Manuscritos econômico-filosóficos

Resenhas - Manuscritos econômico-filosóficos

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx
Parte I:

“A elevação do salário desperta no trabalhador a obsessão do enriquecimento típica do capitalista que, contudo, ele apenas pode satisfazer mediante o sacrifício de seu espírito e de seu corpo. A elevação do salário pressupõe o acúmulo de capital, e conduz a ele. Torna, portanto, o produto do trabalho cada vez mais estranho perante o trabalhador. De igual modo, a divisão do trabalho torna-o cada vez mais unilateral e dependente, assim como acarreta a concorrência não só dos homens, mas também entre máquinas. Posto que o trabalhador baixou à condição de máquina, a máquina pode enfrentá-lo como concorrente.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II

“Cada homem especula sobre como criar no outro uma nova carência, a fim de forçá-lo a um novo sacrifício, colocá-lo em nova sujeição e induzi-lo a um novo modo de fruição e, por isso, de ruína econômica. Cada qual procura criar uma força essencial estranha sobre o outro, para encontrar aí a satisfação de sua própria carência egoísta. Com a massa dos objetos cresce, por isso, o império do ser estranho ao qual o homem está submetido e cada novo produto é uma nova potência da recíproca fraude e da recíproca pilhagem. O homem se torna cada vez mais pobre enquanto homem, carece cada vez mais de dinheiro para se apoderar do ser hostil, e o poder de seu dinheiro cai precisamente na relação inversa da massa de produção, ou seja, cresce sua penúria à medida que aumenta o poder do dinheiro.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/01/manuscritos-economico-filosoficos-parte_2.html

João Vítor 19/07/2020

A parte econômica do livro é melhor desenvolvida em obras posteriores, mas é interessante ver a evolução da questão no pensamento do autor, além de dar uma boa base introdutória.
Quanto à parte filosófica, não é simples, requer um conhecimento prévio de Hegel e Feuerbach, para que se consiga compreender alguns dos temas abordados. O livro trata de conceitos como alienação e estranhamento, a generalidade do homem, salário, dinheiro e capital, trabalho, trabalho estranhado, renda da terra entre outros.
Dudys3000 19/07/2020minha estante
Oii desculpa te incomodar! Tô aqui para te apresentar uma oportunidade única :)
Estou procurando pessoas que tenham interesse de participar de uma grande troca de livros.
Voce? pode estar em qualquer lugar do mundo. Tudo que voce? precisa fazer e? comprar seu livro preferido (so? um) e enviar para um estranho (eu vou te enviar o enderec?o pelo inbox). Voce? vai receber no ma?ximo 36 livros de volta pra voce?, pra ficar.
Eles sa?o os livros preferidos pessoas do mundo todo!
Se voce? tem interesse em fazer parte me manda uma mensagem para o meu instagram @eduardaazenha e eu vou te mandar os detalhes :)

jhagmolina 01/01/2021

O melhor começo para Estudar o Capital
A melhor dica que posso deixar aqui é que os Manuscritos Econômicos Filosóficos de 1844, também conhecidos como os Manuscritos de Paris, constituem um ótimo material para entender como o pensamento e análise de Marx foram sendo construídos até a sua obra principal O Capital.
Indico um caminho para construir todo o pensamento marxiano a respeito da crítica à economia política. Eis a dica: leia primeiro os manuscritos de Paris, depois os Grundrisse e só então vá para o volume I de o Capital, lendo depois os volumes II e III.
Sua construção didática e entendimento vão aumentar fazendo esta sequência, lemvrando que O Capital é um livro para ser lido e relido várias vezes.

Douglas Ferrari 09/01/2024

Os manuscritos fornecem uma visão profunda sobre a natureza humana, alienação e as bases filosóficas do materialismo histórico. Uma leitura fundamental para compreender as raízes do pensamento de Marx e sua análise sobre a sociedade e a economia. Porém, é necessário alertar que a leitura é densa e até mesmo um pouco difícil, requer que seja lida com atenção plena.

Belos 12/02/2022

A leitura não atraente para um leigo ou alguém que não queira saber sobre filosofia e o próprio tema do trabalho, capitalismo, etc.
É importante fazer a leitura com calma para que os conceitos sejam interiorizados.

Thiaguinho 31/07/2023

Ótimo
É um livro muito bom. Contudo, não é um livro introdutório. Como o livro foi escrito na sua juventude, há alguns conceitos que são só introduzidos aqui; mas não são desenvolvidos.

Esther Zambotti 26/04/2020

Importante obra para entender a transição de Marx. Marca bastante o momento que ele estuda os clássicos da economia. Não é dos mais lineares escritos, mas é fundamental para entender sua linha de pensamento.

Antônio 20/10/2020

Essa foi a minha primeira leitura dos Manuscritos Econômico-filosóficos e minha primeira reação foi a de fascinação. Encontramos um Marx cada vez mais distante, rompendo com a tradição dos jovens hegelianos e se aproximando do materialismo que revolucionou a forma como se conceberia as ciências sociais durante o século XX.
Humanização, economia, trabalho, o significado do dinheiro e como tudo isso se relaciona com as nossas subjetividades são temas centrais na obra. Aliás, os conceitos de estranhamento e exteriorização do trabalho estão pautados no esquecimento de si ao mesmo tempo em que o trabalhador exerce suas funções "como uma atividade estranha que não pertence a ele, a atividade como miséria, a força como impotência...", uma atividade independente e não pertencente a ele.
Os manuscritos são essenciais para entender os conceitos que irão ser trabalhados posteriormente na obra marxiana, uma vez que, aqui, conseguimos relacionar a origem das críticas de Marx. A ideia da propriedade privada como consequência do trabalho exteriorizado é bem desenvolvida aqui, sendo essencial para entender a análise marxiana acerca da ignorância de si dentro do capitalismo.
"Quanto menos comeres, beberes, comprares livros, fores ao teatro, ao baile, ao restaurante, pensares, amares, teorizares, cantares, pintares, esgrimires etc., tanto mais tu poupas, tanto maior se tornará o teu tesouro, que nem as traças nem o roubo corroem, teu capital. Quanto menos tu fores, quanto menos externares a tua vida, tanto mais teus bens, tanto maior é a tua vida exteriorizada, tanto mais acumulas da tua essência estranhada".

IgorX96 31/12/2020

Introdução ao marxismo
Esse livro, junto com o manifesto é uma boa introdução à obra de Marx, para quem ainda está começando e não consegue ler O Capital ainda.

Léo 11/05/2021

Perfeito!
Uma das leituras de Marx que eu mais recomendo, o livro já vale pelo artigo sobre alienação por si só. Aqui o materialismo histórico-dialético toma forma completa, uma filosofia real enraizada na história, fundamento de práxis.

JoAo366 15/11/2023

É um dos meus livros preferidos de Marx. Aqui nós vemos o materialismo histórico-dialético em formação nas análises do autor, sobretudo em relação para com a propriedade privada. A mistura de filosofia com economia parece difícil mas se encaixa perfeitamente ao decorrer dos capítulos. O conceito de estranhamento é, na minha opinião, o que torna essa obra uma das minhas favoritas, porque podemos observar todos os "sintomas" de cada tipo de estranhamento apresentado por Marx nos dias de hoje.

Anielson0 15/06/2023

A infelicidade da sociedade é o objetivo da economia
Quanto menos comer, beber, comprar livros, for ao teatro, ao show, pensar, amar, cantar, pintar, mais você poupa, porque ao trabalhador só é permitido ter o suficiente para sobreviver e se reproduzir - mais do que isso, qualquer coisa que seja minimamente fundamental para a dignidade humana, o capitalista assumirá que é luxo. Porque o trabalhador, para ele, é um não-humano, algo entre um bicho e uma máquina.

Sarinha 20/06/2023

Ótimo para estudo
O livro é muito bom pra quem quer entender mais os ensinos de Marx, ou pra quem quer usá-lo como projeto de estudo. Esse livro foi escrito a partir de manuscritos dele, encontrados em 1844, e esses manuscritos contam com algumas ideias dele a respeito de economia, filosofia, etc. Gostei de ler ele porque eu tô começando a estudar mais sobre Marx (apesar de já ter lido outros livros dele) e queria entender mais sobre suas ideais posicionamentos, então decidi ler ele. Não foi uma leitura fácil ( com certeza) pois é um livro teórico, com uma linguagem um pouco difícil, então li ele com calma, parando pra estudar cada tema. Então foi de bom proveito esse livro.

Ruth106 16/12/2009

o tempo me separou a muito desse livro, então não posso mais ficar me enganado, afinal ler algumas frases ou voltar ao inicio não é leitura.
=/

Gustavo 19/08/2013

Publicados apenas após sua morte, os Manuscritos foram escritos em 1844, quando Marx tinha apenas 26 anos e antes do seu célebre encontro com Engels. Os Manuscritos econômico-filosóficos ou Manuscritos de Paris apresentam a planta fundamental do pensamento de Marx: a concentração de sua filosofia na crítica da economia nacional de Adam Smith, J.B. Say e David Ricardo. Na obra, Marx expõe a discrepância entre moral e economia, denunciando a radicalidade da exploração do homem pela empresa capitalista. Enquanto a reprodução do capital é o único objetivo da produção, o trabalhador ganha apenas para sustentar suas necessidades mais vitais, ou seja, para não morrer e poder continuar produzindo.