Linguagem e escola

Linguagem e escola Magda Soares

Resenhas - Linguagem e escola

Andre.28 23/03/2024

Obra pra quem se interessa em ensino e novas abordagens
Pensa de forma bastante interessante o ensino da língua e reflete, de forma um pouco objetiva, sobre os problemas da educação pública brasileira e a dificuldade de estabelecer métodos de ensino de língua portuguesa. Um problema político que a cada dia mais vai arrastando milhares de jovens a ausência de aprendizagem, como isso contribui de forma sistemática na falta de perspectiva para o futuro desses jovens, e da frequente constatação da baixa qualidade de reflexão sobre aquilo que está em pauta na educação e no ensino nas escolas.

eupoetizo 09/09/2023

Mais uma das leituras que a faculdade trouxe para o meu cotidiano, super indico. Conteúdo para quebrar todos estigmas linguísticos.

Marina 06/04/2023

Muito bom!
Conceitos muito bons, que te fazem pensar sobre o papel da escola no ensino da língua para os estudantes de diferentes níveis socioeconômicos

Maíra Marques | @literamai 17/12/2021

Me siga no instagram: @literamai
? ?No Brasil, o discurso em favor da educação popular é antigo: precedeu mesmo a proclamação ds república. (...) Desde então, e até hoje, diagnósticos, denúncias e propostas de educação popular têm estado sempre presentes no discurso político no país.?
??
?? Magda Soares é uma das mais importantes especialistas em alfabetização e letramento do nosso país, em "Linguagem e Escola" ela traz um debate sobre a relação entre a sociedade, linguagem e escola, e mostra que é possível construir uma escola justa e com educação de qualidade para todos.
??
Apesar do discurso de que a educação é obrigatória dos 4 aos 17 anos, o erro dos nossos governantes já começa quando não há vagas para todos. Observe que nem citei as creches que- apesar de não ser uma fase obrigatória- é tão importante para a criança quanto, além de ajudar que a mãe dessa família consiga também trabalhar. Dados do site todospelaeducacao.org.br mostram que apenas 22% dos 89% de crianças matriculadas na Educação Infantil pertenciam as famílias mais pobres.
??
A autora também traz uma discussão sobre o que a escola diz ser o "dom" do aluno, retirando assim sua responsabilidade pelo fracasso escolar. "× aluno não foi bem na escola porque ele não possui o DOM de estudar". Já perceberam que nem todas as famílias tem as mesmas oportunidades? Que não e possível para os pais de famílias pobres darem acesso a cultura aos seus filhos como os de famílias mais abastadas? Alguma vez você já pensou que a falta de expansão linguística e verbal de uma pessoa vai além do ambiente em que ela vive? Infelizmente, muitos profissionais da educação preferem apenas "jogar" a responsabilidade do fracasso escolar de × crianças nas famílias.
??
"No Brasil, a partir da década de 1970, (...) as "dificuldades de aprendizagem" dessas crianças têm sido atribuídas, no discurso pedagógico, à "pobreza" de seu contexto cultural e às "deficiências" que daí resultariam: carências afetivas, dificuldades cognitivas, deficiência linguística."