O Banquete do Cordeiro

Resenhas - O Banquete do Cordeiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carlinha 28/03/2024

O Céu na Terra
?O Banquete do Cordeiro: a missa segundo um convertido? tem como título original ?The Lamb?s Supper ? The Mass as Heaven on Earth?. Na minha opinião, o subtítulo original representa a obra muito melhor que a adaptação para o português. Em tradução livre, seria ?A Missa como Paraíso na Terra?, o que é amplamente abordado por Scott Hahn ao longo do livro.

O autor é conhecido pelo seu testemunho, sendo um ex-pastor protestante que se converteu ao catolicismo (história contada em ?Todos os Caminhos levam à Roma?). Em ?O Banquete do Cordeiro?, o foco de Hahn não é narrar a sua conversão, apesar de ter mencionado esse fato em alguns momentos; mas relacionar a Missa e toda sua simbologia com o livro do Apocalipse.

A obra inicia com uma interessante retomada sobre a figura do Cordeiro e do sacrifício no Apocalipse e, também, historicamente na religião judaica. Além disso, o autor cita e traz trechos de documentos como a Didaqué (manual litúrgico mais antigo), as Cartas de Santo Inácio de Antioquia (107 d. C) e a descrição da missa por Justino em 155 d. C. Interessante notar a preocupação da Igreja em preservar as doutrinas Eucarísticas e a verdade sobre a presença real de Cristo desde seus primórdios.

O autor também menciona o diálogo entre as duas partes da missa (Liturgia da Palavra e Eucarística) com a Todah do antigo Israel, em que se observa a adoração pela Palavra e pela Refeição. Trazendo diversas fontes, Hahn mostra que a missa não é uma criação aleatória, mas uma celebração bem fundamentada e praticada pelos cristãos ?primitivos? (como se observa na semelhança extraordinária com a descrição de Justino sobre a celebração ainda no primeiro século da Igreja).

Ainda sobre a liturgia, o autor comenta brevemente cada parte da missa afirma que o papel do cristão não é passivo, mas de participação, dizendo que ?Os católicos não apenas ouvem o Evangelho. Na liturgia, nos os ouvimos, vemos, cheiramos e saboreamos.?. Nesse ponto, um dos comentários que mais me chamou a atenção foi a reflexão sobre a fala do padre na celebração, quando diz ?Corações ao alto!?, e a assembleia responde ?O nosso coração está em Deus?, o que afirma o caráter participativo do cristão na missa.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que Scott Hahn se preocupou em relacionar falas e momentos da missa com passagens bíblicas, mostrando como a liturgia católica é bíblica. Assim, foram citadas passagens como ?Eis o Cordeiro de Deus?? (Jo 1, 36), ?Senhor, não sou digno de que entreis em minha morada?? (Mt 8, 8), a oferta de Abel (Gn 4, 3-4), o sacrifício de Abraão (Gn 22) e de Melquisedec (Gn 14, 18-20 e Hb 7, 1-7); além das várias simbologias presentes do livro do Apocalipse (Glória, Santo, altar, sinal da cruz, candelabros etc) que também se encontram na missa.

Além disso, ao enfatizar a centralidade e importância da Eucaristia ? o Corpo de Cristo ? Hahn traz à reflexão que, mesmo que a homilia não seja boa, mesmo que tenham crianças chorando, que pessoas cantem desafinado, nada disso pode tirar o valor ou estragar a Santa Missa. Afinal, o que há de mais importante que o próprio Senhor que se faz presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade?

Recomendo a leitura para os católicos e recém convertidos que desejam começar a ter uma reflexão mais profunda sobre a missa. Também recomendo a pessoas que desejam começar a ter contato com a fé católica. Uma dica é, na medida em que for lendo o livro, busque na Bíblia as passagens citadas e faça relações.

O livro não se propôs a encerrar o assunto ou fazer uma análise definitiva nesses termos, portanto também não acho que a crítica ao livro deva se basear nessa questão. Ao meu ver, ?O Banquete do Cordeiro? expôs o que se propunha ao nos fazer enxergar o que já está posto pela Igreja: a excelência e a grande importância da missa e da Eucaristia para o católico. De fato, a conclusão que se tem ao ler o livro e viver a missa é que, sim, a missa é como um Paraíso na Terra.

David.Júnior 08/01/2022

O banquete está pronto
"O céu foi desvelado para nós, pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, agora. A comunhão para a qual Deus nos criou é agora. O céu toca a terra e espera você, agora. Jesus Cristo em pessoa lhe diz: " Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo" A porta se abre agora para o banquete das núpcias do Cordeiro."

Marcelo 17/05/2022

Jesus nosso pão da vita eterna.
Livro fantástico, ele nos mostra a verdadeira função da missa,como devemos sentir Jesus presente. Ir à missa é ir para o céu. Viva Cristo Rei. Nosso Salvador.

Letícia 18/04/2023

A missa é o céu na terra
O livro é dividido em três partes: o sacramento da Eucaristia, o Apocalipse, e a Missa. Devo dizer antes de tudo que esclareceu-me mais quanto ao livro de João que aos mistérios do Santíssimo Sacramento. Pois bem, falarei dos pontos que mais me chamaram a atenção.

Primeiro, a extensa quantidade de sinais apontados no Antigo Testamento. É quase como se Deus nos desse um spoiler do que iria acontecer. Bem, na verdade foi exatamente isso. Desde Abraão, passando por toda a história do povo judeu e por todos os reis e profetas, o povo escolhido esperava pelo Messias. Isso torna bem mais grave o pecado cometido pelos sacerdotes de Jerusalém que condenaram-o: quando viram os prodígios e Lázaro vivo, recusaram tudo com pura malícia. Assim, quando Jesus morreu, verdadeiro Sacrifício e Sacerdote, na Velha Jerusalém que sacrificava meio milhão de cordeiros todas as Páscoas, o véu do templo se rasgou, e pudemos ver o lugar que era chamado de Santo dos Santos, ou seja, onde estava Deus. O plano de salvação estava consumado, e podíamos ver de novo o nosso Criador.

Naquela cidade, com a instituição da Eucaristia e a vinda do Espirito Santo no monte Sião, criou-se a Igreja, a Nova Jerusalém. Uma geração depois, os romanos invadiram-a e o templo foi destruído. Romperam-se os selos do livro, e são testemunhas a antiga lei e as profecias. Aqueles que fugiram para a montanha de Sião sem olhar para trás, no entanto, viveram, e sob a mão de Pedro o fazem até hoje.

Quanto ao Apocalipse, é menos estranho e assustador se você for católico. Uma mulher revestida de sol, coroada de estrelas e com a lua sob os pés? É Maria Santíssima, a Nova Arca da Aliança que carregou nosso Salvador, Rei, Lei e Alimento. E onde encontramos sacerdotes paramentados, incenso e cantos de louvores? Pois bem, já lhe contei a resposta. Assim, na interpretação do autor, que é um resgate do que falavam os Padres da Igreja primitiva, a liturgia celeste da Nova Jerusalém já é vivida aqui, em cada missa. Em cada magnífica catedral ou pequena capela, louvamos nosso Deus com miríades de Anjos e centenas de Santos. Derramamos nosso sangue junto aos mártires e participamos da família de Deus, que é um Sacrifício Eterno de Amor. O Apocalipse, em linguagem simbólica, é apenas o desvelamento de tudo isso.

Pois, se lermos o último livro das Sagradas Escrituras, conheceremos o final da história: não importa o quanto o mal trabalhe, ele perde. A Glória do Senhor é infinitamente maior. E Ele mostra-se, já hoje, com toda esta Glória, e nem uma gota a menos, na Santa Eucaristia, em cada paróquia do mundo. É boa nova esta conclusão: o dia da vitória é hoje!

Vanessa.Mano 10/08/2023

Explorar a missa com tanta espiritualidade e profundidade traz a certeza sobre a religião que decidi escolher.

Direto e claro, o autor explica a missa para quem precisa entendê-la em sua totalidade.

Vanessa.Araujo 08/08/2023

O banquete
Neste livro, o Dr. Scott Hahn mostra-nos toda a beleza e profundidade da Santa Missa. Um ex-protestante calvinista, doutor em Sagrada Escritura e especialista em Apocalipse, explica a Santa Missa à luz da Revelação de São João

Rhamon.Paganoti 01/08/2023

A missa é o céu na terra
O livro é excelente para nos ajudar a entender mais sobre o que é a missa e o seu sentido, especialmente ao analisarmos o livro do apocalipse.

Ioneide 25/10/2023

Simplesmente maravilhoso
Leva-nos a perceber o quanto é importante e incrível o valor da Santa Missa. Explicações com linguagem acessível nos faz ver que Deus nos faz viver o céu aqui na terra através do ritual da Santa Missa. Por essas leituras e tantas outras que amo ser católica. Agradeço a Deus por isso.

Milena Alves 23/11/2020

Como católica, gostei muito ter a visão de uma pessoa de fora que se apaixona pelo que eu tive a vida inteira. Isso me fez valorizar mais a igreja católica.

Viih.Bispo 30/05/2023

Não é ruim, mas também não é o que eu esperava... no entanto, aprendi muitas coisas com ele, então foi uma leitura válida!

Rodrigo837 17/05/2023

Depois desse livro você verá missa de outra madeira.
Um livro que recomendo bastante para compreensão da santa missa,uma nas melhores explicações teológica e histórica ,tanto do antigo como do novo testamento.

Bela 14/02/2022

O Banquete do Cordeiro
Perfeito para quem deseja entender mais sobre a Santa Missa.
Faz também um paralelo sobre como vivê-la nos tempos atuais.
Necessário para qualquer católico.

Lucas.Costa 26/10/2023

Todo católico deveria ler
Livro rico e maravilhoso. Explica conceitos complexos com uma didática incrível.
Em especial o porque de Cristo ser chamado de cordeiro.

Wedson 07/05/2020

"A comunhão para a qual Deus nos criou é agora."
É um livro fundamental a todos os católicos, pois expõe de forma brilhante a ligação da liturgia terrestre na Santa Missa com a liturgia celeste na visão do livro do Apocalipse de São João. Livro muito rico em referências que enriquecem a caminhada e nos dá uma percepção para aquilo que conhecemos, mas podemos passar a ver a partir do livro, com outros olhos, olhos da fé que enxerguem o sobrenatural de Deus.

Jessica Barbosa 05/02/2020

null
Se você tem interesse em saber mais sobre a história da igreja ou dos efeitos dela, precisa ler.
Leitura obrigatória para aqueles que querem estender mais sobre a missa ou ter uma visão profunda do que ela é

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6