Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

Jardel Ferreira 04/03/2020

Mitologia Nórdica
Mythos, do grego história ou lenda e logia, estudo.
No estudo das lendas e mitos, a mitologia nasceu para mesclar o real com a ficção, veio alimentar a fagulha do nosso imaginário, trazer ao público incontáveis histórias de bravos homens, o surgimento dos deuses, semideuses, demônios, da criação do mundo, dos planetas, da terra, do céu e praticamente tudo o que nós conhecemos.
E ela existe em diversas culturas como: grega, asteca, fenícia, nórdica... E bebendo dessa fonte o talentosíssimo e multipremiado, mestre Neil Gaiman não encontrou dificuldades com sua incrível imaginação. Fã da mitologia nórdica desde a infância, serviu de inspiração e suporte para suas obras. E duas de maior expressão (Sadman e Deuses Americanos) se destacam, o pai do universo Sadman, usou seu talento para mostrar nesse livro novas e recontar histórias do povo escandinavo. Os clãs Aesir e Vanir , da terra Asgard, do Gêneses até o Ragnarök, passando pelos nove mundos e retratando os contos do pai de todos Odin, do seu filho deus do trovão Thor, o astuto Loki, o belo e justo Balder, a deusa do amor Freya, o soberano de Alfheim deus da paz Frey, o deus da guerra Tyr...entre outros.
Para fãs de histórias, contos, mitologias e de Gaiman.
Essa obra foi publicada pela editora Intrinseca com o belo martelo Mjölnir na capa. O livro foi esculpido em um material emborrachado que deu mais perfeição a esse incrível trabalho.

site: https://www.instagram.com/p/B9PNPdKjx34/
Diego Piu 04/03/2020minha estante
Preciso desse na coleção!

Jardel Ferreira 04/03/2020minha estante
Top ??

Marquinho 06/05/2020minha estante
Análise excelente, intelligente e perspicaz.

Jardel Ferreira 06/05/2020minha estante
Obrigado Gel, pelo feedback.

Marquinho 06/05/2020minha estante
Tmj junto na literatura, no meu caso como leitor. Abraço.

babieayllow 20/02/2021minha estante
estou curiosa com esse livro, amo mitologias

Jardel Ferreira 20/02/2021minha estante
Muito! Indico sempre.

@aprendilendo_ 24/06/2020

Resenha de Mitologia Nórdica
Com uma vasta fama por sua imaginação, Neil Gaiman é considerado um dos melhores escritores da atualidade, tendo inclusive obras já consagradas, como, por exemplo, American Gods e God Omens. Em Mitologia Nórdica, no entanto, ultimo livro do autor até então, lançado em 2017, não temos uma história advinda de sua criatividade, mas sim de todo um desenvolvimento cultural de alguns mitos europeus, mais especificamente, aqueles relacionados aos heróis bárbaros. Ou seja, o famoso criador das histórias de Sandman se propõe a compartilhar com seus leitores uma curiosa vastidão de lendas as quais, segundo ele, fizeram parte de sua infância.

Nesse contexto, com 274 páginas 15 histórias muito bem escolhidas sobre os épicos deuses os quais tem como principais, Odin, o pai de todos, Thor, o mais poderoso e Loki, filho de um gigante e irmão por juramento de Odin, o livro desenvolve-se de forma quase cronológica. Desde a criação do mundo, o surgimento do martelo de Thor ou como foi feita a primeira rede por Loki, caminhamos com o narrador sobre os maravilhosos cenários escandinavos até chegar ao tão famoso Ragnarok, o apocalipse bárbaro.

Os protagonistas, tem uma função fundamental para o bom estabelecimento e apego ao livro. Isso se deve aos formidáveis diálogos desenvolvidos entre as personalidades intrigantes desses seres tão poderosos e eternos, como quando Odin utiliza-se de sua inteligência para enganar gigantes e roubar o hidro mel da poesia ou mesmo as conversas entre o ardiloso deus da trapaça e o tolo Thor. Na obra, a todo o momento ficamos entretidos pelas fantásticas situações e atitudes muitas vezes (na grande maioria delas) extremas e impulsivas dos deuses. Aqui, Loki ganha um imenso destaque, como bem dito por Neil Gaiman durante a narrativa, o trapaceiro é continuamente uma faísca para praticamente todos os problemas e livramentos dos deuses. Nesse sentido, ele acaba tomando a cena de toda a obra por meio de seu carisma excêntrico e anti-heroico como uma espécie de motor de tramas.

A narrativa, por sua vez, é amena e direta, o autor deixa implicitamente claro desde o inicio que sua intenção não é criar uma complexidade de fatores e nomes, mas sim desempenhar um papel de simples expositor. Dessa forma, a obra toma o tom de um belo compilado de contos de fim de noite, repletos de magia, bom humor e ação. Esse atributo dá ao livro uma fluidez singular, capaz de fazer até mesmo os leitores menos afincos terminarem a obra em questão de dias ou horas. Infelizmente, como consequência dessa escolha na maneira de desenvolvimento textual, surge o pior e talvez único problema da obra, a falta de profundidade. Mesmo o prefácio deixando claro não se tratar de uma "bíblia nórdica", esperamos um pouco mais de detalhamento e contextualização sobre as múltiplas personalidades e acontecimentos e isso não acontece, tendo algumas vezes até mesmo uma explanação vaga. Como resultado, percebe-se um livro o qual traz um belo convite para adentrar ao magnifico mundo de mitos escandinavos, mas que falha ao deixar de prover uma maior imersão ao leitor.

Mitologia Nórdica é empolgante, convidativo e curioso, sem dúvidas, uma obra perfeita para uma leitura rápida e descontraída com sua diversão garantida, mas talvez não para os em busca de uma maior contextualização, deixando assim, uma amarga sensação de "precisava de mais".

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com.br
Karin.Shauana 24/06/2020minha estante
Esse do Neil Gaiman ainda não li, mas o melhor livro da cultura e mitologia que conheço é Mistérios Nórdicos da Mirella Faur :)

@aprendilendo_ 24/06/2020minha estante
Obrigado pela recomendação! Saí do livro com muita curiosidade sobre os mitos nórdicos, é realmente um mundo muito vasto, vou procurar sobre para saber um pouco mais.

Karin.Shauana 24/06/2020minha estante
Sou livreira há mais de sete anos, dar recomendações de livros faz parte da minha natureza hahaha gostei da sua resenha!

@aprendilendo_ 24/06/2020minha estante
Hahaha, muito obrigado!

Dedé 11/01/2021minha estante
Muito bom a sua resenha!!
O livro e sensacional, ele me prendeu de uma forma que terminei ele em menos de uma semana rsrsrs

Junior Fernandes 28/11/2021minha estante
Muito bom, explica perfeitamente.

Léo 20/02/2023

Mitologia Nórdica
Neil Gaiman faz uma seleção decisiva de quinze mitos que vão do Gênese nórdico até o fim de uma era, o Ragnarok, fazendo o livro todo parecer um romance épico, pois os mitos são postos em ordem cronológica. Adorei essa escolha do autor.

Ao ler o livro parecia que eu estava sentado ao lado de um contador de história, que consegue deixar cada história da mitologia nórdica ainda mais grandiosa com suas palavras, transmitindo muito bem cada intriga entre os Aesirs e os Gigantes, e personalidade de cada personagem nórdico em seus diálogos.

Dos mitos selecionados, o mito de Kvasir foi o que me chamou mais atenção, tendo traições, momentos engraçados, reviravoltas e um final inusitado.

É um ótimo livro para quem quer conhecer a mitologia nórdica. Foi uma leitura agradável e fluída, recomendo muitíssimo.
Regis 21/02/2023minha estante
Adorei a resenha, Léo. Deu vontade de ler. ?

Léo 21/02/2023minha estante
Acho que você vai adorar, principalmente porque é escrito pelo Gaiman. ?

Regis 21/02/2023minha estante
Concordo, Léo. O Gaiman já me ganhou tem um tempinho. ??

HenryClerval 02/03/2023minha estante
Vai gostar, Régis.

Léo 03/03/2023minha estante
Vai mesmo Leandro, acho que você também vai gostar. ?

HenryClerval 03/03/2023minha estante
Li esse, Leo há um tempo.

Diego VF 07/06/2021

Os deuses só pensam no que...? Isso mesmo: CERVEJA!
Neil Gaiman reúne contos nórdicos (ou o que sobrou deles) em torno de sua mitologia, e reconta eles com sua escrita impressionantemente suave, porém bem clara. O livro é realmente bem legal, contos nórdicos é que são muito bizarros.

O livro narra do início de tudo até o fim de tudo... Tipo a bíblia, mas nórdica. E bem mais curta. Os contos são mais malucos que a mitologia grega, porém Neil Gaiman escreveu de um jeito perfeito para quem não conhece nada dessa mitologia poder conhecer ela. Mas, sendo uma mitologia antiga, tem coisas que não podem faltar, e que tem muito aqui: deuses fazendo filhos o tempo todo, e CERVEJA, muita CERVEJA.

Com isso, a conclusão é que, em um rank de 1 a 10, a nota desse livro é: CERVEJA.

Até.
Vitoria.Milliole 07/06/2021minha estante
A nota é Cerveja kkkkkkkkkk amei
Pra mim nada vence o Loki tendo um filho cavalo

Diego VF 07/06/2021minha estante
SIM KSKSKSKSKKS do nada ele aparece com um potro com 8 pernas isso é incrível ksksksks

Giselly.Silva 10/06/2021minha estante
NOTA : hidromel da poesia saída pela bico ou boca de Odin kkk

Diego VF 10/06/2021minha estante
MUITO BOM KSKSKS ai ai.

Carla Livraes 13/08/2017

Adorei!
Primeiro livro do autor que eu leio e gostei bastante. Leitura fácil, gostosa, linguagem simples (exceto pelo nome de alguns personagens e até o nome do martelo do Thor). Deu pra conhecer um pouco mais das histórias de Odin e os demais. Achei as personalidades um pouco diferentes dos filmes, mas gostei. Recomendo.
Paula 13/08/2017minha estante
Carla, de que forma as histórias são apresentadas? São contos? É um romance só? Ou são como verbetes de uma enciclopédia?

Carla Livraes 13/08/2017minha estante
Paula, são contos. O primeiro fala do início do mundo, os demais contam algumas histórias, como por exemplo quando Thor perde o martelo e o último conto fala do Ragnarök.

Paula 13/08/2017minha estante
Huuuuuummm. Achei tão diferente sua iniciação a Neil Gaiman ter sido "Mitologia nórdica"... hehehe

Carla Livraes 13/08/2017minha estante
Eu sempre tinha ouvido falar dele, então fui procurar saber mais sobre os livros do autor. Vi essa capa e me encantei haha. Quero ler outros títulos dele, vc tem pra indicar? Vejo resenhas e tal de algumas pessoas, mas nada que tenha me chamado a atenção. Mas sei que ele tem livros/HQs ótimos.

Di3gao 02/03/2022

Uma porta de entrada
O livro "Mitologia Nórdica" é composto por vários mitos que vão deste antes do princípio até o fim de tudo, no Ragnarok.
Os mitos possuem histórias curtas incríveis que prendem o leitor e quando acabam o deixam com vontade de ler as seguintes. Eles não possuem uma sequência, mas quando são lidos em ordem você fica com a impressão de estar acompanhando uma jornada.
Portanto, recomendo o livro para todos que não sabem nada sobre a Mitologia Nórdica, porque ele apresenta os mitos e as informações essenciais para conhecer essa mitologia. Um ótimo livro para entrar nesse universo e ficar com vontade de se aprofundar mais nele.
Francisco240 02/03/2022minha estante
Nossa! Foi rápido né? Lalakakakakak

Di3gao 02/03/2022minha estante
Sim kkakakaka ele é viciante dms

Leo 02/03/2022minha estante
Eu amo suas resenhas! Até adicionei o livro na minha lista ksksksk

Di3gao 03/03/2022minha estante
Kaakkakaka obrigadoo, gay! Vale muita a pena ler

RaphaNC 14/02/2023

É muito interessante ver a origem das coisas sendo explicada de uma maneira tão diferente e inusitada por uma mitologia.
Ver os motivos do movimento do mar, do surgimento dos terremotos, dos poetas, entre diversas outras coisas de uma maneira tão diferente reflete bastante a maneira como povos antigos e culturas mortas, quando não tinham o conhecimento científico que temos hoje, conseguiam ir longe com lendas para explicar coisas que não compreendiam.

Me surge um pensamento, talvez meio controverso, quantas das coisas, que hoje são "explicadas" como milagres ou atos divinos, são simplesmente coisas que ainda não compreendemos... não so isso, quantas das coisas que tentam nos empurrar, não passam de lendas que escaparam do campo do ridículo e foram "levadas muito a serio".
Não concordo

Kkkkkkkkk

Brincadeira, arrasou te amo

RaphaNC 14/02/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK te amo

LaBelleDeNuit 01/09/2021

E o jogo começa outra vez.
Confesso que esse livro me surpreendeu bastante. No início, parecia mais um conjunto de textos descritivos que contavam com alguns detalhes o início de toda a mitologia, mas, a partir de um certo ponto, o autor conta, através de uma narrativa envolvente, as principais aventuras de Thor, Loki e Odin.
A construção de toda a narrativa foi muito bem feita, sendo tudo ligado no final, e infelizmente, sendo contado de forma apressada.
Os três últimos capítulos me prenderam bastante, onde o autor juntou a morte de Balder, a caçada de Thor atrás de Loki, e o final de tudo: Ragnarok.
Esse livro é bom para quem tem curiosidade e deseja iniciar no mundo dessa mitologia, e pode ter certeza, que ele é a porta de entrada para muitos outros livros ainda mais detalhados.
gaby_goulart_ 01/09/2021minha estante
Eu vi ele ontem nas lojas americanas mas não comprei eu comprei outros dois

gaby_goulart_ 01/09/2021minha estante
Parece ser ótimo

LaBelleDeNuit 01/09/2021minha estante
Se você gosta de mitologia, vai se divertir bastante com as histórias de Loki e os outros Deuses, eu realmente adorei esse livro.

Pedro 12/12/2021

Um excelente guia das histórias e Deuses Nórdicos. As mais importantes, as histórias que direcionaram os deuses ao seu fim o Ragnarok!
Julia2824 12/12/2021minha estante
Thor ragnarok?

Pedro 12/12/2021minha estante
Um pouco mais sangrento e com um Thor não muito parecido com o Chris Hemsworth

Julia2824 12/12/2021minha estante
Ah

Letticia.Goncalves 22/03/2021

Neil Gaiman é uma lenda! Como sempre supera as expectativas.
Mitologia Nórdica é escrito de uma forma um pouco diferente do que estamos acostumados comparado com os outros livros de Gaiman.
Cada capitulo conta uma história sobre algum período ou fato importante, e que geralmente não estão interligados.
Escrita impecável, uma obra de arte.

Para quem está começando é de grande valia, e para aqueles que já estão acostumados com o tema, é brilhante ver o mundo aos olhos de Gaiman. Cada deus e deusa com suas particularidades, e Gaiman não poupa detalhes, até os sórdidos.
Surpresa, fascínio e risada é o que se encontra em todos os capítulos.
Vale a leitura! Se permita se apaixonar pela mitologia nórdica ? em especial pelo Loki. ?

Citando Heimdall: ?Não é o fim. Não há um fim. É simplesmente o fim dos velhos tempos, Loki, e o começo de novos. O renascimento sempre se segue à morte?.
Renato 22/03/2021minha estante
Gostou e não foi pouco, né, minha filha!?

Letticia.Goncalves 22/03/2021minha estante
Aaah Renato só quem viveu sabe hahahaha
Sou suspeita pra falar de mitologia, empolgo demais ?

Renato 22/03/2021minha estante
Não li nada de mitologia nórdica, mas, depois dessa resenha, tive de colocar na minha lista de desejos.

Milenia 24/01/2021

O início depois do fim
A coletânea de mitos nos leva numa viagem de descoberta de um mundo e o que o levou ao seu fim com o fim dos tempos, o Ragnarok, e nos deixa com o prelúdio do nascimento dos novos tempos.
Contar os mitos ao longo dos tempos é muito mais que diversão, é a manutenção de uma cultura.
A maneira que os mitos escandinavos são recontados nesta leitura possibilita que muitos tenham acesso.
Vinícius Nunes 30/12/2021minha estante
Acho este livro perfeito, sem defeitos. Lendo, me senti ouvindo esses contos saindo das bocas dos próprios vikings (se é que posso chamar assim), sentado ao redor do fogo, em uma noite estrelada e com a Lua cheia no céu. Usando roupas de pele e comendo carne com a mão ?. Pena que o meu exemplar eu cometi o erro de emprestar a alguém, e hoje em dia não temos mais contato. Mas um dia pretendo adquirir outro, porque eu realmente amei este livro.

Milenia 30/12/2021minha estante
Meu maior medo em emprestar livros é não ver eles de volta ?

Vinícius Nunes 30/12/2021minha estante
É um medo real! Se possível, recomendo que não cometa esse mesmo erro que eu ?. Mas se quiser mesmo emprestar, empreste somente pra alguém de muita confiança ou então se você não for tão apegada àquele livro. Porque as pessoas, principalmente quem não tem muito o hábito da leitura, não dão o mesmo cuidado que nós damos aos nossos livros. Eu ainda empresto livros, mas só para quem eu confio muito, mas saiba que mesmo assim ainda há o risco! É difícil ser apegado a livros ? kkkk

juliqta 26/04/2020

perfeito no nível neil gaiman
eu daria 4,5 pra esse livro só por ser curto demais.. mas isso na verdade é uma coisa boa vendo de outro ponto de vista, além de ser bem facinho de ler. eu terminei querendo mais e mais contos sobre os deuses aesir e vanir, sobre a freya!, as valquírias, utgard, a terra dos gigantes, etc etc.
minhas histórias favoritas foram as sobre os filhos de loki e a sobre quando thor, loki e thiálfi foram pra utgard. foi fascinante conhecer melhor a serpente de midgard, fenrir e hel e de onde eles vieram, e saber também que thor bebeu o suficiente do oceano pra criar marés. também gostei de como eles explicaram algumas coisas que nós temos aqui na terra (midgard!), como terremotos, sendo criados na época dos deuses nórdicos.
esse é um dos livros que eu recomendo 10000% pra qualquer pessoa ler, cada página vale a pena.
Melina.Mollica 26/04/2020minha estante
Fiquei com muita vontade de ler esse agora!!

Melina.Mollica 26/04/2020minha estante
Inclusive, qual seu favorito do Neil Gaiman? Nunca li nada dele e gosto de conhecer o autor com o melhor livro dele kkkkkkk

juliqta 26/04/2020minha estante
pelo pouco que li dele ate agora o mitologia nórdica é meu favorito! mas vejo muita gente recomendando sandman e good omens pretendo ler eles sem duvidas

Lorena Maria 13/10/2021

Primeiro contato com mitologia nórdica
Esse foi, tecnicamente, o primeiro contato que tive com a mitologia nórdica, porque antes eu não me interessava tanto por essas história. Porém, esse livro me fez gostar mais e me aproximar mais dessa mitologia. Ele conta de uma forma muito bem explicada e quem nunca teve contato com essas histórias (como eu) pudesse compreender bem.
Espero que futuramente eu possa me interessar por outras obras do autor ou outros livros sobre a mitologia nórdica.
Eukaua 14/10/2021minha estante
Minhas indicações...?

Lorena Maria 14/10/2021minha estante
Vish, se achando mt ?

Eukaua 14/10/2021minha estante

Carol Nery 01/05/2017

O contador de histórias
Acho Gaiman um ótimo contador de histórias. Sejam essas criadas por ele, ou baseadas em antigas lendas. O cara nasceu para isso.
Com seu estilo irreverente de ser, em Mitologia Nórdica, o autor traz a nosso conhecimento e um tanto mais fielmente, as histórias dos deuses nórdicos que Marvel, Hollywood e outras fontes veem trazendo aos nossos dias.
Regiane @agentejaleu 01/05/2017minha estante
Gostei demais!

Arley Ramos 01/05/2017minha estante
Ta na minha lista! Legal q tenha gostado.

Carol Nery 01/05/2017minha estante
Sim... é muito bom. Fique contente em conhecer mais sobre esses deuses.