O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Izabel Cristina 15/10/2022

Surpreendente
Na segunda parte do livro a história toma um rumo que pra mim foi inesperado. Comecei a ler o livro por indicação de um clube de leituras que participo por isso nem li a sinopse. Me disseram que havia cenas picantes no livro então estava esperando que essa fosse uma característica presente em toda a história.
O livro me surpreendeu pelos questionamentos que traz acerca da moral, reflexões filosóficas sobre temas delicados.
Confesso que o final me pegou e me fez chorar. Amei a leitura. Com certeza vai ficar na minha memória por muito tempo e a discussão sobre a leitura do mês no clube vai ser muito interessante.

Wania Cris 11/10/2022

Absolutamente nada funcionou pra mim...
Iniciei a leitura sem qualquer expectativa, alta ou baixa. Já tinha ouvido falar da obra (se não pelo livro, certamente pelo filme) e fui de mente aberta para absorver o que ele tinha pra me entregar. O problema é que ele não me entregou absolutamente nada além de enfado e desânimo!

A primeira parte trata de como Hanna e Michael se conhecem e é entendiantemente chato. As personagens não fazem outra coisa a não ser sexo. Tinha a impressão que eles sequer saíam da cama e, ainda assim, nada sabiam um sobre o outro. Michael é absurdamente mimado, Hanna instável e desequilibrada. Fiquei pra morrer com a quantidade de vezes em que ela o chama de menino, como se ele não tivesse nome ou isso não importasse (o que tô mais inclinada a concordar). Mesmo a parte que dá nome ao livro, os momentos de leitura, são tão superficiais e chatos que poderiam passar batidos...

A segunda parte é onde deveria ter mais emoção, mas, não tem. Um julgamento longo e chato, com leves menções ao período de guerra. Tão leve que mais parece que houve apenas uma briguinha e não um holocausto. Talvez o autor tenha ficado com vergonha de narrar os absurdos, não julgo...

A terceira parte também não entrega emoção alguma e eu já tava totalmente entregue à força do ódio. Nada ali me chamou a atenção a não ser o fato de Michael ter envelhecido, mas não amadurecido. Continuava o mesmo moleque mimado do início.

A tradução ficou a cargo de Pedro Süssekind que pouco pode fazer para melhorar a escrita do autor, rasa, fraca, insípida...

Não me admira que a trama tenha funcionado melhor em filme. Não recomendo nem mesmo para quem se interessa pela temática da segunda guerra mundial que, como disse, é apenas pincelada na trama. Para esses recomendo com tranquilidade A Última Livraria de Londres que narra com mais detalhes os horrores da guerra porém, com a leveza do romance e uma escrita de maior qualidade.

Anderson 19/09/2022

Na destroçada Alemanha do final da segunda guerra, Michael, de apenas quinze anos, conhece Hannah, uma mulher vinte anos mais velha, com quem inicia uma relação marcada pela descoberta do sexo e do amor pelos livros.

Durante o romance o casal desenvolveu o hábito de Michael ler para Hannah em voz alta, hábito que o garoto passou a gostar de seguir, admirando o modo como sua amante o ouvia e reagia as mais variadas histórias.

Após um verão marcante, Hannah desaparece sem deixar vestígios. Como nunca falara de seu passado ao menino, Michael não sabe como procura-lá, só vindo a reencontra-lá anos depois, quando, como estudante de direito, foi chamado para participar de um julgamento de crimes de guerra, onde Hannah é a principal acusada.

Daubian 15/09/2022

A moral da história
Este é um livro que poderia estar em uma aula de filosofia. A Ética às vezes é tão confusa como o amor. Este livro bem interessante trata questões bem relevantes: há redenção? Há limites para o amor? Um subordinado é culpado? Devemos intervir nas vontades alheias? Qual nossa responsabilidade sobre os sentimentos dos outros?
Não tem uma resposta certa e esse livro mostra o quanto isso é ruim. A Alemanha tinha que lidar com essas mesmas perguntas após o nazismo e não sei de verdade se conseguiu. A responsabilidade é um terreno ainda vago, no direito e nas relações sociais. O livro é acima de tudo uma metáfora excelente sobre uma geração que tem que lidar consigo e com um peso moral. Dito isso, que personagem é a Hannah. Muito bem construída, complexa e relevante. Seu estoicismo é uma porta aberta ao mistério. Se cabe uma crítica, o livro todo é muito conciso tal qual seus personagens. Ironicamente, não sei se daria uma boa leitura em voz alta. E o livro engaja mais da segunda parte pra frente. Mas apesar disso, a construção de mundo é ótima, dos pátios da prisão ao ponto final do bonde você sente a paisagem ao redor.
No fim, o livro me deixou com muitas perguntas e questionamentos. Ainda não sei o que eu faria se fosse tanto ela quanto ele. Ou se fosse o pai do menino ou a mulher sobrevivente. Há algo ali para se pensar. Ou se ler. É muito difícil definir a moral. Ainda mais em termos históricos. Mas precisamos mesmo assim.

Francyne.Menezes 13/09/2022

razoável
a história é bem interessante, por ligar romance com a época do nazismo e o pós, mas parece que faltou algo na história para me prender e tornar algo mais interessante.

Caroline Vital 27/08/2022

Livro bom. Achei muito curto, senti a necessidade de maior narrativa. Senti falta de uma profundidade em um livro tão sucinto.
Suelen 27/08/2022minha estante
O filme é incrível!

Caroline Vital 27/08/2022minha estante
Sim! Também gosto!

Thay 21/08/2022

Maravilhoso
Um livro dividido em 3 partes, entre o passado dos personagens, a história do julgamento e o fim de uma história desajustada.

Jamile.Almeida 23/07/2022

A redenção existe?
Li sem expectativas, li odiando Hana desde seu primeiro olhar ao garoto, calçando suas meias? ardilosa e egoista. Não sabemos muito do seu verdadeiro passado, só o que depois chegou aos ouvidos do ?menino?? só o que ele teve acesso.
Tive tantas reflexões? que tipo de crime pode ter perdão?? e que tipo de maldades não criminosas ou parcialmente criminosas podem ter perdão? Não perdoei Hana? nunca quis? nunca acreditei nela? e fui até o final entendendo que até sua pena, foi ela que escolheu como pagar? e levou muitos consigo.
Certos crimes jamais serão pagos.
E quando você assiste barbaridades, não ajuda a comete-las mas assiste impassível? tb não é um crime? Essa é a reflexão que o autor que nasceu na Alemanha logo no fim da guerra traz consigo, sobre seus antecessores que cruzaram os braços.. e sobre a dívida que ele e toda a geração após ele terá que para sempre carregar? e não, nunca será paga.
Um garoto tem sua vida destruída por ter tido sua base corrompida? na visão dele mesmo, pelo amor e descoberta? ele jamais se desvincula da Hana? nunca mais.
E quanto a julgarmos a inteligência do outro pela sua escolaridade?? quanta inocência da nossa vã civilização que baseia e rateia graus de ?cultura? na teoria e títulos universitários.
O autor põe seu personagem como ?o leitor? do livro, mas nos transporta para dentro dos seus escritos, a partir do momento em que nós somos ?O Leitor? dele?
Um livro cheio de metalinguagem e fantástico!

escrivadocaos 23/06/2022

uma história realmente muito diferente de tudo
A história é narrada pelo personagem Michael Berg que conta sua própria trajetória desde sua adolescência até a idade adulta acerca de um envolvimento com uma mulher 21 anos mais velha chamada Hannah. Ele diz: "Durante muito tempo pensei que era uma história muito triste. Não que agora pense que seja alegre. Mas penso que é verdadeira; por isso, a questão de saber se é triste ou alegre não tem nenhuma importância."

Esse trecho captura bem a essência da história que na maioria das vezes permanece neutra e não tece comentários positivos à relação completamente problemática de um jovem de 15 anos com uma mulher de 36. O livro é tenso, denso e possuí muitos gatilhos. O relacionamento muitas vezes se apresenta tóxico, e o menino por não ter noção da vida se vê embrenhando e preso em sentimentos que não consegue decifrar. Esses sentimentos indecifráveis acompanharão Michael pro resto da vida.

Mas, a grande reviravolta e parte realmente empolgante do livro é quando, depois de muitos anos, Michael (agora estudante de direito) encontra Hannah num tribunal sendo julgada por crimes de nazismo. É realmente interessante esse julgamento, as questões filosóficas e éticas que são trazidas à tona e também os comentários de Michael sobre os próprios sentimentos.

Ademais, não achei a relação dos dois romantizada, o que seria um problema enorme se fosse. As marcas traumáticas estão presentes a todo instante da jornada do personagem principal.

Bia 12/06/2022

O Leitor
O Leitor é um livro direto que trabalha muitas questões como da culpa e redenção. Que durante a leitura nos prende em um emaranhado de questionamento e definiçães que não se cabe dentro de poucas palavras. Além de demostrar como se dá didática entre um adolescente e uma mulher madura em relacionamento romântica, ainda os impactos que esse relacionamento pode trazer para um garoto.

Marcia 16/05/2022

Minhas impressões sobre o livro
E mais um super livro pra conta!!
Com o livro "O leitor" do escritor Bernhard Schlink, viajei pela Alemanha - final da Segunda Guerra Mundial - onde "vivi" com os alemães as muitas dificuldades encontradas no pós guerra.
Nesse livro há muitos pontos abordados que nos fazem refletir e que antes da leitura passaram em branco - pelo menos para mim.
Como ficou a relação dos que participaram da guerra com seus filhos? Com a sociedade? Como ficaram todos? E como foi o julgamento dos que mataram, torturaram e maltrataram tantas pessoas?
E como a sociedade alemã retornou a sua vida?
Nesse romance eu conheci um pouco disso tudo. A primeira parte é bem estranha, desperta indignação, depois ameniza, surge um ranço, volta amenizar e de repente o rumo muda. A gente acha que está seguindo por um caminho, identifica os personagens, imagina um desfecho e surge novidades mudando o cenário. E o final é surpreendente!! Fiquei de queixo caído. Nunca imaginei tal desfecho, me emocionei muito. Recomendo a leitura e quem quiser tem filme. Sugiro ler o livro e assistir o filme.
O filme está bem próximo ao livro.
Valeu!!! Esse livro faz parte da leitura conjunta e fiquei muito feliz com essa viagem literária.
#leituraconcluída2022 #amoler #livros

Sinopse da editora: "Na destroçada Alemanha do final da Segunda Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg conhece Hanna, uma mulher vinte anos mais velha, com quem inicia um romance marcado pela descoberta do sexo e da literatura. Quando Hanna desaparece de repente, o jovem acredita que nunca mais voltará a vê-la."

Fabby 13/05/2022

Confesso estar engasgada entre lágrimas, emoções inexplicadas e palavras que não consigo transcrever. Me disseram que esse livro me levaria a picos, quedas e surpresas mas em momento algum me preparei para esse turbilhão que estou sentindo. Comecei odiando Hanna e não posso dizer que terminei a leitura a amando mas entendo algumas atitudes tomadas por puro desconhecimento e até encantamento. Não consigo entender um relacionamento como o deles no início do livro, é algo que não aceito e não suporto mas fico em um conflito sobre o que uniu essas duas pessoas e em como as coisas evoluíram entre eles e as consequências. Devo estar sendo bem confusa mas é exatamente a forma como me sinto: confusa, dividida, arrasada. Não posso dizer que amei o livro mas é uma experiência que eu realmente recomendo e isso faz sentido?

Calebe.Coimbra 27/04/2022

Depressão e Muito choro
Se você quer morrer de depressão e chorar feito um condenado recomendo esse livro, apesar dos pesares eu amei muito esse livro, é tudo muito surpreendente, principalmente quando chega o fim do livro, mas todo o livro é bom. Eu prometo você vai querer ler tudo em 1 dia!!!