O Terceiro Testamento

O Terceiro Testamento Christopher Galt

Resenhas - O Terceiro Testamento

Andre.Vieira 29/12/2022

Daria um bom filme
Primeiro livro do autor que leio, talvez o primeiro livro de ficção científica que também leio. Agradecer um amigo aqui do Skoob que estava lendo e pelos comentários acabei me interessando. (Desculpe, esqueci o nome agora).
Voltando, um ótimo livro, uma pandemia de alucinações, flashbacks, Deja Vu...
Esse é o típico livro que vira um bom filme facinho, mas isso se souberem fazer, caso contrário deixa quieto. Adorei o Plot Twist, pois foi uma coisa que foi ligando uma na outra. Tipo as duas primeiras explicações que o autor deu para a pandemia, achei bem fraquinha, mas no final achei sensacional e fez total sentido. Outra parte que amei do livro foram as explicações científicas, alguns acontecimentos históricos, isso serve de gatilho para poder estudar as coisas aqui apresentada. (Gosh, como queria ter lido esse livro no ensino médio).
Outro ponto positivo que me cativou foram os embates Ciência x religião. Muito, muito lindo.
Os pontos negativos que achei só foram os diversos personagens que o autor criou para contar as alucinações, personagens esses que não acrescentou muito nos personagens principais, porém foram alucinações, déjà vus gostosos de se ler. Acredito que isso também se deu para aumentar mais a história e falar sobre a pandemia, mas foram acontecimentos legais e me divertiu bastante.
O que realmente eu achei de não muito bom foi a finalização do vilão, tipo muito rápido, poderia ter criado um clima melhor e só por isso que diminui estrelas.

Minha nota? 8,0

Yasmin.Latchuc 12/04/2020

Final inesperado e surpreendente
Ao encontrar esse livro em um sebo não tinha a mínima ideia da história incrível que eu leria.
O livro começa como uma história comum, desenvolvimento dos personagens, criação de um contexto e de uma problemática, até aí ok.
De repente você se vê imerso em um mundo de ficção científica incrível, trata de assuntos super atuais, você acredita que tudo o que acontece no livro poderia muito bem acontecer em seu futuro próximo (muito próximo).
Mas o melhor ainda estaria por vir, o final, exatamente o final, o acontecimento da última página, que da um sentido totalmente diferente para a narrativa INTEIRA e te faz reviver todos os acontecimentos anteriores sob um olhar novo.

Patresio.Camilo 25/02/2023

FINAL SENSACIONAL
Sabe aquele livro que você lê, que acha que as pontas estão totalmente soltas, mas você insiste em ler.
Tem trechos bons, alguns ruins. Então você acha um personagem totalmente deslocado e de repente ele nem aparece mais.
Estamos justamente falando deste livro.
Tendo como personagem principal John Macbeth, uma trama estranha - esta é a palavra - vai se desenvolvendo.
Personagens aparecem, outros saem, alguns do nada somem.
Tem horas que dá vontade de abandonar o livro. Mas prossiga.
Então um final completamente sensacional e que estava completamente na sua cara aparece, e todas as pontas se juntam e a trama fica praticamente perfeita.
Desta feita, quando resolvo voltar ao início do livro, percebo que o final estava escancarado.
Uma mistura de ficção científica com religião, um livro surpreendente.
Traz conceitos de física, computação, matemática, e traz uma discussão do limite ético da ciência e o risco do fundamentalismo religioso.
E sim, ao terminar o livro o mais óbvio lá estava, semelhante a tragédia shakespeariana Macbeth.
Sim, um livro que me surpreendeu e para o bem.

Antunes 14/07/2022

E você está vivendo no mundo real?
E se a realidade que vivemos, de uma hora pra outra, entrasse em colapso e o que acreditamos ser real passasse a ser questionado!

Com esse plot, o autor Christopher Galt nos leva a uma série de questionamentos de nos guia por dezenas de personagens.

Acompanhamos a história do psiquiatra John Macbeth, que está desenvolvendo um projeto revolucionário de consciência virtual. Porém diversos acontecimentos paralelos, em vários lugares do mundo nos levam a crer que pessoas estão tendo ilusões coletivas ou individuais, que as fazem questionar o seu senso de realidade

É um livro bom, minha única crítica fica nas histórias paralelas, que o autor exagerou.... podia ter diminuído isso e priorizado o plot principal.... porém a história é intrigante. Todavia, tem uma solução um tanto óbvia (eu matei a charada no inicio do capitulo revelações) mas pra quem gosta de ficção e realidades alternativas, é uma excelente pedida.

Flávia 21/06/2020

Chocada
A tempos não lia um livro tão bom. O terceiro testamento é um livro que todo amante de ficção científica deveria ler.
Super embasado em termos científicos e médicos sem perder a fluidez ou torna-se enfadonho. História simplesmente, incrível e com um desfecho surpreendente.

Bruna 03/03/2020

Muito além da minha capacidade mental, é isso.
Eu não sei nem como descrever esse livro... As problemáticas que traz é simplesmente incrível. Religião vs Ciência é o foco principal e eu fiquei bem satisfeita em como foi retratado.
Os mistérios desse livro são tão complexos, tão bem feitos, tão reais e tão Black Mirror que acabou e eu estou aqui em choque.
O final traz uma outra problemática em relação a inteligência artificial que é de se parar e refletir.
Recomendo.

Gustavo Granado 31/05/2022

Excelente...
O livro nós mostra uma história muito envolvente, com muitas informações técnicas que se conectam com a realidade real e virtual. O final surpreende e nos faz refletir sobre o que entendemos por "realidade".

Bruna3810 24/10/2020minha estante
Oii, você sabe me dizer o nome do conto do K. Dick que inspirou o autor?

Clea.Wanderley 14/07/2021minha estante
OI, não conheço o conto a que v. se refere. Poderia dizer o título? Mas conheço um livro que teria tudo a vez: Simulacron 3, de Daniel Galouye. Conhece?

Douglas 30/04/2017

Esse livro é tão Black Mirror.
Visões e surtos de suicídio começam a acontecer sem nenhuma explicação aparente, e a humanidade está aquietada em busca de uma resposta a estes fatos, cientistas buscam uma explicação racional incansavelmente.
A história vai se revelando de por diversas visões diferentes. Hora pelos personagens principais, hora pelas pessoas que tem as visões.
Algumas dessas levam o leitor a diversas passagens na história. Desde: ataques vikings, a uma investida de sobrevivência de um animal pré-histórico.

O livro ainda levanta questões delicadas, acerta da ciência x religião, e coloca o senso-crítico do leitor pra funcionar.

Um dos personagens principais é um psicanalista conhecido no ramo. Conforme vamos acompanhando este, várias patologias psicológicas vão sendo apresentadas, e todas são exemplificadas, ajudando a o leitor conhecer a definição de cada uma destas.

O livro é cheio de referências, principalmente à ficção científica, como Arthur C. Clark, Matrix entre outros.
Por ser visto por diversas visões o livro vai deixar o leitor tenso e atônico pelo final.

Será uma viagem, não somente no tempo, mas acerta da mente humana.
Ele nos levará a pensar em coisas como: até onde dependemos da tecnologia? Até que ponto a tecnologia trabalhará a nosso favor? Será essa a única e verdadeira realidade?

Crítico, sagaz e perspicaz a escrita de Chistopher Galt te prenderá até o final.

site: https://www.youtube.com/watch?v=0Ho4g78i9_4
Driih (@dinbookerland) 03/05/2017minha estante
Só seu comentário sobre Black Mirror já me fez querer ler!

Antonio Cesar 27/08/2019

Haja imaginação.
Muito bom.

Flávia HBS 23/05/2019

Vai além do meu QI
Achei muito interessante, é complexo, não sei se entendi direito ???? mas recomendo a leitura. Acho que ler com um alucinógeno na cabeça deve ser mais esclarecedor... mas vale sim a leitura. Muito interessante

Bruno 06/07/2017

Estamos nos tornando.
O Terceiro Testamento é um livro fascinante que testa sua capacidade de imaginação. Além de cada capítulo ser sobre um personagem, alguns de diferentes países, o autor conta a história de vida de cada um e mostra a ligação que há entre todos com o mistério que vem acontecendo. Tornando melhor a percepção do problema global e o impacto que há nas pessoas, apresentando questões religiosas e científicas.

A genialidade do autor torna a leitura mais difícil, o uso de termos científicos, a viagem temporal, diálogos de teorias científicas que requer uma concentração e provavelmente a releitura para tentar entender o que acontece. Imaginar algo além da realidade é um desafio para a mente. Em alguns pontos percebe-se a semelhança com a teoria da Matrix, desenvolvendo a história de maneira profunda que te faz questionar a realidade.

"Tudo aquilo em que possa pensar, tudo aquilo que possa se lembrar existe como um conjunto específico de neurônios em seu cérebro. Você se conecta com eles todos os dias e dá a isso o nome de memória. As desconexões ocasionais chamam-se esquecimento; a desconexão permanente é o jamais vu, quando tudo parece estar sendo visto pela primeira vez. Quando uma conexão falha e o leva a confundir o que vê com o que recorda, é o déjà-vu.

Lendo este livro, você pode ainda lembrar-se da última pessoa com quem falou, do último recinto em que esteve antes do espaço onde agora se encontra. Pessoas, ambientes, seu próprio corpo existem como grupos de neurônios em sua mente: como conceitos. Mas a pergunta que você deve fazer é: eles existem apenas em minha mente? Sou o único ocupante deste universo, e a função exclusiva do livro que agora leio consiste em lembrar-me desse fato?"

Particularmente, notei um pouco do estilo dos livros de Dan Brown, onde suas histórias também contém um amplo conhecimento de religião, ciência, história. É um livro que quem gosta de ficção científica combinado com um conhecimento enriquecedor, considerando descrições extensas e teorias científicas de bugar a mente, e que as vezes podem se tornar cansativa a leitura, é um livro com o qual não irá se decepcionar.

santxs 02/02/2023

Matrix.
Livro cheio de reflexões sobre a vida, adoro gêneros desse tipo.

Fiquei presa na leitura desde o início. Este livro consegue nos tirar do "comum/cotidiano", além de discutir sobre a realidade vivida por nós.

Sandra452 12/06/2021

O Terceiro Testamento
Olá, amigos leitores!
Hoje quero compartilhar com vocês a leitura da obra "O Terceiro Testamento", de Christopher Galt.
A história é bem interessante, prende completamente a atenção do leitor e trata-se de um thriller apocalíptico de ficção científica que, inclusive, daria um bom filme.
Temos um personagem principal, o psiquiatra John Macbeth, e muitos personagens secundários. O enredo, trata de alucinações que a população do mundo inteiro vem tendo e que começam com um sentimento de "déjà-vu". Às vezes, as alucinações são individuais, mas, muitas vezes, são coletivas e geram graves consequências.
O enredo é meio confuso mas, ao longo da trama, é possível compreender melhor. Porém, confesso que não gostei do final...rs... Mas, independentemente da minha opinião é uma boa sugestão para quem gosta deste gênero. Achei, inclusive, a escrita do autor bem parecida com a escrita de Dan Brown.
E, como sempre, para quem tem a mente sempre disposta a aprender, o autor nos permite conhecer bastante sobre Física Quântica e Psiquiatria. Foi legal descobrir mais sobre estas ciências.
Que Deus te abençoe e boas leituras!

Jeff.Rodrigues 28/02/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Somos fascinados pelo desconhecido. A busca em desvendar os mistérios em torno de tudo aquilo que não conseguimos explicar racionalmente vem movendo o homem século após século. Seja escondido em porões, com medo de perseguição e punição, ou em gigantes laboratórios com alta tecnologia, a corrida para conhecer “as verdades do mundo” impulsiona os seres humanos. Mas qual o limite de tudo isso? Quais os perigos podem se esconder por trás dessas verdades? Conhecer o desconhecido é fundamental ou pode trazer riscos à própria sobrevivência?

Em linhas muito gerais, essa é a temática que permeia O Terceiro Testamento, uma ficção científica com ares de apocalipse que facilmente embaralha a cabeça dos leitores em uma trama alucinante. Mas, antes de mais nada preciso deixar claro que este é um livro extremamente difícil de resenhar. A história é complexa e por mais que se escreva, acho impossível conseguir dar a dimensão exata do quão boa ela é. O autor construiu uma narrativa em que os eventos vão se sucedendo de forma frenética com uma maquiavélica intenção de nos confundir. Somos tragados na espiral de alucinações dos personagens e nos perdemos na busca por respostas junto ao protagonista.

Pelas páginas de O Terceiro Testamento, acompanhamos um desequilíbrio total na ordem mundial causado por visões e alucinações de fatos e eras passados, mas ninguém sabe explicar ao certo o que pode estar acontecendo. Os incidentes envolvem qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar do globo. Eventos assim sempre causam histeria, e diversos suicídios e assassinatos em massa são registrados. Tudo isso, Christopher Galt nos apresenta em capítulos curtos espalhados pelo livro enquanto o protagonista John Macbeth (sugestivo sobrenome) dedica-se a tentar entender quais as origens desse surto. Para completar a trama, há um projeto envolvendo inteligência artificial sendo desenvolvido.

Com essa combinação de ingredientes, O Terceiro Testamento mergulha numa investigação sobre as causas das alucinações à medida que elas só pioram. E é impossível falar mais do que isso, tamanha a complexidade do desenrolar das ações. Uma complexidade que pode afastar muitos leitores porque a quantidade de termos científicos, principalmente relacionados com a física, é absurda. Todas as teorias científicas aplicáveis à trama são usadas com detalhamentos que tiram nossa atenção por se tratarem de assuntos muito específicos. Portanto, ao mesmo tempo que nos envolve a obra também tem seus pontos de tédio em que o interesse é facilmente perdido.

Característica interessante, os personagens não são bem desenvolvidos e, neste caso, isso não é um ponto negativo. A superficialidade com que a galeria de tipos humanos é tratada na obra é plenamente justificável quando levamos o soco na cara da sequência final. Absolutamente nenhum personagem, por mais tímida que seja sua participação, está ali apenas para encher páginas. Tudo é muito bem conectado para conduzir ao ápice do final, que pega totalmente os leitores de surpresa. A obra constrói um mistério que poderia tranquilamente levá-la ao fracasso absoluto se o desfecho não fosse inteligente o suficiente para satisfazer os leitores. Nesse quesito, Christopher Galt acertou em cheio.

O Terceiro Testamento provavelmente vai dividir opiniões entre os que vão conseguir avançar até o final e os que devem abandonar a obra pela metade. Aos que se aventurarem na leitura, aconselho a não desistir e mergulhar de cabeça porque vocês não vão se arrepender.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/02/07/resenha-o-terceiro-testamento-christopher-galt/