A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Brunohrs 10/12/2021

Sem comentários
Esse livro é um desserviço. Principalmente na época de falsas verdades que estamos vivendo. Totalmente tendencioso e dados manipulados

Pucca.Farion 28/11/2021

"E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza."

Preciso informar que a nota do livro reflete o quanto eu gostei dele, e não a sua qualidade.

O autor traz ideias bem interessantes sobre as árvores, sobre como elas se comunicam, se relacionam, se protegem. É impossivel ler o livro e não se sentir mal pelas vezes em que achou que alguma árvore devia ser podada/cortada.

Meu problema com o livro é que não tenho familiaridade com o assunto, e alguns capítulos acabaram sendo muito técnicos para mim, o que dificultou a leitura. Apesar dos capítulos curtos, para mim ,a leitura foi bem arrastada.

Samuel Muca 13/11/2021

Não espere divulgação científica
Fui ler o livro esperando divulgação científica e me deparei com ativismo ecológico.
Nada contra as ideias de preservação de florestas naturais do autor, mas é importante ressaltar que o mesmo não se vale apenas de fatos cientificamente comprovados.
Boa parte da narrativa apresentada no livro se dá por teorias e suposições baseadas unicamente na observação do próprio autor, sem lastro científico que as ampare. Portanto, pode induzir o leitor leigo ao erro.
O lado positivo é que as informações científicas que o autor apresenta estão numa linguagem bem acessível.
Por fim, a tradução do Pete Rissatti, como sempre, está impecável.

Guilherme 06/11/2021

Fantástico e Didático
Esse livro me trouxe uma quantidade imensa de conhecimento sobre esses seres tão fantásticos, conhecimento esse, que nem mesmo a faculdade de biologia me apresentou...

Aqui o leitor pode mergulhar na estrutura competitiva, social e até mesmo maternal desses organismos - sim, você não leu errado, pode existir um certo cuidado maternal entre as árvores.

Os capítulos curtos e escritos de uma forma didática, aumenta e muito a fluidez e absorção de seu conteúdo.

Enfim...

Super recomendado e favoritado hehe...

Janaina.CrisAstomo 02/11/2021

Os segredos das Árvores.
Esse livro é técnico com muitos aprendizados para as pessoas leigas. Nele são descritos algumas formas de comunicação entre as árvores, como as árvores maiores contribuem para a sobrevivência das menores, a importância das florestas para o ambiente etc. O que achei mais interessante é o porquê das árvores que encontramos nas cidades correm um risco maior de cair com tempestades: suas raízes são menores devido ao solo compactado, não há outras árvores para se esgotarem, nas podas os fungos ou besouros podem danificar todo o tronco, entrando pelos cortes feitos nas podas. Achei super interessante. Uma pena que a pesquisa desse engenheiro florestal se dê amplamente nas florestas da Europa, que são bem diferentes das nossas brasileiras.

Hugo 25/10/2021

Apenas uma commodity?
Nunca imaginei que as árvores fossem seres que falam, compartilham alimento, protegem uns aos outros, defendem-se de ataques e que chegam a influenciar positivamente na produção de ostras e no aumento da pesca no mar. Também não fazia ideia da existência da wood wild web formada pelos fungos. O livro de linguagem fácil é sensacional e o aprendizado é imenso!

Paul Law 22/09/2021

Árvores têm internet
Não acredita? Peter Wohlleben engenheiro florestal e autor de "A Vida Secreta das Árvores" vai te provar que as árvores fazem muito mais coisas do que imaginamos.

Wohlleben trabalhou muitos anos em uma reserva florestal, observando o crescimento e desenvolvimento da floresta ao seu redor. A curiosidade sobre o assunto o fez estudar os tipos de árvores existentes e suas peculiaridades. Tudo isso rendeu o material para "A Vida Secreta das Árvores" um livro voltado para o público comum com a intenção de despertá-lo em relação a preservação da flora de forma geral.

É pelas palavras do engenheiro ambiental, obviamente baseada em dados técnicos, que aprendi que uma árvore plantada por mãos humanas é bem diferente da que existe na natureza. Em outras palavras, o reflorestamento não é suficiente para devolver a floresta o seu estado de antes do desmatamento. É que as florestas nativas funcionam em conjunto; as árvores de uma floresta entendem que são um coletivo e dividem nutrientes e informações entre si para preservar o todo. Não é o máximo? Quer saber outra? A floresta replantada não tem esta capacidade.

Os fungos formam uma rede fininha que conecta boa parte da floresta pela qual as árvores recebem informações sobre chegada de chuva forte, frio intenso ou incêndio. Eis aí a internet delas! E tem mais: uma árvore doente recebe das companheiras energia extra para poder se curar e continuar vivendo. A vida de uma árvore é bem mais longa do que a dos homens ou animais, isso todo mundo sabe. O que é novidade é o fato de árvores de cidade viverem bem menos do que suas irmãs da floresta. No solo urbano as árvores sofrem muito e são comparadas aos moradores de rua!

O autor ainda apresenta dados que dão a entender que as árvores se comunicam, chamam ajuda, se juntam para aproveitar melhor os raios solares. Um dado triste é que provavelmente uma árvore sente dor quando é podada. É como se um braço lhe fosse arrancado. O tronco também diz muito sobre a saúde da árvore e se descascado pode causar a sua morte.

Ah e as árvores são preconceituosas! Uma espécie não gosta da presença de outra. Elas entendem que o outro tipo tomará o seu espaço e faz de tudo para evitar o crescimento do inimigo. Tem árvore que usa nutriente de outra para ficar forte e depois matar quem lhe cedeu energia, crescendo entre galhos até alcançar a altura suficiente para ficar com todo o sol e deixar a outra sem energia.

Tem muitas informações interessantes sobre o mundo das árvores no livro resenhado. Leitura simples, direta e de muita qualidade. Tema em evidência pouco explorado. Eu espero que chegue o dia em que as árvores sejam tratadas como os seres vivos e importante que realmente são!

site: http://paullawblog.blogspot.com/2021/09/a-vida-secreta-das-arvores.html

BiCarrie 17/09/2021

A amizade, comunicação e sentimentos das árvores
De certa forma, ler sobre a vida secreta das árvores me deixou comovida. Nunca que eu iria imaginar sobre seu comportamento na natureza de forma tão minuciosa.
É um livro sensacional, principalmente para quem gosta do assunto, onde o autor conta como elas convivem, como se comunicam, como demonstram dor, a importância de viverem em sociedade, e até mesmo, sobre a competição que rola entra árvores de diferentes espécies.
É um conteúdo bem fácil de compreender, e de certa forma, sentimentalista. Algumas coisas li e fiquei comovida por entender um pouco da beleza e da complexidade que a natureza é.
Todo o conteúdo traz uma visão diferente da qual estamos acostumados a aprender, e que eu achei extremamente interessante saber. Recomendo muito!

Paula 05/08/2021

"Quando você sabe que as árvores sentem dor, têm memória, vivem com seus familiares, não consegue simplesmente cortá-las e matá-las com máquinas grandes e furiosas". ??

Peter Wohlleben

Bruna.Lourenco 30/07/2021

Uma preciosidade de livro! ???
"Quando você sabe que as árvores sentem dor, têm memória, vivem com seus familiares, não consegue simplesmente cortá-las e matá-las com máquinas grandes e furiosas."

Peter Wohlleben

luanabarcelosr 29/07/2021

Impossível não se apaixonar pelas árvores por meio dessa leitura. Nunca mais olhei com os mesmos olhos para as árvores ao meu redor, é uma leitura gostosa e encantadora!

Cauã 28/07/2021

A vida secreta das árvores??
Peter Wohlleben engenheiro florestal e autor desse livro fascinante e cheio de conhecimento.
O livro nos conta um pouco sobre a vida e as árvores em si e responde algumas perguntas q temos sobre elas.
A gente sabe um pouco, talvez o mínimo, sobre as árvores e a maioria aprendemos na escola, mas o livro traz coisas diferentes q alguém já na vida se perguntou, árvores tem amigas? elas falam?? elas tem personalidade? ficam doentes? elas andam?? entre outras perguntas q são respondidas de forma clara e interessante.

Pra mim esse livro merece 4? pq ele é muito bom
Trás fatos de forma de boa com palavras fáceis bem tranquilo
O livro me prendeu realmente e eu gostei muito da leitura
indico esse livro pro povo q gosta de árvores e biologia, é um bom livro pra quem quer sair dos livro de ficção e ir pros não ficção, ele também nos acostuma com uns termos técnicos q usamos na biologia (q são explicados no livro) bem top

Uma frase nos final do livro q achei tudo:
"Apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las"?

Um beijo e abraço, Cauã???
Rafinha 28/07/2021minha estante
???

Dai 20/07/2021

"apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las"
Livro emocionante! Você começa a leitura entrando em um mundo desconhecido, e ao longo da leitura a gente começa a entender esse universo da natureza, das árvores, onde nada é por acaso, tudo acontece em uma sintonia quase ensaiada! Com certeza esse livro mudou minha percepção, admiração e respeito pela natureza! Recomendo a leitura pra todos aqueles que querem fazer uma reflexão sobre a natureza e a vida! Leitura fácil e cativante... Maravilhoso!

Tailine.Brandao 07/07/2021

Para todos aqueles que gostam dos segredos da natureza
O livro é excelente, explica muitos fenômenos desconhecidos ou que conseguimos ver, mas não sabemos identificar como ocorre, o autor trás um paralelo com a nossa sociedade que torna tudo mais lúdico, a divisão do livro é muito boa, os capítulos tem o tamanho certo para não cansar, mas também não deixa pontas soltas.

Danilo 02/07/2021

Olhando para um novo mundo.
O livro é bem interessante em seu total, algumas pessoas criticam o mesmo dizendo que alguns termos do livro estão com linguagem científica errada ou que as informações estão desatualizadas e etc, porem na minha opinião o autor fez um otimo trabalho em repassar um assunto tão científico na linguagem para pessoas leigas, vale lembrar que o mesmo não é um livro de ciências, sendo assim, é muito facil de entender a vida das árvores da forma com que o livro foi escrito mesmo para pessoas que não tem o mínimo de noção de botânica. Eu recomento o livro para quem deseja ver as árvores de maneira diferente.