Knife of Dreams

Knife of Dreams Robert Jordan

Resenhas - Knife of Dreams

Joao.Sedai 30/06/2022

O começo do Fim
Livro excelente! Obrigado por este último tributo, Robert Jordan. Livro foi muito bom, apesar de que na minha opinião o clímax veio antes da hora.

pedrolucasmr 19/01/2023

A saga volta aos eixos de maneira quase perfeita
Depois de 4 livros com problema de ritmo, Knife of Dreams põe roda do tempo de volta ao nível dos 6 primeiros volumes. Povs que não levam a lugar nenhum? Se foram. Plotlines que parecem nunca acabar? Todas fechadas ao final do livro. Desenvolvimentos esquisitos pros personagens? Não mais.
Knife of dreams fecha várias plotlines de maneira excepcional, incluindo a de Perin, Mat e Elayne. O volume também tem batalhas incrivelmente descritas, algo que vimos muito pouco nos volumes 7-10.
Não fosse por alguns momentos que passam rápido demais, como o plot da mansão de Rand e a batalha de Perrin, o livro provavelmente teria sido o melhor volume de roda do tempo.
By the way, eu continuo odiando a Elayne e já não gosto da Faile, mas isso não é realmente um defeito da obra.

@livrostasticos 06/03/2020

Knife of Dreams
O último livro da série escrito somente por Robert Jordan antes que morresse e acredito que não poderia ter sido melhor. Knife of Dreams é a conclusão pra várias linhas diferentes do enredo que estavam em aberto até esse ponto, bem como deixa-nos ainda mais ansiosos pelo o que vem aí.
O ritmo e a divisão do enredo melhoram drasticamente quando comparados aos últimos três livros. Com toda a certeza a narrativa flui mais rapidamente e o balanço entre as partes mais paradas e as mais cheias de ação foi perfeito. Um excelente livro que me deixa muito feliz de o ter lido!

Carolina.Rodrigues 15/02/2020

É o décimo livro da série a roda do tempo. Esse livro foi o último que o autor escreveu. A leitura me agradou muito. Foi lançado em 2005

Dione 29/10/2023

Último livro da saga escrito pelo Pelo Jordan antes de sua morte. Depois de ler esse livro fico feliz que ela tenha se despedido com um livro bom e com uma grande última cena. O livro e bom, bom ritmo, as coisas acontece finalmente, tem grandes momentos. Os pontos fracos são o circo do Valan Luca, vários capítulos seguidos de um mesmo personagem, o que e cansativo, e capítulos muito muito grandes, mesmo quando e só um.

Fimbrethil Call 04/11/2015

Que legal!
Muito, muito legal. Finalmente Perrin resolveu a situação com a Faile. Ainda não entendi o que o Mat está fazendo...

Lucas1429 14/02/2022

Um título de respeito para série
Knife of Dreams é muito bom, mas não posso dizer que concegue compensar a falta de ritmo dos últimos três livros, apenas que dá uma guinada na direção certa. Arcos se fecham, personagens mostram o que se tornaram e o fim parece estar chegando. Pela primeira vez na série da pra ver o final chegando.

André 16/01/2022

O último livro de Jordan
Knife of dreams é o último livro da saga escrito inteiramente por Jordan, antes deles falecer, e é um exemplo magistral de tudo o que fez a série ser ótima. São múltiplos pontos de vista com todos os personagens principais, Rand, Mat, Perin, Egwene, Nayneve, Elayne e outros. São tantas linhas paralelas e cada uma tem seu tempo de desenvolvimento e finalmente alguns arcos que iniciaram a 3 livros atrás se fecham aqui, principalmente os de Perin e Elayne.
O livro ainda é cheio de batalhas e intrigas políticas. O final deixa tudo pronto para a grande batalha final, com todos os personagens se movendo finalmente e as ameaças dos dark friends e do dark one mais fortes ainda.

Gean 16/05/2021

Batalha interior
Primeiramente, uma coisa que gostei bastante nesse livro foi a sensação que ele passa que tarmon gai?don está chegando. A realidade é como se estivesse ficando mais estreita, ao ponto da disposição de paredes de um local parecerem recuar ou avançar. Em algumas ocasiões é como se alguns personagens estivessem a atravessar paredes, e não portas. Além disso, bolhas do mal estão aparecendo e fenômenos nunca vistos estão surgindo. E como se o tenebroso estivesse balançando sua prisão em shayol ghul e o mundo se abalasse com sua fúria.

Em segundo lugar, a questão do ritmo continua sendo algo muito problemático, sendo com certeza o meu principal problema com esse livro. Até os 48% aproximadamente eu fiquei desanimado e pensei seriamente em pular esse livro. Daí decidi assistir a um vídeo de autópsia que fala tudo o que acontece e decidi continuar. Então, vamos lá.

Galad: esse personagem infelizmente aparece somente no prólogo, e de forma muito rápida. No entanto, sua aparição é marcante, sendo um personagem com muito potencial, ao contrário dos outros filhos da Morgase, que são insignificantes.

Elayne: sinceramente, sem essa personagem esse livro seria muito melhor. Ela tem 9 capítulos, aproximadamente 15% dos livros. Os 5 primeiros são todos em seguida, desses eu não li nenhum, mas sei o que acontece porque li um resumo detalhado e assisti a um vídeo. Dos outros 4 que ocorrem no final, em li 3. Esses 3 que eu li eu considerei indispensáveis. O último capitulo da Elayne tem um detalhe importante, mas é uma coisa que é dita no fim do capítulo. Ou seja, você terá que ler um capítulo inteiro de politicagem (política em livros é bom, mas nesse caso é ruim) para ler o que importa somente no fim do capítulo.

Além disso, em minha visão, essa personagem parou no tempo. Ela não evolui, está constantemente cometendo os mesmos erros. Se fosse por mim essa personagem não faria nenhuma falta caso fosse eliminada.

Egwene: para mim os melhores capítulos foram os capítulos dela. Essa personagem, ao contrário da Elayne, evoluiu bastante. Não falarei mais nada sobre, vocês terão que ler.

Rand: esse sempre foi meu personagem favorito, atrás apenas do Lan, nisso, é óbvio que gostei dos capítulos dele. E em especial o capítulo chamado ?The Golden Crane?. Esse capítulo tem um dos momentos mais lindos de toda a série. O único ponto negativo é referente a uma batalha. Nos capítulos dele há duas batalhas, a primeira eu gostei bastante, já a segunda foi muito decepcionante, não fez sentido nenhum o que aconteceu.

Fora isso, Rand passa por mais uma coisa que deixará ele com uma profunda cicatriz. E a reação dele será: ?isso não importa, eu tenho uma batalha para lutar e não posso falhar?. Ou seja, ele simplesmente segue em frente e não fica lamentando pelo que aconteceu. Apesar de isso ser algo que já sabemos, é interessante como isso continua sendo trabalhado. Esse personagem é o que mais abraça a dor do mundo, e sempre é triste ver tudo pelo que ele passa.

Além disso, uma coisa que me dá raiva é que ele continua sendo burro e cego. Mas a minha teoria é porque ele, literalmente, no momento, está sozinho. Essa batalha é a batalha dele principalmente, e todos os demais personagens tem suas próprias batalhas.

Mat: por um bom tempo eu achei as partes do Mat muito chatas também, nunca senti isso. Mas felizmente melhora. O início do livro, principalmente até os 48% é o Jordan montando o cenário, e a partir daí as coisas começam a andar.

Essa é uma das coisas que gostei bastante também desse livro, que é o fato de que muitos arcos são finalizados. Coisas que se iniciaram lá nos primeiros livros e nos livros posteriores são finalizados nesse. Há o fechamento de um arco do Loial; do Perrin (graças ao criador); da Faile; da Elayne; do Mat e etc. Falar em Mat, nesse livro descobrimos o porquê do rolar dos dados, e vemos eles parar definitivamente.

Perrin: tudo o que eu sinto por esse personagem é decepção, e ponto. Além disso, no final do livro 10 acontece algo com ele que o muda totalmente (ainda mais) e vemos a consequência disso nesse livro também. Isso terá muita influência nos próximos livros, e acho que será determinante para o final dessa série.

Faile: nunca odiei essa personagem, e acho que ela é alvo de um ódio desnecessário e sem sentido. É obvio que ela comete erros, mas não a culpo pelo que aconteceu com o outro personagem. Para mim a culpa é inteiramente dele. Minha teoria é que as pessoas a odeia tanto assim por ainda estarem nos 6 primeiros livros.

Acho que conforme o tempo for passando vai ficar mais claro que é o outro personagem que é fraco e que decepcionou todos, mas ao contrário de as pessoas admitirem que cometeram um erro ao colocarem suas expectativas e sua confiança em um determinado personagem, elas preferem não admitir isso, pois isso significaria que elas cometeram um erro de julgamento. Eu admito. Ademais, Faile evolui, e percebe-se claramente que ela se importa com as pessoas e tem um bom coração. Já o outro personagem só se importa apenas com uma coisa. Poderia está acontecendo a última batalha que ele não iria se importar, pois tudo o que importa para ele é aquela outra coisa.

Nynaeve: rainha, deusa, perfeita e ponto.

Lan: perfeito.

Lews Therin Telamon: adoro ele, e é incrível como ele sempre está certo.

Galina: KKKKK

Suroth: KKKKK

Por fim, finalizando, é importante mencionar que todos os personagens estão em uma batalha pessoal, sem exceções. E nisso, eles estão fazendo o que julgam ser corretos, mas que pode não ser o correto que esperamos nem o que o mundo espera. Não obstante, não falo em batalha apenas em sentido figurado, esse livro tem muitas batalhas, com Rand, Mat e Perrin sendo protagonistas, e Elayne sendo um peso.

Nisso, meu maior problema foi com o ritmo desse livro e com a decepção de um embate entre Rand e um certo alguém. Elayne eu detesto essa personagem, e se eu tivesse lido todos os capítulos dela meu grau de insatisfação seria muito maior, mas como eu não li, o meu grau de satisfação foi mais positivo.

Por fim, descanse em paz sr. Robert Jordan e obrigado pelos bons e maus momentos. Tai?shar Jordan.

Lybio 07/02/2021

Melhor livro da série!!!! todos os plots principais propostos pelo livro são finalizados lindamente e avança bem a trama principal.

Débora 02/08/2019

Esse livro foi o último escrito pelo Jordan e não decepciona. A história é mais dinâmica que o livro anterior e avança bastante.
O Rand e a Egwene não aparecem muito nesse, mas os poucos capítulos deles são excelentes. A história tem um foco maior no Perrin, no Mat e na Elayne, sendo que todos chegam a uma certa conclusão em seus arcos atuais. Além disso, a gente pode ver um pouco o ponto de vista de algumas Aes Sedai, tantos as rebeldes quanto as que estão na Torre.

Resumindo, foi um ótimo livro, especialmente depois de Crossroads of Twilight que foi meio sofrido pra mim.

Roger.Rayner 06/04/2024

????????
Depois de três livros dessa série beeeemm lentos que alegria voltar a ter um livro que há desenvolvimento dos personagens e da história.
Knife of Dreams foi gostoso de ler e com muitos eventos que eu não esperava. Já quero ir para o próximo.