Ariel e a Pérola da Sabedoria

Ariel e a Pérola da Sabedoria Paul Ruditis

Resenhas - Ariel e a Pérola da Sabedoria

Karini.Couto 05/07/2017

Olá leitores, quem não conhece a história da Ariel? Eu amo os contos clássicos e já li todos e poder voltar, de certa maneira a infância relendo contos modernos é simplesmente maravilhoso!

Tudo que Ariel sempre quis foi a liberdade de ser quem quer que ela deseje, porém seu pai tem planos bem diferentes do dela. Ela é aventureira, espírito livre, enquanto está sendo forçada a ser calma, "domesticada", uma verdadeira dama. Mas não adianta lutar contra sigo mesma e Ariel sempre se aventura às escondidas junto do seu amigo linguado, em uma dessas incursões eles encontram um navio naufragado com diversos objetos humanos que sempre deixam Ariel eufórica. De repente eis que uma Sereia está furtando as coisas de Ariel, essa Sereia está em busca da pérola da sabedoria e acaba que esse trio se une em uma enorme aventura.

Perigos e incertezas aguardam Ariel no desconhecido e ela mesmo assim decide que deve seguir adiante com seus parceiros o que nos leva junto com eles em grandes descobertas um Oceano inteiro de mistérios e magias, perigos e muito mais.

Como toda história do gênero, essa não seria diferente e nos faz refletir sobre lições, nos faz ter certeza que a cada escolha que tomamos somos responsáveis também pelas consequências..

A leitura é fluída, rápida e deliciosa!

Amei!

Marcela @ler_sim_ler_sempre 10/07/2017

De volta aos desenhos da Pequena Sereia
@ler_sim_ler_sempre

🔅Nessa aventura temos nossa curiosa e corajosa princesinha do mar, Sereia Ariel. Juntamente com seu inseparável amiguinho Linguado em uma missão caça ao tesouro (Pérola da Sabedoria) com uma sereia misteriosa, Nyssa .
🔅Nyssa aparentemente gosta tanto de aventura quanto Ariel, porém não se parece nem um pouco inocente como nossa princesa. .
🔅E em meio a essa busca, Ariel ainda tem que cumprir suas tarefas diárias de filha do Rei. E lógico, não ser descoberta e correr o risco de ficar de castigo. .
🔅Um livro que trás ensinamentos como Obediência aos pais, respeitar e honrar suas obrigações e tarefas. E acima de tudo confiar em seus instintos e ser capaz de perdoar aquele que lhe falta com a palavra. .
🔅Pode ser que exista muito mais do que uma simples mentira por trás de tais atitudes. .
💭Sabedoria é uma jornada. Não é um prêmio para se ganhar. Ou roubar.💭 .
🔅Recomendo àqueles que gostam de uma história leve e fofa. E que flui rapidamente.❤ .
🔅Me senti assistindo TV Globinho ou Bom Dia e Cia novamente e acompanhando as peripécias da Pequena Sereia 🙃, pois autor soube captar a essência dessa personagem tão querida da Disney .
🔅Diagramação da @universodoslivros , como sempre, impecável. Fora essa capa que é maravilhosa. .

site: https://www.instagram.com/p/BWXtR8KFqmH/

LT 12/07/2017

Ah, as águas dos mares e seus mistérios...
Aquele livro que você não sabe o que esperar da história, não tem ideia do que acontece, mas, quando vê o lançamento fica desesperada para ler? Pois então, foi exatamente isso que aconteceu comigo em relação a esse livro.

Que amo as histórias da Disney acredito que não seja segredo para ninguém que acompanha o blog, afinal, quantas resenhas já não trouxe, não é? E, Ariel é uma das minhas princesas preferidas por causa da sua coragem, da sua curiosidade e acima de tudo, por causa da sua lealdade e por incrível que pareça, Paul, o autor do livro, conseguiu trazer nessa obra tão envolvente a essência dessa princesinha espevitada.

Engana-se aquele que acredita que esse livro conta a história dos filmes. Ele é uma história original que acontece bem antes de a Ariel conhecer o príncipe Eric. Eu tenho que confessar que conforme lia, conseguia imaginar direitinho a ação e o desenrolar das cenas através do desenho animado.

Para quem não sabe, Ariel é a filha caçula do Rei Tritão. Ela é a sétima na linha de sucessão do trono, mas não é por isso que as suas responsabilidades reais são menores. Contudo, a ruivinha é diferente das suas irmãs. Ela gosta de liberdade, de aventuras, de descobertas e sobre tudo, dos mistérios que envolvem o mundo humano.

Um dia, após conseguir escapar de mais um castigo por conta de suas travessuras, Ariel, junto com o seu melhor amigo, Linguado, foi explorar mais um navio naufragado. Nele encontraram uma pequena caixinha que encantou a princesinha. Entretanto, o que ela não esperava é que as suas novas aquisições humanas seriam roubadas por uma outra sereia, então é assim que se inicia uma grande aventura.

Ao se deparar com Nyssa, uma jovem que carregava junto de si muitos segredos, um espírito livre e também a chave para o que prometia ser a maior aventura de suas vidas, a ruivinha não pensou duas vezes para mergulhar na grande caçada ao tesouro.

Ariel e a Pérola da Sabedoria é aquele tipo de livro recheado de ação do começo ao fim. A narrativa do autor é tão leve e fluída que você literalmente mergulha de cabeça na história perdão pelo trocadilho tosco, mas é verdade e só retorna para a realidade quando chega na última página.

A história é bem rápida e como disse, bem gostosa de ler, por isso, acredito que seja uma boa pedida para as crianças e jovens que estão iniciando no mundo da leitura, também para os apaixonados pela Disney, como eu. Sem contar que o autor pegou bem a essência das histórias da Disney, ele nos trás uma lição muito valiosa sobre confiança e lealdade.

Não tenho nada para relatar contra a edição, a mesma é bem simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A capa também é um charme a parte que vale a pena ser admirada sempre na estante e a revisão está impecável.

Sendo assim, para finalizar com um imenso sorriso no rosto, Ariel e a Pérola da Sabedoria é um livro leve, de leitura rápida e sem pontas soltas que cativada o leitor da primeira até a última página, fazendo-o rir, deixando-o curioso e levando-o a ansiar por mais até que tudo seja resolvido, e então, quando o mistério todo é revelado, nos faz admirar a criatividade do autor por tamanha sagacidade e inteligência.

Resenhista: Mayara Milesi.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Arca Literária 13/07/2017

Resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/ariel-e-a-perola-da-sabedoria-paul-ruditis/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/ariel-e-a-perola-da-sabedoria-paul-ruditis/

Ani 30/07/2017

Ariel e a Pérola da Sabedoria é mais uma aposta da Universo dos Livros no universo Disney. A editora conseguiu passar da marca de 10 semanas com A Bela e a Fera na lista de mais vendidos da Veja e está trazendo diversas obras desse universo para nós leitores.

Nessa obra de Paul Ruditis, nós podemos acompanhar uma das grandes aventuras da nossa princesa-sereia. Ela é a filha caçula do Rei Tritão e tem uma vida um pouco tediosa, ela passa seus dias se dividindo entre aulas cansativas e compromissos que não são interessantes sempre supervisionada pelo siri Sebastião, o conselheiro real.
Para não surtar, ela e seu melhor amigo Linguado sempre buscam uma forma de fugir para explorar o mar em busca de tesouros humanos.
Em uma dessas caçadas, eles conhecem Nyssa, uma jovem sereia um pouco rebelde e fechada que consegue deixar nossa princesa curiosa para resolver um grande mistério. Na verdade, o maior mistério que Ariel e Linguado já estiveram envolvidos. E para poder resolver isso, nossa protagonista vai ter que conseguir escapar de seus deveres e dos olhos do seu pai, mas isso não parece tão fácil.

Eu sou uma admiradora do universo Disney, mas confesso que a Ariel nunca foi minha princesa favorita, gosto dela, mas não chega ter a mesma importância que a Bela tem para mim, então fui sem muita expectativa ao ler a obra. E isso foi ótimo! Pois me surpreendi muito com o enredo. Tudo isso ficou mais fácil, pois a escrita de Paul é extremamente leve e viciante, não tem como você parar. Os capítulos curtos também dão um toque a mais para a leitura, pois você se sente preso ao enredo e quer desvendar os problemas junto da nossa protagonista.

Acho que como todos os filmes Disney, as suas obras possuem mensagens e por mais que ás vezes pareça ser uma obra extremamente infantil, essas mensagens servem para diversos momentos de nossa vida.
Fiquei encantada por Ariel e a Pérola da Sabedoria e aconselho a leitura à todos.

“Sabedoria é uma jornada. Não é um prêmio para se ganhar. Ou roubar.”

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/07/ariel-e-perola-da-sabedoria-paul-ruditis.html

desencaixados 02/08/2017

Livro perfeito para crianças começarem a ler
Nas profundezas do oceano há um reino governado pelo Rei Tritão, pai de Ariel e várias outras sereias. Ali tudo é movido em perfeitas condições, a cidade submarina tem uma grande quantidade de guardas com a capacidade de manter tudo sob controle, mas algumas coisas saem dos trilhos quando Ariel decide ser um pouco radical.

Ariel é a princesa casula do reino e sempre foi a mais curiosa do que todas as outras suas irmãs. Ela e seu amigo Linguado costumam nadar em áreas proibidas para encontrar objetos utilizados por humanos, só que esse hobby sempre lhe custava um castigo muito severo da parte do seu pai.

A princesa tinha acabado de sair de mais um dos seus castigos e o reino estava se preparando para uma festividade real, todos ficavam horas dando o melhor de si para tudo ocorrer em perfeitas condições durante toda a festividade, menos Ariel. A tão curiosa sereia que acabara de sair do castigo não via a hora de voltar para suas aventuras com seu amigo e aumentar a sua coleção de tralhas humanas, assim dando a menor importância para a sua função tão especial para a festa.

Correndo contra o tempo junto com seu amigo Linguado, Ariel vai para mais uma aventura, só que um imprevisto é ocorrido. O baú que ela acabara de encontrar havia sido roubado por outra sereia que ela nunca tinha visto, Nyssa era o nome dela. Tentando pegar a sua tralha de volta ela acaba fazendo amizade com a desconhecida e acabam indo desvendar o mistério de um dos enigmas mais difícil e desejado de todos os tempos: a Pérola da Sabedoria.

Ariel e a Pérola da Sabedoria, de Paul Ruditis é uma mais um lançamento da Universo dos Livros em parceria com a Disney. O livro está na coleção de livros que abordam assuntos relevantes e histórias não contadas sobre princesas e vilãs do universo da Disney.

Ariel é uma princesa que teve a sua primeira exibição em 1989 na Disney com o conto “A Pequena Sereia”, e apesar de a história ser tão conhecida e aclamada por um grande público não é sobre o conto que esse livro se trata. A princesa teve uma série de televisão alguns anos atrás na qual expandia mais o nosso conhecimento da sua personalidade e de todos os outros seus amigos. E em Ariel e a Pérola da Sabedoria temos uma história que provavelmente vai recordar alguns leitores mais jovens dessa série.

"O sol já estava quase tocando a água a longe. Quando mergulhasse no horizonte, ela sabia que estaria em apuros. Ela pegou o batedor e colocou de volta em sua bolsa. (página 41)"

A princesa como sempre nunca deixou de ser aventureira e teimosa, e no meio de mais uma aventura a sua desobediência a une com Nyssa, uma sereia misteriosa que ela jamais tinha visto no reino e é a partir dessa amizade que o trio — Ariel, Nyssa e Linguado — juntam para encontrar a pérola da sabedoria. Só por essa apresentação já temos em mente que a história é um infantojuvenil para apresentar aos pequenos leitores um pouco mais do mundo oceânico, e sinceramente, achei a proposta desse livro maravilhosa.

Como dito a trama lembra bastante desenhos infantis que geralmente passavam na TV Globinho — fora do Brasil em outros canais —, e apesar de lembrar não é uma história que foi televisionada, até porque foi escrita recentemente pelo Paul Ruditis. Ou seja, o autor adotou uma ideia cinematográfica e passou para a literatura com o intuito de incentivar crianças e adultos a fazerem a leitura de livros, demonstrando que em livros também é encontrado entretenimento de qualidade da mesma forma que a televisão nos proporciona.

Teve passagens da obra que fiquei muito feliz enquanto fazia a leitura, principalmente quando o autor se preocupou em tomar cuidado com os diálogos e a cultura das sereias. É muito comum nós encontramos histórias com seres não-humanos e que conhecem a cultura humana, sendo que o mesmo nunca teve estudo ou contato com os humanos, só que em Ariel e a Pérola da Sabedoria a maioria daqueles que vivem no oceano utilizam substantivos e adjetivos bem diferentes dos nossos para identificar algum objeto utilizado pelos humanos.

Paul Ruditis conseguiu agregar a ignorância das sereias e todos seres aquáticos em relação aos humanos. Além desse detalhe maravilhoso, ele teve muito cuidado ao escrever a história representando o cenário submarino. A forma que o autor escreveu não são utilizadas palavras desconhecidas por crianças, assim proporcionando uma leitura totalmente tranquila e agradável para todos os pequenos.

"Nyssa ficou em silêncio de novo, observando o movimento das barbatanas de seu rabo. Ela parecia estar sinceramente dividida entre contar ou não alguma coisa. (página 104)"

Os personagens aderidos pelo autor também tiveram todo o cuidado necessário, como são personagens que já conhecemos e temos em mente a personalidade fica muito evidente quando Paul os descreve, ele demonstra que realmente estudou o assunto para transmitir uma história que não saísse das "correntezas marinhas".

Apesar de todo esse cuidado adotado por ele, eu tive uma engrenagem meio que lenta com a leitura, mas isso não significa que a escrita dele é ruim, muito pelo contrário, é ótima, o fato do meu ritmo da leitura foi em relação ao gênero. Eu amo infantojuvenil e todas as vezes que faço a leitura de eu leio um pouco devagar mesmo — essa foi a minha experiência de leitura. — Por isso flopei ao ler o livro junto com a Marcela do Instagram @Ler_Sim_Ler_Sempre.

O trabalho editorial da obra está maravilhoso, a capa é simples e apesar de não ser uma releitura do conto A Pequena Sereia, a pose da princesa faz uma referência maravilhosa ao conto. A diagramação é a padrão da editora, ela é muito confortável para as vistas e colabora muito para uma leitura prazerosa, sem falar que no início dos capítulos tem uma ilustração muito fofa.

Então fiquem com mais uma indicação de um livro da Universo dos Livros para todo mundo — sem restrições de idade —, recomendo que as mães adquiram um exemplar e apresente aos seus filhos, pois creio eu que será um incentivo maravilhoso para a criança, além disso, ela conhecerá melhor um personagem que já foi lhe apresentado, o que facilita ainda mais a leitura do pequeno.

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-ariel-e-a-perola-da-sabedoria/

Fabi | @ps.leitura 20/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Ariel sempre sonhou em subir até a superfície, explorar o Oceano, ser livre. Porém seu pai não permite que ela faça essas coisas. Quer que ela seja uma garota completamente dedicada aos estudos e que fuja de qualquer perigo que o Oceano pode apresentar.

Mesmo com seu pai proibindo tais aventuras, Ariel sempre "escapa" para explorar tudo ao seu redor. Ela e Linguado, um peixe completamente simpático e com medo de aventuras, porém sempre acompanha Ariel nas delas, encontram um navio abandonado. Dentro dele descobrem vários itens, coisas deixadas pelos humanos e algo que Ariel é completamente fascinada.

Enquanto eles exploram o local eles são surpreendidos com uma sereia roubando as coisas de Ariel. Nessa busca atras de seus pertences, acabam descobrindo que Nyssa é apenas uma sereia curiosa também com o Oceano e que está em busca de um tesouro, a famosa pérola da sabedoria e ela conta com a ajuda deles para encontrar.

Mesmo sem poder explorar o Oceano e viver as maiores aventuras, Ariel decide arriscar e ajudar Nyssa, mesmo não a conhecendo, nessa caça antes que criaturas do mal encontrem e tudo seja perdido. Ariel pode encontrar grandes problemas pela frente...

Em algum momento você já deve ter assistido o desenho da Ariel ou alguma criança comentou sobre a princesa sereia da disney, não é mesmo? Em "Ariel e a pérola da sabedoria" nós vamos conhecer o Oceano junto com a princesa e descobrir os segredos que ele esconde.

Que livro mais fofinho! Eu confesso que eu nunca fui apaixonada por sereia ou por essas estórias. Aliás, nunca fui tão fã de Ariel, porém decidi solicitar esse livro para a editora e confesso que me surpreendi. Estou escrevendo essa resenha com vontade de assistir a animação da Disney de tanta fofura que esse livro transborda.

É perceptível nesse livro a inocência de Ariel, com fé nas pessoas e sempre disposta a ajudar. Além que é uma sereia muito curiosa e que gosta de aprender tudo que possível. E com isso podemos perceber as lições que a personagem aprende com todos os acontecimentos e é claro, o leitor acaba aprendendo boas lições junto com Ariel durante essa jornada.

"Ariel e a pérola da sabedoria" é uma leitura leve, descontraída e até mesmo uma leitura para quem deseja lembrar a infância. Não é um livro com profundidade, mas um livro gostoso de ser lido. Um livro com desfecho que prende a atenção do leitor e que você começa a torcer para que tudo dê certo para Ariel e seus amigos.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/06/resenha-ariel-e-perola-da-sabedoria.html

Camila.Brito 20/12/2017

Perfeito
Estou amando esses livros da Disney. A história contada não é bem a do filme, mas podia ganhar animação. Certeza que todos fans da Disney amariam.

Cláudia - @diariodeduasleitoras 21/07/2018

Ariel e a pérola da sabedoria
"Sabedoria é uma jornada. Não é um prêmio para se ganhar. Ou roubar."

Mais um lançamento da @universodoslivros em parceria com a Disney. O livro está na coleção que abordam histórias não contadas sobre princesas e vilãs. Este, conta uma aventura da Ariel - minha princesa favorita - que se passa antes dos acontecimentos do filme original. Lê-lo, foi como assistir um episódio do seriado A Pequena Sereia.

As princesas que admiro são aquelas que vão atrás do que querem. E com A Pequena Sereia - não só a Ariel, mas também o Sebastião, Linguado etc, - temos uma chuva de valiosas lições. Quero ressaltar mais a essência, do que o enredo específico da obra. Até porque o livro é tão curtinho, que qualquer resumo seria cheia de spoilers. Ariel sempre busca desbravar novos horizontes, conhecer/colecionar objetos desconhecidos e saber para o que servem. Estuda com afinco os costumes de outros povos e quer viver novas experiências, além do seu reino. Semelhante aos nossos sonhos.. fazer intercâmbios, amizades, viagens, colecionar livros, funkos etc, né?!

Vou citar três ensinamentos que mais amo:
"Tudo bem se você não quiser o mesmo que seus pais ou o que os outros esperam que você faça." A relação da Ariel com o pai é sensacional. Ele aceita e respeita as escolhas da Ariel - mesmo discordando - em prol da felicidade dela.

"Enfrente seus medos!" Praticamente todo mundo enfrentou seus medos em 'A Pequena Sereia'. A Ariel, que trocou a voz por pernas e foi desbravar terra firme; o Tritão, que teve que abrir mão da segurança da filha; e até o Sebastião, que por vezes, quase virou jantar.

"Não se cale por ninguém." Sabemos que, na maior parte das vezes, as pessoas não se calam por vontade própria. A não ser que elas assinem um contrato com uma bruxa e troquem, sei lá.. por pernas! Nunca se deixe calar: Seja pelo cara que você acredita ser seu príncipe, uma amiga ou até por seus pais.

Enfim, indico esse livro a todos. Recomendo as mamis de plantão que comprem e apresente aos filhos. Por meio dessas histórias que incentivamos os pequenos leitores.

Luh 07/08/2018

Fofo
Afinal de contas ela já vivia no fundo dos oceanos né... Bem divertido!

Elba Mara 11/08/2018

Não espere muito da perola
O livro me vez lembrar muitos os episódios do desenho Ariel, é divertido acompanhar a caçada com a Ariel e amiga , mas nada excepicional. A dica é não esperar muito da tal perola da sabedoria , assim vc não ficará com raiva do livro. Aproveite o livro leve , relembre sua infância e curta a história como mais um episódio da série animada.Nada relevante .

Iara.Antunes 01/09/2018

Quem ama as aventuras e as histórias da Pequena Sereia e assistiu os filmes e o desenho animado desta fantasia Disney. Ler esta história foi como acompanhar ao um episódio do desenho aminado onde a Ariel está na busca em entender melhor os humanos e com isso ela busca utensílios e objetos perdidos em navios perdidos no fundo do mar.

A partir daí Ariel se depara com uma sereia misteriosa Nyssa que está procurando um objeto humano, com isso a pequena entra numa jornada de pistas e buscas pelo fundo do mar com está nova amiga e Linguado.

O livro me surpreendeu no final com a mensagem sobre a sabedoria que uma jornada pode nós propor através de altas descobertas sobre confiança, amizade e amor por uma causa.

Biblioteca Álvaro Guerra 31/10/2018

Ariel é a princesa-sereia caçula do reino submarino governado pelo Rei Tritão, seu pai. A vida da Pequena Sereia é repleta de compromissos reais entediantes e aulas cansativas, sendo sempre supervisionada pelo conselheiro real, o siri Sebastião. A maior diversão de Ariel nas horas vagas é explorar o mar com seu inseparável amigo, Linguado, à procura de tesouros provenientes do mundo humano, que tanto sonha em conhecer. Porém, tudo muda quando, em um passeio, conhece Nyssa, uma jovem sereia rebelde que a envolve em uma incrível e perigosa aventura em busca de um dos maiores mistérios dos sete mares: a Pérola da Sabedoria. Será que nossa Pequena Sereia vai dar conta desse mistério sem se meter em confusão?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788550300993

Desirre2 20/01/2019

Essa história de "cliquinho" me deixou maluca.