A fórmula preferida do professor

A fórmula preferida do professor Yoko Ogawa

Resenhas - A fórmula preferida do Professor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ratinha de Biblioteca 07/04/2024

Para amanres de matemática, uma história sobre perda de memória e a força da amizade. Mas, senti falta de uma conclusão mais elaborada.

soueunicolai 28/03/2024

28 um número perfeito
Eu o li para um seminário na escola, e particularmente não gosto muito quando tenho que ler para fazer trabalhos escolares mas admito que esse livro me surpreendeu.
Foi meu primeiro contato com a escrita oriental (estava bem curiosa a respeito) e o achei incrível, pois mesmo sendo uma história simples, está carregada de sentimentos em suas entrelinhas.
Me senti muito especial quando o Professor ensina que o número 28 é um número perfeito pois eu nasci no dia 28/02.
A autora é genial adicionando e dando sentido aos números durante todo o enredo.
Recomendo ler com calma e atento aos mínimos detalhes (e acredite, são muitos!).

Mayra.LobAo 13/03/2024

Uma história muito singela e bonita
Embora as partes de matemática e baseball tenham me perdido um pouco, o cerne da história, a relação do professor com seus novos amigos, é linda demais.
Porém ainda não entendi por que ele escreveu o teorema de Fermat quando deu todo aquele rolo com a viúva, se alguém puder me elucidar, agradeço hahahaha

papaiforno 24/02/2024

Minhas impressões
Me surpreendeu muito pra um livro que ganhei da escola no meu segundo ano do Ensino Médio. É interessante ao ponto que te deixa até mesmo com vontade de aprender matemática. Na história, o que mais me tocou foi como abordaram a perda de memória do Professor. Desenvolveram bem o suficiente para você se colocar no lugar dos personagens que passaram a conviver com ele. Fiquei tão imerso que não aguentei aquele final e me acabei de chorar, fico muito feliz por ele ter um fim feliz apesar de tudo que aconteceu em sua vida. A empregada e o Raiz mudaram e muito o destino que ele teria, ambos aliás são personagens muito bons.

Levi_Motta 24/01/2024

A fórmula preferida do professor
Yoko Ogawa é incrível. Desde "A polícia da memória" ela vem me chamando a atenção, não só pelas temáticas que ela utiliza, mas pela forma como ela narra as histórias. Este livro trouxe um assunto que eu não gosto muito(matemática) de um modo divertido, mas óbvio que ela não falaria apenas disso... O livro traz assuntos que tem a ver com a vida também, e como os cálculos se relacionam com eles.

Lika.Tanaka 13/12/2023

Avaliações editoriais

Um velho docente de matemática, uma empregada doméstica e o pequeno filho de dez anos desta formam a trinca protagonista de A fórmula preferida do Professor, romance que fez decolar a carreira internacional da japonesa Yoko Ogawa, de quem a Estação Liberdade também publicou O Museu do Silêncio [2016]. Best-seller instantâneo no Japão quando de seu lançamento em 2003, A fórmula preferida do Professor acumula mais de quatro milhões de exemplares vendidos.

Moya2 12/12/2023

Blé
O cotidiano de uma empregada doméstica e um professor de matemática sequelado em um acidente.
Ponto.
Nada mais, nada menos, apenas o trivial.

Raso e entediante, a autora se insere no mundo da matemática, talvez como um subterfúgio, talvez por achar que fazer um pequeno aprofundamento nas exatas fosse possível salvar uma história banal e frívola.

Bebel.Aroeira 07/11/2023

Um romance delicado sobre a fragilidade humana e a força do afeto. Um dos melhores livros lidos no ano.

Eli 09/10/2023

? No fundo de sua alma, ele sempre via sua existência como algo insignificante para merecer qualquer coisa. Ao receber o presente, dobrou os joelhos, e se curvou diante de nós, de olhos fechados e mãos postas, como se ele se ajoelhasse diante dos seus números sagrados.

Clelia5 31/08/2023

O Professor e o encantamento pela matemática
Um professor cuja memória se perde ao final de cada dia e que diariamente se desafia a resolve enigmas da matemática. A sua vida sai da reclusão e muda com o encontro com Raiz (quadrada) um garotinho muito esperto, filho da empregada. O que os une? A matemática. Uma estória
triste e comovente.

Cari S2 12/07/2023

Sensível, leve e necessário!
Que delícia de livro!

Mais uma experiência de literatura asiática incrível!

Fico maravilhada em como os autores japoneses (entre outros) tem a capacidade de nos trazer tanta emoção de uma maneira gostosa, sem apelação e com muita sensibilidade!

A relação de duas gerações tão distantes, mas ao mesmo tempo tão próximas, é linda de ver!

Amei o livro é só tirei meia estrela por muitas vezes o livro se aprofundar em cálculos matemáticos que eu realmente não entendo! ????

Mari1731 08/07/2023

Legal
É um livro com escrita poética e que trate de empatia e cuidado.

É uma leitura legal, mas em alguns momentos me deixou desinteressada pq eu n sou apaixonada desse jeito por matemática e nem por beisebol.

Ingrid145 20/06/2023

Um doce de livro
Uma doce história sobre amizade, compreensão, tolerância e matemática. Lindo demais! Amo literatura japonesa!

Nanda 27/05/2023

Um professor de matemática, uma empregada doméstica e seu filho de dez anos. Esse enredo peculiar é capaz de criar uma história fantástica, repleta de cuidado, carinho, respeito, fórmulas e números: os primos, os perfeitos, os complexos. Pelos olhos do professor conseguimos a ver beleza de cada um deles, e também, de tudo que está ao nosso redor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5