Tudo o que nunca contei

Tudo o que nunca contei Celeste Ng

Resenhas - Tudo O Que Eu Nunca Te Contei

edna.ribeiro 01/10/2022

Uma vida em silêncio
Quando Lydia aparece morta, o mundo de seus pais desaba e toda a estrutura familiar que parecia harmoniosa entra em colapso. Aos poucos eles vão perceber, com surpresa, que não conheciam a própria filha.

Um livro sobre frustração e expectativa, sobre solidão e pertencimento; uma reflexão sobre como, muitas vezes, não compreendemos os outros e baseamos suas necessidades nas nossas.

"Como aquilo começou? Como tudo sempre começa: com mães e pais. Por causa da mãe e do pai de Lydia, por causa das mães e dos pais de sua mãe e de seu pai. (...) Porque sua mãe queria, acima de tudo, se destacar; porque seu pai queria, acima de tudo, se integrar. Porque as duas coisas eram impossíveis."

Sávio 01/10/2022

Preconceito e Traumas
Não consigo descrever tudo que senti, muitos sentimentos, o maior a tristeza, li quando os chineses estavam sendo alvo de preconceito do mundo por conta do corongav1rus (fevereiro de 2020), o livro fala de preconceito, não se encontrar, pressão familiar, os problemas que os pais passam para os filhos, incrível demais o livro, me fez refletir muito, descanse em paz L. (Fevereiro 2020)

Gabriela - @livrosdegab 27/09/2022

Tudo o que nunca contei - Celeste Ng
Descobri esse livro anos atrás, numa lista pro setembro amarelo. Junto dele tinha A Redoma de Vidro, O Papel de Parede Amarelo e outros. Todos foram pra minha lista infinita e ficaram lá esquecidos, até uma amiga sugerir que a gente lesse no clubinho das migas.
Saímos todas derrotadas de Crime e Castigo querendo algo fluido com suspense e mistério e ele PARECIA se encaixar. Mas EU DISSE QUE TINHA VISTO ELE NUMA LISTA DE SETEMBRO AMARELO! Kkkkkkkkk (cada k é uma lágrima)
Então, primeiramente, ele tem gatilhos enormes de depressão, vou logo avisando. Se não tiver com a cabeça ou remedinho em dia, não leia!
Mas ele é muito bom e necessário! Mesmo sendo ficção, todos os pais deveriam ler pra entender o QUANTO eles são responsáveis pela construção psicológica dos filhos e do quanto isso é passado por gerações.
FAÇAM TERAPIA! CONVERSEM COM SEUS FILHOS! São as mensagens principais desse livro.
Ambientado na década de 70, onde as mulheres ainda eram subjugadas no mercado de trabalho e quando, sem dúvida, terapia era “coisa de louco”, o livro mostra as marcas profundas que os preconceitos que sofremos e decisões que tomamos deixam no nosso íntimo e o quanto elas refletem nas pessoas ao nosso redor.
O final deu uma decepcionada, o último capítulo foi bem aleatório, como se a autora tivesse pensado “preciso terminar mas não sei como”. Hahahahaha
Apesar disso, a obra continua com sua “beleza triste” e vale muito a pena!

Biaguedes1 27/09/2022

Tchau ressaca
Foi um livro que conseguiu me tira de uma ressaca de 2 meses ! Me prendeu bastante, no começo achei que ia ser uma investigação pra sabe que matou Lydia,mas não, é um drama familiar. É bom gostei, mas não é uns dos melhores!!!

Mel 21/09/2022

chorei muito nota 10
sem dúvidas, um dos melhores livros que li na vida inteira. está facilmente no top 3. sensível e que nos causa coisas inimagináveis. chorei em cada capítulo, incrível mesmo.

Camila 12/09/2022

Surpreendente!
Um livro que você espera uma narrativa investigativa sobre a morte que ocorre logo no começo, e se depara com todas as problemáticas da família e suas vulnerabilidades.
Os personagens são muito bem trabalhados.
Super recomendo!

Carolina941 06/09/2022

À medida que a leitura do livro vai sendo feita ele vai te deixando cada vez mais pesado e os sentimentos dos personagens cada vez mais palpáveis, a vontade de Marylin e James de viver a vida que sempre desejaram através da filha, o sentimento de negligência de Nath e Hannah e a sensação de sufocamento de Lydia.
De fato, não é um livro que será devorado pelo leitor por te deixar com um nó na garganta, mas com certeza é um livro que devora o leitor.

wileninha 02/09/2022

bom mas esperava mais
oq eu mais gostei desse livro foi que a escrita eh super fluida. a autora nao se demora em detalhes inuteis (odeio quando o livro eh assim). poremmmm a história em si eh? morna ? sei la.. eh basicamente uma família mto problemática um mais problematico q o outro e eh isso. sem muitas revelações nem surpresas. mas foi bom pq li rapido.

Larissa 27/08/2022

Esperava por um pilot melhor
Por mais que o final já fosse previsível eu senti falta de mais detalhes, foi como se fosse tudo meio raso ... o livro me prendeu bastante, a história foi muito bem trabalhada, basicamente voltando no tempo pra tudo ser entendido, porém não sei, sinto que faltou algo, que alguns personagens poderiam ter sido mais trabalhados e que as coisas fossem um pouco menos subentendidas. É isso.

Mari Doroteu 22/08/2022

Comecei achando que seria uma história sobre a investigação da morte da Lydia. Mas, nossa, me enganei profundamente. A investigação não é o foco principal do livro.

O tema central é mostrar os problemas familiares e aspectos psicológicos dos personagens.

A autora mostrou como as frustrações da vida e desistência de sonhos podem fazer com que as pessoas vivam infelizes e procurem projetar seus anseios e desejos nos outros, quase como uma forma de viver por meio de outros e como isso pode ser tóxico.

Além disso, a história toca também na questão do casamento interracial, entre uma americana branca e um chinês e mostra como havia discriminações da sociedade com relação a isso, e a dor que o parceiro e os filhos sentiam por se sentirem ?diferentes?, não pertencentes à sociedade, excluídos, e como isso os afetava.

É muito louco vermos como algumas pessoas fazem de tudo para serem iguais às outras, para sentirem que se encaixam e pertencem, terem a mesma aparência, os mesmos interesses, enquanto outras são justamente o contrário, fazem de tudo para não serem iguais às outras, anseiam pelo diferente em suas vidas e em si mesmas. E como geralmente é a pessoa que não pertence que quer pertencer, e a pessoa que já se encaixa é a que não quer se encaixar.

Enfim, é uma história bem forte e profunda que me deixou muito reflexiva, e eu definitivamente não estava esperando essa explosão de pensamentos. Achei que seria só mais um livro típico de investigação e no final acabou se provando algo muito maior. Me surpreendeu demais.

Thabi.Almeida 12/08/2022

Marcante
Não espere um livro de suspense policial, a história trata de um drama profundo e de grandes reflexões sobre família, atitudes ou falta delas. Pressões e como isso abala a si mesmo e as pessoas ao seu redor.
Uma riqueza de emoções e delicadeza com assuntos tão sério e complexos.

plmddsilvia 11/08/2022

Comecei o livro JURANDO que era investigação policial e me surpreendi quando percebi que não. E não foi algo que me desagradou. O livro é um drama fantástico sobre relações familiares. Eu adorei.

Arin 09/08/2022

O final de uma vida é o começo de outras
Só tem uma palavra pra definir o que eu senti lendo esse livro: lágrimas.
A Celeste amarra tão bem todos os assuntos, é impossível de largar história.

Jully 03/08/2022

Que livro foi esse? parece ser um simples livro de "caso criminal", mas vai bem além disso. Com um drama que te comove e te envolve de um modo intrigante, bom, pelo menos foi o que achei.

recomendo demais