New Spring Robert Jordan

Resenhas - New Spring

césar 05/06/2024

Nova Primavera
Apesar de ter demorado 2 meses pra finalizar essa leitura (por ter decidido ler em italiano), fiquei encantado com tudo que li. Vindo da série, me deparei com uma Moiraine diferente, mais alegre, contagiante e divertida. Saber a história de como ela e Siuan tornaram-se Aes Sedai e de como ela se ligou ao Lan foi uma parte que faltava pra sanar minhas dúvidas.
O conto é bem escrito e tem uma boa história, descrições boas e não muito exageradas, na medida certa. Diria que essa foi uma ótima abertura pro universo da Torre Branca e das Aes Sedai.

Henrique 28/04/2024

New Spring
Livro prequel de a roda do tempo focado na Moraine e no Lan e em como eles se conheceram e como o Lan se tornou guardião dela eu confesso que não sabia muito o que esperar desse livro além do fato de que Moraine e Lan iam se conhecer e ele se tornaria o guardião dela mas fui surpreendido por um livro muito bom que mostra também como se tá iniciou a jornada da Moraine em busca do Dragão renascido e como ela e a amiga Siuan fariam de tudo pra achar aquele teria o poder de salvar ou destruir o mundo e eu gostei muito do ritmo do livro e de todo o desenvolvimento e a cena que a Moraine e o Lan se conhece que tem um lago no meio é impagável ??? rachei de rir e também deu pra entender um pouco mais sobre a personagen da Moraine e do Lan e suas motivações e porque eles fazem o que fazem nos livros principais enfim gostei desse prólogo da história e recomendo a todos que gostam dos personagens e também da saga da roda do tempo no geral.

Hellen.Cristina 24/03/2024

Comece por ele
Comecei a ler a saga de A Roda do Tempo por ordem cronológica e não de lançamento então acabei de finalizar New Spring.

Minha opinião é que começar por New Spring foi a melhor escolha já que acompanho a série então deu pra entender muita coisa fora que gente o glossário desse livro tem muita explicação importante para entender tudo.

Ah o livro é bem descritivo, e mesmo assim tem horas que você não sabe o que é alguma coisa principalmente referente a povo, então o glossário dele é algo indispensável de ser ler para ter uma visão geral de tudo. Fora que explica detalhadamente vários termos usados um dele é o Desmembramento do Mundo, que quando você lê a explicação fica bem mais claro o que é e como aconteceu.

Roger.Rayner 20/02/2024

Moiraine, Siuan e Lan! Mistura fantástica?
Comecei esse livro com muita expectativa porque tinha acabado de finalizar os livros 8,9 e 10 que sao beeeemmm dificieis de finalizar ?
Lendo new spring eu pude relembrar o quanto curto essa saga.

Ver a evolução de personagens que eu curto demais na serie principal foi sensacional.

Super recomendo.

Roger 19/01/2024

New Spring
Se você ler essa novela apenas com a intenção de passar um tempo com esses personagens e ler um pouco sobre o treinamento de Moiraine e Siuan, assim como a ascensão delas a Aes Sedai, tem grandes chances de que essa será uma história muito boa para você. No entanto, esse não foi meu caso.

Eu esperava que essa novela contribuísse pelo menos um pouco para o enredo que está se desenrolando na série principal, mas na verdade, nada disso acontece. Facilmente, Robert Jordan poderia colocar as poucas informações relevantes dessa novela no meio de um dos próximos livros sem nenhuma dificuldade. Com tudo, não é uma história ruim; eu diria apenas que não atendeu às minhas expectativas.

lunaz 22/12/2023

A escrita é super arrastada e chata, por isso demorei mais tempo do que o normal lendo ele. parágrafos enormes descrevendo o vento batendo nas árvores e a respiração do povo. confesso que só terminei por moiraine e siuan, meu interesse genuíno desde o começo. os povs do lan? INSUPORTÁVEIS de chatos, e isso pq eram os menores. agradeço ao dan pelo tchã no personagem na série, pq nos livros... enfim, siuan e moiraine mamães gays!! se não fosse os detalhes extremos e o bait dessa história de amizade entre siuaraine eu diria que foi tirado diretamente do ao3, e não de modo ofensivo. o universo que autor criou é simplesmente fascinante, mas outras críticas e até elogios irei deixar para os outros livros caso um dia tente ler novamente

maitê 21/09/2023

O começo de tudo.
Depois que assisti a série o universo acabou ganhando um espaço na minha mente, logo resolvi conhecer um pouco mais sobre e não me arrependo. O início pra mim foi um teste de resistência, extremamente lento. Mas depois melhora.

Conhecer como essa jornada começou pra Moiraine e Siuan me fez compreende-las melhor, entender a personalidade e as motivações de ambas. Sem contar, que é ótimo ler como a Moiraine e o Lan se conheceram. Não tinha guardião melhor, tão teimoso quanto ela.

A relação da Moiraine com a Siuan é tão incrível, fica visível em todos os detalhes o quanto elas se amam, se admiram e confiam uma na outra. Adorei saber das travessuras que elas já fizeram juntas, mas principalmente entender o quão profundo é o laço das duas. "Moiraine jamais sentira-se tão unida a alguém como a Siuan. Nem amara tanto alguém"

Foi uma boa leitura, tem detalhes muito ricos e me despertou o interesse pra ler os outros livros!

T.Constantino 25/07/2023

Saber mais da história de como o Lan e a Moiraine se conheceram (e me aprofundar mais na relação entre Moiraine e Siuan) me renderam dois dias de leitura extremamente divertidos e com mais conteúdo do que eu imaginava. De longe foram os meus personagens favoritos desde que conheci o universo.
Não é bem um livro que agrega muita coisa à saga, mas contextualiza alguns personagens e propõe uma aventura nova e gostosa de embarcar. A história apresenta novos personagens e como funciona a política dentro da Torre Branca, desde as Noviças até o Trono de Amyrlin e dá um contexto de como e por que iniciaram as buscas pelo Dragão Renascido. Ojalá houvessem publicado a trilogia como havia sido planejado inicialmente.
Caminhando para terminar o segundo vol. da saga, com certeza já decidi que A Roda do Tempo se tornou um dos meus universos favoritos.

Sakurazuka 15/05/2023

Saber em detalhes como a Moirene e a Siuan começaram essa jornada é satisfatório demais, ver o encontro com o Lan e toda a desconfiança foi engraçada. Do que eles eram ao que eles são hoje. A Aja Negra já fazia o inferno....

pedrolucasmr 09/02/2023

Um história bonita sobre uma das melhores personagens de WOT
O tom do livro é bastante diferente dos últimos volumes que li da saga, lembrando bastante os primeiros livros desse universo incrível. A primeira metade do livro é majoritariamente dedicada a mostrar alguns detalhes, rituais e pormenores sobre as Aes Sedai que não vimos durante os livros principais da saga, algo muito bom e que contribui para a construção do mundo. Há vários momentos divertidos durante a segunda metade, que narra o início da jornada de Moiraine. A cena final, no epílogo, é pra mim uma cena muito bonita e que representa muito bem um início pra jornada que é Roda do Tempo. Uma pena que não tenha lido esse livro entre o quarto e o quinto volume, acredito que teria sido o melhor momento. Mas ler agora me ajudou a perceber detalhes que teriam passado despercebidos à época.

Rodrigo 20/10/2022

O começo da Busca pelo Dragão
O livro conta a história de como a Moiraine e o Lan acabaram juntos e procurando o Dragão Renascido. Embora não acrescente muito à história principal é muito interessante ler e saber como tudo começou, das interações e amizades da Moiraine e da Siuan e do começo complicado entrw o Lan e a Moiraine. No mais foi muito bom voltar para o mundo criado pelo Robert Jordan seis meses depois de terminar "A Memory of Light".

tiorobin.silva 10/09/2022

Divertido
Neste prequel, somos apresentados a Moirane em processo de se tornar Aes Sedai, conhecemos um pouco mais da sua amizade com Siuan e sobre os ritos de passagem na Torre.
Seria legal conhecer um pouco mais da história de Lan e a cultura de seu povo, que obviamente tem inspiração oriental. O pouco que se mostra poderia ser mais aprofundado.
O autor também gosta de descrever, as vezes de forma excessiva, objetos e locais que não tem muita importância na trama. Isso toma um tempo e não acrescenta nada.
Mas foi bom ver um pouco mais da joven Moirane e um pouquinho da história do Lan.

AnaClara 26/07/2022

Quando tempo
voltando pro skoob depois de um tempinho sem me lembrar que ele existia, li milhares de livros nesse tempo e finalmente terminei a roda do tempo

esmp 05/07/2022

Iniciei por esse
Embora o livro tenha sido lançado depois do primeiro livro da série, resolvi começar por ele, até por ter visto a primeira temporada da série televisionada e já conhecer um pouco dos personagens.
Como mostra a vida de Moraine ao se tornar uma Aes Sedai acredito que não interfira no andamento da história e até elucide algumas passagens.
Vamos seguir...