A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

João Pedro 16/01/2018

Inconsistente e perigoso

É impressionante como textos sensacionalistas e que apelam para o imaginário popular caem nas graças de muitos leitores. Encontrar uma nota tão alta aqui para A Vida Secreta das Árvores é triste, mas não surpreendente. O livro se propõe a ser um grande revelador de aspectos fantásticos (literalmente, pois em grande parte são fantasias do autor) sobre a vida das árvores, e como todo livro que desperta nossa curiosidade e que fundamenta um mundo extraordinário, tal como gostaríamos que fosse (seria realmente incrível que árvores sentissem dor e tivessem personalidade), se torna encantador.

Porém, como biólogo, achei mais do que justo deixar aqui uma palavrinha de aviso aos leitores: trata-se, nesse caso, de uma obra substancialmente pseudocientífica. O autor traz a tona conhecimentos sobre botânica e ecologia tão distorcidos que foi até doído de ler. Quando parte de pressupostos cientificamente coerentes, tira conclusões precipitadas ─ para não dizer delirantes ─, mas na maior parte do tempo são simplesmente infundadas (o que fica claro na bibliografia bastante pobre citada ao final). Ao longo de todo o livro, como se não bastasse, o autor preferiu utilizar uma linguagem finalista que dá náuseas em qualquer um que esteja minimamente familiarizado com as ciências naturais.

Pra quem leu ou for ler: cuidado. Questione muito o que esse autor diz e não saia acreditando em suas fantasias com apenas essa leitura. Procure outras fontes, seja crítico.

A Vida Secreta das Árvores não passa, infelizmente, de uma interpretação equivocada da natureza. O que é uma pena, pois poderia ter sido uma bela obra de divulgação científica; Peter Wohlleben, entretanto, preferiu escrever uma ficção.
Tarcila 25/04/2018minha estante
Concordo plenamente com o que vc falou. Me decepcionei muito com a visão extremista e sensacionalista desse livro, além de algumas informações que não são muito coerentes e a forma fantasiosa que ele usa pra explicar as coisas.

Vinicius 21/02/2019minha estante
Meu Deus, eu como um Biólogo que já trabalhei um tempo na área da botânica posso dizer que gostei do livro e por sinal foi um livro indicado por uma profissional da área..., muitas coisas que ele fala tem fundamento sim na área científica a única diferencia que você não está lendo um artigo explicando "matérias, métodos e objetivo" do livro. Eu entendi como esse lance de "fantasia" do livro, como algo pra cativar os leitores que não estão familiarizados com a área de estudo.

Cdmm 13/04/2019minha estante
Vou começar a ler agora. Como sou cética ao extremo já estou de pé atrás, mas vou ler pois ganhei de uma pessoa queridíssima. Obrigada pelas informações.

Arnoldo 10/05/2019minha estante
Apesar de não ser uma obra científica, achei muito interessante e ela também traz muitas informações que são desconhecidas do público em geral. Acho uma obra importante para levantar o debate sobre o manejo e preservação de florestas, um tratado de botânica é muito melhor? Possivelmente, mas a penetração na sociedade é pequena. Ele traz no livro aquilo que observou de sua experiência na floresta em que trabalha há muitos anos, percebi que muito do que falou faz sentido apenas em florestas de coníferas de clima temperado do hemisfério norte, que nos biomas do Brasil não se aplicam, mas que ainda assim são observações relevantes. É um livro para o grande público se iniciar no amplo debate que é a importância de um correto manejo e preservação das florestas.

Igor biólogo 11/03/2020minha estante
João compartilho de sua opinião. Estou lendo o livro e a falta de muitos aspectos científicos estão me incomodando. Você foi muito perspicaz nas suas notas. Percebi que não eram delírios apenas meus! Obrigado

Alexa 24/04/2020minha estante
E esse comentário de curtida sem querer aqui uaheuaheuaheuah

Davi.Rezende 23/06/2020minha estante
Valeu por avisar, poupou meu tempo

Thaís Berganton 06/09/2020minha estante
Me decepcionei muito com o livro também

Gigio 08/03/2022

Surpreendente
Uma das obras mais surpreendentes que li nos últimos tempos.
Dosconhecia a maior parte dos fatos a respeito das árvores que são explorados nesse livro.
O texto é fluído e não conseguia parar de ler.
Sempre tive um grande respeito pelas árvores e pelas florestas, agora mais ainda.
Fabricy 10/03/2022minha estante
Comecei!

Gigio 11/03/2022minha estante
Eu curti demais. Sou do mato e descobrir esses ?segredos? me fez respeitar ainda mais as matas.

Fabricy 11/03/2022minha estante
Eu sou do direito ambiental, já tô gostando!!! Fico feliz que vc gostou!

Iracy 03/05/2021

Árvores também são seres vivos
As árvores deveriam ser tratadas como seres vivos e não como coisa. Deveríamos começar a compartilhar essa informação com nossos amigos e colegas.

Meu olhar para estes seres vivos mudaram totalmente depois da leitura deste livro, elas sentem, comunicam-se com outras plantas e animais, são estratégicas quando são atacadas e principalmente são uma família.

Recomendo este livro para qualquer pessoa, pois a linguagem é bem fluida.
gcaldas2 04/05/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado da minha indicação e mais feliz ainda que esta leitura aguçou seu olhar para estes seres tão maravilhosos.

Iracy 14/05/2021minha estante
Muito obrigada, Gabriel?

Victor 29/05/2017

O que você nunca imaginou a respeito das árvores.
Nesta obra magnífica, Peter Wohlleben compartilha o que dedicou a sua vida inteira e o que ama. Nesse livro ele apresenta de forma bem clara as relações afetivas entre as árvores e suas interações, como por exemplo: elas podem se comunicar.
Suas raízes estão interligadas embaixo de nossos pés formando uma extensa rede de "fios", o que Peter comparou com a internet. As árvores mandam substâncias umas para as outras por meio das raízes e também por meio do ar. Excelente obra, que na minha opinião deveria ser lida por todos, para que nossa relação com a natureza mude pelo menos um pouco. Devemos entender que as árvores não são objetos, mas sim seres vivos que possuem memória e se relacionam.
miprocopio 29/05/2017minha estante
Só quero

Victor 29/05/2017minha estante
Perfeito.

Chayan0 03/04/2024

Surpreendente.
Um livro em grande parte técnico mas também envolvente.

Traz um novo olhar para a natureza.

Ao longo da leitura, consegui assimilar e visualizar a natureza ao meu redor vivendo, respirando e sofrendo alterações.

Um livro que vale a pena ser lido.

Conhecer a natureza é conhecer a nós mesmos.
tefa.alves 03/04/2024minha estante
esse eh uma gracinha

@estantedajulia 03/04/2024minha estante
que fofo, ameiii

e-zamprogno 12/08/2023

Uma nova visão para desenvolvermos a empatia pelas árvores
Classifiquei o livro com 2 estrelas e estou escrevendo a resenha para justificar a classificação.
Há algumas resenhas no Skoob reclamando do pouco rigor científico das "revelações" do livro. O meu problema não foi este, pois, como também li em respostas a estas resenhas, o livro é direcionado mais ao público leigo. O que parece ter desagradado parte do público é a abordagem do autor em tentar aproximar o reino vegetal, notadamente as árvores, ao animal, atribuindo a elas sentidos característicos de um sistema nervoso superior, poder de comunicação entre indivíduos, e até sentimentos e emoções. Claro que o direcionamento para um público leigo não pode ser desculpa para a divulgação de pseudociência, mas realmente acho que não seja o caso deste livro. Toda pessoa consegue perceber o quanto é diferente de uma árvore, mas será que percebe o quanto pode ser semelhante? No meu ponto de vista o autor busca o desenvolvimento da empatia por estes seres, compartilhando com o leitor uma nova visão dos seus processos de vida, fazendo isso a partir de observações pessoais de sua carreira como engenheiro florestal, apoiando-se em pesquisas científicas quando pode. É esta nova percepção que o autor chama de vida "secreta", e que gostei bastante de descobrir.
Feita a defesa da parte do livro que gostei, o que deixou a desejar para mim é que ele é todo sobre a realidade europeia, que, em termos florestais, é muito mais pobre que a nossa. Pobre não apenas em termos de diversidade, mas, como é revelado no próprio texto, na Europa já não existem florestas ancestrais, ou seja, não existem árvores com séculos de idade, o que interfere diretamente na forma em que as florestas e o ecossistema maior se organizam. Então, o que me incomoda mais que a possibilidade do conteúdo estar "incorreto", é ele estar "incompleto" (para um leitor brasileiro), mas se trata de uma questão de expectativa frustrada, o que pode não afetar todos os leitores tropicais. No mais, justiça seja feita, ainda que não "perfeito", o livro continua sendo único na sua proposta, e foi prazeroso ter uma visão, por mais limitada que fosse, na vida "secreta" das árvores.
denis.caldas 13/08/2023minha estante
Entendo a sua colocação, até pensei em um dia fazer a versão tupiniquim, mas temo que não tenham experimentos ou artigos científicos com esses temas, pois a nossa pesquisa visa outras abordagens, digamos, mais práticas. É aquele negócio, se europeus estudam isso agora, é porque eles estudaram o que estudamos agora porém a centenas e centenas de ano e, dominada a técnica, podem "viajar" em outros aspectos. É a questão econômica da escassez.

Também acho que, comparar a realidade europeia com a brasileira é como ler um livro inglês ou russo, e penalizar o autor por ele não abranger uma realidade que não é dele. E o livro ao menos nos ajuda a despertar a essas visões alternativas, mas enquanto a preservação estiver ligada a sentimentos, emoções e subjetivismos, e não tiver apelo econômico também, nunca será preservada. Europeus querem preservar lá, mas continuam usando madeiras tropicais em seu mercado de luxo...

Um abraço e muito grato por compartilhar as suas percepções!

e-zamprogno 15/08/2023minha estante
Gostei muito do seu comentário e concordo integralmente com tudo o que você escreveu, Denis, inclusive que é injusto da minha parte ao "subavaliar" o livro por uma realidade de que ele não trata. Espero que quem leia minha resenha também perceba isso.

Leonardo.Broinizi 11/06/2021

Para ver as árvores com outros olhos.
Quando soube que um livro de cunho de divulgação científica sobre a vida das árvores era um best-seller internacional, imaginei que ele teria algo de especial. E não me arrependi!

Peter Wohlleben, o autor do livro, consegue fazer um texto simples e envolvente sobre um assunto ignorado e visto como chato por muitos. Amor pelos animais é comum, pelas árvores, não. Mas este livro me fez começar a olhar com mais interesse e carinho pra nossas companheiras do reino vegetal.

A vida das árvores é realmente interessante: sua luta e (competição com companheiras) por recursos naturais, sua batalha contra invasores, seu cuidado com a prole, sua comunicação através das raízes e etc. As árvores são dinâmicas, só são mais lentas que nós, mas vivem muito mais. Ainda vemos como atitudes inclusive pensadas pra preservar as florestas podem atrapalhar a vida das árvores.

Lembrei bastante, inclusive, da ameixeira que me fez companhia na infância.
Livro interessantíssimo, muito bom e com certeza indicado a todos.
Estefania 11/06/2021minha estante
Quero muito ler..

Leonardo.Broinizi 11/06/2021minha estante
Pois eu recomendo a leitura sem ressalvas Estefania.

Twobigo 23/07/2018

Bem...!
Apesar da leitura ser cansativa e o livro conter pouquíssimas páginas, eu achei que o livro iria ter um pouco mais de ação e afins.

Tirando o fato da leitura realmente ser um pouco cansativa eu consegui absorver muitas informações bacanas. Não consigo mais olhar as árvores como eu as olhava antes. Hahaha :)
Vitor 25/07/2018minha estante
Cansativa? Pq ?

Twobigo 26/07/2018minha estante
Vitor, é um livro curioso e interessante! Mas ao meu ver é bem cansativo, eu achei que não ia consegui terminar o livro. Haha

Paulo 25/01/2021

Mais do que uma commodity
É fato, quem ler este livro não verá as árvores e as florestas da mesma forma que antes, pois elas são muito mais vivas do que costumamos pensar. Aqui Peter Wohllebeh nos conta como é complexa a vida das árvores, e não apenas pelos desafios que elas enfrentam pelas consequências de atitudes humanas, mas também pelo árduo estilo de vida que a própria natureza ao redor delas impõe: "... pois a natureza é uma mãe rígida. Quem não for atento e não se adaptar vai sofrer as consequências".

A vida de um árvore é difícil desde quando ela ainda nem foi germinada, tendo que ultrapassar as circunstâncias e adversidades do meio em que vive, e a posterior dificuldade durante seu crescimento e "vida adulta", que duram incríveis séculos, se protegendo de insetos, secas, invernos etc. Com isso, o livro relata os mecanismos de defesa e de comunicação que as árvores desenvolveram ao longo de milênios para formar uma sociedade de cooperação, proteção e família: "uma única árvore não forma uma floresta [...] fica exposta, desprotegida contra o vento e as intempéries. Por outro lado, muitas árvores juntas criam um ecossistema que atenua o excesso de calor e de frio, armazena água e aumenta a umidade atmosférica - ambiente no qual as árvores conseguem viver protegidas e durar bastante tempo." Por outro lado, há também concorrência entre elas, ainda mais se forem árvores de diferentes espécies.

Por fim, faço uma observação: o autor é alemão e sua área de atuação é na região em que ele vive. Isso não é problema algum, mas a maioria do exemplos e casos relatados aqui são situados na Europa central. Como sou leigo no assunto, eu não sei o quanto do que está escrito aqui se aplica a outras florestas ao redor do mundo ou às árvores que eu vejo da janela da minha casa, em clima tropical. Mas creio que muito do que lemos aqui se trata das árvores em geral, independente da espécie a qual elas pertencem ou em que clima elas vivem.

É um livro que recomendo a todos que se interessam um pouco por assuntos da natureza.

Samantha.Favaro 14/02/2021minha estante
É um livro que tô querendo ler há tempos. Ele deve ser incrível mesmo. (:

Vai Lendo 07/07/2017

Somos mais semelhantes do que você imagina
Desde cedo, aprendemos nas maçantes – pelo menos, para mim – aulas de Ciências e de Biologia que as árvores são fundamentais para nós, seres humanos, porque através da fotossíntese elas liberam oxigênio, indispensável para a nossa vida. Certo? Quantas vezes não escutamos o professor proferindo as mesmas frases, como “vamos preservar as florestas!”, “a Amazônia é o pulmão do mundo” ou “não ao desmatamento!”. Praticamente um mantra! E isso não se resume às salas de aula. Fora delas também existe toda uma conscientização de preservação ambiental, especialmente hoje em dia. Mas, afinal, será que temos realmente a dimensão do que são as árvores e do papel das florestas? Ou estamos condicionados a pensar mais em função da questão da sobrevivência humana? As árvores são muito mais do que aparentam e esta revelação é a maior descoberta de "A Vida Secreta das Árvores – O Que Elas Sentem E Como Se Comunicam", de Peter Wohlleben, publicado pela editora Sextante. Um livro que amplia os horizontes e a percepção sobre as árvores e a natureza como um todo.

Nós, seres humanos, no topo da cadeia alimentar e dotados de racionalidade, tendemos a ver o mundo com aquilo que ele tem a nos oferecer. Esquecemos que os outros seres vivos têm vida própria e não existem exclusivamente para nos servir. Aliás, não sendo uma ameaça ou não precisando de nós para sobreviver, eles pouco também nos notam. Nesse egoísmo, por exemplo, temos muito em comum. Porém, esta não é a única semelhança. Temos tantas outras…

Reconhecer elementos em comum com outros seres vivos (especificamente, as árvores) foi a minha grande realização através desta experiência – aliás, utilizo este termo em vez de “leitura”, pois acredito que realmente seja algo maior – com "A Vida Secreta das Árvores". No livro, o autor alemão e engenheiro florestal Peter Wohlleben nos apresenta toda a sua vivência e estudo realizado ao longo da carreira. Atualmente, ele gerencia uma floresta explorada com práticas ecologicamente corretas em Hümmel e, na obra, nos coloca a desvendar este mundo oculto. Wohlleben nos proporciona outra perspectiva sobre a vida das árvores, colocando-as no centro da narrativa. Um grande diferencial que fascina!

Como uma obra que aborda conhecimentos científicos, "A Vida Secreta das Árvores" apresenta certo didatismo. Nada muito complexo ou com linguajar difícil. Pelo contrário, o livro mais parece uma conversa. Um papo de amigos sobre suas experiências e o que aprenderam com elas. No caso, a observação das árvores. A estrutura é simples, mas funciona bem. Os capítulos são divididos por assuntos, uma facilidade para o leitor não tão familiarizado com o tema, como eu. A escrita de Wohlleben é, de fato, deslumbrante e o aprendizado que o autor nos proporciona é tamanho, que já é possível absorver conhecimento logo no começo da leitura.

Peter Wohlleben nos mostra a vida das árvores com suas mais distintas características. Como é o relacionamento delas entre espécies, a educação e o cuidado com os brotos, a questão do coletivo, a defesa contra ameaças externas, reprodução, noção de tempo e muitas outras peculiaridades. A cada capítulo, temos uma melhor visão sobre este mundo e identificamos inúmeras semelhanças com estes seres. Através desta “humanização”, fica mais fácil compreender a complexidade da natureza e entender como tudo no ecossistema está interligado. Parece óbvio, eu sei. Contudo, acabamos nos limitando ao conceito de morte, extinção de espécie e cadeia alimentar. Nos preocupamos com a quebra de ciclo e deixamos de lado a consciência do quão surpreendente é esta relação. Mudanças são constantes e inevitáveis. Mais do que repetir frases prontas em defesa do meio ambiente e da diversidade, o importante – como mostra o livro – é ter uma visão ampla de tudo, buscar o conhecimento e realizar um consumo consciente.

"A Vida Secreta das Árvores" está longe de revelar todos os mistérios acerca deste vegetal. Como o próprio autor sinaliza, ainda há muito o que se descobrir em relação à natureza. O solo com todos os fungos e microorganismos, por exemplo, indica como os estudos sobre o assunto acabam sendo superficiais. Além das pesquisas, a obra de Wohlleben amplia a nossa visão sobre o meio ambiente, principalmente as árvores, e nos mostra como tudo é tão peculiar e incrível. É uma leitura que muda a nossa visão sobre a vida. Uma leitura que literalmente nos traz um mundo novo!

site: http://www.vailendo.com.br/2017/06/22/vida-secreta-das-arvores-de-peter-wohlleben-resenha/
Lary.Momentolitera 03/01/2018minha estante
Interessante. Já me convenceu a ler?

Cauã 28/07/2021

A vida secreta das árvores??
Peter Wohlleben engenheiro florestal e autor desse livro fascinante e cheio de conhecimento.
O livro nos conta um pouco sobre a vida e as árvores em si e responde algumas perguntas q temos sobre elas.
A gente sabe um pouco, talvez o mínimo, sobre as árvores e a maioria aprendemos na escola, mas o livro traz coisas diferentes q alguém já na vida se perguntou, árvores tem amigas? elas falam?? elas tem personalidade? ficam doentes? elas andam?? entre outras perguntas q são respondidas de forma clara e interessante.

Pra mim esse livro merece 4? pq ele é muito bom
Trás fatos de forma de boa com palavras fáceis bem tranquilo
O livro me prendeu realmente e eu gostei muito da leitura
indico esse livro pro povo q gosta de árvores e biologia, é um bom livro pra quem quer sair dos livro de ficção e ir pros não ficção, ele também nos acostuma com uns termos técnicos q usamos na biologia (q são explicados no livro) bem top

Uma frase nos final do livro q achei tudo:
"Apenas quem conhece as árvores é capaz de protegê-las"?

Um beijo e abraço, Cauã???
Rafinha 28/07/2021minha estante
???

Hugo107 27/01/2020

Livro surpreendente
O livro é incrível, traz um conhecimento científico sobre o modo de vida das plastas que depois de lê-lo você nunca mais vai olhá-las com os mesmos olhos.
Thaís Berganton 01/06/2020minha estante
Eu literalmente peguei todas as dicas de livros relacionados a biologia, obrigada haha

Elen Ximenes @quemleganhamais 29/12/2022

Árvores têm sentimentos?
Este livro traz muitas informações interessantes. Aprendi coisas fantásticas sobre as árvores.

A abordagem do autor não é a abordagem que eu concordo. Ele tenta ao máximo aproximar as árvores dos seres humanos, utiliza muitos termos antropocêntricos  para mecanismos vegetais. Sua justificativa é: ao criar uma identificação com as árvores, ao aproximá-las afetivamente dos seres humanos, quem sabe a humanidade seja mais responsável no âmbito da conservação florestal.

Como eu sou adepta da educação libertadora, não acredito que por pena das árvores os seres humanos mudem seu comportamento explorador.

Somos considerados seres racionais, no mínimo deveríamos usar a razão (dados é o que não falta) para entender a importância do manejo das florestas naturais e plantadas na nossa SOBREVIVÊNCIA neste planeta.

As árvores sobrevivem sem humanos. A recíproca não é verdadeira.

#quemleganhamais #leitura #engenhariaflorestal #florestas #agronomia #cienciasagrarias
denis.caldas 09/05/2023minha estante
Que coincidência, amiga, tô lendo esse agora! Essa questão da humanização de seres vivos está cada vez se intensificando, atingindo inclusive a legislação. Assim como a coisificação, termo cunhado por Marx, trouxe consequências, acredito que a humanização também traz.

livia156 19/01/2024

Sensacional
Sem palavras pra esse livro. adorei conhecer mais sobre arvores e vegetaçao no geral. a grande maioria das informaçoes trazidas pelo autor foram uma grande surpresa pra mim, como, por exemplo, o fato de que muitas arvores de florestas antigas sao conectadas entre si pelas raizes e se utilizam disso pra disseminar informaçoes diversas. terminei essa leitura com uma vontade genuina de andar por horas dentro de uma floresta tentando me comunicar com as arvores
maxwellcruz_ 19/01/2024minha estante
quero muito ler esse!!! ?

Lusia.Nicolino 09/01/2020

Florescer ou apodrecer?
Quando um reconhecido cientista alemão atesta aquilo que você sempre desconfiou:
Que as árvores se comunicam, que vivem em comunidade, que se conectam umas às outras pelas raízes, que emitem alertas, que cuidam umas das outras tratando de doenças e auxiliando com a alimentação em momentos difíceis...
Mas, em florestas antigas, ondem podem ser árvores, não nas cidades, nas "plantações".

Wohlleben nos diz: "quando comecei a carreira como engenheiro florestal, eu sabia tanto sobre a vida secreta das árvores quanto um açougueiro sabe sobre os sentimentos dos animais."

E, se ele não sabia, imagina os leigos, os que deixam as florestas queimarem. Os que nunca sentiram vontade de abraçar uma árvore.
Ah, é claro que quando o autor fala de sentimentos humanos como emoção, compaixão, disputa e capacidade de decisão, não há nenhuma prova científica! Há uma corrente que não acredita nas teorias dele. Sempre haverá embates entre o senso comum e a ciência, e eu, nesse caso, gosto de acreditar nele, com o coração.
Lendo, você mesmo poderá decidir se a análise que ele faz tenderá a apodrecer ou a florescer.

Quote: “As pessoas insatisfeitas destroem tudo em volta delas.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole
Edméia 02/04/2020minha estante
*Gostei da tua resenha aqui , Lusia ! Obrigada ! Comprei este livro hoje ( 02 / Abril / 2020 ) na Livraria Amazon no formato de livro eletrônico ! O preço está excelente !!! Imperdível !!! Sim , acredito que as árvores podem nos curar de vários males e penso que devemos amá-las , respeitá-las e evitar que elas sejam queimadas , cortadas , castigadas !!! Um abraço e boas leituras , Lusia Nicolino ! Fiques com Deus ! (*Cuide-se ! A Covid-19 está no ar !!! ).