A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Gigio 08/03/2022

Surpreendente
Uma das obras mais surpreendentes que li nos últimos tempos.
Dosconhecia a maior parte dos fatos a respeito das árvores que são explorados nesse livro.
O texto é fluído e não conseguia parar de ler.
Sempre tive um grande respeito pelas árvores e pelas florestas, agora mais ainda.
Fabricy 10/03/2022minha estante
Comecei!

Gigio 11/03/2022minha estante
Eu curti demais. Sou do mato e descobrir esses ?segredos? me fez respeitar ainda mais as matas.

Fabricy 11/03/2022minha estante
Eu sou do direito ambiental, já tô gostando!!! Fico feliz que vc gostou!

Ric 24/02/2022

Seilá (é, fiz tudo junto mesmo)
Leitura não chega ser maçante, mas não prende também.
Ótimo para adoradores de árvores e afins radicais.
Como base científica... bem... carece de muitas fontes para vários assuntos tratados.
Muito achismo e paixão, só pode dar confusão (olha rimou!!).
Gosto de árvores e gostaria que não fossem tratadas como são hoje, mas esse cara tá em outro nível. A não ser que ele consiga provar cientificamente, o que acho que não vá acontecer.

Gonçalves 17/02/2022

Livro muito bom para sabermos mais sobre as árvores e percebermos de verdade que elas também são seres vivos.

O livro fala basicamente de árvores/florestas europeias (às vezes americanas), então algumas coisas não são visíveis por nós aqui no Brasil, mas o livro não fica menos interessante por causa disso.

13/02/2022

Juro, dificilmente o livro irá te desapontar. Através desse livro, você terá a sensação de conhecer a verdadeira magia. Digo isso, pois os sentidos afloram nas árvores e elas esbanjam uma inteligência peculiar, perceptiva.
Você conhecerá árvores que com a ajuda de outras espécies, se comunicam. Assim como entenderá a definição de proteção, entenderá como as árvores se tornaram verdadeiras mestres da sobrevivência.

cpedras 11/02/2022

Um livro cativante e imprescindível
O livro é muito bem escrito. O estilo é ótimo. Os capítulos são curtos, então podem ser lidos aos poucos todos os dias sem cansar. Com o avançar da leitura percebermos que não sabemos nada ou muito pouco sobre as árvores, suas características, sua maneira de estar no mundo e suas necessidades. Após a leitura é impossível olhar para as árvores da mesma maneira, mesmo que você já se considere alguém que entenda de árvores. Só não avaliei no máximo porque o foco maior é em espécies que ocorrem na Europa (o autor é um naturalista alemão, ex-engenheiro florestal). Livro absolutamente necessário para a conscientização ambiental principalmente das novas gerações. Cativante e com um capítulo final que diria mesmo comovente.

Thalles 04/02/2022

Obrigatório
Se eu quero recomendar esse livro? Eu preciso. Sou obrigado a recomendar essa leitura, não só pra quem se interessa pelo assunto, mas, na verdade muito mais, para aqueles que não possuem afinidade com a temática. É imprescindível que o ser humano compreenda quão necessárias as árvores são para o equilíbrio no planeta, urgente, e esse livro nos faz enxergá-las com o maior respeito possível.
Nota 1000/10

agabipedroso 03/02/2022

O tipo de livro que você começa sendo uma pessoa e termina o livro como outra totalmente diferente.

Não tem como não querer sair de casa e sair abraçando e pedindo desculpa para todas as árvores! Eu fiquei de boca aberta da primeira até a última página. Se eu tivesse o poder, eu faria/convenceria todos a ler esse livro porque abre os olhos de uma forma inexplicável.

Não é só sobre amar a natureza, mas respeitar e entender que as árvores tem o seu modo de falar, de se comunicar.. a gente só precisa aprender a linguagem delas, a compreender e ouvir.

Foi fascinante conhecer mais sobre como elas vivem e se relacionam (pois é, elas se relacionam!!!) e que elas vivem em câmera lenta, o que é triste porque o homem acaba interrompendo o ciclo natural delas quando mal chegam na adolescência.

Enfim, um livro incrível e com muitas lições que eu não vou esquecer tão cedo! ??

Mabi 01/02/2022

As árvores assim como nós, são seres vivos e conhecer um pouco mais desse mundo é fundamental para olhar com outra visão as plantas. Mesmo como bióloga e botânica, muitas das informações contidas neste livro me fascinaram bastante, o jeito de conversa do autor para falar das plantas traz uma sensilibilidade para esses seres, que muitas vezes, consideramos tão diferentes de nós. Uma leitura muito agradável e divertida, uma experiência muito boa. Amei o cap 27 que fala sobre as árvores das cidades, tadinhas, as bichinha sofrem ?.

Morg 14/01/2022

Sem dúvidas um livro para se ler com calma, apreciando e refletindo sobre as diversas situações que ele trás... Além do conhecimento que transmite abre portas também para a imaginação, das coisas incríveis que podemos encontrar nas profundezas das florestas ancestrais... "Quando fizer seu próximo passeio pela floresta, simplesmente dê asas à imaginação - em muitos casos, ela não estará tão distante da realidade."

Letícia Scarabello 30/12/2021

Não acho que é possível enxergar as árvores da mesma forma depois de ler esse livro. É a descoberta de um novo mundo que não enxergamos e não temos nem ideia. O livro está repleto de informações interessantes e curiosas, me peguei pesquisando várias coisas e refletindo em alguns momentos. Acho que é bom para começar a entender a importância e funcionamento das árvores, fungos, animais e sua interdependência, e depois, se quiser, procurar outros livros pra se aprofundar.

?É exatamente isto que esse ecossistema representa: a plenitude da vida e a interdependência de dezenas de milhares de espécies.?

Bella 25/12/2021

Conhecimento para a vida
Esse livro foi um compra inesperada até para mim, porque eu nunca pensei que um título sobre árvores fosse soar tão atrativo aos meus olhos, mas de fato foi uma ótima aquisição. No momento, o que eu consigo sentir é uma imensa vontade de imergir mais afundo no mundo das plantas, pois elas são seres incríveis e depois dessa leitura não tem como não vê-las com outros olhos, e essa coletânea de curiosidades sobre as árvores formarem famílias, comunicarem-se e protegerem uma às outras me deixou com vontade de comprar mais obras para saber mais e mais. Decerto, antes de conhecer tantas curiosidades sobre esses seres vivos, eu era mais uma na estatística da cegueira botânica, eu simplesmente achava animais mais legais e atrativos do que as árvores, as plantas como um todo, e elas passavam despercebidas, sendo que elas são seres tão importantes e incríveis quanto os animais. Portanto, esse livro foi muito importante e didático para mim, e atendeu a todas às minhas expectativas, apenas achei ele repetitivo em algumas partes, mas de todo jeito é uma leitura que eu vou levar para a vida.

Dilson Vargas Peixoto 24/12/2021

Interessante
Creio que o livro seja bastante útil para que não é da área da Biologia entender as dinâmicas florestais. Até mesmo eu, como biólogo, aprendi algumas coisas sobre interação entre as árvores, disposição dos galhos para resistirem a tempestades/nevascas etc.
Entretanto, é muito importante ter em mente de que é um livro europeu, que trata de florestas europeias. Sendo assim, as informações nele contidas podem não ser "úteis" para as matas tropicais, equatoriais e subtropicais do Brasil, já que estas possuem uma dinâmica bastante diferente.

Paulo 24/12/2021

Árvores são interessantes e florestas são essenciais!
O livro me fez criar um outro olhar sobre as árvores, me fez ver a importância delas e como as florestas são sistemas perfeitos que se auto-regulam e prosperam. Um livro completo, quem gosta de livros científicos pode já ler essa obra perfeita, ele conta com muitas fontes de artigos confiáveis e uma narração ótima!

Joao 12/12/2021

Uma nova versão das árvores
Primeiramente, devo dizer que foi uma leitura muito proveitosa. É um estilo de livro diferente do que estou acostumado, escrito por um engenheiro florestal. Gostei de dar essa diversificada, parece que a leitura flui até mais.

O mais interessante, é que a cada capitulo, você fica surpreso com uma curiosidade que o autor impõe. Fiz várias marcações e anotações durante a leitura. Com certeza, ao absorver o conteúdo do livro, olharemos com outros olhos para as florestas/natureza ao nosso redor.

E lá no fundo, vemos que a vida das árvores não é nem um pouco fácil. Longe de ser um conto de fadas!