhuma atitude antes que seja tarde demais. Quantos casos não vemos na televisão de mulheres que procuraram ajuda de autoridades, mas como não havia prova física de qualquer tipo de abuso, eles “não podiam fazer nada” por elas?

O personagem Rafe começou como um homem inconveniente, com investidas desconfortáveis e tentando embebedar Clarissa (a protagonista), pra ver se conseguia alguma coisa. Aconselhada a escrever todas as investidas que Rafe fazia para acumular evidências, Clarissa começou uma espécie de “diário do medo”, e é através dele que acompanhamos a história.

É incrível como a autora consegue nos fazer sentir incomodados durante toda a leitura, como se estivéssemos vendo tudo aquilo acontecer de verdade diante dos nossos olhos. Todo o medo, desconfiança, nojo, desamparo e desespero que Clarissa sente, flui das páginas diretamente pro nosso coração, nos deixando agoniadas e ansiosas pra que alguém, por favor, a ajude.

Talvez nunca tenha acontecido com você, mas infelizmente, é mais provável que você já tenha passado pela situação em que o seu “não” tenha sido inútil. Que sua resposta negativa só fez parecer um desafio maior, ou tenha sido encarado como o famoso “se fazendo de difícil”. Talvez tenham te xingado de feia, gorda, vaca ou puta porque você se recusou a dar um beijo ou até mesmo um olhar. Já sabemos que tudo isso é caracterizado como abuso, mas Rafe vai muito mais além. Pra ele, o “não” nunca existiu.

Esse livro torna íntima a experiência de ser perseguida e abusada, tornando difícil imaginar que tudo isso acontece muito longe da gente. Clarissa poderia ser sua amiga querida, sua irmã, sua sobrinha. Poderia ser você.
Ler algo que te deixa desconfortável não é fácil, realmente, mas é muito importante. Tive que dar algumas pausas na leitura pra espairecer um pouco e, quando o livro terminou, confesso que fiquei triste por um tempo. Imaginar quantas pessoas já passaram ou devem passar por aquele sofrimento me fez refletir sobre o quanto sou sortuda por nunca ter esbarrado com um psicopata, já que os noticiários nos mostram que existem tantos por aí.

“Eu sei onde você está” é um livro que te faz, acima de tudo, dar valor as pessoas que você tem na sua vida. Faz você perceber o quanto a sororidade e a empatia são valorosas e necessárias, porque se você inspirar confiança naquela sua amiga ou conhecida, ela pode te contar sobre o que ela tá passando. E assim, ela pode ter um final diferente.

Se você gosta de um thriller psicológico, como é o meu caso, indico fortemente esse livro. Ele contém todas as características indispensáveis pra um livro do gênero, inclusive aquele desgraçamento mental básico! Hahaha.

site: http://lariteratura.com.br
Nicole Krueger 30/01/2018minha estante
Wooow nao conhecia esse livro!! Mas agora eu quero ler hahahaha

Lovett (@bloglariteratura) 03/02/2018minha estante
Acho que você vai gostar, Nicole! Entrou pra minha lista de preferidos do gênero!

Ana 09/04/2022

Então
Vou ser sincera, pulei algumas partes!! É uma história ótima, mas foi arrastado...
E o final?!?!
Aafff

Tinúviel 28/04/2023

Bem difícil de ler esse livro. Eu não passei exatamente por isso que a Clarissa passou, mas vários homens já foram meus algozes e eu sei o quão terrível é sofrer abusos por parte deles.

Ge... 10/08/2023

Bom? Sim. Confuso? Também.
Não é um livro ruim, basicamente a história é muito boa, mas a escrita é enrolada e confusa.
Os personagens, apesar de serem profundos e bem escritos, não são muito marcantes, oque fez eu simplesmente não me apegar a eles.
O livro, como eu já disse, é muito confuso, tanto a linha de tempo quanto os acontecimentos.
O final foi péssimo e EXTREMAMENTE confuso, tô até agora tentando entender oque aconteceu (não de um jeito bom, instigante, foi realmente péssimo).
Mas apesar de todos os pontos negativos, eu achei a história muito legal, já li outro livro sobre stalkers e não chegou nem aos pés desse, não faz sentido, pois o livro tem realmente vários pontos negativos, mas não consigo dizer que é um livro ruim, enfim, acho que valeu a leitura, com certeza não foi a melhor do ano, mas foi bom.

P.S. Tenho certeza que ficou confuso, mas eu sou uma pessoa confusa e tá tudo bem :)
P.S.S. Perdão pelo exagero na palavra "confuso" ?

Carol 09/06/2019

O livro é excelente! Porém, o que me incomoda muito é a protagonista varias vezes dizer que ?dormiu com ele?. Na real, ele estuprou ela. Ele a drogou e a estuprou.

O livro me deixou nervosa do começo ao fim, me fazendo inclusive questionar varios pensamentos meus. Numa cultura onde somos criados para culpabilizar uma vítima de estupro, ou de violência doméstica, ou realmente qualquer violência que uma mulher sofrer, como se ela tivesse provocado ou procurado aquilo de alguma maneira, me senti muito surpresa por perceber que eu não fujo a essa regra.

Em varios momentos eu ficava me questionando que ela deveria agir de outra maneira, ou ir à polícia, ou qualquer outra coisa, quando era claro o porque dela não ir na polícia, quando era claro o porque dela não agir de outra maneira (sendo bem clara, a maneira que você age ou deixa de agir não justifica um estupro ou qualquer agressão: o respeito é da mulher e cabe a ela por ela ser um ser humano, e não é algo a ser conquistado por meio de determinada postura).

O paralelo com o julgamento da Lottie, como se ela tivesse mais em julgamento do que os réus foi outra coisa que me deixou muito angustiada, também pela pontualidade das frases usadas pelos advogados de defesa, da culpabilização da vítima por meio de seu histórico sexual, e por tantas outras mais.

Enfim, é um excelente livro, que precisa ter estômago pra ler até o final, e que choca pela realidade dos acontecimentos. Ficção imitado a vida real.

Uli6 19/08/2019

Cansativo e repetitivo
É um livro muito bem escrito que te passa todo sofrimento e aflição de alguém sendo perseguido e assediado, porém o livro é muito repetitivo, vc acaba de ler um capitulo e os seguintes são iguais, com a protagonista repetindo os mesmos pensamentos e rotinas, chega uma hora que fica chato para ler, não tem suspense, reviravolta nem grandes surpresas no final, é mais um relato realista do que acontece diariamente com algumas mulheres, como falei, bem escrito, porém chato, repetitivo e entediante, poderia ter 100 páginas e estaria muito bom.

Daniely.Chernioglo 28/02/2020

Um livro sensacional. Me prendeu do início ao fim. Para quem é sensível à temas pesados, esse livro não é indicado.
A personagem principal Clarissa vem sofrendo perseguições por Rafe, um colega de trabalho.
Quanto mais o tempo passa, mas ela fica assustada e começa a temer por sua vida.
O decorrer da trama é sufocante. Me senti dentro do próprio livro.
Recomendo bastante.

Amanda1792 02/04/2023

Eu sei onde você está
Um livro intrigante sobre uma mulher perseguida. Ele detalha a vivência e o terror psicopata que sofrido pela mulher.

Esse livro me deixou muito ansiosa, enojada e completamente perturbada.

Ele é um alerta a todas as mulheres.

Jessica 19/03/2020

Visceral
Não tenho outra palavra para descrever o livro... Visceral... Angustiante em diversos momentos, fazendo sentir exatamente o que a protagonista está sentindo. Simplesmente incrível!