Pachinko

Pachinko Min Jin Lee

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Andrade 09/02/2021

Uma viagem ao pior lado do Japão.
Que livro incrível. Que história maravilhosa. Que personagens humanos. Que ambientação angustiante nesse Japão racista.
Sunja é a imagem de tantas pessoas que cruzamos todos os dias por aí, que se sacrificam de diversas formas pra dar uma vida melhor aos filhos.
Kyunghee é um amor, uma das personagens mais amáveis que já tive contato.
Noa me fez sofrer tanto, não consigo acreditar nesse desfecho dele.

Enfim, um livro que me marcou muito e que pra sempre vou lembrar.

Nika 17/03/2023

Uma longa jornada (de história e de leitura)
Acredito que levei quase um ano para finalmente finalizar essa história. Foi uma jornada difícil e pensei em abandonar o livro muitas vezes, mas fui lendo em doses homeopáticas e persisti muito. Toda essa persistência valeu a pena, pois é uma história incrível, cheia de personagens bem desenvolvidos e com uma linha do tempo impressionante. Porém, achei o final muito chato, lento e desenvolvido às pressas. Senti que faltou maior desenvolvimento para alguns personagens da terceira parte da história e para as consequências de alguns acontecimentos cruciais. De toda forma, analisando o livro todo, foi uma boa experiência e acredito que esse livro poderá ser um clássico sobre as relações Japão e Coreia no pós-guerra.

Cynthia.Miranda 19/04/2021

Um livro que recomendaria a qualquer pessoa
Esse livro me atingiu com um baque. Admito que eu estava na mais completa ignorância sobre os assuntos que foram abordados de forma tão dolorida. Admiro muito a autora por ter uma escrita tão comovente e ter me tocado de um jeito que eu não esperava.

Murasakibara12 05/02/2023

A História não foi justa, e ainda não é
Esse livro tem várias camadas de personagens e momentos históricos, relatando as diferentes circunstâncias da imigração coreana no Japão desde a Ocupação da Coreia em 1910 até 1989. É um livro que é baseado em fatos reais, em pessoas e eventos reais, é muito incrível e sofrego ver todas as dificuldades e batalhas que essas pessoas passaram (e passam). Eu como residente do Japão, senti muito os comentários de preconceito, por que mesmo hoje, no século XXI, é incrivelmente forte o racismo aqui e consegui vislumbrar o sentimento dos personagens. É uma tristeza que os meus momentos favoritos acabaram tão rápido, mas era necessário pra abarcar mais anos e gerações. Senti um pouco falta de esperança, pois apesar de ser um fardo histórico muito triste, um abraço de mãe e filho ou encontro entre irmãos antes de tudo acontecer amenazariam um pouco baque, mas isso não é exatamente uma crítica. O final em aberto achei um toque muito asiático e que faz todo sentido na história, pois é isso que acontece com a História, ela não acaba, uma geração sucede a outra infinitamente (ou até a humanidade acabar pelo menos hehe) não tendo papel disponível para uma finalização.

Bianca (@fallandfox) 21/08/2019

Esse livro possui uma história maravilhosa de 4 gerações de coreanos no Japão, ele consegue mostrar em todos os momentos as dificuldades que essas pessoas passaram todos os dias tentando lutar por sua sobrevivência.
Eu posso declarar que eu não tinha conhecimento sobre todo o preconceito que o Japão na possuía contra os coreanos e ver essa verdade esfregada na minha cara me mostrou todos os lados da II guerra mundial que eu acabei ignorando.
A história gira em torno de Sunja e como suas escolhas afetam seus descendentes, eu poderia ler mais um bilhão de livros escritos por essa autora sobre a vida da família da Sunja e das pessoas que os cercam. Outra coisa importante em todo o enredo é o jogo de pachiko e como ele mudou toda a relação econômica mas mesmo assim mostra como o preconceito impediu a mudança de posição social.
Realizei essa leitura por influência do grupo de leitura da Emma Watson o @oursharedshelf (instagram e twitter mas o grupo é ativo no goodreaders).

site: https://www.instagram.com/p/B0wL9AkA2DM/

Ana Júlia 08/07/2022

Que livro maravilhoso!
A história segue uma família por gerações, e além de podermos ver o crescimento pessoal de cada um, podemos ver como a própria sociedade onde eles estão inseridos também cresce e se desenvolve.
O aspecto histórico é simplesmente a minha parte favorita do livro, amo, amo, amo histórias assim. Pachinko é o tipo de livro pra mim.
Pode não ser o livro para todo mundo pois por vezes ele é bem parado, e sei que muita gente não gosta, mas mesmo assim acredito que todo mundo deveria ler essa história e recomendo muito!

João Paulo 25/10/2020

HUMANO
Uma leitura extremamente arrebentadora, delicada, madura, viciante e fantástica. Apesar de mais de 500 páginas, a história fluiu super bem me deixando com gostinho de quero mais. Uma história triste, sobre cicatrizes que as guerras deixam nas civilizações. Uma história sobre perda, sobre identidade e sobre luta.

Roh 01/09/2020

Incrível.
Pachinko é uma história sensível e cheia de camadas sobre um período tão complexo na vida dos coreano que imigraram para o Japão nos anos 1900. De forma impecável a autora apresenta as diferentes gerações, trazendo todo o histórico do período sem descaracterizar ou estereotipar os diferentes personagens que aparecem ao longo da trama.
Iniciando no início do século, conhecemos primeiro os pais da Sunja, que vem a ser a principal personagem ao longo de toda a história, o núcleo de todos os eventos futuros. A escrita é bonita e intensa, mostrando a evolução não só da moça, mas de toda a sociedade, trazendo à tona todos os preconceitos e questionamentos que envolveram a vida de tantas pessoas que buscavam uma nova oportunidade em outro país.
Definitivamente é um livro que merece ser lido com todo o carinho, valendo muito o tempo dedicado à ele.

Reveries 16/03/2021

Necessário
Gostei muito. Antes desse livro, mal sabia da história da Coreia e já valeu por ter me despertado a vontade estudar mais sobre o assunto. O livro conta a história de uma família durante várias gerações, mostra como as pessoas vão lidando com as guerras, imigração, amores, relacionamentos, preconceitos e até mesmo sexo. Mas o que é incrível é que autora consegue manter a individualidade e complexidade de cada personagem. Personagens muito bons, história muito boa!

Soterradaporlivros 31/03/2022

Pachinko
Eu sei que muita gente vai dizer que eu li errado (eu não acredito que isso seja possível) mas eu só achei o livro ok.

Eu preferia que ela tivesse aprofundado a história de alguns personagens e acredito que talvez a história funcionasse melhor pra mim como uma série de livros focados em cada geração.

Do jeito que foi escrito eu não consegui me conectar com os personagens e sofrer junto com eles. Foi tudo superficial.

Quequel 10/05/2021

Esse livro é maravilhoso.
Eu fui na mais completa ignorância sobre o período no Japão e na Coreia, apenas os conhecimentos gerais da guerra, mas a autora explica tudo dentro da própria história de um modo que eu entendia o que estava acontecendo.
A história é emocionante, a luta da família geração a geração pra sobreviver num cenário aterrorizante num país que trata eles de maneira inferior, o drama familiar.
É assustador pensar que, mesmo está história sendo ficção, muita gente viveu isso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5