O Banquete do Cordeiro

Resenhas - O Banquete do Cordeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Polliana 07/12/2020

Uma rica interpretação do Apocalipse
Achei o livro fascinante, principalmente pelo fato de conter interpretações completamente novas para mim sobre o livro das Revelações.

O autor explica a Santa Missa através do Apocalipse.

Achei lindo! Mesmo sem nunca ter presenciado uma Missa.

Ray 04/05/2023

A Missa é o céu na terra
Finalmente eu terminei esse livro e foi muito bom, por mais que tenha demorado mas quando engatei de vez foi super fluido. Gostei bastante do fato do autor sempre frisar: "A Missa é o céu na terra". Ele repetia isso várias vezes e eu percebi que era pros leitores terem isso em mente e jamais se esquecerem. Gostei também que ele colocou os versículos da bíblia pra eu poder procurar depois. E apesar de ser católica de berço gostei de compreender ainda mais a Santa Missa e ter visto coisas das quais eu não compreendia antes.

Rafa 03/01/2024

Melhor do mês
Este livro é simplesmente insuperável. Diversas citações, explicações e uma incrível é inebriante narração.

Simplesmente demais

By a lady 13/03/2023

Espetacular
Esclarecedor e que ajuda a enxergar a santa missa com outros olhos. Por mais que os católicos já tenham uma certa noção do que é a missa e suas partes, este livro nos ajuda a ter uma visão muito mais profunda e em como a missa está totalmente unida ao livro do Apocalipse. A missa de fato é o céu na terra!

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 28/01/2023

Agnus Dei
Neste pequeno livro, Scott Hahn apresenta uma perspectiva incomum acerca da santa missa: a de que a liturgia eucarística possui profundos vínculos com o misterioso livro do Apocalipse. Intrigante, não?

De forma simples e inteligível, Scott mostra que uma das possíveis chaves de leitura do último livro da Bíblia é compreendê-lo no panorama da liturgia eucarística, isto é, da missa. Desde os primeiros cristãos, foi prática comum da Igreja celebrar "ações de graças" comunitárias, a partilha do pão e do vinho, do corpo e do sangue de Cristo, especialmente no dia do Senhor, no domingo.

De maneira convincente, o professor advoga que a missa é um ato de ação de graças ao Senhor no qual não mais se sacrificam animais inaptos de expiar nossos pecados, mas sim no qual ocorre uma reapresentação do sacrifício do próprio Cordeiro de Deus, do Filho de Deus, Jesus Cristo, o único digno de lograr-nos a Salvação.

Para os católicos será uma alegria renovada ler esta obra e contemplar por um novo olhar a sagrada liturgia que tanto se aproxima da liturgia celeste indicada no livro do Apocalipse de João. Assim, a missa a que somos convidados a participar todo dia já é a adoração do Cordeiro de Deus aqui na Terra, a qual se perpetuará pelos séculos dos séculos no céu quando Jesus retornar em sua glória para fundar a Nova Jerusalém. Como disse São João Paulo II, a missa é o "céu na terra".

"O céu foi desvelado para nós, pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, agora. A comunhão para a qual Deus nos criou é agora. O céu toca a terra e espera você, agora. Jesus Cristo em pessoa lhe diz: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).

A porta se abre agora para o banquete das núpcias do Cordeiro." p. 147

Danilo 20/11/2022

Lindo!
As missas nunca mais serão as mesmas. Scott Hahn tem um conhecimento formidável das sagradas escrituras e se converteu ao catolicismo após assistir a uma missa se baseando principalmente no livro do apocalipse.

Lavinia 21/02/2024

Perfeito!!!
Esse livro é maravilhoso e tem muitas mensagens incríveis. Agora que é tempo de quaresma, é essencial ler ele!! Eu amei demais. Scott Hahn é muito sábio e estudado ?

Alisson Belizário 28/09/2018

Resenha
Scott Hahn é um ex pastor protestante que se converteu ao catolicismo após vários anos de estudo da Sagrada Escritura e definitivamente após participar pela primeira vez da Santa Missa, testemunho esse que contém neste livro. Ele escreve sobre a relação que existe entre o sacrifício da missa e o livro do apocalipse, que para nós católicos não é um livro profético, e sim um livro de revelação. Sempre gosto de livros que tratam este tema, pos ser um assunto com bastante significado e que sempre precisa ser renovado o seu valor em nossos corações. "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", assim como João Batista, possamos reconhecer aquele que se entregou por nós.

Carlinha 28/03/2024

O Céu na Terra
?O Banquete do Cordeiro: a missa segundo um convertido? tem como título original ?The Lamb?s Supper ? The Mass as Heaven on Earth?. Na minha opinião, o subtítulo original representa a obra muito melhor que a adaptação para o português. Em tradução livre, seria ?A Missa como Paraíso na Terra?, o que é amplamente abordado por Scott Hahn ao longo do livro.

O autor é conhecido pelo seu testemunho, sendo um ex-pastor protestante que se converteu ao catolicismo (história contada em ?Todos os Caminhos levam à Roma?). Em ?O Banquete do Cordeiro?, o foco de Hahn não é narrar a sua conversão, apesar de ter mencionado esse fato em alguns momentos; mas relacionar a Missa e toda sua simbologia com o livro do Apocalipse.

A obra inicia com uma interessante retomada sobre a figura do Cordeiro e do sacrifício no Apocalipse e, também, historicamente na religião judaica. Além disso, o autor cita e traz trechos de documentos como a Didaqué (manual litúrgico mais antigo), as Cartas de Santo Inácio de Antioquia (107 d. C) e a descrição da missa por Justino em 155 d. C. Interessante notar a preocupação da Igreja em preservar as doutrinas Eucarísticas e a verdade sobre a presença real de Cristo desde seus primórdios.

O autor também menciona o diálogo entre as duas partes da missa (Liturgia da Palavra e Eucarística) com a Todah do antigo Israel, em que se observa a adoração pela Palavra e pela Refeição. Trazendo diversas fontes, Hahn mostra que a missa não é uma criação aleatória, mas uma celebração bem fundamentada e praticada pelos cristãos ?primitivos? (como se observa na semelhança extraordinária com a descrição de Justino sobre a celebração ainda no primeiro século da Igreja).

Ainda sobre a liturgia, o autor comenta brevemente cada parte da missa afirma que o papel do cristão não é passivo, mas de participação, dizendo que ?Os católicos não apenas ouvem o Evangelho. Na liturgia, nos os ouvimos, vemos, cheiramos e saboreamos.?. Nesse ponto, um dos comentários que mais me chamou a atenção foi a reflexão sobre a fala do padre na celebração, quando diz ?Corações ao alto!?, e a assembleia responde ?O nosso coração está em Deus?, o que afirma o caráter participativo do cristão na missa.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que Scott Hahn se preocupou em relacionar falas e momentos da missa com passagens bíblicas, mostrando como a liturgia católica é bíblica. Assim, foram citadas passagens como ?Eis o Cordeiro de Deus?? (Jo 1, 36), ?Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada?? (Mt 8, 8), a oferta de Abel (Gn 4, 3-4), o sacrifício de Abraão (Gn 22) e de Melquisedec (Gn 14, 18-20 e Hb 7, 1-7); além das várias simbologias presentes do livro do Apocalipse (Glória, Santo, altar, sinal da cruz, candelabros etc) que também se encontram na missa.

Além disso, ao enfatizar a centralidade e importância da Eucaristia ? o Corpo de Cristo ? Hahn traz à reflexão que, mesmo que a homilia não seja boa, mesmo que tenham crianças chorando, que pessoas cantem desafinado, nada disso pode tirar o valor ou estragar a Santa Missa. Afinal, o que há de mais importante que o próprio Senhor que se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade?

Recomendo a leitura para os católicos e recém convertidos que desejam começar a ter uma reflexão mais profunda sobre a missa. Também recomendo a pessoas que desejam começar a ter contato com a fé católica. Uma dica é, na medida em que for lendo o livro, busque na Bíblia as passagens citadas e faça relações.

O livro não se propôs a encerrar o assunto ou fazer uma análise definitiva nesses termos, portanto também não acho que a crítica ao livro deva se basear nessa questão. Ao meu ver, ?O Banquete do Cordeiro? expôs o que se propunha ao nos fazer enxergar o que já está posto pela Igreja: a excelência e a grande importância da missa e da Eucaristia para o católico. De fato, a conclusão que se tem ao ler o livro e viver a missa é que, sim, a missa é como um Paraíso na Terra.

Penna 12/05/2020

Muito bom.
Livro excelente para se compreender biblicamente a Santa Missa, compreender verdadeiramente o sentido do sacrifício de Cristo.

@enricomont 26/05/2020

Fascinante e necessário.
Para os católicos, livro de leitura obrigatória. Muda a visão da santa missa e nos permite adentrar cada vez mais aos mistérios cristãos, pelo livro do Apocalipse.

Lu 27/05/2020

O banquete do cordeiro
Esse livro me mostrou que a missa é verdadeiramente o próprio Céu na Terra!

David.Júnior 08/01/2022

O banquete está pronto
"O céu foi desvelado para nós, pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, agora. A comunhão para a qual Deus nos criou é agora. O céu toca a terra e espera você, agora. Jesus Cristo em pessoa lhe diz: " Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo" A porta se abre agora para o banquete das núpcias do Cordeiro."

Rafael.Nicastro 02/01/2021

Apocalipse não deveria ser fonte de teorias conspiratórias
Nesta bela obra, Dr. Scott Hahn faz uma análise intelectualmente instrutiva e espiritualmente rica sobre a relação que há entre a Missa e o intrigante Livro do Apocalipse: ?a palavra ?apokalypsis?, em geral traduzida como ?revelação?, literalmente significa ?desvelamento?. [...] Eis o que foi desvelado no livro do Apocalipse: a união entre o céu e a terra, consumada na Sagrada Eucaristia? (p. 116).

No início, o livro nos prende pelo fato de o autor nos contar sua própria experiência, seu choque ao participar da missa pela primeira vez, ainda como pastor protestante presbiteriano, e perceber que, ao contrário do que pensava, estava vivendo a própria Sagrada Escritura. Por isso, para bem introduzir os leitores no assunto, dedica a primeira parte do livro a explicar os principais significados da Santa Missa. E o faz de forma que todo católico precisaria ler tais páginas para poder dar mais importância e participar com mais consciência do Rito Sagrado.

A segunda parte é dedicada à análise do livro do Apocalipse e ao ?desvelamento? dos significados das figuras de linguagem utilizadas que causam tantas discussões entre aqueles que querem entender com mais profundidade o derradeiro livro da Bíblia. Porém, ao contrário de outras linhas de interpretação enumeradas por ele - que buscam relacionar as figuras literárias a instituições ou líderes e acabam fracassando quando estes acabam não promovendo uma batalha final sobre a face da terra -, Dr. Hahn, baseado no estudo da Patrística e de forma convincente, mostra-nos que tudo possui um significado essencialmente litúrgico. Ele não descarta a eficácia para outras interpretações, como a futurista ou a historicista, porém, como bem percebe, toda a Bíblia deve ter aplicabilidade máxima para todas as gerações; ora, se só quem vive no futuro pode saber quem é a besta ou se a besta só poderia ser um imperador romano, por exemplo, qual seria o sentido deste livro para todas as outras gerações cristãs? Em verdade, é somente com a chave de interpretação litúrgica que o Apocalipse ganha uma aplicabilidade mais plena.

E essa aplicabilidade é a de João nos mostrar a transição do culto judaico e de seus elementos para algo novo, completo e perfeito. Assim, os velhos ritos e símbolos destruídos por Roma em 70 d.C. já não seriam mais necessários, porque, realmente, era chegado o novo tempo: o tempo da igreja com o sacrifício verdadeiro.

O livro termina, então, na terceira parte, com a união dos dois elementos: Missa e Apocalipse! É na liturgia que vivemos o combate ao lado dos anjos contra o dragão; é na liturgia que participamos do sacrifício do cordeiro; é na liturgia que ceamos no nosso banquete de núpcias; é na liturgia que podemos presenciar o céu já aqui na terra!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6