Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Alane.Sthefany 28/01/2023

Uma Confissão - Liev Tolstói
Que livro impressionante !!!
Já fazia um tempinho que nenhum livro conseguia me trazer esse sentimento, mas com esse livro, eu não só me identifiquei com o autor, como também me vi nele e pareceu bastante com a minha trajetória na fé cristã. Eu marquei tantas coisas, que não será possível escrevê-las aqui, apenas leiam, super recomendo essa obra prima. Se tornou um dos meus favoritos da vida. ???

Apenas uma reflexão:

O nada não pode anteceder o ser, visto que uma possibilidade depende de um ser em ato para ser atualizada, devemos assumir que há um ser que sempre existiu, é distinto e causa dos entes contingentes.

Este SER, chamamos de DEUS.

Para demonstrar que Deus não existe, seria necessário que aquilo a que vocês chamam ciência descobrisse um elemento primordial desprovido de causa, que existisse por si mesmo, e cuja presença explicasse todo o resto e abolisse todas as dúvidas, e é justamente a esse elemento que nós chamamos Deus.
Joabe.Gileade 28/01/2023minha estante
Livro incrível

Alane.Sthefany 28/01/2023minha estante
Sim, estou apaixonada nos livros Dostoiévski e Tolstói. A literatura russa é simplesmente incrível ?

Ofelia 28/01/2023minha estante
Louca pra ler esse ????

Alane.Sthefany 28/01/2023minha estante
Acredito que você também irá gostar. Esse livro me trouxe uma nostalgia da época que busquei a Deus (ou melhor, Ele me atraiu), por meio das perguntas que o autor faz nesse livro.

É bem curtinho, leia quando achar um tempinho ?

Ofelia 28/01/2023minha estante
Acredito que siim! Li apenas 2 livros dele e fiquei completamente apaixonada. Um dos meus escritores favoritos! ??

Alane.Sthefany 28/01/2023minha estante
Eu gostei de Dostoiévski também, tem uma novela dele O Sonho de Um Homem Ridículo, muito bom, principalmente pela edição da Antofágica. ??

IuryCN 12/02/2023minha estante
Graças a sua resenha, irei separar esse. Parece muito bom, obg!

Alane.Sthefany 12/02/2023minha estante
Iury,

Aahh, que ótimo, se tornou um dos meus livros preferidos. É bem curtinho, espero que goste ?

Claudio Fly 23/02/2023minha estante
Formidável leitura Alane ??

Alane.Sthefany 23/02/2023minha estante
Tolstói, né ??

Canoff 07/02/2024minha estante
Interessei-me pelo livro e vim dar uma olhada nas resenhas feitas pelo pessoal. Essa reflexão que você trouxe parece muito com a reflexão do Pr. Rodrigo Silva. Em um podcast, ele diz que é impossível o universo ter sido criado do completo nada. Seguindo a lógica mais simples, o nada absoluto não tem como dar origem a algo. Então, nesse caso, é louvável acreditar que sempre existiu algo antes do universo. Portanto, se sempre existiu algo, essa 'coisa' tem que ser desapegada das noções de tempo e espaço, e a isso damos o nome de Deus.

Whesley Nunes 29/12/2017

RESSURREIÇÃO
O escritor russo Liev Tolstói, até a metade do livreto, registra sua intensa crise de fé e pensamentos suicidas. Para ele, sua vida não tinha mais sentido, e o suicídio seria a melhor escolha naquele momento. No entanto, no final da narrativa, Tolstói reconhece que a fé é a força da vida! Porém, embora tenha se convertido, ele é cabeça dura e não aceita os dogmas teleológicos pregados pela Igreja.
Por fim, Uma Confissão é um livreto com apenas 127 páginas que me confrontaram do início ao fim.
Tolstói foi, acima de tudo, um cara super corajoso e humilde ao colocar pra fora todas as suas angústias. Genial!

Ps: O mel tá gostoso? Cuidado com os ratos!
Whesley Nunes 29/12/2017minha estante
Acho que falei demais. Perdão!!!

TgOliveira 29/12/2017minha estante
Preciso ler esse!

Whesley Nunes 29/12/2017minha estante
É um livro sem muita novidade (quem nunca teve uma crise existencial?), porém vale a pena ler Tolstói na 1ª pessoa.

laloarauxo 21/02/2018minha estante
Li hoje...

Whesley Nunes 22/02/2018minha estante
Gostou?

laloarauxo 22/02/2018minha estante
Fenomenal... Me prendeu a tarde toda... Fiquei ansioso pra ver como ele resolveria seu dilema existencial...

Davi Teixeira 15/02/2024

Excelente!!!
Já conhecia a obra de Tolstói, e nessa confissão ele nos permite conhecer um pouco sobre ele, um ser humano que passou por um momento de crise existencial e espiritual e que sai em busca do sentido da vida e da fé. Para alguns, esse livro pode gerar alguns gatilhos.
missi-dominique 15/02/2024minha estante
Eita, me chamou. ?

Davi Teixeira 16/02/2024minha estante
Comecei a ler no prime reading, mas já saiu do catálogo. Tive que terminar a leitura pelo Scribd. Eu indico bastante a leitura.

missi-dominique 16/02/2024minha estante
Nossa, no prime reading eles tiram do catálogo mesmo depois que a gente baixa o título? Descobri ontem que tenho acesso, tava toda empolgada. Vários títulos cristãos que eu paquero há um tempão ?

Davi Teixeira 18/02/2024minha estante
Tira kkk e se vc baixou e não renovou a assinatura do prime, vc não pode continuar lendo o livro tbm.

missi-dominique 20/02/2024minha estante
Assim fica difícil de defender haha. Obrigada pelo esclarecimento, amigo.

Davi Teixeira 20/02/2024minha estante
Não tem de quê.

Eliza.Beth 24/12/2021

Muitas perguntas, poucas respostas
Eita Tolstoi! Que pancada hein, amigo!

Um forte relato sobre a perda da fé, reflexões sobre suicídio (alerta de gatilho), busca de respostas tanto na razão como também na fé, críticas às religiões, e no fim, poucas respostas.

Achei particularmente muito interessante a abordagem que ele faz sobre as 4 possíveis saídas para a ?situação terrível na qual todos nós nos encontramos?. Essa parte me deixou mal.

Ele chegou a achar que tinha encontrado uma resposta definitiva, mas estava enganado. Achou que a resposta fosse Deus, mas sabiamente concluiu que duas doutrinas que negam uma à outra não podem conter a verdade única.

?Quero que tudo que é inexplicável continue assim, não porque as exigências de minha mente são erradas, mas sim porque vejo os limites de minha mente?.

No fim, tenta resumir seus devaneios com um lindo sonho que ele teve ao revisitar seus escritos para publicação.

Grande Tolstoi! Recomendo demais essa leitura, mas escolha bem o momento. Se você for uma pessoa que absorve o poder das palavras, esse livro vai te derrubar!
Carolina.Gomes 24/12/2021minha estante
Ele derruba. Tô p ver?

Eliza.Beth 24/12/2021minha estante
Muito bom Carol. Vc vai amar tbm ?

Michela Wakami 26/12/2021minha estante
Já quero!?

Eliza.Beth 26/12/2021minha estante
Eu gostei muito Michela. Tomara que vc goste tbm ?

Bruna2049 09/04/2023

Sentei, peguei um café e comecei a ouvir Tolstói falar. Foi uma grande reflexão sobre a vida, sobre a morte, sobre a (in)existência de Deus, sobre crenças, sobre a busca pela fé e pelo sentido da vida. A todo tempo ele expressa o vazio que sentia mesmo quando já era um autor consagrado. Foi uma incansável busca em encontrar explicações para suas perguntas tanto no seu íntimo, como na filosofia, na religião, na ciência. Chegou a considerar, por muitas vezes, o suicídio porque o conhecimento e a razão o fizeram chegar a conclusão de que somos apenas um aglomerado de átomos e que a vida não tem sentido algum. A escrita é intensa e em primeira pessoa, por isso a impressão de que ele está desabafando conosco. Mais incrível do que suas reflexões é a maneira com que ele consegue descrevê-las e expressá-las em palavras tão honestas e bem articuladas. Saber como ele pensa me fez admirá-lo mais. Sou agnóstica e este é o melhor livro que já li sobre o tema. Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei este livro. Atemporal e essencial para qualquer ser humano. Lerei-o novamente em outros momentos.
vickfornier 09/04/2023minha estante
Sua resenha me fez querer ler, adicionando a lista com sucesso!

Alane.Sthefany 09/04/2023minha estante
Esse livro é um dos meus favoritos da vida. Parece muito com o início da minha caminhada na fé ?

Bruna2049 09/04/2023minha estante
Boa leitura, Vick! Depois nos conte o que achou!!

Bruna2049 09/04/2023minha estante
A minha também, Alane! Me identifiquei demais.

Cleber Farinazzo Jr 13/09/2018

Uma confissão - Liev Tolstói
Livro muito bom de se ler, apesar de não ser recomendado caso você não esteja lá muito de bem com a vida. Vai querer pular de um prédio. Se não for esse o caso, recomendo.

Foi interessante (não necessariamente animador) acompanhar a cabeça de alguém que chegou à velhice e começa a sentir que os anos finais da vida estão se aproximando, afinal, todos iremos passar por isso em algum momento. O autor sente a necessidade de refletir se houve sentido em tudo o que realizou até aquele momento e se pergunta o que lhe restaria fazer daquele ponto em diante. Os pensamentos expostos vão fluindo de maneira bem clara e natural, de um ponto a outro, tudo muito bem amarrado.

Não concordo com as conclusões tomadas pelo autor nas partes finais, quando começa a sentir necessidade do uso da fé para "responder" (na minha cabeça leio "tapar-buraco") as questões essenciais da vida que não possuem resposta. Na minha opinião, o livro até aquele ponto estava indo excelentissimamente bem, e essas partes foram meio broxantes pra mim. Mas seria muito cabeça dura de minha parte querer retirar o mérito do livro só porque não concordo com tudo o que ele diz.
Jane 18/12/2018minha estante
Mas o ponto crucial do livro é justamente o caminho da fé. Tolstói nao se prende aos dogmas religiosos. Mas ao sentido literal da fé. E ele encontra o sentido da vida no meio das pessoas mais simples, nos mujiques. Onde a verdadeira fé se faz presente. Longe de toda religiosidade. Onde todos encaram a morte com naturalidade e nao se preocupam com a efemeridade da vida. Tolstói quebra seu próprio preconceito sobre a fé. Entendo q a resposta para o sentido da vida nao é racional.

Cleber Farinazzo Jr 19/12/2018minha estante
Eu entendo que a vida não tem propósito, que tudo é acidental e vai de nada para lugar nenhum. Estamos aqui por acaso, vamos todos morrer e não tem nada depois. Só fica tudo preto e pronto. E não acho isso algo deprimente. Só acho a coisa normal e não entendo a necessidade de buscar algo sobrenatural, transcendental ou superior para explicar "motivos" ou "propósitos" para existirmos. Não sei porque o ser humano simplesmente não aceita que a gente não é isso tudo de importante e "centro da criação" ou seres que fazem parte de um grande plano. Somos só existências acidentais e passageiras em uma pedra flutuando no espaço. E pra mim tá bom. Não preciso ser melhor que o meu gato. Não preciso que haja um vovô sobrenatural lá em cima com algum "propósito" grandioso para a minha raça. Essa necessidade desesperada de tentar encontrar justificativas para provar que há esse algo grande e sobrenatural me parece uma espécie de teimosia boba para tentar inflar o ego da humanidade e parecer importante demais, sei lá. Mas, como eu disse, o fato de eu não ter os mesmos ideais do autor não tiram o mérito do livro. É um livro excelente, muito bem escrito e com ótimas reflexões.

Jane 19/12/2018minha estante
Livre arbítrio é isso... Creio q existe um Deus, mas Ele não é um déspota. Ele Deixou q o homem escolhesse o seu próprio caminho e suas ideologias de mundo. Fé é algo que se sente, não se discute.
E vc é livre para seguir a sua razão.
Esse é o poder que a literatura causa em nós leitores. Nos toca conforme a nossa inferência de mundo. A você de uma forma a mim de outra. O importante é que nos toca...

Duda.Uchôa 14/11/2023minha estante
Que chique, mulher culta ?

jennibel 14/11/2023minha estante
Um pouquinho tem que ser né ?

Duda.Uchôa 14/11/2023minha estante
Com certeza ?

Jorlaíne 22/10/2023

Que crise existencial linda! ??
Tolstói sabe como escrever sobre os problemas que atormentam o ser humano.
Nesta obra, ele confessa sobre o momento em que a vida já não tinha mais sentido pra ele.
Apesar de ter uma vida dentro do que consideram um padrão de felicidade, com um bom casamento, filhos saudáveis e uma condição financeira estável, ele não sentia mais alegria naquilo que vivia.
Assim, começa a questionar o porquê de estar no mundo e chega até o pensamento suicida.
No entanto, como um estudioso que foi, não se contenta em sair desta vida sem respostas para as suas perguntas.
Atenção: Não leia se estiver triste!?
É um dos melhores de Tolstói ??
Fabio 24/10/2023minha estante
Esse incrível!
Eu li há mais de uma década, e vire a mexe, eu penso nesse livro!

Jorlaíne 24/10/2023minha estante
Fábio, ele e o Dostô mexem com a nossa mente de uma forma que nunca mais esquecemos. Os incríveis!

Fabio 28/10/2023minha estante
Os dois para mim, são os maiores da literatura mundial!
Concordo plenamente, contigo.... Os Incriveis!!!

Bruno.Defaveri 31/05/2017

Reflexão sobre sua fé
Livro auto biografico, no começo o autor se demonstra total descrente, sem vontade de viver, vai atrás de explicações para a fé, e por fim acaba "achando" sua própria explicação. Ele lança um livro posteior a esse mais aprofundado dos estudos sobre sua fé.
Livro de fácil leitura, diferente um pouco dos romances russos.
Ananda 29/06/2017minha estante
undefined

Bruno.Defaveri 30/06/2017minha estante

Derek1 07/11/2022

Tolstói faz uma forte reflexão sobre os seres humanos e seu comportamento hipócrita de "crucificar" pessoas pelas coisas que eles mesmos fazem em outros contextos. Em dado momento cita suas próprias atitudes hipócritas (e a partir disso gera uma reflexão no leitor) onde passamos a nos ver mais próximos de outros seres humanos que julgamos falhos.

Particularmente, esse livro me fez crescer por me mostrar em vários momentos que assim como os outros ( e Tolstói) EU TAMBÉM SOU UM HUMANO BEM FALHO! ?
Gina 08/11/2022minha estante
Muito culto esse menino ??

Derek1 08/11/2022minha estante
Eu tentooo

Maria <3 19/05/2023

Qual é o sentido da vida?
Esse livro é lindo!
Foi simplesmente reconfortante ver que, até mesmo alguém como o Tolstói tem tantas dúvidas. Em muitos momentos me identifiquei com os sentimentos dele, Tolstói sempre é muito real, é como se ele compreendesse e conseguisse colocar em palavras aquilo que não só ele, mas todos sentimos.

'Uma Confissão' exprime com exatidão o desespero e a desesperança que se encontra na consciência de que a vida é finita e que não há nada que possamos fazer para mudar isso. E com essa consciência a grande dúvida surge: "para que continuamos vivendo, se um dia vamos morrer?"

a importância da fé para humanidade:
diante dessa dúvida Tolstói descobre que um dos motivos principais, se não o principal, que faz com que a humanidade continue vivendo é a fé. Algo que não pode ser explicado pelo saber racional, mas que inegavelmente traz sentido para a vida das pessoas, sentido que ele mesmo tanto buscava.

Se a existência de Deus é verdadeira ou não, tudo que sabemos é que a fé ( seja a fé em um ser superior, ou a simples fé de se tornar uma pessoa melhor todos os dias) nos motiva e nos motivou à continuar aqui. E é justamente na fé que Tolstói encontra o sentido, muitas vezes ele não compreende, mas sabe que algo ali mostra à ele a possibilidade de vida.
Ana Bernhard 19/05/2023minha estante
Que linda sua resenha! Me deu muita vontade de ler o livro agora ?

Maria <3 19/05/2023minha estante

Obrigado pela dica.
;)

raonypimentel 27/07/2019

Uma Confissão, de Tolstoi
Não sou o tipo de leitor que termina um livro e sente urgência de escrever uma resenha, porém com a leitura de Uma Confissão a necessidade surgiu.
Para mim foi a primeira leitura feita em que o Tolstoi é o protagonista da história, e se dirige aos leitores em primeira pessoa, relatando momentos de sua vida que o tornaram um homem de fé cristã. Contudo, aos seus quase 50 anos de vida, após ter escrito os grandes clássicos Guerra e Paz e Anna Karienina, se vê em crise e passa a se questionar sobre diversas aflições referentes a Deus.
O que me chama a atenção nesse livro é a sutileza presente na narrativa, ao mesmo tempo convida o leitor a se questionar conjuntamente sobre diversos aspectos filosóficos de nossa essência, a nossa razão, as nossas limitações.
Com a passagem dos anos, creio ser normal que todos nós passemos por momentos de conflito em que confrontamos tudo o que aprendemos, e reflitamos sobre o grande propósito da Vida. O problema está quando esses confrontos nos fazem considerar suicídio, como é o caso do Autor.
Embora não sejam momentos positivos, questionar-se sobre a própria fé pode trazer resultados interessantes: o próprio Tolstoi, em seu relato, explica que passou a enxergar determinadas situações com outro olhar; e imediatamente novas soluções surgiram. Renovou sua fé, cresceu com ela.
É - sem dúvidas - uma incrível leitura, construída com uma prosa espetacular e uma escrita de alta qualidade, Tolstoi é reconhecido por sua excelência nisso. Recomendo!
Joana Thompson 03/08/2020minha estante
Vou ter que ler!! Suas resenhas são ótimas!

raonypimentel 05/08/2020minha estante
Obrigado!

Elen Ximenes @quemleganhamais 11/06/2023

Uma mente inquieta, uma mente genial
Antes de qualquer coisa, preciso dizer o quanto amei esta leitura! Foi uma experiência muito satisfatória ter acesso aos pensamentos mais sinceros e íntimos do grande gênio da literatura russa.

Neste livro, Tolstói confessa sua trajetória espiritual. Desde a infância ele era muito questionador e por não obter respostas consistentes, nem ver coerência na vida dos cristãos caiu em uma espécie de agnosticismo.

Ao vivenciar algumas mortes o seu sentimento de falta de sentido foi aumentando. Aperfeiçoar, ensinar, escrever, buscar conhecimento, fama, vida luxuosa... Nada fazia sentido. Diante de tantas questões sem resposta, Tolstói começou a lutar contra o desejo de por fim à sua existência.

Depois de muitas reflexões, ele concluiu que deveria entender o sentido da vida a partir da vivência de pessoas comuns que sofriam e ainda assim tinham prazer em viver. Desta forma descobriu que "a fé é a força da vida" e "Sem fé é impossível viver".

Todavia, as inquietações não tiveram fim. Ao aproximar das "pessoas de fé" se deparou com gente que utilizava a fé como distração, se horrorizou com a vida leviana dos crentes russos que não viam discrepância entre cristianismo e guerra. Parecia que a fé não fazia nenhuma diferença na vida prática dos fiéis.

Tolstói se horrorizou e rompeu com a igreja Ortodoxa. Porém, parece que não rompeu com Deus.

"Olhe, lá está ele. Ele é aquilo sem o que é impossível viver. Conhecer Deus e viver é a mesma coisa. Deus é vida. Viva descobrindo Deus e, então, não haverá vida sem Deus.?

Obs. Importante: esta leitura não é recomendável para pessoas com transtornos psicólogicos.
aartemesalva-nat 11/06/2023minha estante
Que resenha maravilhosa, Elen! Esse livro, agora, se tornou uma das minhas prioridades. Se eu consegui-lo, ainda o lerei esse ano.

Elen Ximenes @quemleganhamais 11/06/2023minha estante
Seu comentário é para mim um selo de qualidade ??. Obrigada!!! Eu li no kindle gratuitamente via Amazon Prime. Aguardo ansiosamente suas impressões quando começar a ler.

maga suprema do universo 16/05/2021

aiai
Descobri que te amo demais
Descobri em você minha paz
Descobri sem querer a vida
Verdade
Marina516 16/05/2021minha estante