Caçadas de vida e de morte

Caçadas de vida e de morte João Gilberto Rodrigues da Cunha
João Gilberto Rodrigues da Cunha

Resenhas - Caçadas de vida e de morte

1 | 2 | 3 | 4

ACGA_ 12/07/2023

Caçadas de leitura
O que falar desse livro? É esplêndido!!
Os personagens são bem construídos juntamente com o enredo, é claro que não é um livro para todos afinal pode despertar alguns gatilhos e trata de situações sensíveis e complexas. Mas em geral é um bom livro para quem gosta de histórias estilo novela, cada personagem tem seu momento, sua história e suas relações bem contadas! Um livro que aborda relações familiares, fim do período do Império aqui no Brasil, trabalho em fazendas daquela época, preconceito, a pouca liberdade e direito das mulheres e ainda ambientado no interior, não tinha como dar errado!! (demorei semanas pra conseguir terminar)

Danilo Vicente 24/06/2023

Vira-página mineiro de não largar
Não é todo dia que encontramos um livro que fisga o leitor a ponto de não largar. É um vira-página de primeira. Na criação do Triângulo Mineiro, a história do paulista José Alberio e do mineiro Tonho Pólvora cativa. Crime, suspense e muita vida mineira. Em algumas passagens pode ser criticado pelos tempos atuais. Mas é bom demais da conta!

Vanessa.Oliveira 23/06/2023

Só tenho elogios pra essa obra! A construção dos personagens, o desenrolar das histórias individuais que se cruzam, os personagens apaixonantes e detestáveis.. tudo isso situado com o contexto histórico da passagem do Brasil Império para República. A forma como são divididos os capítulos parecem cenas de novela, e daria uma baita série emocionante!
A personagem feminina secundária que não foi tão bem desenvolvida, mas tinha enorme potencial, não diminui minha nota pra essa obra! Com certeza releria um dia!
Fico surpresa por não ser tão famosa entre os clássicos contemporâneos nacionais.

skuser02844 15/06/2023

ESSE LIVRO É UM DOS MELHORES QUE JÁ LI NA VIDA
Eu juro, eu comprei esse livro pq estava por 10,00 reais na Amazon, e cara, foram os melhores 10,00 mais bem gastos da minha vida. Eu devorei esse livro do início ao fim, graças aos personagens cativantes. Te amo Tonho Pólvora, Te amo Zé anjo, te amo Ana de Macedo, te amo Zé brilino, te odeio seu vagabundo verme sujo José Albério(José Antônio)

Carol 26/05/2023

Que livro foi esse?
Não, sério, que livro foi esse? Cheio de fofocas, brigas, mortes, resumindo: cheio de treta.
A escrita foi boa, era impossível ficar sem descobrir o que aconteceria na parte seguinte. O que me incomodou um pouco foi a narratira dos varios personagens, acabava sofrendo um pouco quando mudava de um personagem pra outro, mas isso normalmente acontece comigo em todos os livros narrados por mais de um personagem.
Achei o final muito bom, tive muitas supresas durante a narrativa e isso é incrível, amo leituras que me pegam de surpresa e esse livro conseguiu o feito vaaarias vezes. Amei amei amei!

Michelle Garcia 21/12/2023minha estante
Tá me incomodando muito a leitura quando chega no Quirineu. Imaginei que o autor faria isso, não queria abandonar mas olha tá difícil. Até entendo que existiam e existe homem assim mas é muito descritivo ?

jeyreadss 07/05/2023

SENSACIONAL
Caçadas de vida e de morte é um daqueles livros que você não espera muita coisa logo no começo, mas quando você menos espera a história te prendeu numa forma rápida e envolvente. Nunca achei que eu iria amar tanto um livro nacional como amei esse.

Doug 21/04/2023

??
Me surpreendeu. Os personagens são cativantes,mas apenas os masculinos são bem desenvolvidos. Não tem uma personagem feminina marcante, o que faz falta. Mas é uma história muito boa,que me deixou aflito nas cenas mais violentas.

NAria.Leal 08/04/2023

N parece, mas tem mt história pra se conhecer no Desemboque
Comprei só pq é bonito e tava mt barato e foram os 9 reais mais bem gastos da minha vida

?? O livro é ótimo, mas tem gatilhos pra algumas coisas e é bem violento em alguns momentos, e esse é o motivo de eu n ter dado 5 estrelas

No prefácio do livro, Carlos Gregório diz 2 coisas q me chamaram atenção depois lendo o livro.
A primeira foi q ele leu esse livro pq recebeu ele como proposta de adaptação pra uma novela da globo. E lendo o livro eu n entendo o pq dessa adaptação n ter acontecido pq seria uma ótima novela. Tanto pq fato a história si q é contada lembra muito uma história de novela, quanto pela forma q o livro é escrito, os capítulos são longos, mas divididos em várias partes, q parecem várias cenas, e até a forma e os momentos q o autor muda de uma cena pra outra lembra muito algo audiovisual, o que eu achei ótimo pois fica fácil de imaginar as cenas enquanto se lê e deixa a leitura bem fluida e ligeira. É daqueles livros q a pessoa n quer parar de ler e quer saber logo oq vem depois.
A outra coisa foi q ele diz q gosta de pegar livros despretensiosamente e ler a primeira página, só pra ver se o autor consegue prender a pessoa logo de início, e pra mim isso acontece com esse livro:

"Difícil imaginar, prever ou julgar o comportamento humano. Diferente dos animais, ele tem mil e muitos fatores interferentes, resultando em tantos e outros comportamentos.
Bichos nascem, crescem, procriam, morrem - tudo presidido e direcionado por instintos primitivos e básicos.
Gente humana tem disso tudo, e mais. Aos seus instintos penduram emoções, que é o sentir e ser humano. Daí vem a precisão de Freud, de Jung e todos, buscando origem e conhecimento.
Na vila do Desemboque começou em efetivo a colonização do Triângulo Mineiro, pela chegada e mistura de mineiros e paulistas, ainda nos tempos do Império. Aí ocorreram coisas sem explicação ou entendimento. Ou melhor, com toda explicação e entendimento, se considerarmos que amor, paixão, ódio, vingança, crueldade, amizade, generosidade e perplexidade são emoções e constâncias da vida humana.
O homem julga o que não conhece, só Deus julga o que conhece. Ao final e sempre, animais e gentes morrem, completam sua marcha e ciclo.
Os felizes deixam aqui sua boa e amável lembrança, até lições e exemplos.
Os maus e infelizes nada deixam? De nada serviram à vida? Terão outra chance?
A morte resume a todos, e quando não é solução, pelo menos é fim. Ou começo, também."

O único defeito da história foi algumas personagens em específico n terem sido tão bem desenvolvidas, mereciam mais, mas o desenvolvimento dos personagens tbm é um ponto a se elogiar, pq ele conseguiu desenvolver satisfatoriamente bem um trilhão de personagens.

Eu acho q esses 2 pontos resumem bem o q se tem pra dizer desse livro. N tava dando tanto por ele quando comprei e agr n me arrependo de ter lido.

MJGalvão26 29/03/2023

Gostei bastante do livro, mas senti falta de uma personagem feminina marcante, sei que dentro do contexto histórico realmente não teria mas mesmo assim fez falta. Teve horas que me deu nos nervos a demora para o desenrolar da história mas o final foi perfeito.

Bia 28/03/2023

Me surpreendeu
Eu ganhei esse livro de natal da minha tia e não fiquei muito contente por não ser um autor jovem e nem o tipo de história que eu gosto, pensei que não iria ler nunca mesmo minha tia dizendo que era um ótimo livro. Em janeiro, estava enjoada de ler histórias muito comuns e resolvi dar uma chance, levei dois meses para ler e confesso que só fui gostar mesmo da história depois das primeiras 150 páginas. Mas depois de abandonar meu preconceitos com o livro percebi que era uma história ótima e bem narrada, realista e muito fiel à época em que a história ocorre. Não posso falar muito mais que isso pois é capaz de eu contar a história toda, apenas deem uma chance pra esse livro e vocês não vão se arrepender. Este livro se tornou um símbolo de afeto para mim, e respeito pela minha velha e amada tia que mais uma vez, como sempre, estava certa sobre o que é bom na vida.

Vivi 15/03/2023

Uma ambição doentia pode mudar o curso da história
Primeiro quero comentar a perfeição que é esse livro, desde a ambientação ao desenvolvimento dos personagens, este livro é uma preciosidade. Sua escrita é uma das mais únicas que já vi.
Quando eu o encontrei decidi comprá-lo pelo preço, está foi a melhor decisão que eu já tive.
Agora, quero falar de um personagem específico, o José Antonio, para mim ele foi o que mais marcou na história dos personagens. Começamos a história vendo que ele não é flor que se cheire e muito ganancioso, ao decorrer da narrativa pode perceber que ele acaba perdendo o seu senso, acaba sendo descuidado e tendo uma ambição doentia pelo poder o que só aumenta.
Para mim ele me mostrou o que a riqueza e o poder de um homem ganancioso até demais pode causar na vida das pessoas, às destruindo muitas vezes, no livro podemos ver um exemplo claro dessa destruição no personagem Zé anjo, meu favorito aliás.
Esse livro além de me mostrar essa ganância, me deu a impressão que todos pagam o que devem no final, seja na vida ou na morte.
Esse livro é um tesouro que deveria ser mais reconhecido!

Isis Trindade 14/03/2023

Começa com a narrativa das histórias de personagens distantes que ao se cruzarem transformam a vida local numa sequência de acontecimentos inesperados. Impossível parar antes de saber o desfecho dessa história.

Jean 13/02/2023

Me surpreendeu
Comprei esse livro só porquê eu achei barato, mas foi provavelmente a melhor experiência que eu tive com um livro br.
A leitura na maior parte me deixava empolgado, poucos momentos do meio pro fim do livro me fizeram dar uma empacada
Os personagens foram o real destaque de livro, todos os principais e muitos dos secundários foram muito bem feitos, só queria que uma das personagens, vulgo Ana, que foi a minha preferida da obra, tivesse mais destaque, mas entendo que o contexto histórico da obra não deu muito espaço pra isso.
No geral, eu recomendo o livro, não chega a ser difícil de entender, mesmo nas partes de assuntos politicos/econômicos ele explica bem. Único aviso é que tem uma cena MUITO pesada(pelo menos pra mim foi).

Luís 18/01/2023

Surpreendente e empolgante
Esse livro me surpreendeu muito, o enredo te prende no transitar do protagonismo de Tonho Pólvora, José Albério e Manuel Crispim, é interessantíssimo o quanto o autor consegue fazer uma personalidade fiel e autêntica a cada personagem, acho que essa característica de endossar cada personalidade, cada história desde as suas raizes, nos faz criar uma intimidade com os personagens que durante o livro nos proporciona diversas emoções: senti raiva, remorso, medo, felicidade, foi uma delícia viver esses sentimentos. Além disso, o contexto histórico é muito bem desenhado pelo autor, o que deixa o livro ainda mais curioso, a linguagem, a passagem do Brasil império para a república, me chamou muita atenção entender a estrutura política dos interiores brasileiros nesta mudança de governo, bem como comportamentos e relações interpessoais perpetuados na época. Em sua categoria ele se sobressai muito, quem gosta de romances policiais que instigam e despertam mistério, pode apostar no Caçadas. Minha única crítica é em relação ao final do livro, considero que um enredo forte e bem protagonizado mereceria um final tão bom quanto o ápice, esperei um desfecho mais empolgante. Contudo, a história vale a pena, é marcante e te faz sentir várias emoções deliciosas, o que foi meu maior prazer ao desbravar essa incrível criação de João G. Rodrigues da Cunha.

1 | 2 | 3 | 4