No fim do mundo

Felipe Gulyas

Resenhas - No fim do mundo

Luc 17/10/2017

Final impactante
Se esse livro fosse um filme, eu diria que o primeiro ato é bom, e que o começo e o meio do segundo não me prendeu muito, mas, felizmente, o fim deste caminha para um terceiro ato quase poético, surpreendente.
A escrita é divertida e o tema me agrada bastante.

Quote preferido: "É tão trágico saber que uma vida pode ser tão frágil a ponto de um simples evento mudar tanto."
Selma 19/10/2017minha estante
Estou começando a ler o livro agora portanto não posso ainda dar minha opinião mas fiquei chocada com os erros de gramática e regras de linguagem....o pouco que li já mostrou muitos erros de separação de sílabas na troca de linha.

Felipe 20/10/2017minha estante
Eu agradeço pelo aviso Selma. Já estamos revendo esses erros para a segunda edição e gostaria muito de saber o que achou do livro no geral quando o terminar

Giulia.Pulga 28/08/2017

Uma das primeiras a Ler
Bom como vou começar, quando eu peguei o livro pra ler eu já achei a ideia super legal e já estava pensando sobre como seria o livro em si.
Quando eu abri o livro eu vi a parte da playlist e já fiquei pensando "Pqp como q eu vou ler e ouvir musica ao msm tempo?" mas aceitei o desafio e confesso q deu outro ar pro livro, é ma outra vibe.
Ao decorrer do livro (q eu li em um dia haha) eu chorei, me desesperei e fiquei tipo "SAI DAI SAI DAI" e todos os sentimentos q o personagem transmitia na historia.
Fiquei bem triste pq li mt rapido e acabei mt rapido mas eu gostei mt da história, do tema, das musicas, acho q foi tudo lindo e perfeito
Felipe 08/09/2017minha estante
Que bom que gostou :))))

Felipe 08/09/2017minha estante
Adorei suas palavras e pode deixar que iremos concertar os erros para a segunda edição :)

Felipe 18/09/2017minha estante
Agora estou imaginando o Evans ouvindo Nirvana ehehehh

@jeanflamel 28/09/2017

QUE LIVRO MÁGICO.
Resuminho:
"No fim do mundo" onde mostra história do jovem Colin, que morreu em um acidente de carro.
Depois de sua morte, ele vai parar em um lugar desconhecido, onde precisa recuperar suas lembranças, descobrir onde está, e passar por um teste, para entrar no "Verdadeiro Mundo".

Uma história que fez você refletir para onde vai depois da morte e o que a gente vai enfrentar depois dela.

Parabéns Felipe Gulyas, sua playlist é adorável. Imagine Dragons S2.

Babi @leiturasdababi 14/11/2017

Resenha do blog Myself Here
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, primeiro porque eu não sabia o que esperar e segundo porque eu nunca li nada sobre esse assunto e muito das vezes prefiro até não comentar sobre porque sinceramente o fim do mundo é e talvez sempre será um enigma para todos.

Conhecemos Colin White, e em primeira pessoa ele vai nos contado tudo sobre esse "novo" lugar em que está, e junto com ele nós vamos descobrindo, nos surpreendendo, ficando angustiados e nos envolvendo mais na leitura a cada página.

O Fim do Mundo é um livro que nos mostra a jornada traçada por Colin, onde ele mesmo é dono das suas escolhas e conseguinte das consequências que ele terá que enfrentar. Esse livro além de nos dar uma ideia diferente do que imaginamos (pelo menos, diferente da minha ideia) a respeito do fim do mundo, ele nos mostra que somente nós mesmos somos donos e culpados de nossos atos, e toda a nossa história só depende de nós mesmo, porque no final o que resta é nós e nós, mais ninguém para sofrer e viver a consequências de cada um.

E através das lembranças que o personagem vai tendo, é possível conhecermos um pouco mais sobre seu passado, sobre sua família, sobre alguns acontecimentos...

Confesso que demorei um pouco para ler pois a história começou a ficar um pouco maçante, mas talvez seja porque eu estava empolgada demais querendo saber o final da história e como que o autor iria dar o desfecho, e por essa ansiedade a leitura acabou ficando lenta para mim e eu não consegui aproveitar direito o desenrolar. Mas é uma ótima estória, muito bem pensada e de uma forma singular.

É um livro que vale a pena ser lido, uma ideia totalmente diferente e original. A escrita do autor é bem simples e direta, o que nos deixa mais "íntimos" com o Colin. Além do mais, podemos desfrutar de uma maravilhosa lista de músicas feita para cada capítulo do livro, fiz até uma playlist no Deezer (não é propaganda hahaha).

"Todos pensam que a morte é uma forte luz branca, um mundo de nuvens com anjos gordinhos de túnicas tocando lindas músicas com seus instrumentos de cordas, ou apenas um vazio; um nada eterno que estamos destinados a encontrar, não importando se fomos bons ou maus e nada mais."

Título: No Fim do Mundo| Autor: Felipe Gulyas | Editora: Rouxinol Editora | Nº de páginas: 220 | Nota: 3,5/5

site: http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/2017/11/resenha-no-fim-do-mundo-felipe-gulyas.html

Cilmara Lopes 24/11/2017

O mar e as incertezas
Dizem que o mar representa as dúvidas e as mudanças na nossa vida.
Sua imensidão e profundidade deixa todo o resto insignificante, ou até mesmo, resignifica esse resto.
Esse livro trata, basicamente, dessa temática, explorar de forma fictícia com elementos fantásticos esse além do que conhecemos. Transcende o conceito vida e morte com muita sensibilidade e calma.
Colin, personagem principal, se vê diante de um mundo totalmente desconhecido e precisa tomar decisões que vão exigir muita coragem, mais do que já precisou durante a vida inteira.
@fegulyas parabéns! Foi uma boa experiência, me proporcionou momentos de calmaria, descontração e algumas reflexões.

Estela 10/02/2018

O grande mar de novas ideias
O que falar desse livro? As páginas são preenchidas por tantas histórias, tantas coisas interessantes que Colin vive no grande mar... De fato, a leitura pode ser um pouco confusa, li alguns capítulos duas ou três vezes, você precisa prestar atenção a cada detalhe. Mas qual a graça do livro se você o ler apenas superficialmente?

Colin viveu algo que vai além das histórias que ouvimos em igrejas, sobre o paraíso, o céu. Algo que o torna mais humano. O grande mar tem várias pessoas que sofriam muito, e nem Colin e nem eu ? a leitora ? sabíamos o motivo de tanta solidão e sofrimento. No fim da leitura sou pega de surpresa por um fato: nenhuma daquelas pessoas mereciam ir ao verdadeiro mundo.

Para Colin, seu irmão, Evans, era mais importante do que o próprio futuro promissor que o grande mar o apresentou. Enquanto Colin teria uma vida incrível, seu irmão mais novo se afundaria cada vez mais nas drogas. A escolha do protagonista o trouxe de volta, mas o final fica a seu critério: a proposta do escritor é simples. VOCÊ dita o final de Colin.

Cinthia.David 13/02/2018

Estamos preparados para a morte?

Esta é uma pergunta que não sabemos responder ou não queremos. Ninguém está pronto para partir, mas muitas vezes esta não é uma escolha que possamos fazer. Colin White não pode, mas teve a chance de conhecer outro mundo. Em meio a uma jornada pelo grande mar, ele entra em contato com questões pessoais, das quais ele tem oportunidade de refletir e reavaliar. A jornada do jovem não é fácil, mas faz-se necessária.
Fiquei encantada pelo caminho trilhado por Colin e pelas pessoas que encontrou. Felizmente, ele teve um destino diferente delas, mas encontra-los serviu para que o jovem evoluísse. A ligação dele com o irmão foi outro ponto que apreciei muito. Dá para se medir o amor fraterno? Não, mas Colin certamente nos mostra o quanto ele ama o caçula.
Esta jornada me trouxe grandes reflexões sobre como somos responsáveis pelo nosso destino, apenas nós e mais ninguém podemos traça-lo. Colin, mesmo no fim do mundo, lutava para sobreviver, para se lembrar de quem era e de sua vida, ele lutava para continuar existindo de algum modo.
O livro me emocionou em muitos aspectos, senti medo do grande mar e certa curiosidade. Vibrei com Colin em cada página e quis fugir em cada tempestade. Ansiei ver a luz e pela calmaria. O final foi emocionante e nos mostrou que o que parecia o fim do mundo, na verdade, não era, mas para passar por ele, você tem que merecer.
Eu recomendo a leitura e se eu puder dar uma dica, leiam ouvindo a playlist selecionada pelo autor e apresentada em cada capítulo. Ela deixou a jornada toda muito mais interessante.
Boa Jornada!

site: www.cinthiacavalieredavid.wordpress.com

Caverna 28/09/2018

Colin White está afogando. Ele não sabe onde está ou como foi parar lá, mas sente seus pulmões enchendo de água. Ao longe, há um homem em cima de um moinho de areia. Colin se questiona como aquilo era possível, mas no momento nada mais importa além de conseguir sair da água.

Ao chegar em terra firme, o homem chamado Rufus o trata com naturalidade, como se não houvesse nada errado na situação. Além disso, Rufus demonstra conhecer muito da vida de Colin para um mero desconhecido.

Ao menos um dos mistérios é logo resolvido quando Rufus conta a razão para a presença de seu novo companheiro no local.

Colin está morto.

Embora pareça muito simples para Rufus, Colin fica atordoado. Ele não se lembra do que aconteceu, apenas de um clarão, e da presença de seu irmão junto no carro. Onde estaria Evans?

Com a ajuda de apenas uma canoa, Colin segue pelo grande mar atrás de respostas. O que ele encontra, no entanto, é assustador. Pessoas perambulando sozinhas, revivendo suas próprias mortes e mágoas.

Ao meio de águas agitadas, tempestades e situações inusitadas, Colin questionará sua própria sanidade e lutará com firmeza até descobrir se seu irmão havia se salvado.

Estava eu andando a esmo pela Bienal do Livro de São Paulo desse ano quando o Felipe Gulyas me parou e começou a falar sobre o seu livro. O autor foi super simpático e o seu amor pelo livro que escreveu era tão claro em suas palavras que me convenceu fácil de adquirir. Obrigada, Felipe, por ter me encontrado vagando a toa pela Bienal! Graças a isso pude me aventurar por um drama extremamente reflexivo e comovente.

Primeiramente, queria enfatizar a edição da editora Rouxinol. O trabalho em cima da obra ficou sensacional. O livro possui um aspecto que dá a impressão de ser curto, mas a história possui 213 páginas e as letras são grandes, fato que ao menos pra mim torna a leitura muito mais agradável. Junto de cada capítulo há o desenho de uma onda, e a página que antecede cada capítulo conta com um trecho de uma música diferente. O fundo dessas páginas especiais é composto pela imagem de capa numa versão em preto e branco. Se encontrei dois erros de digitação foi muito, e é admirável a dedicação que tiveram com a edição.

Como vocês já sabem, o livro tem uma trilha sonora. Ok, Felipe e leitores, eu menti. O detalhe que fez meus olhos realmente brilharem e quererem o livro imediatamente foi a trilha sonora Gente, que seleção espetacular! Imagine Dragons, Green Day, The Fray, Oasis, Red Hot Chilli Peppers, Placebo e outras bandas do estilo de rock constroem o clima perfeito. As letras possuem conexão com as cenas que decorrem no capítulo, e é por isso que eu amo quando os autores criam playlists para os seus livros. Com os fones de ouvido e o Spotify acionado, a experiência com No fim do mundo foi mil vezes mais intensa.

É claro que a escrita do Felipe ajudou bastante a leitura a fluir. É objetiva, descontraída e inteligente. Por mais que esteja falando sobre morte, e que a confusão, o desespero e a carga emocional de Colin sejam grandes, o drama se mantêm na medida certa.

Da perspectiva que temos de Colin, não temos exatamente como descrevê-lo. Ele poderia ser um garoto bacana e esperto, mas os vislumbres que temos disso são poucos, provindos apenas de suas lembranças. O Colin que acompanhamos ao longo de sua trajetória é ligeiramente nervoso e impaciente, contudo, ele tem suas razões para tal, e ainda assim, no meio de todo o pesar, ele se mostra altruísta e generoso em importantes decisões.

No fim do mundo é um livro de reflexões e ensinamentos. Levanta questões sobre o que há após a morte, se existe um paraíso ou apenas uma profunda escuridão, se deixamos tarefas pendentes na Terra, e tudo isso está presente de uma forma subentendida na obra. Colin não expressa com exatas palavras as suas dúvidas e seus temores. Ele conhece outras pessoas pelo mar, conversa com elas, e nas entrelinhas enxergamos a mensagem que o autor pretende passar. Lembrando que Colin é jovem, portanto ele se revolta, se enfurece, mas jamais larga seu objetivo principal: a segurança de seu irmão.

Felipe Gulyas criou uma história sensível e emocionante, e sem dúvida alguma recomendo a leitura para todos.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com/2018/09/uma-amiga-indicou-no-fim-do-mundo.html

Danyelle Woyames 20/04/2019

O que vem depois dessa vida?
Ganhei esse livro depois de participar da 2ª edição da Maratona Leia Nacional e resolvi lê-lo na 3ª edição. Eu não sabia muito bem o que esperar dessa estória, mas escolhi esse livro como premiação pela sinopse. Gosto de fantasia e ler sobre um personagem que faria sua jornada após a morte, despertou minha curiosidade.

Pois bem, posso dizer que comecei às 11h e terminei às 15h30 porque não consegui parar até acabar rs. Collin se depara numa jornada pós-morte sem saber direito o que aconteceu e com ainda menos noção do que esperar à frente. Ao longo do caminho, encontra outros viajantes e se depara com situações bizarras. A narrativa me lembrou muito um misto de "O pequeno príncipe" e "Alice no país das maravilhas".

O que achei mais interessante foi imaginar um momento após a morte em que teríamos que nos deparar com momentos difíceis e grandes escolhas, ao invés da tradicional imagem do "paraíso" cujo merecimento e conquista seria em vida. Talvez o teste e a evolução dele derivada permaneça acontecendo depois de passarmos dessa vida. Enfim, é intrigante e me levou à reflexão.

A narrativa do Felipe é fluída. Achei a diagramação com um espaçamento bom e uma fonte confortável. O único ponto que me incomodou um pouco foi alguns erros na separação de sílabas, algo até bem comum nas edições das editoras menores, mas que não é algo que impossibilite a leitura.

De maneira geral, um bom livro que eu recomendo para os amantes de fantasia!

Fe Sanches @literahealing 15/03/2020

Fim da vida?
Um livro que só lendo para entender tudo que senti, entrei de cabeça e senti tudo que o Colin sentiu, chorei horrores (a tpm contribuiu). Confesso que o assunto pós morte é algo que não me deixa muito confortável, me da gatilho para minhas crises de ansiedade, mas viver de uma forma diferente pelos olhos do Colin foi angustiante e também de muito aprendizado.

Na 04/06/2021

O que há depois da morte?
Um livro que fala, de forma muito inteligente, sobre a vida pós a morte. Além de ser bem escrito e sensível, temos uma bonita conexão entre o protagonista e o seu irmão mais novo.

site: https://www.instagram.com/p/CPtfFPsBeM5/

Juh Mesquita 27/10/2021

Não dava nada, e me surpreendeu!
Confesso que ao iniciar essa leitura eu nao dava nada para o livro, mas realmente o livro me surpreendeu muito.
No Fim do Mundo vai contar a história de Colin no pós vida, em sua jornada durante o Grande Mar em busca de sua "vida após a morte", além disso, o livro também vai trazer, de forma sensível, a relação entre irmãos e o que esse amor pode causar.
É uma história lindaa, é um livro bem gostosinho de ser ler, com temas profundos como depressão e drogas, como também amor e salvação, tirei bons ensinamentos desse livro. Esperava mais ação, mas mesmo sendo um livro bem rapidinho de ser lido, ele entregou muito, então valeu a pena.