The Path of Daggers

The Path of Daggers Robert Jordan

Resenhas - The Path of Daggers

Alexandre Bandeira @bandeirabooks 09/02/2023

Um bom livro e nada mais.
Apesar de eu achar um pouco mais lento e sem muitas revelações, gostei de algumas partes principalmente das batalhas de Rand.

Não é o melhor, mas também não é o pior.

Iago 04/02/2023

Definitivamente fraco
Ele é um livro muito focado em coisas que não se conectam tão bem. Comparado aos outros, esse foi uma leitura muito sofrida

Joao.Victor 08/01/2023

Um novo começo
Path of Daggers é um livro que marca um novo começo nos livros da roda do tempo, além de fechar algumas pontas soltas deixadas do sétimo ele inicia diversos novos arcos e nos apresenta quais serão os problemas e desafios que os protagonistas da história vão enfrenta daqui pra frente.
Os livros do Robert Jordan nunca foram conhecidos por ter um ritmo rápido, mas pelo fato desse aqui ser um recomeço a história é beeeem lenta e devagar. O autor também não poupa na hora de nomear trocentos personagens em uma única cena sejam eles lordes, aes sedai, militares, povo do mar, etc. Isso deixou a leitura bastante cansativa em diversos momentos porque sinceramente é impossível lembrar dessa quantidade massiva de personagens em núcleos separados.

No quesito de personagens aqueles que foram os melhores pra mim foram o Rand e Egwene. Esse livro marca um dos maiores momentos de loucura do Rand onde a macula já está mexendo bastante com sua mente ao mesmo tempo que Lews Therin já é um personagem tão recorrente que você não sabe mais o que é real e o que é loucura. Além disso, aqui tem uma das melhores e mais épicas cenas de toda a série pra mim: "I am the Storm, I am the Dragon Reborn!".
Já a Egwene mostrou que cresceu bastante e que não será manipulada facilmente, ela toma controle da situação e mostra que ela é digna de comando.

Agora personagens que os arcos eu não gostei tanto e foram as partes mais chatas do livro foram a Elayne e Perrin. Não gostei tanto do arco da Elayne porque não é uma personagem que cativa nem tem carisma, além de que os ponto de vista dela são recheados com briga de disputa entre aes sedai e povo do mar que é simplesmente uma dinâmica insuportável de se ler. Porém, nesse arco tem algumas cenas de ação bem épicas e interessantes que aliviam essa tensão e chatice das brigas.
Perrin pra mim é um personagem que ficou chato demais, todos os monólogos dele se resumem aos seguintes assuntos: preocupações sobre Faile, preocupações sobre a Berelein dando em cima dele, reclamação de porque todo mundo fica chamando ele de lorde. É isso, Perrin é um disco quebrado que não sai disso.

Roger.Rayner 26/12/2022

O mais lento até agora! Mas não de todo ruim!!
Quando comecei a ler a saga, já tinha ouvido falar do famoso "The Slog" que consistem os livros de 8 a 10, onde tudo ocorre de forma muito lenta. Mesmo todos esses livros segundo consta na internet tenham acontecimentos que não podemos perder, para isso acontecer demora demais.
Percebi isso agora no livro 8, e vou começar o livro 9 já com pé atrás mas vou firme até o fim. Mas mesmo o livro sendo mais lento, eu continuo amando a história e quero MUITO chegar ao final dela.

Mirele 29/09/2022

Achei esse livro muuuuuuito arrastado. Quase não acontece nada e as coisas que realmente importam são bem poucas, a maioria acontece só no finzinho, tirando umas duas coisinhas que tem na metade. A pergunta é: Precisava de 660 páginas pra isso?

Samantha 15/08/2022

Poderia ser melhor
Sinto que foi o primeiro livro até aqui que realmente foi custoso de ler. Vou para o próximo já sabendo desse famoso "Slog" e vou ler com calma, tenho muito apego aos personagens e sinto que faltou tanto...

julia 30/07/2022

Gostei de The Path of Daggers até a metade do livro? Daí eu senti um pouco como se as coisas não estivessem indo a lugar nenhum. Eu não me importei com todas as intrigas e conversas já que sou capaz de encontrar entretenimento nisso, mas chegou a um ponto em que eu precisava que algo tangível acontecesse para fazer as coisas avançarem e... nada aconteceu. Algumas das situações apresentadas aqui foram intrigantes, porém, e estou curiosa para ver como elas se desenvolverão nos próximos livros.
Samantha 02/08/2022minha estante
To sentindo o mesmo! To na metade do livro e desesperada por amar demais o enredo mas tá bem difícil continuar

Rafael 06/06/2022

The Path of Daggers
Até que ponto o desenvolvimento denso de personagens é o suficiente para manter um leitor fiel preso as novas histórias? O carinho pelos personagens e pela trama principal é o suficiente para encarar uma estrada diáfana de histórias secundárias, à frente?
O oitavo volume da série de livros a roda do tempo escrita pelo americano Robert Jordan, e ainda sem publicação no Brasil pela Intrínseca, é o primeiro livro do conhecido ?slog? chamado por seus fãs, onde muitos criticam que a prolixa escrita de Jordan, benéfica até então pelo aprofundamento de sentimentos e razões de seus personagens, começa a tocar a história de um modo mais prejudicial.
Nem mesmo os fãs mais puristas de Jordan deixam de admitir a falta de dinâmica dos livros 8, 9 e 10. Aqui em Caminho de Punhais, em tradução livre, o sentimento é que o arco proposto para o livro não foi finalizado como era nos livros anteriores. Alguns livros atrás, poderíamos imaginar que o fim aqui nos apresentado, poderia muito bem ser o meio do caminho que levaria a um grande final estrondoso de arrasar quarteirões, mas a sensação aqui é de um apanhado de espaços vazios entre o começo e o fim.
O corte abrupto faz parte da história da arte, deixando nós, os leitores, ouvintes, telespectadores, de qualquer que seja a mídia, nos remoermos para a próxima continuação, ou pelo menos essa é a principal intenção de um bom cliffhanger. Os personagens ainda estão lá, e nos instigam a continuar lendo, pois os amamos, bem como o mundo ao redor deles. Algumas jogadas da escrita fazem valer a pena ao final, mas o texto esparso é um fator a se considerar aos novos leitores que pretendem embarcar numa série de 15 volumes, principalmente aqueles que chegam até aqui e se deparam com uma estrada à frente ainda mais difusa. Para aqueles que já chegaram até aqui e desejam continuar, como aquele que vos escreve, o gosto que fica na boca é semelhante ao de um prato que você sempre gostou de comer, mas que desta vez foi preparado pelo cozinheiro com menos sal do que o costume.
Corte seco. Cai o pano.

Joao.Sedai 26/04/2022

I?m the storm! I?m the Dragon Reborn!
The Path of Daggers é um livro que diversos arcos começam, ou seja, é como se ele fosse um prólogo para o que está por vir. Definitivamente melhor que o sétimo livro, com algumas partes muito boas, mas no geral ainda é um livro lento, bem lento. Tão quanto o sétimo.

Giuliane.Souza 25/04/2022

Mais um pra conta
Dizem que aqui começa o Slog e que os livros ficam muito devagar. Mas eu senti que o Jordan tá criando uma atmosfera de tensão muito bem feita. E agora é isso mais um livro perto do fim
Kleber88 19/05/2022minha estante
O 1 eu já achei devagar, quero nem ver o resto

Lidia 28/03/2022

Precisa?
Essa parte da história foi um pouco maçante. A única coisa que prestou foi que parece que no final desse livro Rand você dá conta de quê ele é o lobo caçado por matilha de cães.
O autor mistura muitos personagens de forma que certos trechos da história é difícil de conseguir visualizar a cena quando tem tantos personagens que não são repetitivos, no livro são personagens esporádicos então o autor começa descrever as cenas falando pelo nome deles, o que confunde, tendo em vista que são até agora 8 livros nenhum deles com menos de 700 páginas e de repente o autor resolve colocar na mesma cena personagem de livros anteriores que não foram importantes.

Rodrigo 12/02/2022

Desdobramentos
O livro tem um ritmo bem mais lento do que os anteriores, porém muitas coisas importantes acontecem na história. O corrompimento de saidin tendo cada vez mais influência nas ações. Desdobramento de ações iniciadas em livros anteriores começam a aparecer. E uma das melhores batalhas que aconteceram até agora.

Saren 19/01/2022

Não achei lento
É um livro com menos ação, mas muito importante na construção do que vai acontecer depois.

Acho que uma ansiedade é que alguns núcleos de personagens não aparecem nesse livro gerando uma sensação de desespero existencial em saber QUE QUE VAI ACONTECER SOCOR

Jussara 17/01/2022

Quando comecei a ler esse livro estava com a expectativa bem baixa, por ser considerado o primeiro livro do famoso ?slog? da série, porém pra mim o livro até que fluiu bem comecei a diminuir o ritmo lá pelos 70% do livro, a história poderia ter vido contada mais rápido, mas no saldo final foi um livro bem agradável de ler.

Dani 15/08/2020

2,5 - O mais fraco da série até agora
Finalizado o primeiro livro do famoso "slog" da série e infelizmente, tenho que adimitir que a enrolação é real. Foi bem difícil concluir essa leitura.
Fiquei bem surpresa ao entrar no skoob e ver que a maioria das resenhas são com notas 4 ou 5 . Fico imaginando se lemos todos o mesmo livro (rsrsrs). Para mim, a leitura só ficou interessante mesmo nos últimos 30%. No restante do livro, absolutamente nada aconteceu. Sério! Você poderia pular os primeiros 70% e começar a leitura mais à frente que provavelmente não sentiria que perdeu nada na história.
O único arco com o qual fiquei realmente engajada foi o de Rand, que deve corresponder à apenas uns 10% do livro. O restante, foi muita enrolação com alguns momentos que valeram a pena.
O Mat não aparece nesse volume e o arco de Perrin, que nunca mais foi o mesmo depois que ele conheceu a Faile, está cada vez menos interessante . O restante, foi praticamente política e enrolação de Aes Sedai.
Dizem que em releitura, após finalizada a série, esses volumes tomam um contexto mais interessante. Acho bem difícil de imaginar isso no momento. Diria agora, que esse volume de 685 páginas poderia ser contada em 250, sem perder nenhuma informação importante.
Tenho mais 2 livros de enrolação antes da série ganhar ritmo novamente, mas ainda tenho esperança que os próximos sejam ao menos um pouco mais interessante que esse volume.
Filipe Faria 15/08/2020minha estante
Pois é, a série só retoma um ritmo bom no livro 11.

Dani 15/08/2020minha estante
Haja força de vontade!!!! Kkkkkk
Ainda bem q é um universo que gosto muito, então mesmo quando muito lento, nunca é uma experiência ruim : )

Filipe Faria 15/08/2020minha estante
Sim, esse universo e os personagens foram o que mantiveram mesmo no slog. A série tem muitas partes que são arrastadas, mas no final vale muito a pena :)