Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

paraquedas 25/02/2024

Sinto q eu fiz um erro ao ver a série antes de ler o livro ?
nmrl como adultos são tão cegos, eu não consigo entender

adri 05/07/2022

é desagradável em como esses livros tão curtos conseguem ser tão divertidos e bons! cada livro uma nova "aventura" para os irmãos, com novos personagens, elementos e cenários diferentes.

Mah 07/08/2022

Inútil??
Gosto que em cada livro eles descobrem alguma coisa, mas nesse aqui não foi basicamente nada. Além do mais, ele não explicou pq eles foram pra serraria? algum parentesco?? Só sei que tem alguma coisa a ver com a organização secreta deles mas não lembro oq kkkkk

peixonauta 16/09/2022

a aura melancolia e humor ácido do narrador são as partes que eu mais gosto, ainda falta nove livros, mas eu estou muito ansiosa para saber como vai ser o final.

ella dallas 20/01/2022

Para Beatrice —
"Meu amor voou como uma borboleta
Até a morte pousar como um morcego.
Como disse a poeta Emma Montana McElroy:
'Aí acabou-se a história'."

- Até agora, o quarto livro foi o que mais teve mudanças do livro pra série, mas com razão.

- De fato, as desventuranças na vida dos irmãos Baudelaire são muitas, mas neste livro eles desbloquearam um novo tipo de trauma.

- Passar a morar em uma serraria já é péssimo, agora imagina se você é obrigado a trabalhar lá, comer um chiclete de almoço e acordar aos sons de panelas de um capataz malvado.

- Apenas uma palavra passou pela minha cabeça durante a leitura: pobrezinhos.

Coruja 21/03/2013

No quarto volume da desesperançada saga dos irmãos Baudelaire, começamos viajando de trem para Paltryville, onde os órfãos ficarão sob a guarda do Senhor (ele é assim chamado porque ninguém consegue pronunciar seu nome direito), um dos donos da serraria Alto-Astral (oh, ironia...). Parte do ‘trato’ que Senhor impõe às crianças é que elas deverão trabalhar na serraria (esqueça a parte de que isso é um trabalho perigoso) e com isso, ele manterá longe Olaf.

Obviamente, não demora muito para que o Conde apareça, dessa vez disfarçado de ‘Shirley’, a recepcionista da oftalmologista da cidade, Dra. Orwell, que mora em um prédio para além de esquisito em formato de olho (e aí você já sabe que a criatura não pode ser, obviamente, boa bisca).

Seguem-se acidentes, hipnotistas, tentativas de assassinato, lutas de espadas contra dentes (DENTES!) e a já usual série de desventuras a que os Baudelaire são submetidos.

Serraria Baixo-Astral é um dos livros mais sombrios da série e Senhor, uma criatura talvez ainda mais detestável que o próprio Olaf. A forma como ele trata tanto as crianças quanto seus empregados é completamente desumana – o grande problema de Senhor é que ele não é simplesmente ‘mal’, mas sim que ele é amoral. Não importam os custos, contando que haja ganhos. Senhor é a própria personificação do capitalismo selvagem, industrial, e não é à toa que há qualquer coisa que parece identificar o tempo desse específico ponto da história dos Baudelaire com a o período da Revolução Industrial.

Tampouco é coincidência que haja abundantes referências ao clássico 1984, de George Orwell. Não sei se é uma sensação generalizada, mas eu pelo menos li esse volume com algo de sufocante na garganta, a impressão de que existe muito mais nas entrelinhas, nas sombras, nos olhos que vigiam os protagonistas.

É com alívio que você se despede da serraria e de um dos mais odiáveis guardiães das crianças. Agora vamos ver que outras desagradáveis surpresas o futuro guarda para os pobres órfãos Baudelaire...

(resenha originalmente publicada em www.owslroof.blogspot.com)

samrodrigo 16/09/2022

Então senhor Skoob que só vai adicionar esse livro às metas do ano se eu fizer uma resenha, esta é a resenha: eu amei.

Tá bom assim?

Caths 14/12/2021

Livro bom, amo que agora o Lemony está citando mais a Beatrice na história e não só na dedicatória.

stanczyk 17/01/2022

Serraria Baixo-Astral
Eu estou adorando ler os livros sobre os irmãos Baudelaire e um dos fatores disso é quão diferente da adaptação é. Ainda que eu já tenha assistido a série várias vezes, o livro acaba sendo uma surpresa, mas enfim...
Essa é mais uma aventura em que os irmãos precisam fugir do Conde Olaf e acabam em situações cada vez mais precárias e difíceis de acreditar. Tendo de morar, e trabalhar, na serraria pensaram que ao menos um tempo conseguiriam substituir um fardo com outro, entretanto a única coisa boa nessa história é o otimismo do Phill. Ainda assim, a inteligência do Klaus, a geniosidade da Violet e os dentes pontudos da Sunny me cativam mais livro a livro e me deixam ansiosa pra próxima história, mesmo sabendo que no fim ninguém acredita nos Baudelaire.

Gleydinha 18/07/2022

Ai, esses adultos...
Encerramento de mais uma desventura e, sinceramente... Os adultos dessa história me exasperam e cansam. As coitadas das crianças gritam e desenham a situação na cara deles, mas é mesmo que nada. Por sorte elas são inteligentes o suficiente pra se salvarem sozinhas.

SóFis 14/08/2022

e a desgraça continua
eu genuinamente não lembrava de nada desse livro em específico e é uma pena que eu tenha desanimado para ler a série pois eu realmente gosto dela...

Bia 20/03/2020

Triste
Sem dúvidas é o mais triste de todos os livros, por todas as coisas que os Baudelaire passam na Serraria, com um capataz maldoso, um chefe que só se preocupa com o trabalho e nunca mostra o rosto, pois ele está sempre coberto de fumaça e uma casa de olho que assusta os órfãos que esperam a qualquer momento o deu terrível inimigo Conde Olaf aparecer.
Os dias que os Violet, Klaus e Sunny passam na serraria foram cheios de dor e fome.

Jamily 21/03/2020

...
Mais uma vez os órfãos se vêem meio perdidos. Eu não sei descrever mas eu adoro esses livros. Eles transmitem alguém valores que você só precisa prestar atenção para vê-los

Luciana332 10/04/2020

Medo...
As desventuras ficam cada vez piores...

Bruno Sequeira 07/05/2020

Não sei qual tutor é pior
Honestamente não sei qual tutor das crianças é o pior a tia Josephine ou o senhor desse livro mas admiro a resiliência dos irmãos para seguir firmes e fortes após um tutor pior que o outro, e o conde Olaf cada livro que passa ele fica mais e mais desprezível