Morte Lenta

Morte Lenta Matthew FitzSimmons

Resenhas - Morte Lenta

Lina DC 16/04/2017

"Morte Lenta" é o primeiro livro da série Gibson Vaughn, nome do protagonista. O livro é dividido em Parte I - Virgínia, Parte II - Somerset e Parte III- Geórgia e narrado em terceira pessoa.
A sinopse explica bem a premissa da história, que gira ao redor de Suzanne, uma jovem de 14 anos que desapareceu sem deixar vestígios. Completando quase uma década desde o seu sumiço, a mídia está em polvorosa e volta a passar na televisão o vídeo do último momento em que Suzanne foi vista: comprando algumas besteiras em um posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. Tal vídeo deixou a polícia e os federais malucos, pois graças a esse vídeo, fica evidente que Suzanne não foi sequestrada e sim que fugiu de casa. A questão é: por que Suzanne tornou-se um ícone e sua história é tão explorada? A resposta é cruel, mas simples: Suzanne era uma garotinha branca de família rica, e seu pai era um senador.
Gibson Vaughn é um ex-fuzileiro naval, divorciado e com uma filhinha de seis anos de idade e que atualmente enfrenta dificuldades para conseguir um emprego. Rever o desaparecimento de sua Ursa o deixa transtornado, afinal Gibson e Suzanne cresceram juntos e eram como irmãos. O pai de Gibson era o braço direito do Senador Benjamin Lombard e sendo criado apenas pelo pai, Gibson passava mais tempo na casa do senador do que em sua própria casa.
Quando Gibson era adolescente, em um ato de rebeldia, ele hackeou e divulgou documentos importantes e acabou indo para julgamento. A partir desse momento, seus laços com a família Lombard foram cortados e pouco tempo depois, Suzanne sumiu.
Agora, Gibson é recrutado por George Abe, ex-chefe de segurança do atual Vice Presidente Benjamin Lombard para trabalhar na Abe Consulting, a empresa que ele abriu após se desvincular do pai de Suzanne. O caso: descobrir finalmente o que aconteceu a jovem e ter um desfecho que vem amargurando a vida de muitas pessoas.
A história mescla passado e presente, onde Gibson relembra sua infância, os momentos divididos com Suzanne e até mesmo o seu casamento e divórcio. A perspectiva altera entre os personagens, que vão contando um pouco sobre as suas vidas e ambições.
Gibson é um homem atormentado pelo passado. Não é apenas o desaparecimento de Suzanne (apesar de ser um dos fatores principais), mas também a história de seu próprio pai e suas ações passadas. Todo esse ressentimento guardado torna Gibson um homem prestes a implodir.
Uma dessas perspectivas é a de Benjamin Lombard, um homem ambicioso e implacável, que tem como objetivo de vida se tornar o homem mais poderoso do mundo.
Temos também alguns funcionários de Abe, Jenn Charles, uma mulher que foi do exército e da CIA e que sofreu um episódio traumático, seu parceiro Dan Hendricks, um ex-policial que está sempre resmungando e Mike Rilling, diretor de tecnologia da informação da empresa, além do próprio Abe. Cada um desses personagens contribui muito com a construção do enredo, pois exibem seus próprios tormentos e arrependimentos.
A trama é espetacular, pois envolve não apenas o desaparecimento de uma jovem, mas também um complexo enredo político, repleto de reviravoltas e traições e aborda temas polêmicos da sociedade.
O destaque do livro é Suzanne, que mesmo sendo apresentada aos leitores através das perspectivas de outros personagens, é uma jovem que surpreende a todos por sua força interior.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.

"Feita a partir de uma câmera localizada atrás da caixa registradora, a sequência mostrava o interior do infame posto de gasolina em Breezewood, na Pensilvânia. O vídeo causava tanto impacto nas pessoas porque poderia ser uma cena comum ocorrida em qualquer lugar ou cidade, e com a sua filha. Em sua totalidade, a silenciosa sequência do vídeo de segurança era uma melancólica homenagem à mais importante garota desaparecida dos Estados Unidos - Suzanne Lombard." (p. 09)
Orlando 30/04/2017minha estante
achei ótimo o livro... prende a gente do começo ao fim

livrosepixels 17/04/2017

Um intrincada rede de conspiração
Esse livro foi uma leituras que demorou muito para ser concluída, porém, que manteve o tempo todo a história atrativa e nem um pouco cansativa. São apenas 320 páginas, mas a riqueza de detalhes, descrições e envolvimento dos capítulos fazerem parecer um livro de 500.

Para um livro de estreia, Matthew começou muito bem. A trama criada por ele é uma das mais ricas com qual eu já tive contato. Além de misturar dois assuntos que gosto muito – conspiração política e hackers -, o autor também se preocupou em apresentar personagens cativantes e com muita história para contar, sem esquecer de tocar em temas críticos e sérios.

Esse foi inclusive um dos motivos que fizeram com que eu lesse o livro mais devagar. Há muitos detalhes sendo apresentados, descrições sobre ambientes e muitas vezes haviam duas ou três páginas só falando sobre como determinado personagem era no passado. Porém, o que mais gostei foi exatamente esse “excesso” de informações, pois dessa forma, a história se tornou muito mais crível e também, muito mais interessante. Gosto muito de quando os personagens são bem explorados, respondendo já antecipadamente as perguntas que poderíamos fazer durante a história e que certamente atrapalharia a absorção da trama. Desconfio muito de histórias onde personagens simplesmente chegam sabendo de tudo, sem a gente os conhecer melhor.

“Você não pode deixar que o passado controle seus passos.”

Gibson Vaughn é um personagem com alta explicação. São páginas e páginas que contam o passado do protagonista e que nos convencem de como ele é atualmente. Desde muito jovem Gibson já invadia e hackeava sistemas do governo. Seu nome é uma lenda no mundo da internet até os dias atuais, porém seu sonho acabou quando foi preso. O motivo fora que ele descobrira um esquema de corrupção envolvendo o atual vice-presidente dos Estados Unidos, Benjamin Lombard, na época ainda senador, e seu pai, Duke Vaughn, assessor de Lombard. Esse fato foi também um dos motivos pelo qual ele nunca mais teve uma boa relação com o pai, e após a morte dele, ficava se culpando pelo ocorrido.

Gibson não é uma pessoa qualquer. Sua longa jornada de altos e baixos pela vida lhe deram grandes lições, desde como se manter anônimo na internet até como ser uma pessoa normal fora dela. Hoje ele é um pai de família atencioso, humilde, e que, apesar de ser separado da esposa, sempre faz de tudo que pode para manter o bem-estar dela e de sua filha, Ellie. Porém, Gibson também nunca deixou de ser um hacker inteligente e audacioso. Ainda que não mexa mais com isso, nutre uma grande paixão por hackear sistemas e descobrir falhas de segurança na rede.

Ainda que Vaughn seja um ótimo personagem e conduza a maior parte da trama, eu gostei muito mais da Charles. Charles é uma mulher silenciosa, ambiciosa e muito, mas muito esperta. Está sempre um passo à frente dos demais, e seu conhecimento técnico em computação, armamento e logística de guerra me despertaram grande admiração. Ela não se deixa intimidar, toma as suas próprias decisões e não passa nem perto do clichê de personagem indefesa. Há vários momentos inclusive, que é ela quem conduz a narrativa, apresenta as soluções e salva a vida dos rapazes.

“A verdade era simples: na história humana, de que outra maneira alguém conseguiria se tornar, sem derramamento de sangue, a pessoa mais poderosa do mundo?”

A trama criada por Mattew é envolvente, e a cada capítulos vamos descobrindo mais detalhes sobre as novas pistas que podem levar ao paredeiro de Suzanne Lombard e também sobre quem pode estar envolvido no seu desaparecimento. Inclusive, ouve dois grandes momentos em que o livro me surpreendeu muito. A primeira grande surpresa foi na segunda metade do livro, quando Gibson está chegando cada vez mais perto das pistas certas e, inesperadamente, um contato em particular o fará mudar tudo o que sabia sobre o desaparecimento de Suzanne. Já o segundo grande momento é mais próximo ao final do livro, quando vamos ter uma reviravolta e novamente vamos ter de repensar o que sabemos da história toda e, principalmente, do que sabemos de alguns personagens.

A história de Morte Lenta, entretanto, não é apenas sobre conspiração política e/ou sobre o desaparecimento da garota. Ele fala discretamente de dois assuntos muito importantes. Um deles não posso mencionar pois se tornará evidente no final da história. O outro, entretanto, é sobre a pedofilia. Esse é um assunto bastante delicado, mas importante, pois afinal, é uma realidade. Pela internet, qualquer um pode ter o rosto, a nacionalidade e a idade que quiser. Uma criança, em sua inocência, não sabe se quem está do outro lado é quem diz ser, e muitas vezes, acaba acreditando. E em sua grande maioria, do outro lado da tela há pedófilos assediando crianças, marcando encontro com elas e tudo mais.

No livro, em uma parte inclusive, haverá um relato de como um grupo de pedófilos usava a deep web para trocar imagens, vídeos e até mesmo encontrar crianças para praticar os seus atos libidinosos. Infelizmente sabemos que no mundo real isso acontece. Só para citar um exemplo do quão real é esse assunto, uma pesquisa feita alguns anos atrás apresentou que 76% dos pedófilos do mundo todo estão no Brasil. Acredito que a intenção do autor ao expor esses temas é mostrar a gravidade do assunto e conscientizar o leitor de que precisamos ficar atentos com quem as crianças andam conversando pela internet, e acima de tudo, identificar possíveis sinais de investidas desses criminosos.

“A Esperança é um câncer. E o resultado? Das duas, uma: ou você nunca descobre a verdade e durante o processo é corroído por dentro até não restar mais nada. Ou ainda pior: você descobre e acaba atravessando o para-brisa a noventa por hora, porque a esperança lhe garantiu que você podia dirigir sem sinto de segurança.”

Um dos pequenos motivos que me fizeram não dar cinco estrelas ao livro é que, quando cheguei ao fim, ainda senti que algumas pontas ficaram soltas. Há dois ou três personagens que ficaram sem explicação do que aconteceu com eles, se morreram, se viveram, enfim, não ficou claro onde foram parar. Pode ser que tenha ficado em aberto de propósito mesmo ou, quem sabe, venha a ser explicado no segundo livro do autor, que ainda não tem previsão por aqui. Não são detalhes que impactam de forma grandiosa o livro, mas para mim, uma ou duas frases já seriam o suficiente para deixar a trama completa, fechadinha, sem espaço para questionamentos.

A edição física do livro está muito linda, a capa é metalizada e há efeitos de luz que tornam o livro muito belo. Dentro dele também, em cada capítulo há uma espécie de gotas de tinta salpicada, como se algo tivesse espirrado sobre as folhas. O papel é amarelado e mais grosso do que o comum, mas bastante macio. Único detalhe que já não gostei logo de cara foi em relação ao tamanho da fonte, que está menor do que o convencional. Fora isso, é um trabalho muito bem feito.

Morte Lenta me surpreendeu e já estou ansioso para conhecer o novo livro do autor, que decidiu escrever mais livros com o personagem Gibson, tornando-o em uma série. Só posso dizer que fiquei muito contente com a grandiosidade e riqueza de detalhes da história e que certamente vai conquistar muitos fãs de suspense policial, conspirações políticas e, principalmente, para todos que gostem de aventuras envolvendo hackers.

site: http://resenhandosonhos.com/morte-lenta-matthew-fitzsimmons/
Pati 17/04/2017minha estante
Parece ser muito bom! Se for trocar por favor me avise! bjus

Soukokinho 03/03/2023

Bota lenta nisso
Foi uma tortura ler esse livro até o final. Muita informação desnecessária que você não quer saber e as partes importantes e interessantes foram mal contadas.

Eu só li até o final porque paguei pelo livro, mas, meu deus, que leitura chata!
Jaque - Achei o Livro 02/07/2023minha estante
Bom saber!

Estefani.Paula 14/03/2020

Muito bom, só não recebeu as 5 estrelinhas porque alguns pontos me incomodaram.
Ótima trama, bons personagens, bom mistério, e não posso negar que um livro de Tolkien ter parte na trama me deixou um pouco biased, mas sem dúvidas vale a pena a leitura, eu fiquei curiosa e instigada o tempo todo que estive com o livro.
Lilly 18/11/2020minha estante
No final teve uma contradição, quando o peesonagem pergunta a aquela senhora se o pai dele procurou a personagem X e ela disse que sim como se o pai dele já não se trabalhava mais para fulano, e o personagem estava preso.

Karini.Couto 17/04/2017

Primeiro livro de uma série, "Morte Lenta" tem como protagonista Gibson Vaughn, um ex-fuzileiro naval que tem um passado conturbado. Gibson é um hacker, um homem com habilidades preciosas que foram bem apreciadas pelo governo, mas que atualmente encontra dificuldade em conseguir um emprego. Tudo isso porque quando era adolescente ele invadiu uma rede privada e divulgou documentos secretos do senador Benjamin Lombard. Vamos dizer que Lombard é um homem rancoroso, que utiliza agora sua posição de Vice Presidente do país para prejudicar Gibson.

“Você não pode deixar que o passado controle seus passos.”

Mas isso não é tudo. Gibson e Lombard tem uma longa história juntos. O pai de Gibson era o braço direito de Lombard quando esse era Senador, quase dez anos atrás. Como a mãe do protagonista faleceu precocemente, a sua criação dependia totalmente de seu pai, que mais vivia na casa de Lombard do que na sua própria.

Foi dessa maneira que Gibson e Suzanne se conheceram. Desde pequenos, os dois cresceram como irmãos e estavam sempre juntos. Suzanne era uma garota meiga e carinhosa que idolatrava Gibson. Até que Gibson usa suas habilidades contra Lombard e é afastado de sua melhor amiga. Pouco tempo depois desse fato, Suzanne desaparece. Seu desaparecimento torna-se a história nacional, a garotinha de 14 anos de idade, filha de um senador, que foi tirada de casa. Mas quando um vídeo de um posto de gasolina mostra Suzanne sozinha fazendo compras, fica claro que não se trata de um sequestro e sim que a jovem fugiu de livre e espontânea vontade. E o grande que deixa todos intrigados é a motivação da garota para fugir de uma vida boa e confortável.

Atualmente, o aniversário de dez anos do desaparecimento está chegando e Gibson é contratado por George Abe para ajudá-lo a finalmente descobrir o que aconteceu com Suzanne. Abe, assim como Gibson, tem uma história pessoal com Lombardi e o protagonista não sabe as reais motivações de seu novo chefe para investigar esse caso.

Integrando a equipe de Abe, temos Jenn Charles, ex-militar e agente da CIA que sofreu uma terrível violência por parte de seus próprios colegas e Dan Hendricks, ex-policial e atual parceiro de Jenn. Os dois são os principais personagens que vão integrar a trama junto com Abe e Gibson nesse núcleo investigativo.

Em paralelo, temos a visão do Vice Presidente, Benjamin Lombard e suas maquinações para alcançar a presidência. Em uma complexa rede de intrigas políticas, esse primeiro livro da série promete muita ação, reviravoltas e um final eletrizante!

site: http://www.mixliterario.com/

Nath 15/07/2017

Resenha do blog Pobre Leitora
Suzanne, filha do senador e agora vice-presidente Benjamin Lombard, desapareceu 10 anos atrás e ninguém sabe o que aconteceu. O caso foi revisado inúmeras vezes nos últimos anos e a impressa não consegue largar o fato. Gibson Vaughn, um amigo da família e que tinha Suzanne como uma irmã, não aguenta mais esse enfoque no caso mesmo depois de tanto tempo, é doloroso continuar sem saber o que aconteceu com sua Ursa. Agora, no décimo aniversário do desaparecimento, George Abe, o antigo chefe de segurança do vice-presidente surge com uma proposta para Gibson: achar Suzanne.

Usando tudo o que aprendeu como hacker e seu poderoso instinto, Gibson se unirá a equipe de George para seguir os rastros deixados pela garota e as novas pistas que surgiram recentemente, aparentemente deixadas por seu sequestrador.
A esperança machuca e pode tudo ser em vão, mas e se Suzanne ainda estiver viva? Gibson precisa descobrir para se sentir bem outra vez.

Morte Lenta é um livro de suspense com todas as características necessárias para ser uma história instigante e proporcionar a diversão que procuramos na leitura. A escrita de Matthew é ágil e as páginas vão sendo viradas sem o leitor notar, mesmo que num primeiro momento o tamanho do livro ou da fonte um pouco menor assustem. É impossível não se sentir atraído com todo o mistério ao redor do desaparecimento de Suzanne, e o autor consegue segurar muito bem o leitor ao dar pequenas dicas ao longo da história.

[...]

A edição da Faro Editorial está impecável como sempre. Revisão ótima, boa qualidade no material do livro e uma capa com detalhes lindos. Nunca tenho o que reclamar quanto a isso.

Adoraria ler outros livros com o Gibson e espero que o autor não demore a escrever mais histórias. É um livro muito recomendado para todos os fãs do gênero e quem quer se aventurar.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO LINK

site: https://pobreleitora.blogspot.com.br/2017/07/resenha-morte-lenta-matthew-fitzsimmons.html

Orlando 28/07/2017

O Livro É | Morte Lenta, de Matthew FitzSimmons
Anote dois nomes aí na sua agenda: Matthew FitzSimmons e Gibson Vaughn, o primeiro é o autor que criou o segundo para ser protagonista de seu livro de estreia intitulado Morte Lenta, um thriller de ação e investigação envolvente, dinâmico que flerta com diversos outros gêneros da literatura de ação.

Durante a leitura de Morte Lenta (The Short Drop no original) não foram poucas as ocasiões que me remeteram a nomes como Tom Clancy, Michael Chrichton, John Le Carré e Robin Cook no que tange aos métodos de construção de uma narrativa ágil, dinâmica, com muitos focos, tramas e conspirações ocultas sendo desveladas ao leitor ao mesmo tempo que revelações de impacto vão ocorrendo junto com ação, tiroteios e traições.

Diferentemente de seus precursores e outros autores de thrillers investigativos-conspirativos, o que não significa que sua narrativa seja menos lenta, é que FitzSimmons dá bastante espaço para o drama pessoal de seus personagens.

Aqui há sentimento e emoção, bem como personagens falhos no amplo sentido: seu protagonista, o harcker e ex-mariner Gibson Vaughn não é, por exemplo, um infalível agente secreto capaz de derrotar um exército utilizando apenas uma pistola com pente de 12 balas.
Muito pelo contrário, Gibson Vaughn não é nem um pouco romantizado, nem suas ações o são, inclusive é bem divertido você notar que o próprio personagem coloca na baila para o leitor essa questão quando, em pensamentos, faz um paralelo entre hackear um computador em dada situação em sua aventura com hackear um computador de segurança máxima em fração de segundos em algum filme blockbuster.

Horas de programação e linhas e linhas de códigos depois é que algum resultado é obtido, ainda assim com inúmeras variáveis no caminho dos personagens que ao longo de Morte Lenta se ferram de várias maneiras possíveis antes de um resultado realmente conclusivo.
Acredito inclusive que esse aspecto humano de Morte Lenta seja um de seus melhores pontos, a relação do que temos no mundo real com o que a obra nos propõe é muito bem construída. Você vê e sente a construção dos personagens ocorrer em conjunto com a evolução da narrativa, seja no processo da memória dos personagens ou em suas atitudes e julgamentos que a história contada no livro lhes impõe.

Morte Lenta | Um mistério de uma década
Suzanne Lombard desapareceu quando tinha 14 anos. Fugiu de casa sem deixar rastros e todos ao longa desses torturantes 10 anos achavam que a garota havia sido sequestrada por um pedófilo e o pior havia acontecido. Alguns poucos sempre nutriram a perspectiva de que Suzanne estaria bem em algum lugar, vivendo feliz e oculta do mundo por motivos que só ela mesma poderia esclarecer.

Suzanne era filha do então senador Benjamim “Ben” Lombard, proeminente político de carreira impecável, atualmente concorrendo nas preliminares de seu partido para ter a chance de se lançar candidato à presidência dos EUA. Poderoso desde seus tempos de senado, Lombard tinha em seu braço direito, Duck Vaughn, pai de Gibson, seu melhor, mais astuto e perspicaz articulador.

Por estar sempre mergulhado no trabalho ao lado de Lombard, Duck Vaughn criou seu filho viajando de lugar para lugar ao lado da comitiva e da família do então senador. Gibson e Suzanne cresceram como irmãos com uma diferença de 4 anos entre eles, com direito a tudo que há de diferente entre um irmão mais velho e sua irmãzinha que o idolatrava.
As memórias de Gibson de sua pequena Ursa, apelido carinho dado a Suazanne por seus abraços apertados e carinhosos, são inúmeras, mas uma delas se cristaliza na memória do hacker: a leitura do emblemático A Sociedade do Anel no Natal de um ano já distante, quando ele tinha onze anos e ela sete.

Mas o destino tratou de levar Suazanne e de destruir a família Vaughn de várias maneiras, todas elas extremamente cruéis.

Por diversos motivos Gibson Vaughn, que atende pelo nickname de BrnChr0me no submundo hacker, decidiu por bem desmascarar Ben Lombard, envolvido até o último fio de cabelo com falcatruas, corrupção, desvios de verbas etc… e Gibson conseguiu, aos 16 anos de idade quase, apenas quase, derrubar o poderoso senador que tinha pela frente um futuro maravilhoso.

Os documentos expostos por Gibson foram mais tarde vasculhados, rastreados e o caminho que eles deixaram levava até seu próprio pai: Duck Vaughn, braço direito e amigo fiel de Ben Lombard.

Nessa ocasião Suazanne ainda estava em casa, seria só mais tarde, quando Gibson já estaria longe que a garota desapareceria, mas antes disso seu pai Duck cometeu suicídio por enforcamento no porão de casa. Gibson foi a julgamento, Lombard não o pouparia de nada. Mas uma opção foi dada ao jovem rebelde: um presídio federal ou se alistar e servir nas forças armadas. Um gole de coca-cola depois a resposta não pôde ser outra: corpo de fuzileiros.

E 10 anos depois Gibson observa o último registro de Suzanne na ocasião de seu desaparecimento. Um vídeo de segurança de um mercadinho de beira de estrada onde a garoto de quatorze anos olha para a câmera utilizando um boné de beisebol, uma mochila da Hello Kitty e desaparece novamente para jamais ser vista outra vez por parentes e amigos.

O chamado vem por uma foto
10 anos depois do mistério que parou o país, uma foto de Suzanne é enviada para George Abe que, no passado, fora por anos chefe de segurança da família Lombard e atualmente no comando da Abe Consulting, uma empresa privada da área de segurança, a foto caiu como uma bomba sobre George e toda sua equipe. Não tardou para que Gibson fosse procurado e sua ajuda solicitada, afinal de contas, se havia alguém que conhecia e se importava com Suzanne esse alguém seria Gibson…

Oras, por que não consultar a família de Suzanne então? George Abe e Ben Lombard encerraram sua parceria em termos nada amigáveis e, apesar de Abe ser um dos responsáveis pela prisão de Gibson e da desgraça de seu pai na investigação sobre fraude contra Lombard, ninguém em parte alguma seria mais interessado e empenhado do que Gibson para solucionar o mistério que rondava aquela nova pista de tantos anos atrás. Nascia uma aliança improvável para trazer à tona o destino final de Suzanne Lombard.

BrnChr0me VS WR8TH
Nas instalações da Abe Consulting tem início a caçada frenética para descobrir a origem da foto e sua veracidade. Ao lado dos profissionais da empresa de George Abe, Gibson Vaughan inicia uma busca por pistas, soluções e ferramentas para sua caçada. A primeira coisa que descobre é que há um vírus embutido na fotografia que, a pesar dos pesares, se mostra perfeitamente autêntica.

O remetente da fotografia se autodenomina WR8TH, um contato com quem Suzanne havia trocado mensagens virtuais pelo programa IRC pouco antes de desaparecer. Até onde se sabia WR8TH conseguiu sair de tudo invisível, até mesmo do FBI, mas por um motivo extremamente obscuro o igualmente obscuro personagem entra em cena 10 anos depois para atormentar os que eram ligados à Suzanne. Sobretudo o lendário hacker BrnChrome*.

Monitorando o fluxo de dados que escapava dos computadores da Abe Consulting, Gibson ao lado de Jenn Charles e Dan Hendricks, dois dos agentes de maior confiança de George em sua empresa, partem para rastrear a possível localização de WR8TH na pequena cidade de Somerset, onde uma verdadeira caçada estilo gato-e-rato tem início.

Invasões de computador, câmeras de vigilância, monitoramentos remotos e a invasão da biblioteca pública da cidade levam o trio de caçadores até um suspeito, a princípio, tem tudo para ser o real culpado, mas as aparências enganam, elas e o modus operandi do suspeito deixam tudo mais obscuro.

*BrnChrome, nickname utilizado por Gibson Vaughan é uma referência à história curta chamada Burning Chrome do escritor William Gibson, um dos criadores do subgênero de Ficção Científica oitentista Cyberpunk. Publicado na revista de Sci-Fi Omni em 1982, é em Burning Chrome que o termo cyberpunk é cunhado pela primeira vez. Seria também o nome do personagem Gibson Vaugham uma referência ao próprio William Gibson?

Porém Gibson Vaughan e seus dois parceiros da Abe Consulting não estão caçando sozinhos… Ben Lombard monitorou de perto as ações de seu ex-empregado e não tardou para que o candidato tomasse providências para que essa estranha e improvável aliança em George Abe e o filho de Duck Vaughan não dê frutos. Seus motivos? Os mais ocultos possível.

Nessa hora o autor sabe bem como prender nossa atenção em sua narrativa. O termo caçada não poderia ser mais adequado e é deste ponto em diante que o ritmo da obra engrena em marcha aceleradíssima. Se o grande número de informações da introdução da trama ainda não havia parecido grande o suficiente para você, quando a busca por WR8TH começa muito mais dados são informados e adicionados no já complexo quadro em torno do desaparecimento de Suzanne; como, por exemplo, o papel de Calista Duplaise, a fada madrinha que alinhavou por anos a carreira política de Ben Lombard que, em forma de agradecimento, convidou a socialite para ser madrinha de Suazanne. Estranhamente a Sra. Duplaise é a grande financiadora da Abe Consulting…

Se por algum motivo o leitor ainda não havia sido fisgado pela agilidade da obra e por seus personagens interessantes, a dinâmica dos acontecimentos nos guiam rápido para uma atmosfera tensa e complexa num ótimo jogo mostra-esconde em que ao mesmo tempo em que algo nos é revelado, outra peça se soma ao quebra-cabeças e seguimos ao lado dos personagens num ritmo que alterna bem entre o frenético e o descritivo com excelente desenvolvimento de personagens e motivações.

Com uma escrita limpa e objetiva, FitzSimmons dispensa firulas na construção de seus tempos, o que precisa ser lembrado do passado é rememorado pelos personagens, o que precisa ser dito é dito e o que precisa ser mostrado é mostrado, claro, o autor é muito bom em deixar ganchos ao final de cada capítulo para nos fisgar e manter dentro da narrativa.
Morte Lenta é uma narrativa bastante imersiva e divertida, dessas que não pretende ser a reinvenção da roda literária, mas sim ser isso que é: um livro instigante, com ação, bons personagens e claro, divertido por tudo isso. Mas não posso deixar de frisar que mesmo sendo, digamos assim, uma obra pop – hackers, sequestros, políticos, conspirações, internet – Morte Lenta é uma obra que tem sensibilidade, que te pega também pela emoção e não só pela ação.

Não são poucas as passagens nas quais é comum criarmos grande empatia por Gibson e sua relação com Suzanne. E como é fácil pensarmos em Suzanne e em seu drama oculto e seu destino desconhecido. É dela que mais a obra extrai forças; por ser uma presença-ausente, Suzanne Lombard e seus anseios, suas dúvidas, seu amor por Gibson, seus segredos que a conhecemos a cada capítulo.

O recurso de ter na obra uma personagem que não vivencia a narrativa é um ponto extremamente positivo de Morte Lenta, pois conhecemos Suzanne pelo que os outros personagens falam e pensam dela, nunca por seus atos diretamente. Você sabe como ela é, você sabe do que ela gosta, você sabe do que ela tem medo, quem ama e odeia, mas você jamais sabe isso por ela e sim pelas impressões daqueles que tiveram sua vida tocada pela personagem…

E isso tem seu Quê de beleza e de crueldade em várias medidas. É pouco provável que ao iniciar sua leitura de Morte Lenta você não mergulhe de cabeça nessa história que dosa com facilidade uma boa narrativa e bons personagens.

Mesclando bem elementos de drama, ação e doses de um humor negro meio perturbador em alguns casos, Matthew FitzSimmons provavelmente escreveu essa obra também com seus olhinhos voltados para o mercado cinematográfico, já que Morte Lenta tem tudo que um bom thriller investigativo de ação tem na forma de filme. Não me surpreenderia com um anúncio vindouro. Até torço…

Com saldo positivíssimo, Morte Lenta engrossa a fileira dos livros ágeis, divertidos, com um mistério a ser desvendado, uma corrida contra o tempo, boa ação e minúcias narrativas que o leitor só vai conhecer ali mesmo diretamente na leitura, até porque corro sério risco de estragar algumas dessas ótimas surpresas da obra se ficar falando demais sobre certos detalhes e personagens.

Vale a pena com margem de sobra para quem quer mergulhar numa trama contemporânea e que dialoga com o nosso tempo facilmente.

Morte Lenta | Informações
Dez anos atrás, Suzanne, uma garota de 14 anos, simplesmente desapareceu sem deixar qualquer vestígio. Filha do então senador Benjamin Lombard, agora poderoso vice-presidente dos EUA, o caso continua sem solução e se transformou numa obsessão nacional.

E enquanto navega por essa teia perigosa de fatos, ele precisa estar sempre um passo à frente se quiser descobrir a verdade… e se manter vivo.

Morte Lenta | O Autor
MATTHEW FITZSIMMONS nasceu em Illinois, mas cresceu na Londres punk na década de 1970, próximo à Kings Road. Sua infância, até então idílica, foi quebrada pela experiência traumática ao assistir Star Wars em 27 de dezembro de 1977, na Leicester Square. Ao lado, ouvia o ronco de seu pai durante a sessão daquela que era, claramente, a maior conquista cinematográfica de todos os tempos.

Foi quando começou a ter certeza de que mentiram pra ele, pois deve ter sido adotado. Graduou-se em Psicologia, estudou teatro, morou em Nova York e depois na China, onde rascunhou sua primeira ficção política. Atualmente mora em Washington, onde leciona literatura inglesa e teatro. Este livro de estreia alcançou tamanho sucesso que o autor decidiu contar novas histórias sobre o hacker investigador.

Morte Lenta | Links

Morte Lenta | Ficha Técnica
• Autor: Matthew Fitzsimmons
• Título: Morte lenta
• Capa comum: 320 páginas
• Editora: Faro; Edição: 1ª (24 de fevereiro de 2017)
• Idioma: Português
• ISBN-10: 856240991X
• ISBN-13: 978-8562409912
• Dimensões do produto: 22,8 x 16 x 2,4 cm
• Peso do produto: 558 g
• Preço de capa: R$: 44,90
• Acabamento: Brochura
• Idioma: Português

site: http://www.pontozero.net.br/2017/06/29/o-livro-e-morte-lenta-de-matthew-fitzsimmons/

Cami @leiturizar 08/10/2017

Bom!
A vida de Gibson Vaughn nunca foi fácil. Seu pai Duke Vaughn trabalhava como secretário de gabinete para o ilustre senador Benjamin Lombard até que a filha dele some misteriosamente e o caso passa a ser uma verdadeira incógnita para o FBI.

Agora, dez anos depois do desaparecimento de Suzanne Lombard, o senador Lombard está na corrida para a Casa Branca e Gibson, por sua antiga fama de sucesso de um hacker, é convidado a reabrir o caso da filha do senador, com quem tinha uma ligação muito especial, afim de descobrir o que aconteceu com a menina e ele viverá fortes emoções e descobrirá coisas a respeito de Suzanne que não imaginava.

"Eles terminaram de ler O Retorno do Rei dois anos depois, e no processo Gibson se tornou um leitor. Mais uma coisa que devia a Ursa. Os livros o ajudaram a manter a sanidade, primeiro na cadeia e depois no Corpo de Fuzileiros Navais. Ele lia tudo o que lhe caísse nas mãos."

A obra é narrada em terceira pessoa, dividida em três partes e esse é o primeiro livro da série Gibson Vaughn. O autor possui uma escrita complexa e razoavelmente fluida, envolvendo o leitor nos diversos detalhes que deixa como pistas ao longo das páginas.
A medida que descobre mais sobre o desaparecimento de Suzanne, Gibson se sente mais ligado a ela e sente também que está fazendo justiça para a menina.

Vale dizer que a obra, apesar de ser do gênero policial, não é em nada parecida com os clichês policiais que lemos. Gibson não é um agente secreto, ou um policial afastado do cargo, pelo contrário, é um hacker que em seus anos dourados, conseguiu invadir um computador de segurança a nível nacional e vazou informações para o público. Temos aqui um herói imperfeito, com ações e pensamentos falhos, mas motivado a fazer o bem por alguém que marcou sua vida.

"A Esperança é um câncer. E o resultado? Das duas, uma: ou você nunca descobre a verdade e durante o processo é corroído por dentro até não restar mais nada. Ou ainda pior: você descobre e acaba atravessando o para-brisa a noventa por hora, porque a esperança lhe garantiu que você podia dirigir sem sinto de segurança.”

De início o tamanho do livro assusta um pouco e no virar das páginas, com a letra miúda, pode até desanimar na leitura, mas tenham paciência, pois a obra é demasiadamente instigante, colocando o leitor para pensar sobre o que pode ter acontecido com a vítima e porque nunca ninguém entrou em contato para resgate.

Foi uma experiência boa, apesar de ser a primeira obra do autor, posso dizer que ele começou bem, pois manteve a história em ponto alto, com riqueza de detalhes nas descrições de cenário e personagens.

"A verdade era simples: na história humana, de que outra maneira alguém conseguiria se tornar, sem derramamento de sangue, a pessoa mais poderosa do mundo?”

A edição da Faro está maravilhosa, a capa faz jus a história e a diagramação ficou sensacional, pecando apenas no tamanho da letra, mas nada venha influenciar negativamente o leitor.

No mais, só posso dizer que estou ansiosa para ler a continuação dessa série e que espero gostar tanto, ou até mais do que gostei do primeiro.

site: http://leiturize-se.blogspot.com.br/

Alex Nascimentto 02/11/2017

MORTE LENTA | RESENHA????????????????????
Oi, oi, oi, amigos literários! Hoje vim falar para vocês desse livro maravilhoso e lindo que recebi em parceria com a Faro Editorial. O livro é o primeiro da série Gibson Vaught. ?
???????????????????
Suzanne Lombardi desaparece aos dez anos de idade, sem deixar nenhum rastro no universo, a não ser um vídeo gravado por uma câmera de segurança numa loja de conveniência. Ela é filha do atual vice -presidente dos EUA, Lombard. Nesse ano que marca o aniversário de desaparecimento da sua filha, a mídia retorna as matérias e notícias sobre esse desaparecimento portentoso. O Lombard, político e super persistente, decidi aceitar a ideia de seu ex-chefe e assente na busca de Gibson Vaught, um super hacker "aposentado". ????????????????????
Por ser um caso que envolve uma pessoa super importante em sua vida, Gibson aceita ajudar. O nosso super hacker vive cheio de decepções, está desempregado e mora com sua esposa e filha. Só que entrando nesse, caso precisa navegar como antes nas redes, a fim de encontrar falhas no proceder da investigação que foi feita tempos antes. ????????????????????
Durante toda a investigação coisas surpreendentes virão à tona, revelando um caso mais complexo do que se imaginava. ????????????????????
Alguns capítulos do livro chegam a ser exaustivos devido a quantidade de descrições, mas que de certa forma fazem parte do desenvolvimento do enredo, tornando o livro interessante. Você se apega rápido aos personagens, já que são muito, muito, muito carismáticos. O enredo é bem trabalhado, e uma coisa que achei superinteressante são os flashbacks da personagem protagonista no decorrer do enredo. ????????????????????
Um livro maravilhoso para vocês lerem até o fim do ano! ????????????????????
Abraços Literarios!????????????????????

cotonho72 28/12/2017

Muito bom!!!
Suzanne Lombard desapareceu quando tinha 14 anos, ha exatos 10 anos fugiu de casa sem deixar rastros e todos ao longo desses anos achavam que a garota havia sido sequestrada por um pedófilo, mas quando um vídeo de um posto de gasolina mostrou Suzanne sozinha fazendo compras, fica claro que não se trata de um sequestro, pois ela fugiu de livre e espontânea vontade, deixando todos intrigados por saber qual seria a motivação da garota para fugir de uma vida boa e confortável. Suzanne era filha do então senador Benjamim Lombard, um político de carreira impecável e promissora, atualmente concorrendo nas preliminares de seu partido para ter a chance de se lançar candidato à presidência dos EUA.

Gibson Vaughn é um ex-mariner, divorciado e com uma filhinha de seis anos de idade que se chama Ellie, ele tem um passado conturbado e atualmente enfrenta dificuldades para conseguir um emprego, Gibson é um hacker, e no passado, quando adolescente, suas habilidades preciosas foram para governo de grande utilidade, mas acabou invadindo o computador do atual vice-presidente dos Estados Unidos, Benjamin Lombard, na época ainda senador, e do seu pai, Duke Vaughn, assessor de Lombard, e descobriu um grande esquema de corrupção. Esse foi também um dos motivos pelo qual ele nunca mais teve uma boa relação com o pai, e após a morte dele, Vaughn ficava se culpando pelo ocorrido, agora Lombard, que é um homem rancoroso, utiliza sua posição de Vice Presidente do país para prejudicar Gibson.

O pai de Gibson, Duck Vaughn, foi criando seu filho durante as viagens que fazia de lugar para lugar ao lado da comitiva e da família do então senador Lombard, desta maneira, Gibson e Suzanne cresceram como irmãos com uma diferença de 4 anos entre eles, Gibson a chamava de Ursa, apelido dado a Suzanne por seus abraços apertados e carinhosos, uma das suas lembranças era a leitura do clássico O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, que ela adora demais e ele acabou gostando também. Agora no aniversário de dez anos do desaparecimento de Suzanne, Gibson é contratado por George Abe, ex-chefe de segurança do atual Vice Presidente Benjamin Lombard para trabalhar na Abe Consulting, a empresa que ele abriu após se desvincular do pai de Suzanne, George quer que Gibson o ajude a finalmente descobrir o que aconteceu com Suzanne.

A equipe de Abe Consulting tem como intergrante, Jenn Charles, ex-militar e agente da CIA que sofreu uma terrível violência por parte de seus próprios colegas e Dan Hendricks, ex-policial e atual parceiro de Jenn, Mike Rilling, diretor de tecnologia da informação da empresa, além do próprio Abe, mas Jenn e Dan não são muito a favor de ter Gibson nessa investigação e isso pode ser um complicador.

O autor Matthew FitzSimmons, consegue logo no seu livro de estreia, criar um thriller cheio de ação, aventura e suspense, com uma investigação envolvente cheia de quebra- cabeças e personagens marcantes, a história aborda diversos assuntos, como o desaparecimento de jovens e conspiração política, mas o de maior importância é sobre pedofilia, a leitura flui muito bem e é narrada em terceira pessoa, a única coisa que me desagrada é a capa, merecia uma muito melhor, para os fãs de suspense policial é imperdível.

" Uma pessoa nunca pensa que ela própria seja ruim. Essa é uma eterna verdade da condição humana. Por mais repreensíveis que sejam seus atos, as pessoas sempre se convencem de que podem justificá-los." página 171.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

lulis_xer 03/04/2024

Parado
As partes importantes mesmo eles não contam direito e quando é cena que não precisa eles fazem quase uma bíblia de detalhe eu em micosos

Libera 30/01/2018

Gibson Vaughn cresceu junto com Suzanne Lombard, a quem considerava uma irmã. Gibson era filho de Duck Vaunghn, que trabalhava com Benjamim Lombard, um poderoso político, por isso estava sempre com a família Lombard. Se lembrava de sua infância sempre com Suzanne, mas após a morte de Duk, seu pai, que se suicidou, ele se afastou da família e de Suzanne.
Suzanne desaparece sem deixar pistas, e após dez anos nada muda, até Gibson ser procurado por George Abe que disse ter novas pistas sobre o caso, e precisava da ajuda de Gibson, que era um excelente hacker.
“O caso de Suzanne seguia na mesma direção que os de Elisabeth Smart e Natalee Holloway- se você vai desaparecer no Estados Unidos, sem dúvida será uma grande vantagem, ser branca, mulher e bonita. Acrescente a história a filha de um senador dos Estados Unidos e terá a receita para a próxima obsessão do país.”
Quando começaram a se aprofundar nas investigações, descobrem que algo muito maior está por trás do desaparecimento de Suzanne. Logo percebem que todos envolvidos na investigação correm perigo. Ao perseguirem o suposto sequestrador de Suzanne, não percebem que estão sendo seguidos de perto também. E com o surgimento de novos personagens, a história se torna mais perigosa e o suspense aumenta.

Logo de cara posso dizer que adorei o livro. Apesar da história começar com o desaparecimento de Suzanne, é abordado muito mais do que isso. No começo fiquei tentando descobrir quem era o sequestrador, mas desisti, pois nesta história nada é o que parece e, realmente tudo muda de repente. Apesar de contar com muitos detalhes, a história flui bem e, como em todo bom thriller, as explicações são necessária por mais detalhadas que sejam.
O enredo conta com muitos personagens, mas cada um com suas histórias e particularidades, então
foi fácil guardar todos sem se confundir como acontecem em alguns livros. Quanto ao final, posso dizer que foi diferente do que eu esperava, gostei mesmo assim, mas algumas coisas ficaram no ar, sem uma explicação que no fundo eu senti falta.
“A consciência do criminoso pode pesar, talvez ele não consiga mais suportar a culpa. Ou pode acabar na cadeia por algo que não tenha ligação com o caso e se gabar do que fez a um companheiro de cela.”
A narrativa é em terceira pessoa, mostrando a perspectiva de cada personagem. A capa está linda, a gramatura também, a fonte é pequena, então nada de ler a noite!!! Rs. Apesar da fonte pequena, a história é tão boa que nem dá pra perceber depois de algumas páginas. Recomendo a leitura, e deixo pra vocês tirarem suas conclusões quanto ao final da história.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2017/08/resenha-morte-lenta-gibson-vaughn-1.html#.WaafHrJ97Dc

Rafa @primeiroscapitulos 09/02/2018

Resenha do Blog Âncora Literaria
Oi pessoal, como vocês estão?

Hoje é dia de Morte Lenta, livro da nossa Parceira Faro Editorial – livro cedido pela editora – e tenho que ser bem sinceros com vocês, que final sensacional!!!!!

Bom a história conta sobre o desaparecimento de Suzanne, que por ser filha de um Senador, apesar de já ter sumido faz 10 anos, ela continua na mídia, e no caso esse Senador está agora tentando ser Presidente.

É aquele típico livro de descobertas sobre um possível “crime” e nosso detetive da vez chama Gibson Vaughn, o mesmo cresceu junto com Suzanne e acaba indo atrás dessa descoberta mais por questão pessoal que por qualquer outra coisa.

Bom, Gibson é um Hacker e usa suas habilidades para correr atrás do suposto sequestrador de Suzanne, e no meio do caminho ele vai descobrindo diversas coisas sobre vários outros personagens. E todos interligados com a história.

O problema é que temos um matador de Aluguel atrás de todos que tentam desvendar esse segredo, e agora Gibson e sua equipe correm perigo de vida.

O livro é bom, o enredo acontece diversas coisas, mas a escrita do autor não favorece muito, tive bastante dificuldade em realizar a leitura, apesar de ter amado o enredo cada capitulo era um cochilo. Mas ainda bem que forcei essa leitura, pois a curiosidade era gigantesca para saber o que aconteceu.

E realmente o esforço valeu a pena, pois o final foi surpreendente e muito bom. Recomendo bastante a leitura, e peço que tenham a paciência, pois vale a pena.

Bjus, até a próxima.

site: http://blogancoraliteraria.blogspot.com.br/2018/02/morte-lenta.html

Sheila 28/02/2018

Resenha: "Morte Lenta" (Matthew Fitzsimmons)
Tradução Fabio Maximiliano

Por Sheila: Oi pessoas! Como estão? Eu hoje vou trazer a vocês a resenha de um estreante, Mathews Fitzsimmons, que, segundo o Washington Post, "criou um sociopata excepcional". Como thrillers são minhas leituras favoritas, devo confessar que minhas expectativas quanto ao livro eram bem altas.

Para me ajudar com a resenha, vou recorrer à sinopse disponível no nosso querido skoob.
Para Gibson Vaughn, renomado hacker e mariner, trata-se de uma perda pessoal. Suzanne era como uma irmã para ele. No décimo aniversário do desaparecimento da garota, o ex-chefe de segurança de Benjamin Lombard pede a ajuda de Gibson para realizar uma investigação secreta e entrega a ele novas pistas.Assombrado por memórias trágicas daqueles dias, Gibson acredita ter agora a chance de descobrir o que realmente aconteceu. Utilizando as suas habilidades, já em suas primeiras pesquisas descobre uma rede de múltiplas conspirações em torno da família Lombard e se depara com adversários poderosos – e perigosos – que farão qualquer coisa para silenciá-lo. Ao mexer no vespeiro, novas informações e personagens vêm à tona, a identidade de Gibson é revelada, tornando-o igualmente vulnerável.

O livro narra exatamente isso: a caçada da equipe de George Abe que, num ato de reparação, resolve tentar descobrir o que de fato houve com Suzanne e, além disso, ajudar Gibson, tendo em vista que seu envolvimento com a família Lombard não se limita à proximidade que desenvolveu com Suzanne.

Na verdade, essa criação "como irmãos" só se deu por que o pai de Gibson era coordenador das campanhas de Lombard, o que o fez praticamente se criar na mansão da família. Acontece que o pai de Gibson se envolveu no desvio de verbas de campanha e, apanhado, optou pelo suicídio para fugir da situação.

Inconformado, Gibson invadiu os computadores de Lombard, para tentar provar a inocência do pai e fracassou, inclusive descobrindo provas contrárias às suas crenças. Assim, na época do desaparecimento de Suzanne, Gibson estava enfrentando o processo judicial que o obrigaria a servir no exército para se livrar da pena e, ao mesmo tempo, entrando para uma lista pessoal de Lombard, que o faria penar muito no futuro para ser contratado em qualquer lugar que fosse, mesmo aqueles considerados muito abaixo de sua qualificação.

Logo, quando George Abe procura Gibson para "acertarem as contas" do passado, ele parece não ter muita escolha: ou ajuda na captura do sequestrador de Suzanne para ter como pagar a hipoteca da casa, onde sua ex mulher e filha vivem, ou se afundará em dívidas e, de quebra, talvez acabe passando fome também.

Há muitos elementos que compõem o livro de Fitzsimmons: a relação complicada de Gibson com George, a sombra do suicídio de seu pai, intrigas políticas, um assassino de elite impiedoso, a verdade por trás do desaparecimento de Suzanne, entre outros. E talvez seja aqui justamente o lugar onde a trama "se perdeu" um pouco.

O título "Morte Lenta" parece não encaixar nem um pouco com a temática da trama, apenas para descrever como me senti ao lê-lo; as coisas parecem terem demorado demais para começar a acontecer e, quando começaram, a se desenvolver num ritmo absurdamente rápido, nos deixando com a impressão de que algumas subtramas foram simplesmente deixadas de lado.

O livro também foi excessivamente focado em personagens que na verdade não tinham muito a ver com o desaparecimento de Suzanne, mas acredito que a explicação para isso, assim como às inúmeras pontas soltas ao longo da história, se deva ao fato de que este é o primeiro livro de uma série. Ou seja, não estávamos acompanhando a resolução do sequestro de Suzanne, mas sendo apresentados a Gibson, o verdadeiro protagonista.

É um livro bom, mas não o classificaria como thriller, seria mais um romance policial bem escrito, com partes densas, outras com mais ação, mas sem aquele suspense intenso e de tirar o fôlego, por isso leia, mas não com este tipo de expectativa. Com essas ressalvas, recomendo.

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-morte-lenta-matthew-fitzsimmons.html