Nossas Horas Felizes

Nossas Horas Felizes Gong Ji-Young

Resenhas - Nossas Horas Felizes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcia 19/08/2022

Minhas impressões sobre o livro
"Nossas horas felizes" é o título desse livro incrível da escritora coreana Gong Ji-Young. Uma viagem a Coréia do Sul que me ensinou e emocionou muito.
Terminei a leitura e ainda fiquei um bom tempo pensativa. É um livro maravilhoso, porém, a história é forte, emociona e nos apresenta vidas muito difíceis. Dá para entender? Só lendo!
Já pensaram sobre a pena de morte? E já estiveram em contato com alguém que está no "corredor da morte"? Nessa história vamos conhecer junto com Yujeong (que é a protagonista) Yunsu, um criminoso agressivo que "não parece arrependido pelo seu crime".
Yujeong, é uma moça muito bonita, rica, bem formada e problemática. Tentou suicídio 3 vezes, abusa do álcool e já usou drogas.
O livro começa quando ela está no hospital se recuperando da terceira tentativa de suicídio.
Amigos, esse livro aborda temas importantíssimos e nos convida a olhar por ângulos diferentes.
Suicídio, corrupção, pena de morte, abandono, fome, frio, assassinatos, luto, amizade, empatia...
Como sempre rotulamos pessoas e muitas vezes a desprezamos sem nem nos darmos o trabalho de conhece-las, de entender o que levou a essa situação.
Yujeong, aceitando convite de sua tia freira a visitar semanalmente um preso - Yunsu- que está no corredor da morte, vai descobrir um mundo muito diferente e que ela jamais imaginou existir.
" Desses encontros semanais, apenas algumas horas, as quintas-feiras, surge uma conexão inesperada entre eles que gradualmente despertará nos dois a vontade de viver."
Há muito aprendizado com a história de vida desses dois. Que livro!!
Deixo aqui minha sugestão de leitura.
Valeu

Eduarda 17/08/2022

Eu acho que não sou a mesma depois de ler esse livro
Eu acho que demorei um pouco pra terminar a leitura pq sou um pouco sensível com o assunto, tinha que parar de ler tomar um ar kkkk
Mas é o tipo de livro que te prende e que faz você ter empatia pelos personagens
Você passa a pensar como é a vida das pessoas que estão presas e como é o difícil pra elas
Impossível não se comover com a história dos personagens
Amei amei amei a indicação
Eterna gratidão salminha
LEIAM
SalmaC 17/08/2022minha estante
aaaaaaaa??? fico feliz que gostou, minha linda ?

Vivi 04/08/2022

O amor.
Nos mostra o quanto o amor verdadeiro pode transformar as pessoas. Mesmo em uma situação tão desafiadora, onde não há como mudar o destino, o amor ensinou o quanto vale a pena amar, respeitar e se doar ao próximo. Sem pretensão. Apenas por amar.

Ricardo Santos 24/07/2022

Entre a vida e a morte
A autora coreana Gong Ji-Young conseguiu a proeza de escrever uma história sobre amor, compaixão e altruísmo fugindo de clichês, do sentimentalismo barato. O livro é uma poderosa reflexão sobre a finitude das coisas. É uma carta pungente contra a pena de morte. O catolicismo representado no romance é mostrado com nuances, focado mais na fé das pessoas do que na instituição, na burocracia dessa fé. É, ao mesmo tempo, uma visão crítica e calorosa daqueles que utilizam sua crença a fim de entender o mundo e os outros, para tentar tornar-se e torná-los melhor. Por meio de personagens bastante falhos, a autora consegue impactar os leitores com uma visão sincera, e até mesmo crua, do ser humano, mas ainda assim mostrando possibilidades de esperança. O rigor da prosa, numa competente tradução de Maryanne Linz, mesmo que indireta, da edição em inglês, convence-nos a devorar o livro como um suspense lento e tenso. .

Gabi.Resende 07/06/2022

de cortar o coração
Eu ganhei de Natal a assinatura anual do Clube de Romance da Carina (Rissi, no caso) e acabei recebendo, na primeira, um livro que eu já tinha, então troquei por Nossas Horas Felizes. Não dei nada por ele, achei que seria um romance normal. Peguei só porque a autora é coreana.
Mas quando ele chegou em casa, alguma coisa me dizia: "Pega. Lê ele agora. Pula todos sete livros que você começou e não terminou e lê ele."
Eu levei três dias para começar ele de fato (dormia na segunda página). Mas quando a leitura engatou, eu não conseguia largar ele de forma alguma.
A história intercala duas linhas do tempo: a infância de Yunsu, condenado à pena de morte, e a história de Yujeong, que passa pela terceira tentativa de suicídio.
Com uma mãe completamente insensível (e instável) e se descobrindo igualmente arrogante e egoísta, Yujeong tem uma escolha: ser internada em uma clínica psiquiátrica, onde seu tio cuidaria dela (e ele só fala que ela deveria chorar mais) OU ir, uma vez por semana durante um mês, visitar os prisioneiros do corredor da morte com sua tia Monica, uma freira.
Conforme o tempo vai passando e por eles não poderem conversar sobre o caso de Yunsu, ele e Yujeong passam a se conhecer melhor. Ele percebe que ela é a idol favorita do seu irmãozinho e ela percebe que talvez ele não seja tão culpado assim.
Ambos anseiam pelas visitas semanais e, aos poucos, vemos ambos desenvolverem sentimentos especiais um pelo outro, mesmo sabendo que a condenação de Yunsu poderia vir no dia seguinte.
O livro não fala só sobre duas pessoas se apaixonando ou sobre a pena de morte na Coréia. Ele fala sobre autoconhecimento, sobre entender quem você é e sobre perceber o quanto as suas atitudes atingem os outros (ou deixam de atingir).
A construção da personagem principal é absurdamente fantástica e a história do protagonista é dilacerante.

Priscila322 10/04/2022

E de "Felizes" só tem o nome
Saber o final de uma história não impede o sofrimento que ela nos traz quando começamos a ler o livro nossas horas felizes somos apresentados no primeiro capítulo sobre o fim iminente de Yunsu mas ao sermos apresentados a vida dos 2 personagens vemos crescer em nós uma empatia que torna difícil aceitar o fim já conhecido.

Este livro é mais do que a história de um condenado e de uma garota aqui já tentou diversas vezes o suicídio ele trata sobre a construção dilacerada que duas crianças tiveram em sua vida.

Ao ver tudo que Yunsu sofreu não temos como não nos perguntar se ele é realmente cupado ou a vítima de tudo isso.

Sensacional, espetacular, sem palavras à muito não chorava tanto ao ler um livro, lindo, simplesmente uma história muito linda de acompanhar.

Felipe Augusto 09/04/2022

Pesado
Uma história bem pesada, com reflexões sobre o bem e o mal podem ser bem diferentes dependendo do ponto de vista.

Lolo 28/03/2022

Esse livro me destruiu, nunca chorei tanto igual chorei nesse livro scrr.
Ele trata de assuntos bem importantes, como a sociedade é hipócrita, que cada pessoa tem suas cicatrizes mais profundas.

O melhor foi eu achando que o yunsu ia sobreviver mesmo que o livro ja comece falando que ele se foi.

Cada vez que o Yunsu contava a história de vida dele eu chorava, a protagonista só sofre, mas enfim esse livro me deixou com depressão por uma semana.

Bárbara X. P. 02/03/2022

Um livro maravilhoso, que todo mundo deveria ler e sentir
Simplesmente, um dos meus favoritos. Eu o conheci através da adaptação em mangá, então comprei e li a edição em inglês (pois não havia um em português ainda) e, quando foi lançado aqui, adquiri, li e reli. E eis a cópia da parte mais importante da minha resenha que estava na página da versão em inglês (AGORA VAI):

Duas pessoas completamente diferentes, mas tão iguais. Grandes feridas e mágoas, mas tanta ânsia por carinho e amor. E um lugar inacreditável, onde o calor parece evitar.
Contrariando todos os clichês, Gong Ji-Young nos apresenta um lugar diferente, uma situação diferente, vidas diferentes, pessoas diferentes, conversas diferentes... em suma, uma história diferente. Ela é repleta de verdades, de realidades, mas daquelas que muitas vezes não notamos, e também de dádivas que são difíceis de se reconhecer, mas tão gritantes.
Yunsu e Yujeong eram pessoas, aparentemente, completamente diferentes uma do outra. Ele, alguém pobre, miserável, mau, que nem merecia misericórdia, somente mais uma escória da sociedade, o qual, pelo menos, havia recebido o lacre vermelho da aguardada morte. Ela, alguém que tinha tudo, fama, dinheiro, boa família, irmãos bem sucedidos, um emprego estável e estudo. Mas, como disse antes, tudo isso era "aparentemente", o superficial, porque o verdadeiro... ah, esse só foi descoberto com conversas verdadeiras, sacrifícios, dor e amor.
Será que, à beira da morte, você pode encontrar o que sempre procurou, mas não sabia?
Eu chorei muito nesse livro. Meu coração se transborda de emoção assim que me lembro dessa história. Se eu tivesse que anotar todas, mas todas mesmo, frases que gostei, acabaria tendo que escrever quase que o livro inteiro. Cada página é um presente feito com sentimento, dor, carinho, compreensão, reflexão e muito amor.
E eu digo que, mesmo na maior escuridão, a luz chega. No frio, o calor transborda. Mesmo que sejam com palavras e um mero toque de mãos. Pois, a partir do momento em que dois corações são conectados, é criada uma "hora feliz", tão aguardada, independente do dia da semana e do horário.
Realmente, é uma pena que este livro não seja popular por aqui. Também é igualmente uma pena que muitos não se interessem pelo que é lá da Ásia... É falta de conhecimento... Se lembrem: lá também tem humanos, como nós, e eles também sentem, sofrem, amam e refletem. Ah, e sim, fazem ótimas estórias/histórias!
Apesar de vários aspectos bem diferentes do mangá, amo os dois e choro muito com ambos, porque penso em quão significativa pode ser a vida e em quantas pessoas significativas existem e não reparamos!
Marciele 04/03/2022minha estante
Sério que tem adaptação em manga? Qual o nome?

Meumra 24/02/2022

Nossas horas felizes...
Esse livro era importante para mim, só pelo fato da minha antiga psicóloga ter me presenteado com ele. Na época eu pensei que era um incentivo, já que gosto muito de escrever, e sou boa no que faço, naquela época eu queria desistir da escrita, das minhas histórias e tudo mais. Ela disse que eu tinha um dom, que deveria continuar escrevendo e que eu e minhas obras lembravam um pouco a essa autora. Eu confesso que demorei para ler, mas acho que agora eu entendo ainda mais do que pensei do que ela queria me dizer, é muito mais do que um incentivo, é uma lição.

Me peguei pensando o quão parecida com a protagonista eu era, como os pensamentos dela, era tão próximos aos meus pensamentos. Com ela e agora com essa leitura eu aprendi como a vida é preciosa, aprendi como é importante viver um dia como se fosse o último, como se fosse nossa última primavera ou outono....e mais, como é importante dizer o que está sentindo, dizer que ama alguém nunca lhe tornaria mais fraco, e sim mais forte e rico de bons sentimentos. O poder do perdão, de não só aos outros como a si mesmo.

A obra é surpreendente, e eu estou completamente apaixonada e em prantos.

vivovini 17/02/2022

Nossas Horas Felizes
Devo começar dizendo que esse livro já se tornou importante para mim quando me tirou de um bloqueio literário de dois anos.
Quando comecei a ler achava que ia ser só mais um livro bom, mas ele é mais que isso. O tanto de ensinamentos que ele trás é impressionante e ele trata de assuntos "polêmicos" e que deveriam ser discutidos mais pela sociedade.
Suicídio é tabu, pena de morte é tabu, morte é tabu. Mas o jeito que tudo isso é empregado no livro é só lindo.
Trata também de assuntos religiosos e anti-religiosos, abusos sexuais e psicológicos, assasinato, pobreza, perdão e o real significado da vida. Esse livro é muito especial, mas digo que se sua saúde mental não está em dia, não é muito recomendado.
Acho que nunca tinha chorado tanto na vida lendo algo, e me identifiquei com diversos aspectos e sinto que posso levar esse livro pra sempre.

No início do ano passado eu perdi meus avós e a dor daquela perda parecia inexplicável e simplesmente incurável. Ao longo do ano eu consegui melhorar. Mas esse livro me levou de volta para aquele momento e eu tive a oportunidade de reavaliar o que sentia e compreender minha dor.
Não me senti sozinha.

Talvez pelo fato de que estou muito emotiva e eufórica com a perfeição desse livro, dei cinco estrelas. Mas pretendo relê-lo num futuro próximo e voltar aqui para ver se minhas críticas amadureceram.
vivovini 13/07/2023minha estante
simplesmente meu livro favorito hoje em dia ??

poly 16/02/2022

Dor. Choro. Sofrimento. & mais dor.
Como falar sobre esse livro sem chorar? Não sei.
E como tentar colocar em palavras tudo o que eu senti lendo? Também não sei.
Nossas Horas Felizes foi um livro que comecei a ler sem pretensão alguma. Vi em um dorama e pensei: ok, vamos ver. E de repente estava perdida na história e apegada aos personagens de uma forma que nunca tinha acontecido antes.
Li em 24 horas (o que pra mim é tipo: milagre) e ainda não superei.
O livro contem muitos gatilhos (mesmo) mas a linguagem é simples e a leitura tão fluida que eu não consegui parar até chegar no final.
Tive algumas pausas para respirar e uma para morrer de chorar, mas no geral eu só queria chegar no fim para saber como que iria terminar.
Um dos melhores livros que li na minha vida :(

peixonauta 30/01/2022

amei o livro, chorei igual uma condenada, porém se tivesse acabado na "anotação azul 18" eu acharia um final melhor, mas continua sendo uma ótima obra.

Ali 27/01/2022

Triste
Duas palavras resumem o livro: triste e profundo. O tanto que me abalei com esse livro não tá escrito. Não é uma leitura pra qualquer pessoa, é pesada e tem vários gatilhos.

Milena 06/01/2022

Nossas horas felizes
O encontro entre pessoas atormentadas pela dor, a culpa, a tragédia e a violência, que desistiram do direito de viver e por força do acaso ( vulgo, Tia Mônica), são levadas a repensar a maneira como encaram a vida e, consequentemente, a morte.
Pesado, ainda assim, tocante!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6