Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Lorena Carneiro 31/07/2023

Sentido da vida
A leitura desse livro é como ler a mente de um homem em sofrimento e angústia latente.

Tolstói sofreu muito para encontrar o sentido da sua vida, no livro ele narra brevemente suas reflexões, auto analise, estudos...

Um livro magnífico que nos auxilia a compreender melhor a importância de termos um sentido na vida. Não importa quem você seja e o que tenha realizado até aqui.

Cintia 30/07/2023

Uma confissão
Gostei bastante do livro, são questionamentos relevantes, profundos e pesados. Acho que a maioria das pessoas tem um questionamento a respeito da fé ao longo da vida. Para Tolstói, me parece que inevitável não seguir a fé.

Iasmin 21/07/2023

Uma vida em busca da face de Deus.
Esse livro é de fato uma confissão, e uma obra genial. A forma como ele narra essa crise existencial enorme, e essa busca por significado, por Deus, pra entender o que é vida, pra entender tudo que ele já viveu, é uma jornada de descobertas.

Comenta Livros 20/07/2023

Que livro interessante. Muito bem escrito com uma confissão sobre a vida e a morte além da religião, fé, Deus, Igreja e muito mais. Amei cada parágrafo.

site: https://comentalivros.com/uma-confissao-liev-tostoi/

Cafeína 14/07/2023

A busca de um homem por Deus
Comecei com uma leitura despretensiosa, esperando uma obra autobiográfica, o que me interessava, já que serviria de base para umas futuras leituras do Tolstói, além de que a vida e pensamento dele, especialmente nessa fase final da vida, em muito me interessava, sobre como ele, um nobre e escritor grandemente reconhecido pôde deixar tanto para viver em sua propriedade de forma autônoma, alheio ao resto da civilização; surpresa minha foi acabar dando de cara com uma das melhores não-ficção que eu tive em mãos até agora.
Quanto ao conteúdo autobiográfico, ele não é exatamente o assunto em questão (na verdade sim, mas não de forma tão pragmática), o que o autor quer tratar é de confessar a grande questão que tomou conta da sua vida: a busca por encontrar um sentido na própria, ou ainda, um que não se deixe aniquilar pelo fim inevitável. Mais do que um postulado tentando convencer o leitor de uma perspectiva, aqui nós estamos lado a lado com o autor, enquanto esse, no mínimo perdido, vai se aprofundando em cada possibilidade, cada ideia, verificando e investigando minuciosamente cada questão, destrinchando a questão; impressionante que, ainda assim, sem tornar a leitura minimamente maçante em qualquer momento, linguagem clara e direta ao ponto, sem adornos ou arabescos desnecessários, uma leitura extremamente satisfatória, mas que não parece feita para levar de forma corrida, eu não vejo como ela não pode te pôr para pensar seriamente, é uma obra que vai demandar reflexão. E que não fique só nessa questão, por meio da qual o autor toma como ponto de partida e centro de gravidade, mas de modo que permita traçar tantos outros pontos, dentre os quais, a religião e as diferentes maneiras e funções pelas quais ela pode dar as caras na sociedade, bem como a relação que temos com arte e conhecimento, onde me chamou muito a atenção o valor que o autor enxerga por nós homens e mulheres simples, no povo em si, que vai muito além de uma mera tomada de consciência quanto ao seu papel ou de exaltação da humildade.
Dessarte, é dificíl expressar o desespero que esse texto passa, afinal, é o relato real de um homem encarando a mais profunda desesperança; menos do que um ensaio analítico, esse livro é uma corrida desesperada pela própria vida, uma resistência à vontade de suicidio, como o autor admite abertamente. É um texto esmagador e essencial, mas que não vai descer tão facilmente pela garganta de qualquer um, além de que a resposta do autor talvez, olhando de forma mais superficial, não pareça responder muita coisa, ou ainda pareça retroceder em círculos, mas acho que se trata de olhar as coisas nos devidos contextos, para você.
Uma das melhores leituras(a primeira de muitas) dos últimos bons tempos.

Léo Araújo 13/07/2023

O leve caminho da fé
Nem darei tempo para esfriar a leitura. A forma esplêndida da narrativa em 1ª pessoa de Tolstoi é viciante. Impossível largar o livro até terminá-lo.

A segunda coisa é que ele constrói a narrativa de modo a chegar em uma conclusão (?) que é indubitável: a fé traz sentido para a vida e a prolonga. Mas antes, ele transpassa pelos caminhos dos saberes e das pessoas, constatando os fatos.

O mais legal é a descrição final do livro. A única coisa que posso falar é que há uma mensagem muito importante ali. E caso queira lê-la sem ler o livro, não irá entender.

O livro é fantástico.

Thais.Carvalho 29/06/2023

Um clássico! É o primeiro livro de Tolstoi que eu leio e gostei bastante. Já estou ansiosa para ler os outros.

Gabriela 24/06/2023

Tolstói na sua grande crise existencial
A crise do Tolstói foi tão grande que ele resolveu escrever um livro sobre ela, deixar marinando por 3 anos, editar e publicar muito depois. Achei justo.

Alguns detalhes. Tolstói com certeza se acha um dos seres humanos mais iluminados do planeta. Em diversas passagens ele faz questão de deixar claro o quão brilhante são os seus próprios questionamentos - e isso deixa a leitura muito mais engraçada (por mais que não fosse a intenção).

Percebi para onde a história estava se encaminhando, esse "encontrar deus e o cristianismo", e comecei e ficar chateada que a resolução seria tão ridiculamente simplória. Porém, no final, ele consegue dar uma pequena volta por cima, deixando claro que a única conclusão que existe é a continuidade dos questionamentos - nada tem resposta. Ele aderiu à muleta da religião por puro desespero suicida (isso é deixado claro em toda segunda parte do livro), entretanto, fiquei feliz de ver ele criticando os cristãos e duvidando de muita coisa que já era tomada como verdade, ali pelo final.

Surpreendentemente, por mais que seja um livro paga pau de fé religiosa, eu curti muito a leitura. Foi super fácil e rápido de ler, e me levou a ter vários questionamentos sobre minha própria existência - felizmente, aqui continuamos imunes à esse vírus religioso, amém.
GAes 25/07/2023minha estante
kkkkk quando eu vi todas as avaliações falando sobre deus eu perdi um pouco a vontade, a sua resenha salvou, vou ler.

Luiç 23/06/2023

Interessante ver o pensamento descrito no livro
Acompanhar o caminho que o autor fez e as críticas a ausência de sentido da vida, foi muito interessante.

iarasiper 23/06/2023

QUE OBRA!
?tudo que meus olhos me pediam, nada recusei, nem privei meu coração de de alegria nenhuma.?
?tudo que existe é racional.?
essas e mais outras frases? o tempo todo e a todo tempo mensagens importantíssimas que podem ser extremamente: gatilhos.
não tenho palavras pra dizer o QUANTO esse livro é PERFEITO! vale a leitura. é curtinho.

Julia.Menezes 22/06/2023

Meu primeiro contato com o autor, gostei bastante, agora pretendo seguir lendo cada vez mais esse tipo de livro

Ticiana 18/06/2023

Interessante ler Tolstoi de uma forma mais pessoal e aberta falando sobre teologia com contraste nas suas obras de ficção.

Vanessa.Mariano 15/06/2023

Ler Tolstoi é sempre significado de ótima leitura , ninguém coloca melhor as palavras do que ele.
Esse livro é um pequeno ,porém gigante em conteúdo e reflexão . A gente acompanha a reflexão do Tolstoi em primeira pessoa , sobre questão sobre o sentido da vida , a descoberta da fé como um meio de fazer sentido e a religiao. Ele coloca em palavras questionamentos que muitos já fizemos a respeito da religião , dos seus conflitos , e do quanto torna as pessoas 'cegas' .
Um livro pra ser lido e relido muitas vezes.