Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

gicamelim 17/02/2024

Mitologia Nórdica - Neil Gaiman
Um livro bem interessante e onde você descobre e conhece mais sobre os costumes e jeitos dos deuses nórdicos.

Para quem, assim como eu, gosta de histórias de mitologia e gosta também do Neil Gaiman esse livro é perfeito!
Murillo Robles 17/02/2024minha estante
Giovana, só me responde uma coisa. Há tempos penso em ler este livro. Por isso, preciso saber: ele conta como história a mitologia ou comenta sobre a mitologia?

gicamelim 18/02/2024minha estante
Oi Murilo, ele conta através de histórias, seja da perspectiva do Loki, do Thor e de outros deuses da mitologia.

Lolo.Barci 16/02/2024

Muito legal conhecer os contos "originais" da Mitologia Nórdica. Neil Gaiman é fantástico. Recomendo pra quem gosta do tema.

Loki maioral. ????

Davi1097 09/02/2024

Supre as expectativas
É um livro ótimo pra se introduzir alguém a mitológica nórdica, Neil Gaiman sabe como contar histórias. Fiquei fascinado pelo conto sobre o hidromel da poesia, meu favorito seu dúvida, tem morte, traição, cachaça e um final completamente inesperado e engraçado. Cumpre exatamente aquilo que promete de um modo que desperta a curiosidade.

Edy 06/02/2024

Os ogros de Asgard
Esse livro só me fez acreditar ainda mais que os aesir são estúpidos, violentos e nojentos.
Só pensam em comer e matar e são absurdamente burros, extremamente fáceis de serem enganados.

Rafittha 06/02/2024

Mitologia Nórdica
Loki, eu te amo!
Niel Gaiman, com 15 contos, nos leva a um mergulho na cultura nórdica, sua criação, construção e destruição (ou não).

Os contos giram em torno dos deuses, Odin (Pai de todos), Thor (deus do trovão) e Loki (deus da trapaça). Diferentemente do que estamos acostumados com os filmes dos estúdios Marvel, Niel Gaiman desdramatiza a ideia que temos dos deuses nórdicos. Odin, em sua imensa sabedoria, lidera os deus de forma honrada, porém firme. o grande Thor, como o deus mais forte e mais poderoso, longe de ser o mais encantador, é vingativo, descabeçado e imprudente. Loki, como sempre, cheio de artimanhas e responsável por grandes problemas que desenvolvem a trama.

Com um enredo de novela mexicana que nos prende do começo ao fim, o livro nos mostra o desenrolar das relações dos deuses com os anões, gigantes e até mesmo humanos como um grande jogo de xadrez. Paixões, rivalidades, vinganças e principalmente traições, serão os pivôs de grandes batalhas e pontos chaves da história.

O livro é incrível, fluido e com grandes curiosidades. Gaiman, acertou demais na escrita dos contos. Recomendo a leitura para aqueles que apreciam ou querem conhecer mais sobre a cultura dos deus nórdicos.

Bruno.Moura 02/02/2024

Em ?Mitologia Nórdica?, Gaiman oferece uma narrativa cativante e acessível para os leitores que buscam explorar e compreender essa antiga mitologia. A viagem por esse mundo fabuloso nos traz histórias de deuses e serpentes, como a da árvore Yggdrasil, que é a mais bela e perfeita de todas as árvores e une os nove mundos; Asgard, lar dos Aesir; Midgard, o mundo dos humanos; e Hel, para onde vão os mortos que não tiveram uma morte honrada em batalha.

Michel Borges 01/02/2024

Ótima leitura!
Otima leitura pra quem quer iniciar na mitologia nordica, Gaiman conta os contos dos Deuses nordicos com suas palavras, e muito diálogo entre os personagens que fica facil o entendimento.
Recomendo!!

Maya61 31/01/2024

Sombrio
Os contos são muito interessantes e os deuses são muito sombrios kakaka pior que loki conseguiu ser mais ? #$%!& doq todo mundo. Não é uma livro muito da minha praia mas gosto muito da escrita do neil gaiman :)

pattymulder 31/01/2024

Perfeito
Os contos são maravilhosos e incríveis. É interessante a forma como é explicado a criação do mundo e o fim. Os deuses são muito egoístas e cruéis.
Como sempre a escrita dele é leve e sempre parece nos conduzir.

Gabriela.Kunimatsu 29/01/2024

Contém 15 contos nórdicos, a leitura é leve e agradável.

O livro conta como tudo começou, como vai terminar e oq levou a esse fim. É nos apresentado vários deuses, gigantes e outros seres, porém o livro foca em Odin, Thor e Loki.

Apesar do Loki ser trapaceiro, mentiroso e seus atos o levarem a própria ruína, ele foi um dos únicos q conquistou minha simpatia junto de Tyr e Hod.

Nicoli 28/01/2024

Ele é composto por vários contos, mas todos eles se relacionam, tem uma leitura rápida e gostosa, é ótimo pra quem quer conhecer um pouco mais sobre os deuses nórdicos.

Gezebel 26/01/2024

Nada do que eu esperava
Mas ainda assim, muito surpreendente. Descobri um medo/ranço/aversão irracional a gigantes lendo esse livro e também fiquei me perguntando porque cargas d'água a Marvel, com todo esse material baseado nos mitos nórdicos não aproveitou e encheu a tela de gigantes.
Durante toda a leitura, o único personagem que de fato eu conseguia imaginar claramente, era o nosso Tom Hiddleston dando pele pro Loki. Que trabalho incrível que ele fez!
E sempre me impressiona o quanto o Odin pode ser um personagem muito subjetivo e misterioso e que, mesmo com todas essas camadas e complexidades, Hollywood deixa que ele caia na imagem do paizão herói. Eu ainda quero ver o Odin bruxo, o Odin feiticeiro, o Odin ganancioso que abre mão do próprio olho pela sabedoria do mundo todo.
Neil Gaiman, como sempre, fez uma linha narrativa muito gostosa de acompanhar da criação ao fim do mundo nessa história e feliz sou eu, por poder ser uma peça pequena nesse grande jogo de xadrez que é a nossa existência.

LaylaMaki 24/01/2024

Livro super fácil de ler, bem gostoso, dinâmico e rápido. Recomendo para todos que tem curiosidade, pois está bem mastigadinhos

Nati 23/01/2024

Esse livro juntou duas estreias literárias minhas: a mitologia nórdica, que há muito eu queria conhecer. E a escrita do Neil Gaiman, que queria conhecer também há bastante tempo. Esse é um livro de contos, em que cada conto vai apresentar uma faceta da mitologia nórdica e como todo livro de contos tem contos que eu gosto, outros não. Eu amei o Loki aqui, sarcástico, meio vibe de meu malvado favorito e achei tão injusto ele ter aquele fim, que detestei o último conto. Contudo, não gostei da maneira que o Thor é retratado na maioria dos contos que ele aparece. Só me irritava.

Amei conhecer Freya, era uma figura mitológica que não conhecia e já quero conhecer mais sobre ela. E Gaiman montou muito bem sua personalidade ao longo dos contos que ela aparece, é impossível não querer mais contos com ela.

Agora não foi uma leitura que fiz rapidamente, alguns contos levei dias para ler ou mesmo para retornar a leitura quando pausava, porque foram bem chatos mesmo. Já outros foram uma delícia de se acompanhar e me trasportava para uma sala em um chalé nas montanhas com fogo da lareira crepitando e aquecendo o ambiente, enquanto um velho bardo contava aquela história.

Polly 23/01/2024

Eu amei esse livro. Amei tanto que é difícil escolher a história de que mais gostei. Foi uma experiência e tanto ler ao mesmo tempo em que assistia a série Vikings, muitas das histórias contadas em um eram relatadas no outro, e isso foi o máximo kkkk sem falar que me ajudou a fixar e entender melhor os enredos. Percebi também que alguns personagens da série foram baseados nos deuses nórdicos, algumas punições mostradas na série ocorreram contra algumas dessas "divindades", o que pra mim foi bastante recompensador de perceber.
Obrigada ao Neil Gaiman que reuniu essas histórias, simplificou nosso entendimento e acrescentou um tom de humor incrível! Em vários momentos, rachava de rir
Acabei dando nota máxima s2