Knife of Dreams

Knife of Dreams Robert Jordan

Resenhas - Knife of Dreams

DryBooks 29/11/2021

Eu tava com SAUDADES
O livro 10 foi dificil hein. Sofri pra terminar. Mas esse compensou TUDO. O role da Egwene? Incrivel
O role do Rand? Intenso
Ate Nienieve tava reinando e finalmente curti o POV do Perrin de novo.
To animimada again!

Joao.Victor 08/01/2023

Prelúdio da Última Batalha
Knife of Dreams, 11º livro da Roda do Tempo e o último escrito por Robert Jordan é uma volta ao ritmo dos primeiros volumes. Esse livro já começa com um prólogo que, particularmente, acho melhor que o décimo livro inteiro, e também marca a volta de diversos personagens que estavam a muito tempo sumidos, ao mesmo tempo que o autor mexe as peças do xadrez para que os personagens e as nações estejam cientes que a Última Batalha está muito próxima e que providencias precisam ser tomadas. Além disso, o melhor é que finalmente aqui temos a conclusão de diversos arcos que estavam sendo arrastados desde Path of Daggers/Winter's Heart colocando a série de volta nos trilhos.
Um dos motivos de eu ter achado essa leitura mais ou menos foi pela fato de já está cansado de ver os mesmos plots que nunca tinham finalização, pra mim estava arrastado demais. Além de que não vejo motivo pra certas tramas terem se estendido tanto e também alguns clímax não foram tão recompensadores assim.
Já um dos aspectos mais legais desse livro são as diversas bolhas do mal que estão se espalhando por todo lugar e a realidade está colapsando, as coisas não fazem mais sentido, eventos bizarros acontecem o tempo todo, tudo evidencia que o mundo está muito próximo de seu fim, e isso trás uma certa ansiedade ao leitor ao mesmo tempo que você consegue realmente ver que o fim da saga está muito próximo.

Personagens:
Mat aqui é o destaque e o livro foca bastante em desenvolver sua relação com a Tuon. Essa relação pra mim tem altos e baixos e acho que ficou um pouco cansativa de acompanhar em certos momentos, principalmente por causa que os personagens não saíam do lugar por estar acompanhando aquela praga de circo maldito (Morra, Valan Luca). Mat é um personagem que eu adoro demais, mas queria que ele tivesse mais plots épicos invés de ser só um guarda costas.

Elayne eu simplesmente não consigo ligar pra qualquer coisa que acontece com ela ou ao redor dela. Pra mim, essa guerra civil dela foi uma guerra contra nomes porque eu nem conseguia lembrar quem era quem ali.

Finalmente depois de muito tempo a história do Perrin anda e eu diria até que foi o clímax mais satisfatório do livro. Acho que todo esse arco dele e da Faile foi muito mal executado mas só fico feliz que finalmente acabou.

Rand continua sendo o personagem mais interessante da série e tem também o núcleo de personagens mais interessantes junto com ele, sempre tendo mistério, tensão e ação ao seu redor. Cada vez mais a saúde mental do dragão vem se degradando e eu sinceramente não sei se ele vai está são até a última batalha.

E quem diria que Nynaeve se tornaria uma das minhas personagens favoritas, eu que não gostava dela até a metade da série, mas aqui ela participa de um dos momentos mais lindos e épicos da roda do tempo, me arrepio só de pensar.

Por último, outra personagem que me surpreendeu demais foi a Egwene, é incrível ver o quanto ela evoluiu e como ela causa um impacto grande por onde passa. Os capítulos dela são os melhores juntos com os do Rand.
Gean 09/01/2023minha estante
Belo TCH.
Para saber sobre a sanidade do rand tem que ler o livro 12...?

Joao.Victor 09/01/2023minha estante
Obrigado Gean. Livro 12 está prometendo demais to muito curioso pra ver que rumo as coisas irão tomar

Lucas1429 25/08/2020

O começo do fim
Esse livro me causou um misto muito grande de emoções. Em grande parte positivas por causa da história em si, mas negativas pro pensar que esse foi o último livro escrito pelo Jordan. Deve ser uma sensação muito ruim a de ver a sua vida acabando sem que a sua obra esteja completa, ainda mais algo que era recebido com tanto carinho pelos fãs.
O livro em si é maravilhoso. Ele retoma o fôlego que estava tanto em falta nos livros anteriores a faz a história andar de uma forma muito mais dinâmica. Ainda tem alguns capítulos inteiros que eu achei bem chatos e desnecessários, mas eles são a exceção dentro da trama.
Eu sempre gostei e admirei muito a capacidade que o Jordan tinha de mostrar como os seus personagens são fortes, o quanto eles conseguem encarar as dificuldades com o queixo erguido - principalmente agora depois de quase todo mundo já ter sofrido bastante - e aqui nós vemos alguns dos momentos mais intensos nesse quesito. Eu fiquei muito, muito feliz por voltar a ficar tão empolgado com essa série, tão empolgado que eu terminei esse livro e já peguei o próximo, pensando muito em como deveria ter sido sofrido pra quem o leu no lançamento.
Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores sagas de fantasia de todos os tempos, uma que todo mundo deveria pelo menos conhecer e se deixar levar por esses personagens tão vivos e orgânicos.
Nargothrond 10/09/2020minha estante
Amanhã termino ele tbm.

Lucas1429 10/09/2020minha estante
Vai na fé que daí é só sucesso. Difícil é dar uma pausa, haha

Emerson 05/11/2016

"When the Wolf King carries the hammer, thus are the final days known. When the fox marries the raven, and the trumpets of battle are blown."

Com imensa tristeza finalizei o último livro escrito pelo Jordan.
Ao contrário do livro anterior, este livro deu uma retomada no ritmo usual da trama. A história andou.

Finalmente o arco do Perrin foi finalizado. Eu já não aguentava mais essa perseguição para resgatar a Faile, Luz!
Também curti o fim desse arco do Mat com a Tuon. Gosto cada vez mais do personagem. O livro teve mais foco nele e como sempre seus capítulos dão uma leveza na tensão da trama.

Esperava a conclusão do arco da Egwne na Torre branca, mas parece que vai ficar para o The Gathering Storm.

Nosso querido Dragão não teve muito foco nesse livro, mas nos poucos capítulos narrados foram cheios de ação, e digo que ele não se deu bem no último.

Ainda faltam muitas coisas antes da batalha final, muitos países estão desorganizados e em guerras civis, mas é como diz o velho ditado, let the Lord of Chaos rule!
Jaqueline.Santos 15/01/2018minha estante
Ahhhh n sei se ocorreu com vc mais praticamente pulo todas as páginas do Perrin com a Faile, sobre todas as ?irmães? querendo vincular os ashamens ?homens de preto ? , Egwne com a torre branca , muitos personagens desnecessários ... só preciso saber rs isso melhora ... quase pulando esse livro :(

julia 09/02/2023

\o/ Eu me diverti muito mais lendo Knife of Dreams do que os livros anteriores, graçaaaaaas. Ainda se arrastou bastante durante alguns capítulos, mas tantas coisas aconteceram durante o segundo tempo que fizeram a trama avançar?? Quem teria pensado kkkkk Estou até meio animada para começar o próximo livro agora.

Dani 10/04/2021

Fiquei bem decepcionada com essa leitura e com certeza minhas espectativas tiveram grande influência nisso. Parece ser consenso que nesse volume é quando a série volta a ganhar ritmo e sinceramente, achei bem similar aos volumes anteriores.  Curiosamente, como eu esperava pouco dos últimos volumes, foram leituras que me agradaram mais que o esperado, enquanto essa acabei achando bem enfadonha. As únicas partes que realmente gostei foram as de Rand e Egwene. Não suporto as partes de Mat e Tuon ( sério, sei que Jordan é péssimo em escrever relacionamentos, mas o que ele estava pensando com esses dois? Toy? Insuportável!). Já o arco de Perrin continua apenas OK. Eu queria que ele tivesse uma visão mais ampla de suas ações ao invés de fixar apenas em Faile, mas fazer o q?
A vantagem é que realmente vemos mais dos personagens principais e a história realmente começa a progredir, tendo o fechamento de alguns arcos que pareciam não sair do lugar.
Confesso que finalizei um pouco desanimada com a série, o que me deixa muito triste, considerando que este é o último livro escrito pelo Jordan antes de falecer. Queria realmente ter amado esse volume como parece ter acontecido com a maioria das pessoas. Mas ainda espero que o próximo volume vá finalmente me reconquistar.

Jussara 15/05/2022

Finalmente volto a ficar interessante, Egwene e Eleine subiram muito no meu conceito, até mesmo o Mat eu tô gostando

Rodrigo 23/02/2022

Retorno ao ritmo
Nesse livro o autor retornou ao ritmo esperado para série, sendo um grande alívio depois dos 3 livros do famoso Slog. O livro finalmente encerra alguns plots que foram arrastados pelos livro 8, 9 e 10 de maneira muito satisfatória. Ao mesmo tempo deixando plots abertos para os proximos livros.

Rafael 13/11/2022

Felicidade e tristeza no gume de uma faca
O décimo primeiro livro da série A Roda do Tempo ao mesmo tempo que nos enche de alegria, nos envolve com notas de tristeza.
Faca dos Sonhos, em tradução livre pois ainda não há versão em português, é o último livro publicado inteiramente por Robert Jordan em 2005, antes de seu falecimento por decorrência de uma doença cardíaca em 2007.
Jordan aqui entrega tudo. Desenvolvimento, novas tramas, batalhas incríveis, resgate de personagens de livros anteriores, ufa! Tudo o que um bom livro de fantasia que se preze deve se orgulhar. A impressão geral é que após 3 livros recebidos com incerteza pela crítica e pelos fãs, aqui ele finalmente arregaça as mangas, deixando todos novamente de bocas abertas.
O desenvolvimento extremo chega a ser inacreditável, assim como os detalhes. Uma das tramas nos leva de volta ao quinto livro. Outra, para o segundo. Outra para o primeiro, desflorescendo um nó (até então insignificante), lançado 15 anos antes! O mais incrível de tudo é que após a releitura deste trecho do primeiro livro, fica claro que não foi por acaso. A semente havia sido plantada uma década e meia antes de colhermos o fruto, o que é extremamente recompensador.
O livro não é perfeito, no entanto. Ainda há falhas, e algumas partes poderiam ter ficado de fora. Mas não podemos nos esquecer de quem estamos falando. Talvez essa "barriga" seja uma semente plantada do melhor fruto que já experimentamos, sendo difícil de julgar ou criticar esse tipo de escrita sem ter noção de toda a figura que Jordan tratou de desenhar.
Faca dos Sonhos é ao final, mais do que um livro de fantasia escrito por um gênio. É uma lembrança indestrutível da solidificação de Jordan como um dos maiores que já existiu.

Kissia 20/05/2020

Marcelon 12/09/2020

Fôlego renovado para enfrentar Tarmon Gaidon
Mat consegue se superar e é surpreendido com uma coisa que ele já sabia que ia acontecer. Perrin, finalmente, se reencontra com o seu coração. Rand, numa de suas menores aparições na série, recebe um revés pesado de um dos Abandonados.

Math 04/02/2023

Nunca vimos o fim tão próximo...
Esse se tornou o meu livro favorito até agora, ñ achei perfeito, algumas partes me incomodaram, mas outras me deixaram sem palavras! Esse volume está cheio de batalhas incríveis e conclusões de arcos de livros atrás, q eu sinceramente gostei muito da conclusão. Porém oq eu mais gostei nesse livro foi o clima de final dos tempos, conseguir ver a última batalha chegando, sentir esse clima de desespero, os reinos se preparando para Tamon'Gaidon foi INCRÍVEL, isso e os meuz meninos, Mat, ele é incrível E nunca errou hahah, junto com o Rand q dessa vez não se deu muito bem , o Perrin q teve uma batalha bem das boas e concluiu seu arco (luz finalmente), e a Egwene que foi maravilhoso ver ela quebrar a Torre Branca por dentro.
Mas é oq o ditado diz né!? DEIXE O SENHOR DO CAOS REINAR

Carolina.Rodrigues 15/02/2020

É o décimo livro da série a roda do tempo. Esse livro foi o último que o autor escreveu. A leitura me agradou muito. Foi lançado em 2005